Pages

sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

A estranha política do "É dando que se recebe!" Entenda!


Eduardo Bolsonaro receberá título de Cidadão Natalense no dia 13 de fevereiro.

Este reconhecimento foi proposto pelo vereador Cícero Martins (PSL).

Neste polêmico ato de "cidadão natalense", titulo proposto pelo vereador Cícero Martins a Eduardo Bolsonaro, filho do Presidente da República Jaír Bolsonaro. Deixa a todos a impressão de quem está ganhando com esse título é Eduardo, mas na verdade quem leva a vantagem é o próprio vereador natalense.



Explico...

Usando de atribuições concedidas  por lei, o edil Cícero Martins de Natal, em uma jogada politica por créditos eleitorais em ano de eleição, fez valer a máxima franciscana " É dando que se recebe", jogando nas mãos de Eduardo Bolsonaro o questionado título de "Cidadão Natalense".

Em palavras mais claras: Homenageia-se com um título de cidadão o filho do Presidente da República, pensando na troca de apoio para as  eleições municipais do presente ano. Simples assim!

Não é que Eduardo não mereça!

O que ele não merece é ser usado em uma homenagem na Câmara, para terceirizar vantagens impróprias e ganhos pessoais. 

Foi mal!

Em épocas anteriores, bem recentes, o referido vereador Cícero criticava duramente os integrantes do PSL local; não participava dos eventos realizados pelo então partido do Presidente, nem de seminários, encontros, etc. 

E agora quer homenagear o filho de Bolsonaro com esse título! Muito Estranho!

Criou, inclusive, um Fórum "Conservador" e nem sequer convidou quem de fato e de direito, representa bem a política conservadora, como o General Girão, Deputado Federal. 

E, ainda, vive nas redes sociais pedindo Paz entre os políticos de direita conservadora.

Não foi com está mistura de política e ganhos pessoais, que o franciscano entendeu .. " e dando que se recebe"

Tá danado!

Afonso Barretto.

Entrevista com o vereador da cidade de Riachuelo Tiberio Cavalcanti! Confira


O Blog Riachuelo em Ação entrevistou, com exclusividade, o jovem e Vereador de Riachuelo, Tibério Cavalcanti. Eleito com 239 votos válidos, nas últimas eleições municipais de 2016, e tem atuado com muita maestria na Câmara de Vereadores do Município.

Confira a entrevista com o nobre vereador, que falou sobre política e seus cenários federais, estaduais e municipais; fez análise sobre seu mandato e, dentre outros assuntos, propôs o seu nome para disputar o cargo de prefeito, caso seu grupo político não apresente outro nome. 

CONFIRA A ENTREVISTA


A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, close-up





1 O que despertou seu interesse para ingressar na política?


01. Eu acredito que o ser humano é um ser naturalmente político, a gente faz política a todo instante, na nossa família,  na relação com os nossos amigos, no trabalho, o homem é um ser carente e imperfeito, por isso, na nossa essência sempre vai existir a necessidade de interagir, expressar opiniões e buscar o bem comum aos que compõem uma determinada comunidade. 

No meu caso, já nasci em uma família que sempre atuou ativamente na política de Riachuelo, deixando ao longo da história do município um inegável legado, e comigo não seria diferente, a vontade de fazer política é uma vocação e deve ser praticada com muito amor e responsabilidade. 
Servir é um dom, partindo desse princípio acredito que o que despertou meu interesse em entrar na política foi o fato de acreditar que os políticos devem a sua razão de ser aos cidadãos. Essa é a grandeza da democracia, servir ao bem comum e lutar contra as desigualdades existentes, sem falar na possibilidade de poder ofertar a minha contribuição para o crescimento e para o bem estar da nossa cidade.


2 Qual avaliação você faz do seu primeiro mandato de vereador?

Passei pelo crivo das urnas nas eleições de 2016 e, como todos sabem, fiquei em 10º lugar,  atingindo o posto de 1⁰ suplente por uma diferença de 3 votos. Tive a oportunidade de conhecer a realidade do nosso município,  fiz uma campanha transparente e  limpa, na época não era tão conhecido, mas tive a oportunidade de fazer amizades verdadeiras, agradeço a todos os votos que recebi, votos genuinamente de Riachuelo, não transferi um único voto.

No primeiro momento a gente acredita que é possível impor um ritmo diferente mas, quando se chega lá, se percebe as dificuldades de se desenvolver algumas ações  e atividades, a gente pensa que pode fazer muita coisa sozinho,  porém, todas as decisões, todos os projetos passam pela aprovação dos colegas vereadores,  muitos não sabem, mas um vereador não conta com qualquer mecanismo de ajuda para desenvolvimento do seu mandato, tudo que se faz é feito utilizando seu salário. 

No meu caso, especificamente, não faço da política uma profissão,  sou advogado por formação,  por isso procuro da forma que posso, utilizando o salário de vereador, suprir as demandas que chegam até mim, procurei ajudar aos que me procuram independente de ter recebido o voto; assim como nunca condicionei aqueles que me procuram a ajuda, em troca de voto, de toda forma pude desenvolver  algumas ações como, por exemplo, junto aos estudantes universitários, aonde durante 1 ano disponibilizei mais de 3500 reais de recursos próprios no auxílio ao transporte escolar para a capital; distribuição de cestas básicas às comunidades carentes; distribuição de peixe na semana santa; contribuição com projetos sociais; atuação junto ao 

Governo do Estado através de reuniões na Secretaria de Segurança Pública,  ano de 2018, para a chegada de uma nova viatura; transferência do Sargento Macedo para o comando do policiamento de Riachuelo, trazendo mais segurança para a cidade. 

Apresentei, também, projetos voltados para a educação,  como o projeto que institui a semana da Orientação Profissional para o Primeiro Emprego nas escolas públicas municipais do Município; o projeto que cria a Semana da Reciclagem e Meio Ambiente nas Escolas Publicas; projeto de lei que garante internet grátis nos prédios, praças e logradouros no município; indicação para a construção de paradas de ônibus cobertas em Riachuelo e em Cachoeira do Sapo; requerimento à CAERN para realização do reparo, manutenção e troca da luz de sinalização da caixa d’água localizada no centro de Riachuelo; requerimento à CAERN para a ligação de tubulação, para fornecimento de água em um trecho de aproximadamente 1.200 metros, na estrada que liga o município de Riachuelo a São Paulo do Potengi; destinação de emendas no orçamento do município para a realização de cortes de terra; destinação de emendas no orçamento do município para reforma do ginásio poliesportivo; destinação de emendas para aplicação de recursos no âmbito da secretaria de Saúde; prestação de assessoria jurídica gratuita para pessoas carentes, enfim, essas foram algumas das ações desenvolvidas pelo meu mandato ao longo desses três anos, que me possibilitam dizer que busquei desenvolver meu mandato voltado sempre para o interesse coletivo, sem distinção de cor partidária ou bandeira política,  apesar muitas vezes das condições serem limitadas, o que me permite fazer uma avaliação positiva de respeito ao povo da cidade de Riachuelo.


3 Como você avalia os sete anos de Governo da prefeita Mara Cavalcanti?

03. Adriana, a cidade de Riachuelo hoje é uma referência. Na verdade, é dito por todos que nossa cidade ocupa um lugar de destaque na região Potengi e eu acredito que isso só foi possível pelo zelo e pela forma responsável com que Mara conduz sua administração. 

