Pages
▼
terça-feira, 30 de junho de 2020
Ciclone bomba’ pode atingir o Rio Grande do Sul nas próximas horas
O fenômeno ciclogênese explosiva, conhecido como ‘ciclone bomba’ com ventos fortes e temporal deve atingir o Rio Grande do Sul nesta terça-feira (30. Segundo alerta a MetSul, e deve alcançar o estado entre esta terça (30) e quarta-feira (1°).
Transtornos como queda de árvores e destelhamentos são esperados. Além disso, há uma possibilidade, porém baixa, de neve nos Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul, e em Santa Catarina, na região do Planalto Sul, segundo a Metsul. A temperatura deve cair em todo o estado e a chuva deve chegar a toda região Sul.
“Tivemos calor histórico há poucos dias e estamos tendo incursão de uma potente massa de ar polar. “Ciclones bomba” são muito comuns no Norte da Europa , Nordeste dos Estados Unidos e também são gerados pelo contraste de temperatura. Aqui na América do Sul geralmente se forma em latitudes mais ao Sul do que está se formando. Esta é a condição atípica” disse Estael Sias, meteorologista, em vídeo divulgado pela MetSul.
'CENSURA NO BRASIL! AONDE FOI PARAR A DEMOCRACIA?
Estamos ao meio de uma pandemia que parece acabar só quando terminar o dinheiro Federal. Falcatruas, jeitinhos, super faturamentos, o de sempre do meio político. Como isso não bastasse tivemos e ainda estamos tendo muitas situações apresentadas de maneiras “obscuras” à população.
Tivemos Alexandre de Moraes nos mostrando o quanto o nosso judiciário está aparelhado e passando por cima de tudo e de todos. Deixar um jornalista preso sem os motivos claros de sua prisão é no mínimo sórdido. Tivemos uma secretária do Amazonas e mais algumas pessoas do poder público sendo presos pela Polícia Federal por, segundo a polícia, desvio de verbas destinadas ao socorro de pessoas com COVID-19. Ganhar dinheiro em cima dos corpos de pessoas que acreditaram e confiaram suas vidas em um Governo Estadual é muito baixo, desrespeito total ao ser humano.
Tivemos a saída de um Ministro da EDUCAÇÃO que simplesmente achou que seu currículo feito com informações enganosas e postados em sites, lhe daria um lugar à sombra da sabedoria. A que ponto chegamos? Uma pessoa dessas não teve amor a pátria, ao governo que o convidou. Aproveitar o famoso “jeitinho brasileiro”, que deve estar entranhado em seus atos, para cumprir um papel tão importante em uma nação, cujo o Ministério a ser assumido, está ruído por anos de desmando, foi nojento. Aliás, não é a primeira vez que ocorre “enfeites” curriculares. Já tivemos desde à presidente da República até ao judiciário. É sabido por todos que temos juízes que nem juízes são. Até onde vamos com tanta demência em caráter?
Temos ainda uma turma no Senado votando a única maneira de muitos políticos conseguirem eleger ou se eleger. Estão votando a lei da censura do povo em mídias sociais. Utilizam-se de desculpa como ataques aos poderes, desculpa de sermos robôs, desculpa de sermos agressivos. É com base nisso que estão votando algo que existiu e existe em governos comunistas e socialistas. Tirar nossa liberdade para fechar o dia de hoje com esse histórico projeto aprovado será uma vergonha para o nosso país.
Que dia está sendo hoje! Mais uma afronta contra o povo que já vem sendo surrado por desmandos e desgovernos de juízes; prefeitos; governadores; deputados e senadores que proíbem; roubam; humilham; cobram e ao final amordaçam o único bem impagável que tem uma pessoa: a liberdade. Fazem de tudo para nos calar. Nos amordaçaram com “máscaras” e agora se utilizam de um duplo poder, magistrados e parlamentares, para deliberar o silêncio total das redes.
Desejo, sinceramente, que ao ler esse artigo, você veja a votação dessa PL2630, a qual tem como objetivo silenciar o povo, como uma ameaça descartada. Uma vontade do passado.
Jornal da cidade
Governadora anuncia reinício das aulas presenciais para 14 de agosto
A governadora Fátima Bezerra anunciou na manhã desta terça-feira, durante entrevista ao Bom Dia RN, na Inter TV Cabugi, que as aulas presenciais deverão continuar suspensas por, pelo menos, mais um mês e meio.
Segundo ela, porém, já estão sendo discutidos protocolos de reinício para o dia 14 de agosto.
Já em Natal, o prefeito Álvaro Dias anunciou que a reabertura está sendo discutida, mas sinalizou que as aulas presenciais podem voltar à normalidade daqui a 30 dias. As aulas estão suspensas desde 18 de março, quando a governadora Fátima Bezerra publicou o decreto para a paralisação das atividades escolares no estado. Algumas escolas, tanto particulares quanto públicas, oferecem atividades de forma online desde então.
