Pages

quinta-feira, 31 de maio de 2012

SÃO PAULO DO POTENGI:MUNICÍPIO CONTEMPLADO COM LANCHAS!

As duas lanchas que o município de São Paulo do Potengi adquiriu através de convênio com o FNDE (Programa Caminhos da Escola), já estão em Natal e serão entregues amanhã (sexta-feira 01/06/2012) pelo comandante da Base Naval de Natal - Capitão de Mar-e-Guerra Flávio Macêdo Brasil -. 

As lanchas atenderão aos alunos que moram as margens da Barragem Campo Grande e minimizarão os problemas que normalmente acontecem nos anos em que o inverno é mais intenso e impossibilita o acesso dos ônibus a algumas comunidades.

Postado por Adeylton Lira 

DEU NO BLOG DO JHOAN ADONIS!


O Ginásio Poliesportivo Aluízio Alves, localizado no bairro Assunção em São Paulo do Potengi, construído pelo o Estado e Administrado pela prefeitura municipal vive em situação de abandono absoluto, o descaso é tanto que os desportistas de nossa cidade já não tem mais esperança que o problema seja resolvido. 

O esporte do município está perdendo, pois há 2 (dois) anos não tem funcionado nada de esporte e cultura naquele ginásio, a Copa Potengi, outros torneios e tantas atividades festivas e culturais não tiveram mas brios em nossa cidade.

O vereador João Cabral pergunta!

Onde estão os recursos públicos, que não servem para a maioria da população?

Será que há transparência na administração municipal?
Nas promessas do Zé e da Rosa dá para acreditar?

Blog do Vereador João Cabral

quarta-feira, 30 de maio de 2012

VOCÊ PODE DERRUBAR A CORRUPÇÃO!


O voto consciente é resultado da análise das propostas dos candidatos  sempre com um olhar crítico e não passivo. É importante interrogar aos postulantes à cargos eletivos,  com o intuito de saber se os futuros eleitos estão conscientes das suas obrigações como vereador ou prefeito. Em 07 de  outubro, não se renda à corrupção. Ao vendermos nosso voto, estamos vendendo também o direito de cobrar as mudanças devidas para a melhoria de nosso município.
          A finalidade desse blog  não é fazer campanha política, porém não podemos deixar de falar em algo tão sério que é a importância do voto,  que devemos analisar bem  quais são os projetos que tais candidatos têm para beneficiar nosso município;  fazer com que os eleitores escolham seus governantes de forma consciente.
Trata-se de uma boa iniciativa para a moralização da campanha eleitoral em nossa cidade, porque é uma forma de ir convencendo a população sobre o valor do voto, que não é financeiro. Nosso intuito é levar o eleitor a saber que o maior valor do voto é a possibilidade de participar da democracia, escolhendo seu candidato para determinado cargo. Nossos direitos valem mais que um favorzinho pessoal, tipo um exame médico, um saco de cimento, um pneu de bicicleta, um botijão de gás ou até mesmo, uma dentadura!
A famosa “compra de votos” ou mesmo prática usual do famigerado “Caixa Dois”, artifício utilizado por candidatos e partidos políticos, continua na mira da Justiça Eleitoral. O que se vê por ai, e não em um único lugar, são candidatos prometendo isso e aquilo, aliciando o eleitor com promessas absurdas. 
              Nós, sociedade em geral, devemos denunciar e incriminar qualquer que seja o candidato, afinal o voto é secreto, a escolha é individual, não é admissível pressão ou favorecimento.  Apertos de mão, tapinha nas costas, sorrisos falsos, até quando? Esses crimes podem implicar na cassação do registro ou diploma do eleito. Chega!  

PARA QUEBRAR O GELO!

As circunstâncias entre as quais você vive determinam sua reputação
A verdade em que você acredita determina seu caráter.
A reputação é o que acham que você é. O caráter é o que você realmente é... A reputação é o que você tem quando chega a uma comunidade nova.
O caráter é o que você tem quando vai embora...
A reputação é feita em um momento.
O caráter é construído em uma vida inteira...
A reputação torna você rico ou pobre.
O caráter torna você feliz ou infeliz...
A reputação é o que os homens dizem de você junto à sua sepultura.
O caráter é o que os anjos dizem de você diante de Deus.

DESABAFO DE UM INTERNAUTA!