Levando em consideração que nossa cidade possui quase 10 mil habitantes e recebe a mesma quantidade de recursos de cidades bem menores como Santa Maria, Caiçara do Rio dos Ventos, Ruy Barbosa, Bento Fernandes, Jardim de Angicos, Lagoa de Velhos, entre outras, fica fácil de chegar a conclusão de que a prefeita Mara vem dando uma verdadeira lição de como se administra a coisa pública.

A grande maioria das cidades do RN hoje não consegue sequer pagar sua folha de funcionários, enquanto aqui em Riachuelo nós temos todos os salários em dia, tanto dos efetivos quanto dos contratados. Temos médicos 24 horas atendendo à população, medicamentos na farmácia do município, realização de exames, que muitas vezes atende até pessoas de cidades vizinhas. Temos fardamento escolar entregue aos alunos; merenda de qualidade; realização do várias obras estruturantes na cidade, dentre elas o Mirante Nataly Cavalcanti e seu acesso, que tem ajudado muito principalmente a Serra da Formiga na questão do turismo; o Mercado do Produtor; calçamento de várias ruas, temos uma cidade limpa, transporte para os estudantes do nosso município, temos um social ativo que atua diretamente junto com a população; corte de terras, distribuição de sementes, tudo isso com a mesma quantidade de recursos que cidades bem menores recebem, como eu disse, e nem por isso a Administração deixa de funcionar.

 Só para você ter uma ideia da capacidade de gestão de Mara, somente a folha de pagamento da educação de Riachuelo equivale a toda folha do funcionalismo de Jardim de Angicos, isso recebendo a mesma quantidade de recursos, ou seja, não é fácil fazer o que Mara faz, por isso devemos ter muita cautela e pensar muito, antes de fazermos a nossa escolha na eleição que se aproxima, muitos não conseguem sequer administrar sua própria casa, como podemos imaginar que sejam capazes de cuidar da vida de quase 10 mil pessoas, de forma que avalio de forma muito positiva o governo atual de nossa cidade.


4 Na sua opinião quais foram as maiores dificuldades da Prefeita Mara?


04. Na minha opinião a maior dificuldade de Mara foi passar 07 anos sem o apoio político do Governo do Estado e do Governo Federal. Isso conta muito porque, em decorrência da conhecida politicagem barata o Município deixa de receber muitos recursos e ações de forma espontânea e termina tendo que fazer milagres com o mínimo de recursos para fazer funcionar a administração.

Por exemplo, Marcílio, quando foi prefeito contou com Garibaldi como governador e Fernando Henrique como Presidente. Junior Bernardo, quando foi prefeito, contou com a ajuda de Vilma como governadora e de Lula como presidente. Mara, porém, não teve essa sorte e mesmo assim conseguiu elevar nossa cidade a um nível diferente de várias da Região Potengi e, se tivesse tido a sorte de ter ajuda do estado e da união, não tenho dúvidas que Riachuelo seria uma das melhores cidades do Brasil.

Outro ponto que considero uma dificuldade é  o acirramento político que existe em nossa cidade. Riachuelo é uma cidade que respira política 24 horas, durantes os 4 anos de mandato de um gestor e, como todos nós sabemos, existem dois grupos bem definidos e muito forte, de forma que hoje Riachuelo é uma cidade dividida ao meio, politicamente metade do grupo corresponde à situação e a outra metade à oposição, e é como eu costumo dizer, infelizmente, a prefeita pode colocar ouro em pó na rua, mas para a oposição nunca vai ser suficiente, porém, isso faz parte da democracia, na democracia temos que saber conviver e respeitar as diferenças e buscar conduzir as ações em busca do bem comum de todos.


5 Como está sua convivência com seus colegas Vereadores e também com o Executivo?

05.  Classifico minha convivência com os colegas como harmônica e republicana. Embates políticos existem e sempre vão existir, mas também deve prevalecer o espírito democrático. É normal que em determinados momentos, pelo fato da Câmara se tratar de uma casa política que existam divergências, afinal quem é da situação sempre vai defender os interesses políticos da situação e, da mesma forma, acontece com a oposição, o que não se pode jamais é deixar os interesses políticos passarem por cima dos interesses da população e isso eu sempre tenho defendido.

 Por exemplo, por quantas vezes votei favorável a matérias apresentadas pelos vereadores da oposição Rêmulo e Hudson? E acredito que o caminho seja esse, não se deve deixar a política passar por cima dos interesses da população, de forma que respeito e admiro todos os colegas, assim como acredito que a recíproca seja verdadeira. 
Em relação ao Executivo, não tinha como ser diferente, me considero aliado e parceiro da gestão, como também torço para que a prefeita chegue ao final do seu mandato com a sua missão cumprida.


6 Qual ou quais seus planos para o pleito de 2020? Seguirá a reeleição ou terá outras pretensões?

 Em relação a 2020 eu vejo um cenário completamente diferente de 4 anos atrás, a começar pela avaliação do meu próprio nome. Em 2016 eu era desconhecido de grande parte da cidade, busquei, como todos sabem, um projeto sozinho, com ajuda de poucos amigos. Não tenho tenho pra que fugir ou esconder a realidade, até na minha própria família existia uma divisão muito grande, de forma que, mesmo não me elegendo entre os nove, me considero um vitorioso pois em apenas 45 dias de campanha consegui chegar na ferente de muitas figuras conhecidas na politica de Riachuelo, ex-vereadores, ex-candidatos de outras eleições, representantes de várias comunidades, enfim perdi por apenas 3 votos, mas agradeci a Deus e aos amigos e, como disse, me considerei um vitorioso, não temos como comparar o cenário de hoje. Passados 4 anos Riachuelo, me conhece, aumentei minhas amizades, expandi minhas bases, estendi a mão a todos que me procuraram sem sequer saber se votaram em mim ou não, não teve um que veio a mim e não busquei ajudar de uma forma ou de outra, desempenhei ativamente minha atividade parlamentar, busquei o diálogo com a população, sempre agi de forma republicana, de fato que considero o Tibério de hoje muito mais fortalecido e preparado do que o Tibério de 4 anos atrás. 


O cenário de 2016 não reflete nem de perto a realidade de hoje. em relação a 2020 me coloco como mais um nome dentro do grupo da situação, principalmente quando percebi que poderia existir a possibilidade de apoiarmos um candidato de fora, completamente desconhecido e despreparado e isso o tempo vai mostrar, portanto, esse cenário eu não aceitei e nem aceitaria pelo simples fato de acreditar que dentro da nossa cidade temos nomes capazes de assumir a prefeitura. Em nosso grupo temos vários nomes à disposição, tinhamos o nome de Jorllan, muito bem cotado; o de Gustavo; o de Marineves, enfim, na minha opinião, com tantos nomes bons disponíveis e a gente ainda ter que votar em um desqualificado, isso na minha opinião seria assinar o maior atestado de incapacidade e de incompetência dos políticos locais e disso eu não faria nem faço parte. Se for pra ver um psicopata, desequilibrado emocionalmente, chegar à prefeitura de Riachuelo e, digo e afirmo, combaterei isso com toda a minha força e serei candidato nem que seja para ter só o meu voto, mas que não ficarei calado e mostrarei a toda Riachuelo quem é quem, isso eu farei.