Fonte: Portal Grande Ponto
Alho é nutritivo, melhora a imunidade e a saúde óssea, entre outros benefícios
O alho é uma planta comestível pertencente ao gênero Allium, muito usado como tempero e para fins medicinais. Ele cresce em muitas partes do mundo e é um ingrediente popular na culinária devido ao seu cheiro forte e sabor delicioso.
No entanto, ao longo da história antiga, o principal uso do alho foi devido às suas propriedades medicinais. Seu uso foi bem documentado por todas as grandes civilizações, incluindo os egípcios, babilônios, gregos, romanos e chineses.
A maioria dos benefícios do alho para a saúde se dá por conta da presença de compostos de enxofre formados quando um dente de alho é picado, esmagado ou mastigado. Entretanto, esses compostos também são os responsáveis pelo mau hálito.
1. Alho é altamente nutritivo e tem poucas calorias
Uma porção de 28 gramas de alho contém:
- Manganês : 23% da ingestão diária recomendada (IDR)
- Vitamina B6 : 17% da IDR
- Vitamina C : 15% da IDR
- Selênio: 6% do IDR
- Fibra: 0,6 grama
- Quantidades significativas de cálcio, cobre, potássio, fósforo, ferro e vitamina B1
Essa porção de alho contém apenas 42 calorias, com 1,8 gramas de proteína e 9 gramas de carboidratos.
2. Melhora a imunidade
A suplementação com cápsulas de alho é conhecida por melhorar o funcionamento do sistema imunológico. Um estudo de 12 semanas concluiu que um suplemento diário com cápsulas de alho reduziu o número de resfriados em 63% comparado ao placebo.
A duração média dos sintomas do resfriado também foi reduzida em 70%, de cinco dias no placebo para apenas um dia e meio no grupo do que consumiu as cápsulas de alho.
3. Reduz a pressão arterial
Doenças cardiovasculares como ataques cardíacos e derrames são algumas das doenças que mais matam no mundo. A hipertensão arterial é um dos fatores desencadeantes mais significativos dessas doenças.
4. Melhora os níveis de colesterol
O alho pode diminuir o colesterol total e o LDL.
Para aqueles com colesterol alto, a suplementação com cápsulas de alho pode reduzir o colesterol total e/ou o LDL em cerca de 10-15% (confira os estudos aqui: 4, 5, 6).
5. Previne a demência e a doença de Alzheimer
O dano oxidativo dos radicais livres contribui para o processo de envelhecimento. O alho contém antioxidantes que sustentam os mecanismos de proteção do organismo contra danos oxidativos.
Altas doses de suplementação com cápsulas de alho demonstraram aumentar as enzimas antioxidantes em humanos (confira os estudos aqui: 12, 13), bem como reduzir significativamente o estresse oxidativo em pessoas com pressão alta (1).
6. Aumenta a longevidade
Efeitos sobre a longevidade são praticamente impossíveis de serem provados em humanos. Entretanto, os os efeitos benéficos do alho sobre importantes fatores de risco, como a pressão sanguínea, são fatores que potencialmente contribuem para a longevidade.
O combate a doenças infecciosas proporcionado pela ingestão de alho também é um fator importante que contribui para a longevidade, pois são causas comuns de morte, principalmente em idosos ou pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos.
7. Melhora o desempenho atlético
O alho era tradicionalmente usado em culturas antigas para reduzir a fadiga e aumentar a capacidade de trabalho, sendo usado por atletas olímpicos na Grécia antiga.
Estudos com roedores mostraram que o alho ajuda no desempenho de exercícios físicos. Entretanto, são poucos os estudos feitos com humanos.
Indivíduos com doenças cardíacas que tomaram óleo de alho por seis semanas apresentaram uma redução no pico da freqüência cardíaca de 12% e melhoraram sua capacidade de exercício.
8. Contribui para desintoxicação por metais pesados
Em altas doses, os compostos de enxofre do alho protegem contra danos de órgãos causados pela toxicidade dos metais pesados.
Um estudo de quatro semanas em funcionários de uma fábrica de baterias de automóveis (expostos excessivamente ao chumbo) mostrou que o alho reduziu os níveis de chumbo no sangue em 19%. O estudo também mostrou que o alho reduziu muitos sinais clínicos de toxicidade, incluindo dores de cabeça e pressão arterial
9. Melhora a saúde óssea
Nenhum teste em humanos mediu os efeitos do alho na perda óssea. No entanto, estudos com roedores mostraram que ele pode minimizar a perda óssea aumentando o estrogênio em mulheres (confira os estudos aqui: 14, 15, 16, 17).
Um estudo realizado com em mulheres na menopausa mostrou que uma dose diária de extrato seco de alho (equivalente a dois gramas de alho cru) diminuiu significativamente um marcador de deficiência de estrogênio. Isso sugere que este alho pode ter efeitos benéficos na saúde óssea em mulheres.