Olá,ADRIANA SOU LEITOR ASSIDUOZ DO SEU BLOG
AS POSTAGENS de seu blog SÃO MUITO INTERESSANTES
Sou um grande fã de sua iniciativa.
Recentemente me senti envergonhado, em ler uma postagem no seu blog sobre o problema do lixo em nossa.
Gostaria de começar falando sobre o lixo, moro com minha familia na Rua Manoel Felipe, conhecida como a rua dos CHIQUEIROS DOS PORCOS.
O caminhão de lixo SEMPRE , PORÉM TEMOS UM LIXÃO AS MARGENS DO RIACHO BEM PRÓXIMO AO CHIQUEIROS DE PORCOS, JÁ fiz bastante reclamações na prefeitura e a justificativa deles é que não tem como resolver essa situação.
Em minha rua proliferação de pragas como ratos e baratas, fezes de animais como de porcos, burros cachorros aqui é constante e ainda muito fedor que vem do chiqueiro de porcos! 
A quantidade de lixo depositada em nossa rua é é muito .
Agora uma pergunta?
O IPTU que pagamos está sendo usado em que?
Cobrar eles nunca esquecem mas fazer retornar o pagamento em benfeitorias é outra historia.
Agradeço por nossa rua ser de pessoas trabalhadoras e honestas o que a torna segura apesar dos problemas que aqui existem.
Seguem fotos do que disse neste relato..
Continue na luta.
Estamos juntos.
Abraços e força.



OBS: AS FOTOS ENVIADAS PELO INTERNAUTA NÃO ESTAVAM BOAS,  VISÍVEIS. PORÉM,    COPIEI ESSA DO BLOG DO VEREADOR JOSIVAN, QUE ILUSTRA A RUA MENCIONADA.

Wilma de Faria em noite de parabéns para a neta Marcela

A ex-governadora Wilma de Faria reservou a noite desta segunda-feira para se reunir com a família.
Reunião na casa da filha-deputada Márcia Maia, que comemorava o aniversário da filha Marcela.
Noite que juntou gerações…
Marcela (de preto) com os avós ex-governadores Lavoisier Maia e Wilma de Faria, e os pais Carlos José Mendes e a deputada Márcia Maia (Fotos: Alan Vasconcelos)
4 gerações: Dona Sally com a filha Wilma de Faria com a filha Márcia Maia com a filha Marcela Mendes

POR THAISA GALVÃO

Uso eleitoral da máquina poderá dar 5 anos de prisão!

COMPRA_ DE_VOTOA comissão de juristas que discutem mudanças no Código Penal aprovou ontem uma proposta para punir com pena de até cinco anos de prisão o candidato que tiver se beneficiado do uso da máquina pública durante o período eleitoral. Atualmente, a pena é de apenas seis meses de prisão.
O colegiado propôs uma grande reformulação na legislação eleitoral brasileira. Os juristas enxugaram de 85 para apenas 14 os tipos de crimes existentes no Código Eleitoral, de 1965, sugerindo a incorporação deles ao Código Penal. De modo geral, os juristas sugeriram aumentar penas para crimes eleitorais graves, como a compra de votos e a coação de eleitores, e descriminalizar algumas condutas, como a boca de urna.
Atualmente, a pena prevista para o candidato que compra votos ou para o eleitor que os vende é a mesma, de quatro anos de prisão mais multa. A comissão propôs separar os crimes de corrupção eleitoral ativa (praticado pelo candidato ou seu representante do partido ou coligação) e passiva (eleitor). Foi sugerida uma pena máxima maior para quem compra votos, de dois a até cinco anos de prisão e multa.No caso do eleitor, a pena ficaria de um ano a quatro anos.

Fonte: O Estado de S. Paulo

terça-feira, 29 de maio de 2012

FICHA SUJA: UMA ASSOMBRAÇÃO NOS PRÓXIMOS DIAS!

Os pré-candidatos "Fichas Sujas" que se cuidem, pois as informações repassadas pelo presidente do TCE-RN, Valério Mesquita, não são nada animadoras para aqueles que, no Exercício de cargos públicos, usaram e abusaram das "traquinagens" com o dinheiro do povo e que agora pretendem disputar a eleição municipal.

Segundo Valério Mesquita, mais de mil nomes deverão constar na "Lista dos Fichas Sujas" do TCE - que será divulgada no próximo dia 05 de Junho - e, posteriormente, enviada ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte.

A lista não torna um pré-candidato "Ficha Suja" inelegível automaticamente, entretanto, dependendo das irregularidades apontadas no relatório, muitos políticos desonestos terão que "suar a camisa" para receberem o aval da Justiça Eleitoral.

Em algumas cidades da região Potengi, muitos "POLÍTICOS" deverão constar na "Lista dos Fichas Sujas" do TCE, já que os  mesmos tiveram  suas contas reprovadas pelo próprio Tribunal de Contas, também pela Câmara de Vereadores local, além de alguns já terem sido condenados em primeira instância, tanto na Justiça Estadual como na Justiça Federal. Mas...