É importante que se diga que meu pensamento é defender e caminhar com o grupo, coloquei meu nome à disposição, mas tenho a consciência e a humildade pra aceitar o melhor nome, ajudar e dar a minha contribuição, serei um soldado ativo para defender o candidato do grupo, diferente do que alguns dizem, não acho que exista divisão no grupo da situação, o que está existindo é a maturação de um nome para disputar a prefeitura, seja quem for contará com o meu apoio e, se for da vontade do povo que seja eu, encararei o desafio e defenderei a bandeira e, acima de tudo, os interesses do povo de nossa cidade. Muito em breve teremos essa decisão, como disse a princípio coloco meu nome à disposição do executivo. não sendo o melhor, ainda há um pouco de tempo para pensar em relação a reeleição para a câmara municipal.


7 Como você  avalia o Governo estadual ( PT) atual, e qual sua nota, de 0 a 10 para esse Governo?

07 Analisando o primeiro ano do governo Fátima Bezerra e baseado na experiência que tive ao assessorar por 4 anos a ex governadora Rosalba, quando conheci de perto a realidade do nosso estado, percebo que apesar de ser oposição ao governo do presidente Jair Bolsonaro, o nosso estado tem sido beneficiado com várias ações do Governo Federal, como destinação de milhões de reais, viaturas e equipamentos, recuperação de rodovias federais, milhões de reais para a saúde, recursos para a construção de um hospital e São Gonçalo do Amarante, mais de 160 milhões de reais do leilão do petróleo, de forma que deu condições para que a governadora pudesse ter melhores condições de administrar no primeiro ano, de toda forma por mais que seja obrigação do gestor pagar os salários em dia, o ex-governador Robinson encontrou uma grande dificuldade deixando várias folhas para que a atual administração pagasse, e mesmo com toda crise, a governadora conseguiu nesse primeiro ano conseguiu honrar com o salário do funcionalismo público no seu primeiro ano, de forma que minha nota é 6.

8 Idem para o Governo federal, qual sua avaliação e nota?

 Em Relação ao governo do presidente Bolsonaro eu percebo como pontos importantes para uma boa avaliação o desempenho do ministro Paulo Guedes, que em um ano conseguiu fazer renascer a economia do nosso Brasil, diminuindo taxas de juros, diminuindo o desemprego, abrindo expandindo as relações de mercado, aumentando o crescimento do PIB, enfim, hoje o Brasil voltou a ter credibilidade no cenário internacional e eu acredito que esses reflexos serão melhor vistos ao longo desse ano de 2020. Outro ponto positivo e que já apresentam bons reflexos é o desempenho do ministro Moro à frente do Ministério da Justiça e da Segurança Pública, com as ações de combate à corrupção e ao crime organizado, como o isolamento dos grandes líderes de facções criminosas e confisco de bens e valores, diminuindo consideravelmente a taxa de homicídios em todo o Brasil e ação de grupos criminosos, evidentemente que a oposição e a esquerda sempre buscaram defeitos e dificuldades para o desenvolvimento das ações do governo, em um típico jogo de briga entre poderes, mas em um contexto geral minha nota é 7.

9 Qual sua avaliação sobre o comportamento dos pretensos pré candidatos ao pleito majoritário, que já são de conhecimento do povo, sem precisar citar nomes (?).

Analisando o cenário hoje em Riachuelo, percebo que temos um candidato definido no sistema da oposição desde a eleição de 2016, contudo não visualizo uma movimentação política ativa, talvez pelo fato do grupo da oposição acreditar que se encontre em uma situação de vantagem perante os eleitores da cidade, ao meu ver, esse comportamento pode ser um pouco arriscado porque em política nada estará definido até que se abram as urnas.

No grupo da situação, eu vejo o estudo de bons nomes, todos com grandes chances de chegarem à prefeitura, tendo em vista que o grupo situacionista junto é muito forte e conta com o respaldo de uma grande e organizada Administração, acredito que o pensamento do grupo continua sendo o de respeito pelos pré- candidatos e de união, onde depois da escolha do nome todos caminharão juntos rumo à vitória.

Quanto a um terceiro candidato que tenta se viabilizar, eu fico até sem ter muito o que dizer, pelo fato de não acreditar que Riachuelo possa se enganar com um discurso tão falso, é uma pena a população não conhecê-lo a fundo ainda, mas com o tempo irão saber de quem realmente se trata, olhem, só analisem os fatos, você queria uma oportunidade melhor que aquele bingo que o pré candidato fez para se apresentar, apresentar suas propostas, mas não, ele só levou o tempo em falar mal, desrespeitar e mentir, parecia até que estava fora de si, agora eu faço outra pergunta, ele é nascido e criado lá pras bandas de São Miguel do Oeste, seu padrinho politico, o deputado do bigodão, já foi prefeito várias vezes; a esposa do deputado também, mandou na política de São Miguel por mais de 40 anos, coronel comandante de um oligarquia política, perseguidor, com todas essas qualidades, por que esse pré candidato não vai ser candidato lá? Eu mesmo respondo: Porque o povo de São Miguel o conhece muito bem e lá ele não se elege nem pra conselho comunitário, enfim, lá ele tem bandeira partidária, lá ele faz parte de oligarquia, lá ele persegue e aqui ele diz que é contra oligarquia, que é da bandeira branca da paz, realmente, não dá para entender, mas Deus há de nos proteger.


10 Qual foi sua grande realização como vereador e sua grande frustração?


 Acredito que minha grande realização foi construir amizades verdadeiras e poder ajudar a quem me estende a mão. É muito gratificante ver o sorriso verdadeiro no rosto das pessoas, saber que muitos vêem  em você uma pessoa com quem podem contar. Quanto à frustração, posso dizer que não tive, a política é um jogo e como todo jogo às vezes você precisa de sorte para que algumas coisas aconteçam além de que no parlamento você não consegue fazer tudo que tem vontade, porque as decisões são tomadas em conjunto, de toda forma ainda resta um ano de mandato, até lá acredito que muita coisa ainda pode acontecer.

11 Qual a importância das mídias sociais para o pleito eleitoral de 2020?


11. As mídias sociais ja mostraram o poder que tem nas eleições passadas, acredito na sua força e sem dúvida nenhuma, quem souber utilizá-la de forma inteligente e com uma boa estratégia poderá colher bons resultados, hoje considero umas das ferramentas mais importantes, ela entra em todos os lares não existe fronteira nem barreira.

12  O que te fez despertar para política? Houve algum incetivo?

O que me fez despertar para a política foi o desejo de servir e de poder contribuir com o desenvolvimento de nossa cidade, foi um desejo de fazer um pouco de justiça social, de chegar perto daqueles mais esquecidos, de fazer novas amizades e de querer ver um dia um pouco mais de igualdade entre nós,  diretamente nunca tive um incentivador, quando mais jovem observei os políticos da minha família e suas ações,  assim como os grandes políticos do nosso estado e do nosso país, daí surgiu em mim esse sentimento, por isso considero que o meu grande incentivador na verdade foi o meu coração e a vontade de fazer algo por aqueles que mais necessitam.