10. É fácil de incluir na dieta
O último benefício do alho não é um benefício para a saúde, mas ainda é importante. O fato é que é muito fácil (e delicioso) incluir o alho na alimentação.
Ele complementa a maioria dos pratos salgados, particularmente sopas e molhos. O forte sabor do alho também pode adicionar sabor a receitas sem graça..
POTIGUARES INDIGNADOS COM O DESGOVERNO FÁTIMA ESTIVERAM NAS RUAS DE NATAL NO ÚLTIMO DOMINGO
Indignados com o Desgoverno de Fátima Bezerra (Partido das Trevas), e de seu vice Antenor (Partido Comunista), os POTIGUARES, fazendo jus ao seu histórico de lutas contra tiranos que sempre assolaram este estado abençoado por Deus e pela natureza, saíram mais uma vez as ruas neste último domingo para protestar e clamar por justiça e saúde!
O 5o. Ato, como ficou conhecido, se deu na Rotatória de Ponta Negra dia 28/06, após outros quatros já ocorridos anteriormente, sendo o 1o. Ato no Dia da Infantaria, 24/05, em frente ao 16o. Batalhão, o 2o. e 3o. Atos dias 07 e 14/06, em frente ao Midway, e o 4o. Ato, dia 21/06, também na Rotatória de Ponta Negra, todos em uníssono: #ForaFatimaeAntenor.
Vale ressaltar que não houve repressão ou qualquer tipo de coibição em nenhuma destas ocasiões por parte das Forças de Segurança do estado do RN, que se fizeram presentes para assegurar tranquilidade, proteção e orientação quanto ao protocolo de distanciamento social.
Esses governantes do RN precisam entender de uma vez por todas que a sede e a fome não esperam, e que a doença tem cura! E as pessoas precisam trabalhar!
Mas eles fingem não acreditar nisso... ciência, ciência, ciência!
O que nos resta é sonhar com a Polícia Federal madrugando na casa deles.
Shoppings Center vão abrir em Natal (RN) dia 05 de agosto
Pela portaria divulgada ontem (29) pelo Governo do Estado, no dia 05 de agosto, o Midway Mall, Natal Shopping e Partage Shopping estão autorizados para a reabertura. Dará para saber como a crise do fechamento até então atingiu o setor.
Prefeitura de Natal vai distribuir 1 milhão de comprimidos de Ivermectina para população
Medicação é indicada no protocolo clínico do município como medida de prevenção ao novo coronavírus
O prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), anunciou por meio do twitter, no começo da tarde desta terça-feira (30), que vai distribuir um milhão de comprimidos de Ivermectina para população. "Vamos iniciar um trabalho de distribuição em massa da Ivermectina, com todo o acompanhamento médico necessário", comenta.
A publicação não detalha quando começa a distribuição nem os critérios para receber a da medicação. Os postos de entrega também não foram divulgados.
A Secretaria de Saúde de Natal (SMS) publicou um protocolo para orientar médicos e profissionais de saúde em geral sobre o atendimento a pacientes com Covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus. Nele há a indicação a ivermectina como medida de prevenção.
"Está comprovado que esse medicamento é eficaz na prevenção do coronavírus e vamos usar essa arma em nosso favor para vencer a guerra contra essa pandemia", afirma o prefeito.
Não são citados estudos que comprovem a eficácia de nenhum dos remédios para conter a Covid-19.
O infectologista e imunologista potiguar Fernando Suassuna, entretanto, é um dos entusiastas do uso da ivermectina para a prevenção ao coronavírus, é o infectologista e imunologista potiguar Fernando Suassuna. De acordo com o médico, que vem estudando a ivermectina há alguns meses, em laboratório, a medicação, em 48h, “consegue eliminar 97% dos vírus dentro das células e 94% no sobrenadante das células. Seria uma ação efetiva e rápida”, comentou, citando estudos internacionais.
Por Redação
Homem ejacula em cima de mulher dentro de metrô lotado. VEJA FOTOS:
Um homem ejaculou na calça de uma passageira, dentro da estação de metrô da Glória, na Zona Sul do Rio de Janeiro. O caso ocorreu na última sexta-feira (26), por volta de 9h30. As informações são do portal O Dia.O local estava lotado e com apenas uma catraca funcionando, após um problema na linha. A vítima, Gabryelle Passos, de 21 anos, conta que se dirigia à saída quando percebeu que havia sido assediada.“No dia do ocorrido houve um acesso indevido na linha e chegamos a ficar cerca de meia hora parados na Praça Onze.
Depois da Central começaram os avisos sonoros de que o metrô não iria passar da estação da Glória e que o desembarque era obrigatório”, explicou a vítima.A jovem conta que a plataforma da estação da Glória estava lotada e que decidiu sair da estação para pegar outro meio de transporte e chegar ao trabalho, mas que havia um tumulto no local.