O BLOG COMENTA:

Enquanto a lista não é divulgada, recomendamos aos "Fichas Sujas" a contratação de uma boa assessoria jurídica, pois são poucos aqui no estado.

Presidente Lula divulga nota sobre matéria na Veja

Sobre a matéria da revista Veja desta semana, leia a nota à imprensa divulgada pelo ex-presidente Lula:
Sobre a reportagem da revista Veja publicada nesse final de semana, que apresenta uma versão atribuída ao ministro do STF, Gilmar Mendes, sobre um encontro com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 26 de abril, no escritório e na presença do ex-ministro Nelson Jobim, informamos o seguinte:
1. No dia 26 de abril, o ex-presidente Lula visitou o ex-ministro Nelson Jobim em seu escritório, onde também se encontrava o ministro Gilmar Mendes. A reunião existiu, mas a versão da Veja sobre o teor da conversa é inverídica. “Meu sentimento é de indignação”, disse o ex-presidente, sobre a reportagem.
2. Luiz Inácio Lula da Silva jamais interferiu ou tentou interferir nas decisões do Supremo ou da Procuradoria Geral da República em relação a ação penal do chamado Mensalão, ou a qualquer outro assunto da alçada do Judiciário ou do Ministério Público, nos oito anos em que foi presidente da República.
3. “O procurador Antonio Fernando de Souza apresentou a denúncia do chamado Mensalão ao STF e depois disso foi reconduzido ao cargo. Eu indiquei oito ministros do Supremo e nenhum deles pode registrar qualquer pressão ou injunção minha em favor de quem quer que seja”, afirmou Lula.
4. A autonomia e independência do Judiciário e do Ministério Público sempre foram rigorosamente respeitadas nos seus dois mandatos. O comportamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o mesmo, agora que não ocupa nenhum cargo público.
Assessoria de Imprensa do Instituto Lula”

DESABAFO DE UM INTERNAUTA!


A administração do prefeito José Azevedo Lopes, continua desrespeitando o meio ambiente e os moradores da comunidade de Lagoa do Canto. O lixão que era para ser um aterro controlado está abandonado, os papéis, sacos plásticos e outros resíduos tomam conta das propriedades vizinhas, urubus, garças e moscas são habitantes permanentes da localidade, os moradores já fizeram reuniões, abaixo assinados, audiência pública com as autoridades e nada foi resolvido.
A empresa que ganhou a concorrência pública nº 001/2011, processo nº 25070001/11, ENCO, não cumpre com o objeto do contrato, como por exemplo prestar serviços de 960 horas/ano (20h semanal) com trator de esteiras D4, equipado com rolo compactador liso de 2 toneladas, que deveria está a disposição do aterro controlado (lixão) para fazer a cobertura dos resíduos sólidos do município.
E é porque o contrato anual é de apenas R$ 1.200.000,00

FPM: Mais de R$ 1,2 bi será repassado a municípios!

dinheiro grafico
Os Municípios brasileiros receberão o último repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de maio na próxima quarta-feira, dia 30. Considerando o porcentual destinado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fundeb), o valor será de R$ 1.217.921.292,31. Sem o desconto montante chega a R$ 1.522.401.615,39.
Referente ao terceiro decêndio do mês, o valor é 7,1% maior do que o repasse feito no mesmo período de 2010. No entanto, em relação à previsão da Receita Federal do Brasil (RFB) para o decêndio, o recurso será 12% menor. Os dados são da Confederação Nacional de Municípios (CNM)
 
A soma dos três valores repassados no mês é igual a R$ 6,5 bilhões. De acordo com dados da CNM, a cifra é 7,7% maior do que a de 2011, e o montante 5,7% maior do o previsto pela Receita Federal – inicialmente estimado em R$ 6,2 bilhões.
 
Já o acumulado de janeiro até agora chega a R$ 29,6 bilhões. Valor 8,7% maior do que o do mesmo período do ano passado.(...)


Femurn.org.br

AFINAL,DE QUEM É A CULPA?



Por que será que candidatos que procuram trilhar pelo o caminho da verdade, lealdade e transparência encontram muitas dificuldades em se elegerem para algum cargo público? É simples, porque o povo está acostumado com a roubalheira, mentiras e traições dos políticos e tentar seguir o que é certo na política é suicídio eleitoral. O povo está acostumado com as falsas promessas e o cinismo dos candidatos e quando aparece alguém com pensamentos que vão de encontro a isso, as pessoas ficam logo desconfiadas que esse determinado candidato só quer mesmo mudar de vida e deixá-los de lado.


por: macaibaindependente

Candidatos se queixam do alto nível de quesitos na prova da OAB

 

Candidatos que realizaram neste domingo, 27, o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) demonstraram surpresa com a dificuldade das questões e disseram que a prova se  assemelhava a seleções de concurso público.