13 Deixe suas considerações finais.


Para finalizar gostaria de agradecer a você, Adriana, pelo espaço a mim concedido; aos seus leitores pela atenção e dizer a Riachuelo que, antes de qualquer julgamento, queria ter a oportunidade de ser ouvido, de ser melhor apresentado aos que não me conhecem bem, todos nós seres humanos somos passíveis de erros e às vezes costumamos fazer julgamentos errados sobre as pessoas sem realmente conhecê-las, então acho que era isso, espero que tenham gostado dessa pequena entrevista e, como eu disse, estou aqui à disposição de vocês, amigos riachuelenses, um forte abraço e fiquem todos com Deus!

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

TRAIRAGEM: Deputado Raimundo Fernandes abandona bases eleitores do Potengi e região Central



O deputado Raimundo Fernandes (PSDB) abandonou as bases política da Região Central e do Potengi do estado, esqueceu do apoio dos prefeitos, prefeitas, vereadores e agora parte para trairagem.

Em Fernando Pedroza e Riachuelo já é notável que o deputado Raimundo esqueceu do apoio e dos votos recebidos liderados das prefeitas Mara Cavalcanti e Sandra Jaqueline. Em Riachuelo, o deputado colocou o seu assessor Júnior Colaça para disputar as eleições municipais como prefeito da cidade, um verdadeiro forasteiro caindo de paraquedas na cidade. ( Fica a dica)

Já nas terras do ex-governador Sylvio Pedroza, em Fernando Pedroza, com o apoio da prefeita Sandra, do vice-prefeito João, e de mais quatro vereadores, o deputado Raimundo depois de receber uma expressiva votação esqueceu do município.

Em 2018, Raimundo Fernandes conquistou 641 votos dos pedrozenses o que representou 28,48% dos votos válidos, sendo o deputado estadual mais votado da história do município.

De presente, Raimundo Fernandes abandonou a gestão da prefeita Sandra Jaqueline e até hoje nem um telefonema do deputado a gestora pedrozense recebe mais. 

É muita trairagem nobre deputado!

Tribuna Cabugi

Posto Domingos é o novo parceiro do blog Riachuelo em ação.

Inauguração do Posto Domingos, da rede de Postos Domingos, que abrange 33 postos no RN e PB.


Em Riachuelo, mais um empreendimento gerando empregos e trazendo desenvolvimento. Venha conferir o excelente atendimento!

Posto Domingos é o novo parceiro do blog Riachuelo em ação.

É isso aí


A imagem pode conter: 3 pessoas, incluindo Maranne Éter, pessoas sorrindo, pessoas em pé

A imagem pode conter: 3 pessoas, incluindo Valessa Vasconcelos e Barby Hoddy, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre



A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, carro e atividades ao ar livre

Ministério da Saúde lista dois hospitais no RN para atendimento de casos suspeitos de coronavírus

Resultado de imagem para ministerio da saude coronavirus

O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (30) a lista de hospitais de referência para o atendimento de casos suspeitos de coronavírus em todo o Brasil. Para o Rio Grande do Norte, foram designados o Hospital Giselda Trigueiro (Natal) e o Hospital Rafael Fernandes (Mossoró).
Segundo o Ministério, os dois locais foram escolhidos como medida preventiva por terem ampla capacidade de atendimento e profissionais especializados para situações de risco à saúde pública.
A medida faz parte da rotina de atualização dos protocolos e medidas de prevenção previstos no Plano de Contingência Nacional do Ministério da Saúde.
Os estados e capitais do país têm até a próxima quinta-feira (6) para apresentarem os planos atualizados em reunião convocada pelo ministro da Saúde, em Brasília (DF).
O Ministério da Saúde atualizou, nesta quinta-feira (30), as informações repas-sadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde sobre a situação dos casos suspeitos do novo coronavírus no Brasil. Até o momento, nove casos se enquadraram na atual definição de caso suspeito para nCoV-2019 (o novo coronavírus), estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), ou seja, apresentaram febre e, pelo menos um sinal ou sintoma respiratório, e viajaram para área de transmissão local, a China, nos últimos 14 dias.
Os casos suspeitos estão sendo monitorados pelo Ministério da Saúde nos seguintes estados: Minas Gerais (1), Rio de Janeiro (1), São Paulo (3), Rio Grande do Sul (2), Paraná (1) e Ceará (1).
Até às 12h desta quinta-feira (30), o Ministério da Saúde recebeu a notificação de 43 casos para investigação de possível relação com a infecção humana pelo novo coronavírus. Desse total, 34 já foram descartados ou excluídos para suspeitos do novo coronavírus por não cumpriram a definição de caso ou apresentaram resultado laboratorial para outros vírus respiratórios como o vírus Influenza A/H1N1, Influenza A/H3 e Rhinovirus.
Todas as notificações foram recebidas, avaliadas e discutidas com especialistas do Ministério da Saúde, caso a caso, com as autoridades de saúde dos estados e municípios.
AGORA RN 

Rogério Marinho visita oficinas de costuras no Seridó ao lado do presidente da FIERN e do superintendente do SEBRAE

Visita a Unidade Móvel


As oficinas de costura localizadas em São José do Seridó receberam a visita do secretário especial da Previdência e do Trabalho, do Ministério da Economia, Rogério Marinho, do presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, do diretor superintendente do Sebrae, Zeca Melo, e do empresário André Street.
O principal momento da programação foi na comunidade Caatinga Grande, na zona rural de São José do Seridó, onde eles conheceram uma unidade de fabricação que é parceira da Guararapes. Depois, houve a visita à Unidade Móvel de Formação Profissional do SENAI, que está desenvolvendo cursos de qualificação para costureiros do município.
As oficinas de costura de São José do Seridó integram o Programa de Industrialização do Interior, o Pró-Sertão, idealizado por Rogério Marinho quando ele foi secretário de Desenvolvimento Econômico do RN. Desde o início, a FIERN é parceira do Pró-Sertão e participa diretamente com serviços do SESI em saúde e segurança no trabalho e com promoção de cursos profissionalizantes do SENAI.
Na comunidade Caatinga Grande, o secretário da Previdência e do Trabalho, Rogério Marinho, anunciou investimento que promete alavancar ainda mais o setor têxtil no Seridó. “Nós conseguimos convênio de 10 milhões de reais que vai permitir a compra do maquinário necessário para implantação da Central de Cortes, em Parelhas. Isso possibilitará que os produtores locais também empreendam com marcas próprias”, destacou Rogério Marinho.
O secretário do Ministério da Economia também compartilhou a ideia de também implantar na região do Seridó uma Central de Comercialização que possa gerar mais emprego, renda e oportunidades para a população. “É um passo adiante que agrega valor à produção local das oficinas de costuras e permite um passo adiante na moda própria”, afirmou Rogério Marinho
HEITOR GREGORIO

OMS ( ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE) declara estado de emergência global em razão do coronavírus



Da Agência Brasil
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou estado de emergência global em razão da disseminação do coronavírus. A entidade fez o anúncio à imprensa em sua sede, em Genebra, na Suiça, após uma reunião com especialistas.
Até o momento, foram contabilizados 7,7 mil casos e 170 mortes na China, principal local de multiplicação do vírus. Em outros 19 países, já foram registrados 98 casos. No Brasil, o Ministério da Saúde investiga nove casos suspeitos.
De acordo com a entidade, os casos abrangem pessoas que viajaram para Wuhan, foco do surto, ou que tiveram contato com pessoas com histórico de passagem pela cidade.
Emergência global
Uma emergência de saúde pública de interesse internacional (PHEIC, na sigla em inglês) é uma declaração formal da Organização Mundial da Saúde (OMS) de “um evento extraordinário que pode constituir um risco de saúde pública a outros países por meio da disseminação, e que requer uma resposta internacional coordenada”.
Segundo o Regulamento Sanitário Internacional (RSI), do qual o Brasil é signatário, os países que fazem parte do grupo devem atender prontamente às recomendações e práticas publicadas pelo documento de emergência, e os governos e autoridades responsáveis devem organizar e colocar em prática planos de ação para conter a ameaça sanitária. De acordo com o RSI, as declarações são temporárias e devem ser reavaliadas a cada três meses.