Enquanto ia em direção à escada, mais pessoas ficaram próximas e a saída virou um funil de passageiros.“Quando eu desembarquei estava muito tumulto, muito empurra-empurra. Eu tentava chegar na roleta e estava muito cheio, não tinha como saber quem estava atrás de mim. Enquanto eu fui andando senti algo na minha calça. Eu não quis acreditar no que estava acontecendo, pensei que algo havia entornado, mas não quis acreditar e não fiz nada.
Eu fui julgada por isso, por não ter reagido”, disse ela.Gabryelle conseguiu sair da estação e só do lado de fora notou que a calça estava suja. A jovem explica que ligou para a mãe e que chegou a cogitar não denunciar o assédio.“Comecei a chorar, liguei pra minha mãe, mas não tive nenhuma reação como ir no metrô procurar ajuda ou a polícia.
Eu só consegui chamar um Uber e ir embora. Eu sempre vejo essas histórias e nunca dá em nada então, não pensei em fazer alguma coisa. Fiquei me sentindo suja, tomei banho e ainda me sentia assim. Dá uma sensação de medo, de desespero” disse.Gabryelle registrou uma boletim de ocorrência online e a companhia informou que as câmeras de segurança da estação estão sendo analisadas para identificar o responsável pelo crime.
Procurada, a Polícia Civil informou que a 9ª DP (Catete) investiga o caso.
VEJA:
VEJA:
PF pediu prisão do Governador do Amazonas; ministro do STJ negou
Na decisão que autorizou buscas em imóveis do governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), e na sede do governo do estado, o ministro Francisco Falcão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) cita que, segundo as investigações, indícios apontam envolvimento do governador em irregularidades no combate à pandemia do novo coronavírus.A TV Globo teve acesso à decisão. Nesta terça-feira (30), a Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão e de prisão por fraude e superfaturamento nas ações de combate à pandemia no estado.A PF investiga possíveis práticas de crimes como pertencimento a organização criminosa, corrupção, fraude a licitação e desvio de recursos públicos federais. No despacho que autorizou o cumprimento dos mandados, o ministro do STJ afirma:“Os fatos ilícitos têm sido praticados sob o comando e orientação do governo do estado do Amazonas, Wilson Miranda lima, o qual detém domínio completo e final não apenas dos atos relativos a aquisição de respiradores para o enfrentamento da pandemias mas também de todas as demais ações governamentais relacionadas a questão, no bojo das quais atos ilícitos tem sido praticados”.A prisão do governador chegou a ser pedida pela PF, mas o ministro do STJ negou. Falcão afirma na decisão que “não se justifica a imprescindibilidade da decretação da extraordinária medida cautelar de privação de liberdade do chefe do Executivo estadual ao menos neste momento”. A prisão de Wilson Lima não foi autorizada, no entanto, ele é alvo de mandados de busca e apreensão e de bloqueio de bens. O STJ determinou o bloqueio no valor R$ 2,976 milhões, de 13 pessoas físicas e jurídicas.O ministro do STJ autorizou as prisões temporárias de 8 pessoas :Simone Araujo de Oliveira Papaiz – secretária de saúdeJoão Paulo Marques dos Santos – ex secretário de saúdePerseverando da Trindade Garcia Filho – ex secretário executivo adjunto de saúdeAlcineide Figueiredo Pinheiro – ex gerente de compras da secretaria de saúdeFábio José Antunes Passos, Cristiano da Silva Cordeiro, Luciane Zuffo Vargas de Andrade, Renata de Cássia Dias Mansur Silva – sócios e representantes de empresas investigadas.Ao STJ, a PGR afirmou existirem elementos de que uma organização criminosa se instalou na estrutura do governo do Amazonas para desviar recursos públicos voltados ao combate da pandemia do novo coronavírus.“Há robustos elementos de prova que apontam a ocorrência de direcionamento na contratação da FJAP, sobrepreço e superfaturamento na contratação de 28 respiradores, lavagem de dinheiro, montagem de processo de adulteração de documentos, com a finalidade de encobrir os crimes praticados, atuação de verdadeira organização criminosa que se instalou na estrutura do Governo do Amazonas, com o objetivo de desviar recursos públicos destinado a atender às necessidades da pandemia Covid-19”, diz a PGR.Em nota, o governo do Amazonas afirmou que “aguarda o desenrolar e informações mais detalhadas da operação que a Polícia Federal realiza em Manaus para, posteriormente, se pronunciar sobre a ação”.De acordo com a nota, Wilson Lima estava em Brasília nesta terça para cumprir agenda de trabalho e, agora, retornará para Manaus.
Fonte: G1
segunda-feira, 29 de junho de 2020
Ex-namorado de Gugu desmente homem que diz ter sido seu marido: 'Nunca fui casado'
Thiago Salvático decidiu romper o silêncio neste domingo (28) após Guilherme Stangherlin vir à tona e dizer ter sido casado com o sorveteiro, que até o mês passado se dizia namorado do apresentador Gugu Liberato (1959-2019). "Nunca fui casado ou mantive união estável com a pessoa que tem se apresentado como meu marido", disse.