Ao todo, no Brasil, cerca de 111 mil estudantes de Direito se inscreveram para o exame. Na Bahia, foram 4.764. Em Salvador, a prova começou às 14h, no Centro Universitário FIB (Stiep) e terminou às 19h. Quem passava pelo local encontrava um trânsito bem congestionado.

“Achei difícil e com bastante questões de áreas especificas do Direito, como  Tributário”,   avaliou Ana Paula Vieira. O formando Felipe Sampaio Teixeira, 28, afirmou que as questões tinha uma aplicabilidade distante da prática do Direito.

VITÓRIA NA PRIMEIRA FASE DA OAB!

Ao meu irmão, Humberto Franclaudio, bacharel em Direito, nossos parabéns pela aprovação na 1ª Fase do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, seção RN.


O Exame é unificado, ou seja, do mesmo nível para todos os estudantes de Direito de todo o País, de modo que já a aprovação na primeira fase, se constitui em uma imensa vitória, e o começo de grandes voos na luta pelos Direitos de inúmeras pessoas (futuramente!).


Temos certeza que foi Deus que lhe iluminou e lhe deu mais sabedoria, para esse êxito extraordinário! Parabéns!

PISANDO EM OVOS!

Uma coisa eu sei, essa eleição será como ovos. Só tirando as gemas pra ficarem as claras!
 Por enquanto alguns políticos estão pisando em ovos. Uns nos ovos dos outros!!
 Sobrou para o eleitor que terá que escolher quem mente melhor! Ou quem melhor mente "

Tem pré candidatura que está não para quatro ventos, mais para dois apenas, um vento que manda o recado e o outro vento que logo manda a resposta do pedicho da boquinha em 2013. 

Coligações me diz um grande amigo, coligações.
  

“No momento, Carlos Eduardo está inelegível” Comentou ex-ministro do TSE!

O ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) José Augusto Delgado disse ontem que se a decisão da Câmara Municipal de Natal que desaprovou as contas da Prefeitura relativas ao exercício financeiro de 2008 não for modificada pelo Poder Judiciário, o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) está inelegível por oito anos, conforme revelaram ontem cinco especialistas consultados por o Jornal de Hoje.“No presente momento, se a decisão da Câmara não for modificada pelo Poder Judiciário, Carlos Eduardo está inelegível por oito anos”, afirmou no início da tarde José Augusto Delgado, que hoje exerce a advocacia com escritórios próprios em Natal e Brasília, após ser ministro do TSE por quatro anos, tendo trabalhado ainda como ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e presidente, vice e corregedor do Tribunal Federal da 5ª Região. 
RostoA respeito da tese de defesa de Carlos Eduardo Alves, de que o processo na Câmara foi ilegal e será questionado, José Augusto Delgado afirmou o questionamento é possível ser feito. No entanto, o êxito dependerá da análise completa de todo o processo legal. “Para se verificar se os princípios informativos do devido processo legal foram observados ou não. Bem como para se definir se as irregularidades são sanáveis ou insanáveis”, obervou.
Sobre a tese de que a Câmara deveria ter ouvido o TCE sobre os pontos em que a Corte de Contas foi omissa – os atos ilegais, a venda da conta única e os saques previdenciários – o ex-ministro afirmou que o parecer prévio do TCE é apenas opinativo.


“Se a Câmara verificou que algumas outras irregularidades estavam presentes e essas irregularidades eram insanáveis e não foram apreciadas pelo TCE, a Câmara há de abrir um prazo para que o acusado se defenda com base no devido processo legal, respeitando os princípios da ampla defesa e do contraditório”, afirmou.
Outro aspecto do processo possível, mas opcional, segundo José Augusto Delgado, seria a devolução, por parte da Câmara, do processo ao TCE. “Se a Câmara entender e baixar o processo em diligência poderá fazê-lo. Qual seria a diligência? Devolver o processo para o TCE apreciar aqueles pontos que a Câmara entendeu que estavam omissos”.
Neste caso, segundo o ministro, a Câmara poderia, mas não estava obrigada. “Se a Câmara entender que o TCE não apreciou, poderá, não está obrigada, poderá devolver para parecer do TCE. Mas se a Câmara entender que as irregularidades estão devidamente comprovadas, poderá julgar pelo seu reconhecimento ou não, tomando um posicionamento sobre a sua potencialidade”, afirmou.
José Augusto Delgado observou ainda que as contas de uma Prefeitura podem ser de gestão ou decorrentes da função de ordenador de despesa, sendo estas mais rígidas, justamente as que se enquadram na análise em tela. “As contas de gestão têm um conteúdo político, só devem ser desaprovadas se os princípios da legalidade, da moralidade, da impessoalidade, da publicidade, da razoabilidade e da discricionariedade, forem violados. Já as contas como ordenador de despesas recebem uma análise mais rígida. Qualquer violação à lei, independentemente da potencialidade, levam a sua desaprovação”, explicou.
Deu no Jornal de Hoje

TCE enviará lista com mais de mil nomes de fichas sujas!