Bolsonaro sobrevoou grande parte da área atingida pelas tempestades em Minas Gerais




Na tarde desta quinta-feira (30), Jair
Bolsonaro esteve em Minas Gerais para conferir de perto a situação das cidades mineiras castigadas pelas fortes chuvas. O presidente foi recebido pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema, no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte. Na sequência, sobrevoaram grande parte da área atingida pelas tempestades.

Após o sobrevoo de helicóptero, Jair Messias Bolsonaro se reuniu com autoridades para entender melhor a situação e divulgar a liberação de recursos para mitigar os efeitos causados aos Estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro atingidos com fortes enchentes.

Objetivo do Governo Federal é promover a reparação dos danos sofridos e o restabelecimento de serviços essenciais à população nos municípios afetados.

Fotos: Alan Santos/PR




A CULTURA GANHA UM NOVO TOM: Regina Duarte da resposta no nível e na classe a Cantora Zélia Duncan

.

"Sigo discordando por mais que eu tente olhar tudo com outros olhos e, Zélia, me desculpe, mas vou discordar também de você e das amigas que compartilharam com adoração as suas palavras.

Me parece que agora um grupo de mulheres quer impor que todas pensemos da mesma forma. E se não pensamos, não somos dignas. Se não concordamos com todo o feminismo como um pacote de leis, não merecemos respeito! Se apoiamos o governo que vocês não apoiam, somos idiotas! Se não enxergamos tudo, tudinho como vocês, somos machistas.

Me parece que VOCÊS são mais FASCISTAS do que os que estão julgando como tal. Acordem porque tem uma galera torcendo que eu resgate as verdadeiras Malus Mulheres!

Zélia, eu sou uma MALU MULHER...Nascida nos anos 60, separada, com filha mulher... e lhe digo que minha maior dificuldade foi criar minha filha neste CAOS que a liberdade exagerada e o feminismo desenfreado geraram. Nesse mundo onde filhos são amiguinhos que devem correr soltos desde muito novos, desrespeitando professores, pais e autoridades. Onde meninas fazem xixi e trepam nas ruas e ficam com 10 numa mesma noite...Grande conquista esta!!!

Tive uma avó que se separou antes de eu nascer e que provavelmente enfrentou, sim, muito preconceito, mas que conseguiu criar minha mãe para ser um mulherão, por incrível que pareça exatamente porque a sociedade era mais conservadora - essa palavra que vocês odeiam como se fosse veneno sem ponderar que alguns valores antigos são essenciais para a construção de um cidadão do bem!

Minha mãe se tornou uma baita professora de piano que ajudou a vida inteira meu pai a formar um lar onde amor significava respeito pelos pais, pelos mais velhos e acima de tudo pelos papeis masculino e feminino - ambos tão essenciais para a sobrevivência da espécie. Sem MACHO e FÊMEA vamos caminhar para a extinção. Simples assim!!!

Essa onda de julgar as mulheres menos feministas de evangélicas tapadas me parece tremendamente PIOR que o machismo! E essa onda de jogar mulheres contra homens não me parece um caminho muito sensato - me parece mais um SUICÍDIO coletivo!

Não consigo aceitar essa luta por igualdade fazendo o quê os homens idiotas fazem!!!..
Eu acredito mais em buscar homens que NÃO são idiotas para serem parceiros de luta por respeito ... independente do sexo ou de qualquer outra coisa. Eu amo meu papel de fêmea! Tenho orgulho dele!

Foi e está sendo quase impossível tentar ensinar para minha filha valores de respeito por TODOS e valorização da condição de mulher numa sociedade onde o normal é romper com todas as regras, quebrar todos os tabus e não arcar com as consequências de tanta IRRESPONSABILIDADE!!!




Eu sou sim, também, Malu Mulher, e não deixei de ser porque resolvi dar uma chance para algo novo, que ao contrário do que você julga com tanta certeza que está trazendo mais racismo e homofobia...
TALVEZ esteja apenas resgatando alguns valores que vocês lutam contra, mas que eu sinto saudades...Sinto muitas saudades do tempo em que mulheres eram Malus...E não simplesmente IGUAIS aos HOMENS IDIOTAS!!!

A classe artística precisa urgentemente olhar para o público e admitir que a MAIORIA já não mais os aplaude..Muitos cansaram desta visão única e hipoteticamente superior da de vocês! Queremos DIVERSIDADE ampla e não engolir tudo que vocês fazem como se a Arte precisasse ser sempre impactante, chocante e unilateral. Queremos também LEVEZA, beleza, valores! Valores de RESPEITO não apenas pelas minorias, mas tbem pela MAIORIA !

Façam a reflexão que tanto exigem dos "indignos" da sua Arte! E parem de achar que quem não concorda com vocês é patético. Vocês gritam por diversidade, mas são os que mais julgam quem pensa diferente!

Parem de criticar a Regina Duarte que aceitou uma responsabilidade enorme e a ajudem a construir um país onde a pior desigualdade ainda impera! Onde o povo não tem acesso à Saúde, Educação de base, saneamento, moradia e SEQUER pode sonhar com uma ida ao cinema ou ao teatro!

SAIAM do pedestal e olhem de igual para igual para este povo que é na maioria religioso e que presa acima de tudo por DEUS e segue regras consideradas por vocês arcaicas. ACORDEM porque a fé é tudo que a maioria desse nosso povo tem! Mais respeito pelos que não podem viver como vocês no mundo da magia da Arte! SAIAM dos palcos e se MISTUREM ao público!