Stangherlin disse ter vivido com Salvático por quatro anos, na Alemanha, e que eles são sócios nas sorveterias que têm no país. O autointitulado namorado de Gugu chegou a pedir na Justiça o reconhecimento de união estável com o apresentador, mas desistiu da ação na mesma semana em que o rapaz que diz ter sido seu verdadeiro marido vir à público e dar a sua versão dos fatos.
Em uma sequência de posts no Instagram, Thiago afirmou que Guilherme foi um funcionário de uma de suas sorveterias e que nunca manteve um relacionamento amoroso com ele.
"Eu gostaria de esclarecer que eu nunca fui casado ou mantive união estável com a pessoa que tem se apresentado como meu marido. Trata-se de um sujeito que trabalhava por temporadas nas minhas sorveterias aqui na Alemanha. Foi demitido em 2018 e recontratado neste ano. Em maio foi demitido por abandono de emprego", escreveu o sorveteiro.
"Ele nunca morou comigo. Residia em imóvel destinado aos colaboradores das minhas sorveterias. Esse assunto está aos cuidados dos advogados criminalistas que constitui para investigar os fatos. Por orientações deles me mantive em silêncio até o momento. Eles tomarão providencias cabíveis contra essa pessoa e contra quem mais estiver envolvido", concluiu.
Entenda o caso
Guilherme Stangherlin entrou na Justiça contra Thiago Salvático, alegando ter sido traído pelo chef de cozinha. No processo, ele diz que viveram uma vida conjugal por quatro anos e que soube pela imprensa que seu ex-companheiro mantinha um relacionamento paralelo com Gugu Liberato.
"Nesses quase cinco anos que a gente morava junto eu nunca vi o nome de Gugu. Eu tinha acesso ao celular dele, a gente dormia junto. O nome do Gugu eu nunca ouvi nesse período que eu estava com ele, de 2016 até dia 23 de maio, quando eu saí da nossa casa. Nunca vi coisas do Gugu, fotos do Gugu, nunca tive ciência de nada disso. Se ele teve algum envolvimento, ele foi muito... não quero falar esse palavrão. Ele foi muito manipulador. Me manipulava. Hoje eu tenho certeza disso, plena certeza que ele me manipulava. E me mantinha num cárcere psicológico fodido", disse o empresário ao colunista Leo Dias.
EFEITO QUARENTENA! Mulher ‘peladona’ é flagrada andando pelo Nova Cidade
Uma situação inusitada foi flagrada pelos nossos leitores na manhã desta segunda-feira (29).Uma mulher foi vista andando ‘totalmente despida’, em uma das vias do bairro Nova Cidade, zona Norte de Manaus.
Segundo informações do áudio do vídeo, a mulher seria amante de um homem, e foi pega no flagra pela esposa dele. Após a confusão, ela foi posta para correr do local, totalmente nua.
VEJA VÍDEO:
https://portallinhadefrente.com.br/wp-content/uploads/2020/06/WhatsApp-Video-2020-06-29-at-08.25.19-1.mp4
Bolsonaro disponibiliza 326 médicos e 30 mil cloroquinas para Piauí
O presidente Jair Bolsonaro informou neste domingo (28), via Twitter, que o Governo Federal disponibilizou 326 médicos; 50 respiradores e 30 mil cloroquinas para o enfrentamento da pandemia da Covid-19 no Piauí.
Ele fez um balanço do que o Governo Federal enviou durante a pandemia do coronavírus para os estados do Nordeste. Segundo Bolsonaro, o Governo Federal entregou ao Piauí 192.536 testes rápidos para Covid-19 e habilitou 266 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de distribuir 1.605.965 Equipamentos de Proteção individual (EPIs) e 7.864 litros de álcool em gel.
"Estamos frente a todas as linhas possíveis", afirmou o presidente
Edson Fachin vota por manter suspensas operações policiais no RJ durante pandemia
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, votou, na manhã desta sexta-feira (26), por manter a decisão que suspende operações policiais em comunidades do Rio de Janeiro durante a pandemia de Covid-19, com exceção de casos excepcionais.
O ministro, que é relator da ação no STF, concedeu uma liminar no dia 5 de junho decidindo a paralisação das ações policiais. Assim, as operações poderiam acontecer somente em ‘hipóteses absolutamente excepcionais, que devem ser devidamente justificadas por escrito pela autoridade competente’.
Com a votação, os demais ministros têm seis dias úteis para tomar a decisão. De acordo com o MPRJ (Ministério Público do Rio de Janeiro), o ministro não determinou que a Polícia deixe de exercer a atividade, mas recomendou que o trabalho seja feito com cautela redobrada.