Valério Mesquita, presidente do TCE-RN
Mais de mil pessoas que exerceram ou exercem cargos públicos no Rio Grande do Norte podem ficar impedidas de disputar as eleições municipais deste ano. A lista com os gestores condenados ou com prestações de contas pendentes será divulgada até o dia 5 de junho, pelo Tribunal de Contas do Estado. Não cabe ao TCE decretar a inelegibilidade de forma automática, mas sim enviar ao Tribunal Regional Eleitoral os nomes dos que cometeram irregularidades relacionadas na Lei da Ficha Limpa como impeditivas para candidaturas. 

 A informação sobre o número de políticos e gestores que vão constar na lista foi dada pelo presidente do TCE-RN, Valério Mesquita, nesta entrevista à TRIBUNA DO NORTE. Ele também alerta para os cuidados que a governadora Rosalba Ciarlini deve ter na escolha do novo conselheiro do TCE. Afirma ainda que, se houvesse uma mudança na forma de preenchimento das vagas de conselheiro, seria importante adotar o concurso público como critério de seleção.

O presidente do Tribunal de Contas aponta que o superfaturamento está entre as irregularidades mais comuns cometidas nas Prefeituras do Rio Grande do Norte.

Com a experiência de quem foi prefeito de Macaíba e deputado estadual por quatro mandatos consecutivos, ele recomenda que os políticos "tenham juízo" para enfrentar os principais problemas do Estado e cuidar de forma adequada dos recursos públicos.

Valério Mesquita, que vai deixar o TCE em novembro, quando completa 70 anos e terá que se aposentar, como determina a Constituição, nega que tenha pretensão de articular para influenciar na escolha do conselheiro para a vaga a ser preenchida por indicação da Assembleia Legislativa

sexta-feira, 25 de maio de 2012

PRESIDENTE LULA E PELÉ!

Na visita, Pelé presenteou Lula com livro sobre o centenário do Santos


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta quinta-feira (24) a vista do ex-jogador Pelé. O encontro aconteceu na sede do Instituto Lula, em São Paulo. Os dois se reuniram um dia depois da classificação do Corinthians, time do qual o ex-presidente é torcedor, na Copa Libertadores da América.
Pelé presenteou Lula com livro sobre o centenário do Santos Futebol Clube, que pode ser o próximo adversário do Corinthians na competição. Para que isso aconteça, basta que o time litorâneo vença o argentino Vélez Sarsfield em partida que será disputada na noite desta quinta.
DO R7

Extensionista rural representa Emater-RN em congresso no Rio Grande do Sul

Apicultor experiente, o extensionista da Emater-RN, Francisco das Chagas é um excelente Profissional no ramo do Mel.
O extensionista rural Francisco das Chagas Pereira, atuante no município de Caiçara do Rio do Vento, na região agreste, encontra-se em Gramado, no Rio Grande do Sul, onde representa a Emater-RN no 19º Congresso Brasileiro de Apicultura e Meliponicultura.
O evento reúne produtores de mel e seus derivados, além de profissionais desse segmento econômico, de todos os estados brasileiros. A abertura aconteceu nessa ultima terça-feira (22 de maio) e o encerramento será no sábado (26).
A indicação de Francisco das Chagas para representar a Emater-RN no congresso partiu da Federação Apícola do Rio Grande do Norte. A instituição reconhece o trabalho desenvolve desenvolvido pelo extensionista, nessa atividade, junto aos agricultores familiares de Caiçara do Rio do Vento e outros municípios da região. 
No último dia 30 de abril, o extensionista rural da Emater-RN foi indicado para o cargo de diretor financeiro da federação para o biênio 2012/2014. 
Para Francisco das Chagas, a capacitação é uma oportunidade de ampliar os conhecimentos na atividade apícola, Ele ressalta que o mel é um dos produtos de maior procura na pauta de exportações norte-rio-grandense. Chagas acrescenta que os conhecimentos adquiridos serão socializados com os pequenos produtores visando maior produtividade. 