Regina Duarte

RIACHUELO EM FOCO: Em recente avaliação do TCE/RN, o Município é considerado EFETIVO no tocante à transparência pública

O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE/RN), divulgou no sítio oficial da Entidade no último dia 22, o Índice de Efetividade da Transparência Municipal de todos os 167 municípios do estado do Rio Grande do Norte.
Na avaliação, que apresenta um perfil dos Portais de Transparência das Prefeituras e Câmaras Municipais, classificando-os em faixas segundo a pontuação obtida nos itens de transparência analisados, o nosso Município ficou conceituado na faixa de classificação ‘Efetiva (A)’. Apenas 28 dos 167 municípios do estado obtiveram tal índice de efetividade em Transparência Municipal.
O índice máximo em efetividade da transparência municipal, que compreende os entes posicionados na faixa de classificação ‘Altamente Efetiva (A+)’, foi alcançado por apenas 6 municípios.  A maior parte dos municípios potiguares posicionaram-se na faixa de ‘Baixo nível de adequação (C)’. O índice aponta 70 municípios nesta faixa de classificação. Outras 67 prefeituras obtiveram o índice ‘Em fase de adequação (B)’.
O Município de Riachuelo tem como meta a manutenção dos bons índices de transparência municipal, pois reconhece a transparência pública e o livre acesso à informação como direitos assegurados à sociedade, visando promover maior acompanhamento e controle das finanças públicas.
Secretaria Municipal de Administração – Prefeitura Municipal de Riachuelo/RN

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Vídeo: Brasil também vivenciou campos de concentração semelhante ao Nazismo!

No Brasil, ainda antes da segunda guerra mundial, houve também políticas de exclusão do povo nordestino, com a construção de Campos de concentração semelhantes aos ideais nazistas.

Isso ocorreu em 1915 e 1932.
Ainda hoje o povo nordestino é vítima de preconceitos e discriminações.

Assista ao vídeo e entenda.





A profecia de Pedro Bial! Assista ao vídeo e entenda!

Competência ela tem de sobra. Talento e carisma, nem se fala.


O mais impressionante, porém, foi perceber nessa entrevista com Pedro Bial, a face administrativa, o cuidado com a coisa pública, o ensino sobre transparência.
Pedro Bial bem que acertou em seu vaticínio.

Viva a Regina Duarte! Viva ao novo Brasil!

Governo tucano de esquerda usa dinheiro público para financiar ideologia de gênero



É oficial. Conforme divulgado no site do Governo do estado do Rio Grande do Sul, ideologia de gênero está sendo financiada com dinheiro público.

Diversas secretarias se reuniram para para celebrar o Dia da Visibilidade Trans (29 de janeiro), promovendo atividades que seguem até a próxima sexta-feira (31/1) e que abordam o universo trans.

De acordo com a divulgação oficial, nesta segunda-feira (27), foi implantada na Secretaria da Cultura (Sedac), localizada no 10º andar do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), a primeira etapa do projeto “Banheiros sem preconceito: respeitando a diversidade”, uma iniciativa da Sedac, da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag). O projeto consiste na sinalização dos banheiros, com adesivos afixados em portas, paredes e espelhos contendo informações e mensagens que despertam reflexões sobre a diversidade. Além dos banheiros masculino e feminino, a Sedac passa a contar com um unissex. Foram adesivados também os banheiros do andar térreo do Caff, da Seplag (2º e 19º andar) e da SJCDH (11º andar).

A secretária da Cultura, Beatriz Araujo, apoiadora e defensora do QueerMuseu, pontuou que:

“É uma iniciativa pensada para proteger o direito de ir e vir das pessoas, garantindo o acesso a estes espaços de uso comum e reafirmando o compromisso da secretaria na construção de uma cultura de paz e respeito às diferenças e no combate ao preconceito e à discriminação”.

Muito embora o PSDB tenha se colocado ao longo do período democrático como um partido de oposição ao PT, essa tese tem caído por terra nos últimos anos.

As teses-guias dos tucanos comprovam que o PSDB é sim de esquerda. Conforme consta no texto: “O partido, que fez milhões de votos na época do antipetismo, agora ajusta o seu curso cada vez mais voltado para a esquerda e pede mais maconha e menos armas para o Brasil”.

O presidente da Diversidade Tucana, Edgard de Souza (que também é prefeito na cidade de Lins, SP), disse em vídeo oficial:

"Perdoei porque o amo”, diz vítima que tomou 5 tiros e beijou o réu no tribunal

Micheli Schlosser surpreendeu ao beijar, diante do corpo de jurados, o homem que lhe deu cinco tiros no ano passado. “Ele nunca tinha me agredido”, disse a vítima, no tribunal.

Resultado de imagem para "Perdoei porque o amo”, diz vítima que tomou 5 tiros e beijou o réu no tribunal

Uma foto do beijo entre Micheli Schlosser, de 25 anos, e Lisandro Rafael Posselt, de 28, circulou nos meios de comunicação de todo o Rio Grande do Sul nessa terça-feira, 28. O motivo? O beijo foi dado em meio ao julgamento de uma tentativa de feminicídio. Micheli, a vítima; Posselt, o réu. Durante o julgamento, em Venâncio Aires, a jovem pediu autorização ao juiz para abraçar e beijar o réu, que disparou cinco tiros Mas na sua opinião, o que o levou a atirar contra você?

Eu falei muita coisa sem pensar naquele dia. Eu disse que denunciaria ele por agressão e outras coisas. Mas ele nunca me agrediu antes. Eu não fico com homem que agride.contra ela em agosto do ano passado.
O crime ocorreu no Centro de Venâncio Aires, na época em que os dois mantinham um relacionamento. A mulher declarou ainda, em plenário, que tudo ocorreu após ela o ter “provocado”. “Ele nunca tinha me agredido, sempre foi muito bom para mim e já pagou pelo erro dele”, disse aos jurados.
Foto circulou em todo o estado | Foto: Álvaro Pegoraro/Folha do Mate

O júri terminou às 16 horas, com a condenação de Posselt a sete anos em regime semiaberto – cinco pela tentativa de feminicídio e dois por porte ilegal de arma. O réu, que fará uso de tornozeleira eletrônica devido à falta de vagas para presos do regime semiaberto em Venâncio Aires, terá o direito de recorrer da sentença em liberdade e não teve que retornar à Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva) – ele estava preso desde agosto de 2019, alguns dias após o crime.
A sessão foi presidida pelo juiz João Francisco Goulart Borges. Atuaram na defesa os advogados Ianaê Simonelli e Antônio Elpídio Fagundes, de Venâncio Aires, e Jean de Menezes Severo e Felipe Terres, ambos de Porto Alegre. A acusação esteve a cargo do promotor Pedro Rui da Fontoura Porto.
O advogado Antônio Elpídio Fagundes disse que a defesa está satisfeita com a decisão. Ele ressaltou que os jurados acolheram o privilégio da violenta emoção, dispositivo que reduziu a pena. “O resultado foi muito bom, só recorreremos caso o Ministério Público também recorra.”
“Nunca vi algo assim antes”, afirma o promotor do caso
O promotor Pedro Rui da Fontoura Porto comentou, após o júri, que em alguns casos de violência doméstica é normal a vítima se colocar a favor do agressor. Porém, nunca tinha visto tal situação em um caso de tentativa de feminicídio. “Se fosse um caso de agressões mais leves, se ele (o réu) não tivesse atirado cinco vezes, muito menos acertado, eu até tentaria interpretar de uma outra forma”, disse.
Segundo ele, o que chama atenção é a gravidade do caso. “O fato de ela chegar não só em plenária, mas também na audiência de instrução que ocorreu antes, e dizer que quer se casar com ele, que quer viver o resto de sua vida com um homem que tentou matá-la, surpreendeu a todos. Quando o juiz anunciou a sentença em regime semiaberto, ela aplaudiu. Nunca vi isto antes”, afirmou.
O promotor argumentou ainda que houve circunstâncias do relacionamento que levaram até o crime. “Era um quadro de ciúme doentio de ambas as partes e de violência. Ela teve uma sorte incrível. Apesar de ter sido atingida com cinco tiros, todos efetuados pelas costas, e de as balas ainda estarem alojadas no seu corpo, hoje está ilesa, sem sequer uma sequela.”
Os tiros acertaram a cabeça, o braço esquerdo e as costas. Anteriormente ao fato, não havia nenhuma denúncia de violência contra o acusado na polícia. “Porém, o que se sabe é que no dia anterior ao crime ele a teria ameaçado com a arma e prometido matá-la. Disse que em seguida cometeria suicídio. Mas o fato não foi registrado”, relatou o promotor.
Na casa do acusado, no Bairro Santa Tecla, a polícia apreendeu logo após o crime duas armas legalizadas para uso em estande de tiro e o revólver calibre 22 utilizado no crime, que estava em situação ilegal. “O réu já pediu para que a polícia devolva estas armas. Mas eu vou pedir que, enquanto ele estiver cumprindo a pena, as armas continuem recolhidas”, antecipou o promotor.
Síndrome de Estocolmo
Para o promotor Pedro Rui da Fontoura, a situação lembra a Síndrome de Estocolmo. Após o assalto a um banco com reféns no centro da capital sueca, em agosto de 1973, os criminosos e as vítimas, que conviveram durante seis dias dentro da agência bancária, criaram uma relação afetiva e de cumplicidade. O episódio deu origem à expressão. “A síndrome começou a ser estudada em muitos outros casos de abuso sexual e seitas religiosas e é muito comum na violência doméstica, onde a vítima se coloca a favor do acusado”, relatou.
“Eu amo ele e já o perdoei”
Após o júri, a Gazeta do Sul esteve na casa onde Micheli Schlosser reside com a família, em Linha Arroio Grande, interior de Venâncio Aires. Ela confirmou estar satisfeita com a decisão dos jurados. Conforme a vítima, até a data do crime o casal mantinha uma boa relação. Ela espera que, agora, “tudo volte ao normal”.