As Polícias Civil e Militar alegam que a decisão causa insegurança na parte jurídica, já que não foram citadas quais situações são consideradas excepcionais.
domingo, 28 de junho de 2020
Bolsonaro fecha parceria para produzir vacina contra covid-19
O Brasil fechou acordo para disponibilização no futuro de doses de uma vacina que está sendo testada para o tratamento da covid-19. O medicamento está sendo desenvolvido em uma iniciativa conjunta da Universidade de Oxford e de um laboratório no Reino Unido e já está sendo testado no país.
O acordo prevê a produção de 100 milhões de doses de vacina por meio da aquisição de insumos e transferência de tecnologia para produção no país.
Caso seja comprovada a eficácia deste tratamento, dois lotes, de 15,2 milhões de unidades cada, serão disponibilizados em dezembro de 2020 e janeiro de 2021, totalizando cerca de 30 milhões de doses, ao custo de US$ 127 milhões. Os primeiros lotes serão destinados aos grupos de risco, como idosos e pessoas com comorbidades, além de profissionais de saúde e trabalhadores da segurança pública.
O Brasil poderá ainda contar com mais 70 milhões de doses, por cerca de US$ 160 milhões.
Em entrevista coletiva em Brasília, o secretário executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, justificou a opção por assumir o risco da pesquisa, mesmo sem a comprovação da eficácia do medicamento. “O risco é necessário devido à urgência de busca de solução efetiva para as demandas de saúde pública. Consideramos um avanço para a tecnologia nacional e uma amostra do esforço do governo de encontrar soluções para a população brasileira.”
O secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo de Medeiros, destacou a situação promissora deste tratamento. “A vacina já está na fase 3, em fase clínica. O Brasil é representante do conjunto de nações que estão testando a vacina. A gente tem uma oportunidade de produzirmos e avançarmos com a oferta desta parceria e encomenda tecnológica. É óbvio que toda e qualquer entrega à população será feita com respeito aos critérios farmacológicos e clínicos e da segurança à população”, declarou.
Caso não seja comprovada a eficácia, o secretário de Vigilância em Saúde informou que não haverá aplicação da vacina, mas que permanece a transferência de tecnologia prevista no acordo para continuar avaliando soluções de tratamento.
De acordo com o Ministério da Saúde, há 460 projetos de pesquisa aprovados sobre diferentes aspectos relacionados à covid-19, de tratamentos ao entendimento da doença. Há também 114 ensaios clínicos e 44.262 participantes dessas iniciativas.
Teste
Os testes da vacina ChAdOx1 nCoV-19 no Brasil foram anunciados no início do mês e deverão contar, de acordo com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com 2 mil voluntários em São Paulo e com 1 mil no Rio de Janeiro, onde serão realizados pela Rede D’Or.
Agência Brasil
Sem vontade de transar? Entenda como a pandemia afeta o desejo sexual
Você já deve ter lido por aí que o tempo extra em casa fez as buscas por pornografia dispararem. Mas, por outro lado, a pandemia de coronavírus vem diminuindo o desejo sexual de muita gente - sobretudo, das mulheres. Os motivos são muitos: a possibilidade de perder o emprego por conta da recessão provocada na economia, a preocupação com a saúde de entes queridos e a sua própria, a dificuldade de se adaptar à rotina.
Com a ansiedade tomando conta, é natural que muitas mulheres (e homens também) tenham menos vontade de transar. Há os casos em que o desejo até existe, ainda que menor do que o habitual, mas fica mais complicado de se concentrar na hora H.
— A quarentena é histórica, é algo que nunca vivemos. Gerou um estresse no período de adaptação.
Tivemos que mudar radicalmente o modo de viver, de se relacionar com o parceiro, com os filhos — pondera a médica e sexóloga Jaqueline Brendler.
Membro da Academia Internacional de Sexologia Médica (AISM), a médica coordena, no Brasil, uma pesquisa internacional que visa mostrar justamente como o período de distanciamento social vem afetando a vida sexual dos casais. Conduzido em países como Espanha, Uruguai, Argentina e Brasil, a primeira parte do estudo foi concluída neste domingo (19), com a participação de mais de mil brasileiros. Os resultados ainda estão sendo analisados, mas, pelas informações preliminares - e a experiência com as consultas virtuais, além dos mais de 15 anos de atuação na área -, Jaqueline explica que as dificuldades para transar aparecem, principalmente, para casais que já estavam com conflitos no relacionamento:
— Se a relação estava boa, é mais fácil aprofundar. Se não estava, os dois terão de fazer um esforço maior.
Psicóloga e sexóloga, Lina Wainberg concorda que a rotina forçada em casa - inclusive, por mais horas todos os dias - acentua qualquer rusga que existia anteriormente na vida do casal. E levanta outro ponto: com o convívio mais intenso, perde-se o fator "saudade", que, de uma forma ou de outra, alimenta o desejo sexual.
— O casal não tem o distanciamento necessário para (alimentar o) erotismo. Quando estamos muito perto, nos conectados ao concreto. A distância possibilita imaginar, fantasiar.