Por Antônio Sales

Vem aí a “guerra das liminares”

 
Todo mundo sabe, mesmo não sendo advogado, que a questão agora do ex-prefeito Carlos Eduardo é conviver com a “guerra das liminares”.

Carlos Eduardo teve hoje suas contas rejeitadas pela Câmara Municipal de Natal.

Isso, numa eleição, é um desgaste muito grande.

Uma liminar pode garantir a ele o direito de se candidatar. Mas pode não garantir.

Outra pode cassar a primeira e assim por diante.

A Justiça Eleitoral tem sido muito ágil nestes tipos de julgamentos.

O pior é a insegurança de amanhecer candidato e adormecer cassado.

Um discurso de que pode ganhar e não levar vai atormetar o candidato do PDT e seus aliados.


Fator RRH

Membros da CEI dos contratos concedem 72 horas para o executivo enviar documentos.

Na manhã desta quarta-feira os Vereadores-membros da CEI dos contratos se reuniram para dar continuidade aos trabalhos. Estavam presentes os vereadores João Cabral (PT), Assis Araújo (PSDC) e Domingos Sávio-Savinho (PSD), deixando de comparcer a vereadora Joyce (PMDB) e o vereador Titico (PR). 


Foi apreciado o pedido de prorrogação do prazo feito pelo poder executivo, que foi indeferido pela maioria dos membros presentes por não considerar razoável o prazo solicitado. Tendo a comissão deliberado pela concessão do prazo de 72 horas para apresentação de documentos exigidos pela CEI sob pena sejam adotadas as medidas legais, tanto do ponto de vista regimental como judicial.


Com informações do Blog do Vereador João Cabral

Judiciário e movimentos sociais reagem contra contas-sujas


A decisão da Câmara de aprovar um projeto que acaba com a exigência da aprovação das contas de campanhas eleitorais e reabilita os chamados “contas-sujas” provocou reações negativas no Judiciário e nos movimentos da sociedade que lutam contra a corrupção na política.
Políticos e especialistas eleitorais, no entanto, defendem a medida. Um dos que votaram no Tribunal Superior Eleitoral, em março, pela necessidade de aprovação das contas eleitorais para que o político possa se candidatar, o ministro Marco Aurélio Mello alfineta os parlamentares e diz que não foi a primeira vez que o Congresso Nacional reagiu a uma decisão de tribunais superiores, aprovando leis em causa própria.
Para o ministro, a proposta acaba, na prática, com a prestação de contas, pois não haverá consequência para as desaprovadas.
- É o faz de conta. A Constituição Federal tem o princípio da razoabilidade. Será que é razoável dar a quitação eleitoral mesmo diante da rejeição das contas? Não se avança culturalmente cassando uma decisão de um tribunal superior mediante lei, principalmente quando se decide em causa própria. Essa aprovação não deixa bem na fotografia os congressistas, afirmou Marco Aurélio.

POLÍTICA BRASILEIRA, INFELIZMENTE!



O Brasil do futebol e do Carnaval é também o país das oligarquias e do voto de cabresto. 
Tenho escutado muito por aí que este ano é "O Ano". O ano de  conseguir um contrato, o ano de  fazer a obra, de  conseguir uma licença, de conseguir uma reforma para sua casa, etc. Isso reflete a idéia que a população faz dos políticos brasileiros, não sem justiça, diante da corrupção e da roubalheira que perpetuam a pobreza e ao mesmo tempo dela se alimentam.Mas nas comunidades da vida, algo tem mudado. O compositor Dicró já disse na sua música "O político": 
"Dei cimento, dei tijolo

Dei areia e vergalhão
Subi morro, fui em favela
Carreguei nenê chorão
Dei cachaça, tira-gosto
E dinheiro de montão
E mesmo assim perdi a eleição
Traidor, traidor
Se tem coisa que não presta é um tal do eleitor"

 O perfil de grande parte dos eleitores adeptos dos favores políticos sofreu uma pequena alteração. Hoje , muitos aceitam e até buscam os favores políticos, mas não reconhecem em que lhes concede tais favores um benfeitor. Fingem vender seus votos, mas votam em quem querem, reproduzindo a desonestidade política praticada historicamente de cima para baixo. 
 O voto ideal é o voto consciente, puramente baseado na identifcação do eleitor com o candidato, seja pelas suas propostas gerais, seja pela necessidade de representatividade de um determinada categoria. 
 Nos bolsões regionais de miséria, muitos eleitores vendem seus votos inconscientemente, uma vez que consideram esta prática algo normal e praticada por todos. O voto ignorante se perdoa, mas a venda consciente do voto é imoral uma vez que torna o eleitor cúmplice da degradação da democracia, da corrupção e da miséria.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Direto de Natal: Carlos Eduardo está inelegível

Ex-prefeito de Natal teve as contas reprovadas pela Câmara

Após o anúncio feito pela ex-governadora Wilma de Faria em desistir da candidatura própria e apoiar Carlos Eduardo Alves na campanha deste ano para a Prefeitura de Natal, a Câmara Municipal daquela cidade reprovou as contas do ex-prefeito por 16 votos contra 5 e o tornou inelegível na tarde desta quarta-feira (23).