ENTREVISTA
Micheli Schlosser recebeu a Gazeta do Sul nessa terça-feira

Gazeta do Sul – Vocês tinham um relacionamento há quanto tempo? E o que provocou esta situação dos tiros?
Micheli Schlosser – A gente namorou por cerca de um ano e meio. Brigamos por causa de conversas que eu peguei no telefone celular dele. Daí discutimos, eu provoquei muito ele naquele dia e por isso ele disparou. Eu ameacei que iria denunciá-lo à polícia por estupro.
Você foi alvejada por cinco disparos de arma de fogo. Ficou com algum tipo de sequela?
Os tiros ainda estão alojados no meu corpo. Mas por sorte estou bem. No momento estou afastada do trabalho para minha recuperação. 
O que você pretende fazer a partir de agora? Pensa em reatar o relacionamento com ele?
Nós vamos conversar e se der tudo certo a gente vai voltar e tudo vai ser como antes. Eu amo ele e já o perdoei.


EITA!!! Mãe vai à lua de mel da filha, fica com o genro e engravida


Suportar uma traição logo após o casamento não é fácil. Imagine, então, se a pessoa que acaba de se tornar seu marido engata um relacionamento com a sua própria mãe, sogra dele. Foi o que aconteceu com a inglesa Lauren Walls, que decidiu abrir o coração agora e contar sua história ao jornal Daily Mirror. Ela e o então namorado, Paul White, estavam juntos há dois anos e tiveram uma filha, que não foi programada, mas os deixou tão felizes, que o rapaz pediu Lauren em casamento. A cerimônia aconteceu cinco meses depois do nascimento da pequena, em agosto de 2004. Ela tinha 19 anos e o noivo, 20.
A mãe de Lauren, Julie, na época com 35 anos, ajudou a financiar o casamento e, como forma de agradecimento, o casal a convidou para a viagem de lua de mel. Apenas oito semanas depois, Paul se mudou e, nove meses mais tarde, a mãe de Lauren deu à luz um bebê, fruto do relacionamento com seu ex-marido.
“Paul sempre se deu muito bem com a minha mãe, mas eu nunca achei isso estranho, já que ela era sogra dele e ele só estava sendo simpático. Eles riam muito juntos. Eu nem pensei em me preocupar. Quem se preocuparia?”, contou ela, ao jornal.
Depois da lua de mel, no entanto, Lauren conta que começou a notar que Paul passava muito tempo fora de casa e tinha um comportamento estranho, escondendo demais o celular. Em pouco tempo, a irmã de Lauren desconfiou do que estava acontecendo, quando usava o telefone da mãe e viu uma troca de mensagens suspeitas entre Paul e a sogra.
Lauren, então, foi tirar satisfações com a mãe, que negou tudo. Quando fez o mesmo com o marido, ele ficou pálido e não deixou que ela visse seu celular. A história, então, se confirmou. Então, Paul saiu de casa e se separou de Lauren, deixando-a sozinha com a bebê de 7 meses do casal. Em alguns dias, ele foi morar com a ex-sogra. “Eu não conseguia acreditar que as duas pessoas que eu mais amava e em quem eu mais confiava no mundo podiam me trair desse jeito. Era nojento, Uma das piores coisas que uma mãe poderia fazer a uma filha. Paul poderia ser um péssimo noivo, mas ela é minha mãe. Ela deveria me amar e me proteger, acima de tudo. Em vez disso, ela roubou meu marido, destruiu minha família e meus sonhos. Por isso, eu nunca conseguirei perdoá-la de verdade”, desabafou.
Anos depois, Julie ainda ligou convidando a filha para o casamento dela com o ex-marido da filha. O mais surpreendente? Lauren foi. A cerimônia aconteceu exatamente cinco anos depois da de Lauren e Paul, em 2009. “Era muito para aguentar, mas fui por causa da minha filha. Fui ver minha mãe se casar com o mesmo homem com que eu me casei cinco anos antes”.
Julie tentou fazer as pazes com a filha várias vezes ao longo do tempo e, embora tenha tentado reestabelecer a convivência, Lauren nunca conseguiu perdoá-la de verdade e conta que, até hoje, embora tenha se casado e tido outros filhos, tem problemas para se relacionar por conta do trauma. “O tempo é o melhor remédio e minha mãe e eu temos tentado ter um relacionamento normal, mas nunca seremos tão próximas como éramos – e eu nunca conseguirei confiar nela de novo”, disse.
A mãe dela disse ao jornal: “Nós somos casados. Não foi um caso”. Paul, hoje com 35 anos, se recusou a comentar a história.
Revista Crescer – Globo

MEC “tem que ser descontaminado”, diz general Heleno

Em entrevista à CBN, o general Augusto Heleno falou sobre os problemas envolvendo o Enem e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Para o ministro-chefe do GSI, o Ministério da Educação está “extremamente contaminado” no aspecto ideológico.
“‘Inegavelmente, o MEC foi extremamente contaminado. Agora tem que ser descontaminado dos dois lados. A educação tem que ser neutra ideologicamente. Não pode ter conotação ideológica na educação”, disse Heleno.
Em relação à disputa judicial acerca da divulgação do resultado do Sisu, Heleno afirmou que é “lamentável, pois afeta uma juventude que se esforça para vencer todos os problemas”. Mas, de acordo com o ministro, a solução está “bem encaminhada”.
“Se houver nomes responsáveis pelo erro, é óbvio que tem que ter punição. Por enquanto, está havendo uma investigação, e há indícios de que tenha sido uma falha mecânica.”
O Antagonista com CBN

CONCURSO PM: Deputado Coronel Azevedo comemora solução para vagas excedentes junto ao Governo



Com atuação em defesa do servidor público e dos operadores da segurança pública, o deputado estadual Coronel Azevedo (PSC) se reuniu dia 15 de janeiro deste ano com um grupo de candidatas que prestaram o concurso para a Polícia Militar do RN e estavam no quadro de excedentes do certame.