Para as profissionais, há consenso: é completamente normal não estar afim de transar.
— Não tem problema algum não estar com vontade em alguns dias. Não temos essa obrigação — reforça Jaqueline.
Mas se a falta de desejo é algo que tem incomodado você, as profissionais compartilham algumas dicas que podem ajudar a dar um up na vida sexual. Veja:
Pensar em sexo: mais do que necessário
Você passou o dia envolta com as demandas do home office. Se tem filhos, ainda precisou descobrir mais uma maneira de manter as crianças entretidas enquanto fecha aquele relatório. Ao final do dia, assistiu ao noticiário e a ansiedade subiu. E em que momento parou para pensar em você? Nos seus hobbies, nas coisas que você gosta?
Se o sexo está totalmente fora do seu radar, não é raro que a vontade suma - e nem sempre a sedução do parceiro ou da parceira será suficiente para você ter vontade.
— Às vezes, a mulher não está em uma vibe erótica. O sexo acontece primeiro na imaginação. Você precisa ter o desejo — explica a médica. — Vale usar o tempo livre para se conectar com algo erótico. Se a mulher está com dificuldade de entrar na vibe, precisa estimular a mente. E a primeira coisa a fazer é desfocar do coronavírus — adianta.
Assistir a filmes (que não precisam ser, explicitamente, pornográficos), acessar perfis com contos eróticos na internet e pesquisar outros conteúdos mais focados em prazer sexual: descubra o que mais tem a ver com os seus gostos. Jaqueline Brendler conta que, entre os pacientes que atende, há quem opte por livros que tenham cenas de sexo e também de romance, por exemplo. Para as sexólogas, vale o adendo: muitas mulheres não se excitam com cenas puramente sexuais.
— A própria pornografia feminina contém mais enredo, não é tanto sexo explícito — pondera Lina.
Mas o ideal é curtir esse momento sozinha, viu? A dica é de Jaqueline Brendler, que indica filmes como Infidelidade (2002) e Nove Semanas e Meia de Amor (1986).
— Se a mente fica erotizada, as chances de focar na relação aumentam — argumenta a médica.
Foque em você mesma
Membro da Academia Internacional de Sexologia Médica (AISM), a médica coordena, no Brasil, uma pesquisa internacional que visa mostrar justamente como o período de distanciamento social vem afetando a vida sexual dos casais. Conduzido em países como Espanha, Uruguai, Argentina e Brasil, a primeira parte do estudo foi concluída neste domingo (19), com a participação de mais de mil brasileiros. Os resultados ainda estão sendo analisados, mas, pelas informações preliminares - e a experiência com as consultas virtuais, além dos mais de 15 anos de atuação na área -, Jaqueline explica que as dificuldades para transar aparecem, principalmente, para casais que já estavam com conflitos no relacionamento:
— Se a relação estava boa, é mais fácil aprofundar. Se não estava, os dois terão de fazer um esforço maior.
Psicóloga e sexóloga, Lina Wainberg concorda que a rotina forçada em casa - inclusive, por mais horas todos os dias - acentua qualquer rusga que existia anteriormente na vida do casal. E levanta outro ponto: com o convívio mais intenso, perde-se o fator "saudade", que, de uma forma ou de outra, alimenta o desejo sexual.
— O casal não tem o distanciamento necessário para (alimentar o) erotismo. Quando estamos muito perto, nos conectados ao concreto. A distância possibilita imaginar, fantasiar.
Para as profissionais, há consenso: é completamente normal não estar afim de transar.
— Não tem problema algum não estar com vontade em alguns dias. Não temos essa obrigação — reforça Jaqueline.
Mas se a falta de desejo é algo que tem incomodado você, as profissionais compartilham algumas dicas que podem ajudar a dar um up na vida sexual. Veja:
Pensar em sexo: mais do que necessário
Você passou o dia envolta com as demandas do home office. Se tem filhos, ainda precisou descobrir mais uma maneira de manter as crianças entretidas enquanto fecha aquele relatório. Ao final do dia, assistiu ao noticiário e a ansiedade subiu. E em que momento parou para pensar em você? Nos seus hobbies, nas coisas que você gosta?
Se o sexo está totalmente fora do seu radar, não é raro que a vontade suma - e nem sempre a sedução do parceiro ou da parceira será suficiente para você ter vontade.
— Às vezes, a mulher não está em uma vibe erótica. O sexo acontece primeiro na imaginação. Você precisa ter o desejo — explica a médica. — Vale usar o tempo livre para se conectar com algo erótico. Se a mulher está com dificuldade de entrar na vibe, precisa estimular a mente. E a primeira coisa a fazer é desfocar do coronavírus — adianta.
Assistir a filmes (que não precisam ser, explicitamente, pornográficos), acessar perfis com contos eróticos na internet e pesquisar outros conteúdos mais focados em prazer sexual: descubra o que mais tem a ver com os seus gostos. Jaqueline Brendler conta que, entre os pacientes que atende, há quem opte por livros que tenham cenas de sexo e também de romance, por exemplo. Para as sexólogas, vale o adendo: muitas mulheres não se excitam com cenas puramente sexuais.