Com a decisão, o ainda (segundo ele) pré-candidato à prefeito é pego na Lei da Ficha Limpa e fica sem o direito de candidatar-se à cargos públicos nos próximos 8 anos. A decisão ainda cabe recurso na Justiça Comum.

Resta saber agora, se a situação não mudar judicialmente, qual será o destino de Wilma neste processo eleitoral de 2012. Em entrevista, ainda na noite desta quarta-feira, feita à Rádio 96 FM, a ex-governadora do RN deixou claro que não pensa na possibilidade de Carlos Eduardo não ser candidato nem que ela possa disputar o pleito.

COMENTÁRIO DE UM INTERNAUTA

FALANDO EM VOTO ,PORQUE SERÁ QUE A PESQUISA QUE PASSOU SEXTA-FEIRA NO MUNICIPIO DE RIACHUELO COLOCAVA TRES NOMES COMO CANDIDATOS A PREFEITOS:MARA,CAETANO E MARCILIO PORQUE SERÁ QUE CAETANO ENTROU COMO CANDIDATO A PREFEITO E NÃO COMO VICE? PORQUE SERA QUE EM CACHOEIRA OS ENTREVISTADORES PARECIAM JÁ SABER A QUEM IR ENTREVISTAR? CUIDADO CAETANO ESTÃO APRONTANDO MAIS UMA .QUAL SERÁ O PLANO AGORA.PORQUE SERÁ QUE CLEITON NÃO SE MANIFESTOU ATÉ O MOMENTO? SERÁ QUE O PT ESTÁ COM UMA CARTA NA MANGA: PORQUE SERÁ QUE O RESULTADO DA PESQUISA NÃO FOI DIVULGADO? MARA FEZ E MOSTRA NOS QUATRO CANTOS DE RIACHUELO.O VOTO MAIS UMA VEZ EM QUESTÃO PORQUE SERÁ QUE MARCILIO AINDA NÃO DEFINIU SUA CHAPA? PORQUE SERÁ QUE PEDRINHO CUNHADO DE CLEITO CONVERSA TANTO COM CAETANO,SERIVAN E A FAMILIA BERNARDO? SÃO MUITOS PORQUE SERÁ QUE SÓ SERÁ RESPONDIDO NO DI 05 DE OUTUBRO.JÁ IA ME ESQUECENDO PORQUE SERÁ QUE MICARLOS SILENCIOU? PORQUE SERÁ??????

terça-feira, 22 de maio de 2012

O VOTO!

O BRASIL COMEÇOU NUMA MONARQUIA
O ESTADO, A EXEMPLO DE LUÍS XV, ERA O IMPERADOR.
DE UMA HORA PRA OUTRA, O BRASIL AMANHECEU REPÚBLICA, 
PASSAMOS DA MONARQUIA À REPÚBLICA, SEM ESPADAS, DE CHAPÉU NA MÃO (QUE O DIGA O MARECHAL DEODORO).
DEPOIS, COMEÇOU A RESTRIÇÃO DE VOTOS
SOMENTE PODIAM VOTAR OS SENHORES RICOS DE ENGENHO,
FOI CRIADO O VOTO CENSITÁRIO
POBRE NÃO PODIA VOTAR
MULHER NÃO PODIA VOTAR
NEGRO NÃO PODIA VOTAR...
NA DÉCADA DE 20, NO SÉCULO XX, A PRIMEIRA MULHER NO PAÍS, EM TERRAS POTIGUARES, COMPARECEU ÀS URNAS.
PARA A NOVA REPÚBLICA, O NOVO PRESIDENTE FOI ELEITO
INDIRETAMENTE.
JÁ FERNANDO COLOR FOI "ELEITO" IDEOLOGICAMENTE PELO POVO DA GLOBO...
MAS FORAM ELEIÇÕES DIRETAS.
HOUVE A ABERTURA PARA O VOTO
OBRIGATÓRIO DE TODOS
INCLUSIVE OS ANALFABETOS, QUE PODEM VOTAR MAS NÃO PODEM SER VOTADOS (QUE O DIGA A CONSTITUIÇÃO DE 1988)
HOJE TODOS NÃO SOMENTE PODEM, COMO DEVEM VOTAR, MESMO CONTRA A VONTADE.
HOMEM PODE VOTAR
MULHER PODE VOTAR
ETNIAS DIVERSAS PODEM VOTAR
ILETRADOS PODEM VOTAR 
OBRIGATORIAMENTE,
COMO NÃO CONVÉM A UMA VERDADEIRA DEMOCRACIA...
MAS O TEMPO MOSTRA QUE ESTAMOS 
AVANÇANDO...
PASSO A PASSO...
RUMO AO VOTO DOS ESCLARECIDOS, QUANDO SEREMOS TODOS CONSCIENTES 
DA IMPORTÂNCIA DO VOTO.
COMO SE VÊ, NEM TUDO CONTINUA COMO ANTES NO QUARTEL DE ABRANTES...