Analisando a legislação da Corporação, verificaram que desde 2010 não havia vagas específicas para o sexo masculino. Diante do fato, o parlamentar, que foi Comandante Geral da PM, manteve contato com o presidente da Comissão Especial do Concurso Público, José Ediran Teixeira.

Em seguida, o deputado estadual apresentou a interpretação legislativa ao procurador-geral adjunto do Estado, José Santana e ao secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social, Coronel Araújo, expondo alternativas para solucionar o problema. “É uma situação que não se pode deixar passar. São pessoas que querem contribuir para o serviço público, em especial na nossa segurança pública”, declarou Coronel Azevedo.

Tanto o procurador-geral adjunto quanto o secretário de Estado entenderam a situação externada por Coronel Azevedo junto com as candidatas. “Sabemos do esforço das pessoas em se preparar e participar de um certame como esse”, disse.

Com o apoio de assessores jurídicos do Deputado Coronel Azevedo e um grupo de candidatas foi elaborado e protocolado dia 17 de janeiro o documento direcionado à comissão do concurso e ao Secretário de Segurança Pública. Não é de agora que o deputado estadual tem atuado em defesa dos concursados do certame da Polícia Militar. Ele ressaltou que “há um expressivo déficit no efetivo atual da Corporação e que o reforço na tropa é fundamental”.

Em reunião com candidatas do concurso o Deputado parabenizou a luta das futuras alunas do curso de formação da PM dizendo “O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado na segunda-feira, 27, entre o governo do Estado e o Ministério Público foi um desfecho favorável e de muita importância para a oferta do serviço de segurança pública. A partir de agora, não haverá distinção de sexo para preenchimento dos cargos da corporação, exceto os específicos para as mulheres.”

O parlamentar reiterou a necessidade de realizar novos concursos para preenchimento de milhares de vagas da Polícia Militar e garantir a oferta de segurança pública à população.

Pasme!!! Vereadora do PT viajou para Cuba e diz que quer trazer ideias para Natal




Divaneide Basílio (PT) vai conhecer experiências administrativas que considera exitosas nas áreas de educação, saúde e agricultura urbana e familiar

Em publicação no Instagram, a vereadora registrou a passagem por Cuba

A vereadora de Natal Divaneide Basílio (PT) chegou nesta segunda-feira (27) a Cuba, onde cumprirá agenda a convite do MST. No país caribenho, a parlamentar vai conhecer experiências administrativas que considera exitosas nas áreas de educação, saúde e agricultura urbana e familiar.

A programação da parlamentar inclui visitas a instituições como a Organización de las Naciones Unidas para la Alimentación y la Agricultura (FAO), entidade ligada às ONU que atua em todo o mundo desenvolvendo projetos para reduzir a insegurança alimentar e a pobreza rural entre a população mais carente.

“Na reunião com o representante da FAO em Cuba, Marcelo Resende, pudemos aprender sobre os projetos fomentados pela entidade na ilha e apresentar as iniciativas desenvolvidas pelo nosso mandato em Natal, como a Lei da Agricultura Urbana e Periurbana e a Frente Parlamentar de Soberania Alimentar”, conta Divaneide.

Em publicação no Instagram, a vereadora registrou a passagem por Cuba. Em vídeo, ela disse estar emocionada por conhecer o país, principal experiência socialista na América Latina na atualidade.

“Todo mundo, no fundo, quer (conhecer Cuba), principalmente pelo momento que a gente está vivendo no Brasil… Um momento bem tenso, momento de perda de direitos. Pelo menos conhecer uma experiência que fortaleça nossas energias, que recupere nosso fôlego, por si só é um bálsamo”, destacou a parlamentar, em vídeo.

Em outro post, ela escreveu: “Uma ótima oportunidade de aprofundar nosso olhar sobre o que dá certo nesse país caribenho e para trazer para nossa cidade as melhores inciativas desenvolvidas na ilha”.

terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Moro rejeita candidatura em 2022 e cita ‘questão de lealdade’ a Bolsonaro



O ministro Sérgio Moro mais uma vez, negou qualquer intenção de se candidatar à Presidência em 2022. O ministro da Justiça e da Segurança Pública esteve no Pânico nesta segunda-feira (27) e afirmou que tem “uma questão de lealdade” com o presidente Jair Bolsonaro.

“O que acontece, em 2022, o presidente já apontou no sentido de que ele pretende reeleição. E, claro, sou ministro do governo, vou apoiar o presidente Jair Bolsonaro, não tenho nem como”, reforçou Moro.

O ministro rejeitou aliança com o possível candidato Luciano Huck. “Não cabe isso, é uma questão de lealdade, o presidente está dando apoio às políticas da pasta, veja só, aumentamos o número de agentes contratados por concurso na PF e PRF, orçamento foi reforçado, estamos dando espaço para nossa política, conseguimos, então, cumprir o compromisso que eu e o presidente assumimos juntos, isso é o fundamental.”

Moro disse que “não é um projeto pessoal ter ido para o Governo, (…), mas de melhorar esses setores.”

Bolsonaro não espera volta de ministro e demite nº 2 da Casa Civil, que foi de FAB para a Suíça e Índia



O presidente Jair Bolsonaro não quis esperar sequer a volta do ministro Onyx Lorenzoni das férias para demitir o secretário-executivo da Casa Civil, Vicenti Santini, que requisitou um avião da FAB para levá-lo, com duas assessoras, a Davos, na Suíça e de lá para a Índia, onde passou a integrar a comitiva presidencial.

O presidente ficou irritado com o que chamou de "voo particular" do ministro em exercício. Para o presidente, embora o uso do avião por ministros de Estado seja legal, o voo foi "imoral" e não houve discernimento do assessor ao requisitar o avião oficial num momento em que há restrição de recursos.

"Um voo desses pela FAB custa, no mínimo, perto de R$ 1 milhão", espantou-se um auxiliar do presidente.

A demissão foi comunicada pelo presidente a Lorenzoni por telefone, uma vez que o ministro está de férias nos Estados Unidos. O presidente quer, ainda, segundo assessores, discutir novas regras para o uso de aeronaves oficiais por funcionários do governo.

Hoje, a norma abre prerrogativa ao ministro de Estado para requisitar avião da FAB quando julgar necessário. Também têm direito ao avião oficial os presidentes dos outros Poderes - Câmara, Senado e Supremo Tribunal Federal.

Com essa demissão, o presidente Bolsonaro marca seu estilo: o de ser rápido para demitir assessores ou altos funcionários do governo quando não concorda com o comportamento deles.
G1