— A própria pornografia feminina contém mais enredo, não é tanto sexo explícito — pondera Lina.
Mas o ideal é curtir esse momento sozinha, viu? A dica é de Jaqueline Brendler, que indica filmes como Infidelidade (2002) e Nove Semanas e Meia de Amor (1986).
— Se a mente fica erotizada, as chances de focar na relação aumentam — argumenta a médica.
Foque em você mesma
Você assistiu a um filme qualquer que levou ao clima. Ou leu aqueles contos picantes que fazem sucesso na internet. Que tal aproveitar a vibe com você mesma? Quando você se conhece bem e sabe do que gosta na hora H, a relação a dois sempre fica mais prazerosa.
Quer mais um motivo? A prática da masturbação é a mais segura em tempos de coronavírus, ressalta a médica.
— Você é o seu parceiro mais seguro — afirma Jaqueline.
Não é novidade o quanto a masturbação feminina ainda é um tabu na nossa sociedade, ao contrário da masculina. Mas talvez essa seja uma oportunidade de descoberta e até para perder a vergonha de tentar algo novo.
— As mulheres são muito desestimuladas e até recriminadas durante a infância e a adolescência — lembra a psicóloga. — E ainda existe uma questão cultural, uma fantasia de que o orgasmo clitoriano seria de uma mulher incompleta ou infantilizada. Algumas acreditam que, (com a masturbação), possam perder o controle, ou que vão gostar mais disso do que da penetração. Fisiologicamente, o orgasmo clitoriano e o vaginal é o mesmo. O que muda é o contexto que está junto. A masturbação dá espaço ao erotismo, para que a mulher faça uso de sua imaginação. Isso é muito estimulante.
Na prática, a masturbação feminina aumentou com o distanciamento social, analisa Jaqueline Brendler - que leva em conta também as pessoas solteiras, as quais, por conta das recomendações de saúde, não podem ter contato físico com novos parceiros. Mas também entre quem tem um relacionamento e, inclusive, mora na mesma casa. A médica e sexóloga dá a dica para quem quer investir na autodescoberta:
— Para a masturbação ser prazerosa, recomendo dois "Fs": um F grande de fantasia, e um F pequeno de fricção, de toque — indica a médica, reforçando o quanto a mente erotizada é importante para alimentar o desejo.
https://gauchazh.clicrbs.com.br/donna/sexo-e-relacionamento/noticia/2020/04/sem-vontade-de-transar-entenda-como-a-pandemia-afeta-o-desejo-sexual-ck9b9x5hg000x01
Justiça eleitoral diz que ‘noivo não é parente’ e nega transferência de título a namorado de vereadora
O estudante de medicina Pedro Hugo Sampaio Bringel, namorado da atual vereadora de São Domingos, Marina Martins (PL), teve o pedido de transferência de domicílio eleitoral para aquele município negado pela justiça eleitoral de Pombal e mantida a rejeição pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), após ele recorrer à Corte estadual.
Marina é pré-candidata ao cargo de vice-prefeita na eleição deste ano na chapa apoiada pela atual prefeita, Odaísa de Cássia, e que deverá ter como candidata principal a ex-prefeita Adeilza Freire.
O Blog do Naldo Silva teve acesso ao teor da ação, onde mostra que Pedro, que mora em Juazeiro do norte (CE), tentou transferir o título para São Domingos anexando como prova de vínculo com a localidade um comprovante de residência da casa do “sogro” e declaração que também mora cidade, mas que atualmente estava na casa dos pais em virtude da pandemia do coronavírus.
Também juntou solicitação de exames laboratoriais datada de 16 de julho de 2019, cuja emissão ocorreu apenas em 05 de maio de 2020 (quase 10 meses após); cartão de vacinação da prefeitura de São Domingos sem identificação do profissional de saúde que o preencheu; ficha individual apócrifa em que consta menção a uma consulta em posto de saúde, acompanhada de documento ilegível.
“Como se verifica, o acervo encartado aos autos é vago e inconsistente, não sendo hábil a evidenciar os vínculos alegados pelo recorrente [Pedro]”, destacou a relatora do recurso no TRE, a juíza Micheline Jatobá.
Em seu parecer, o Ministério Público se manifestou pelo desprovimento do recurso, “uma vez que não ficou demonstrada a existência de domicílio civil no município de São Domingos, e considerando que o referido eleitor não demonstrou a existência de vínculos familiares, econômicos ou mesmo políticos” com a referida localidade.
“Talvez, mais adiante, quando, e se, o relacionamento ganhar maior força de compromisso, aí sim tais vínculos passarão a existir e poderão ser facilmente evidenciados”, escreveu Micheline Jatobá na sentença, mantendo o indeferimento da transferência.
Blog do Naldo Silva