Assembleia promove audiência pública sobre falta d’água na Região do Potengi

Nesta terça-feira, 22, às 15h, a Assembleia Legislativa promove audiência pública para debater e buscar soluções para "A situação da falta d'água para consumo humano e desendentação de animais na Região do Potengi". A audiência é uma proposição do deputado Fernando Mineiro e acontece no plenarinho da Assembleia Legislativa.

Mineiro diz que a audiência tem objetivo de alertar para o problema da falta d'água e da seca que assola o Rio Grande do Norte. O parlamentar já sugeriu ao Governo do Estado que parte do excesso de arrecadação do Orçamento Geral do Estado seja utilizado para minimizar os efeitos da seca.

Foram convidados o secretário estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Antonio Gilberto de Oliveira Jales; o diretor presidente da Companhia de Águas e Esgotos do RN - Caern, Yuri Tasso; o superintendente estadual do RN da Fundação Nacional de Saúde - Funasa, Antonio Barbosa; um representante do Colegiado do Território do Potengi e os prefeitos dos municípios de São Paulo do Potengi, São Pedro, São Tomé, Santa Maria, Bom
Jesus, Riachuelo, Ielmo Marinho, Barcelona, Senador Elói de Souza, Lagoa de
Velhos e Ruy Barbosa.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Faltam menos de 15 dias para a divulgação da "Lista Negra" do TCE-RN.

Gif Video - Os melhores gifs para o Orkut, Tumblr, Msn, Facebook, Blogs e Foruns!

Pelas minhas contas, faltam menos de 15 dias para a entrega da lista dos políticos considerados inelegíveis pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN).

A lista que deverá ser publicada no dia 03 de Junho, é muito temida pelos prefeitos e ex-prefeitos que pretendem ser candidatos no pleito deste ano, mas que tiveram suas contas reprovadas pelo próprio TCE e também pelas Câmaras de vereadores.

O interessante é que muitos dos que fazem parte do seleto grupo dos "Fichas Sujas", aparentam que não estão nem aí para a divulgação dos nomes, entretanto, morrem de medo da lista só de ouvirem falar no assunto.

Difícil mesmo será para alguns "Fichas Sujas" explicarem para os seus próprios eleitores o porque da inclusão dos seus nomes na lista dos inelegíveis, já que...

Muitos dizem por todo canto que não devem nada para a justiça!

Você conhece algum "Ficha Suja" assim???

Cuidado senhores... Uma hora a casa cai!!!

Quem avisa amigo é...

by Clodoeudes Fernandes

Redes socias e as campanhas políticas


Ouvi certo dia na rádio CBN um comentário bem interessante, dizia assim: 

"As redes sociais serão em breve o maior palanque eleitoral, alguns candidatos já se preparam com equipes para monitorar os comentários dos eleitores e principalmente rebater as críticas mais raivosas." 

Interessante pois a tempos já notava um certo policiamento, vai aumentar então? pois agora.
Quem não deve não teme, se as propostas forem boas, coerentes e com apoio popular, não tenho dúvida que as redes sociais, blogs e outras mais podem até auxiliar na busca por novos simpatizantes de candidatos. 
Agora o difícil é conseguir convencer uma massa que as intenções são verdadeiras, aos quarenta e poucos do segundo tempo é complicado falar de coisas boas, tinha que ter falado, combatido e arregimentado lá atrás, à no mínimo três anos, agora soa falso, oportunista, vingativo...........

O TEMPO DO CABRESTO ACABOU!


O tempo do cabresto já passou, o tempo dos currais eleitorais também já acabou. É tempo de renovação, de empreendedorismo, de inovação, momento de despertar para uma nova realidade.
Vamos ser verdadeiros, a boa campanha, aquela honesta e vencedora, se faz com um trabalho produzido em meses, anos e não com fotos e sorrisos, é preciso mostrar realizações e ter a aprovação popular.

Mais do que verdadeira esta é a grande máxima, pense nisso