Pages

sábado, 31 de outubro de 2020

Pesquisa revela aumento da ansiedade entre brasileiros na pandemia

 

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Uma pesquisa feita pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) nos meses de maio, junho e julho deste ano revela que 80% da população brasileira tornou-se mais ansiosa na pandemia do novo coronavírus. A pesquisa, que ouviu com 1.996 pessoas maiores de 18 anos de idade, foi divulgada nas redes sociais.

“A principal conclusão da pesquisa foi que, nesse período de pandemia, as pessoas desenvolveram ou aumentaram – quem já tinha – sintomas de estresse, ansiedade ou depressão. Isso foi bem marcante, até porque, quando se comparam os nossos dados com os de outros países, como Itália e China, 80% da população da nossa amostra chegaram a reportar sintomas moderados a graves de ansiedade e 68%, depressão”, disse à Agência Brasil a professora da UFRGS Adriane Ribeiro Rosa, coordenadora da pesquisa.

Em média, nos outros países, o índice é de 30%. Para Adriane, isso tem a ver com questões socioeconômicas e culturais, como renda e escolaridade, que tendem a ser mais baixas no Brasil. “É um fator que agrava sintomas relacionados à saúde mental. A gente sabe que, se os níveis de escolaridade e de renda são bons, funcionam como proteção. Mas, se são ruins, fazem o efeito contrário”, disse a professora.

Farmacêutica de formação e com mestrado e doutorado na área de psiquiatria, Adriane explicou que os transtornos psiquiátricos têm na base o estresse. “E o que se está vivendo nesses meses é uma situação de estresse. Aí, é óbvio, vai haver um grupo que consegue lidar com essa situação, chamado resiliente, e um grupo mais suscetível, que acaba adoecendo, ou apresentando essa sintomatologia”.

Outros transtornos

A pesquisa mostrou também que 65% dos entrevistados têm sentimento de raiva; 63% sintomas somáticos, que podem ser sensação de dor, mal-estar gástrico, qualquer coisa orgânica resultante de um quadro de ansiedade; e 50% tiveram alteração do sono.

Adriane destacou que a equipe multidisciplinar de pesquisadores do Laboratório de Psiquiatria Molecular da UFRGS e do Hospital de Clínicas de Porto Alegre identificou as características do grupo que apresenta mais sintomatologia. “São as mulheres, os mais jovens, os de menor renda e menor escolaridade, e os que já tinham alguma história prévia de doença psiquiátrica”, revelou a professora.

Este foi o primeiro estudo brasileiro com o propósito de rastrear a prevalência de sintomas psiquiátricos na população brasileira em função da pandemia publicado em revista internacional, o Journal of Psychiatric Research (Covid-19 and Mental Health in Brazil: Psychiatric Symptoms in the General Population”).

Segundo Adriane, os dados servem para chamar a atenção para o fato de que a covid-19 não ataca só o pulmão e a respiração, tendo também sequelas emocionais. “Disso, a gente já sabe de estudar pandemias passadas. Tais sintomas podem inclusive persistir. Não é algo que vai acabar quando acabar a pandemia. Uma pessoa que tenha um quadro de ansiedade ou depressão pode continuar com esse quadro por um longo período.”

A coordenadora da pesquisa da UFRGS) ressaltou a necessidade de alertar os órgãos governamentais e os responsáveis pela saúde privada para que essas pessoas sejam atendidas. Para Adriane, o impacto da pandemia na saúde mental deve ser considerado crise de saúde pública. Ela não descartou a possibilidade de nova pesquisa mais à frente, quando a situação estiver mais tranquila e já existir a vacina contra a covid-19, para que se possa fazer um comparativo do quadro durante e após a pandemia.

Agência Brasil

Justiça Eleitoral do RN realiza preparação 7.676 de urnas eletrônicas para Eleições Municipais

 

Foto: Divulgação/TRE-RN


Desde terça-feira, 27, a Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte está realizando a geração de mídias e preparando as urnas eletrônicas para o primeiro turno as Eleições Municipais de 2020. No pleito deste ano, serão utilizadas 7.676 urnas em todo o estado. Ontem (30) foi concluída a preparação das urnas que serão utilizadas nas eleições de Natal.

“É um dos processos mais importantes antes do dia de votação”, afirma o Coordenador de Eleições do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), Tyronne de Medeiros, “É o que impede, por exemplo, que um eleitor vote em uma seção que não é a sua”, destaca.

A geração de mídias consiste na instalação dos dados e programas que funcionarão em cada urna eletrônica. Para isso é utilizado o Sistema Gerenciador de Dados, Aplicativos e Interface com a Urna Eletrônica (Gedai-UE), que gera as tabelas de candidatos, partidos, coligações, eleitores e seções de votação. Também são inseridos o sistema de apuração (SA), o de recuperação de dados (RED), verificação pré e pós eleição (VPP) e Ajuste de Data e Hora (ADH).

Já a preparação das urnas divide-se em quatro etapas. Primeiro, as caixas das urnas são identificadas com etiquetas que apontam Zona Eleitoral, local de votação e seção eleitoral correspondentes aos dados inseridos no equipamento.

Em seguida, as mídias geradas no sistema Gedai-UE são inseridas nas urnas das seções e nos equipamentos de contingência. Após isso, é realizado um teste de votação, com eleitores e candidatos reais para validação do comportamento dos sistemas. Por fim, as urnas são lacradas e embaladas nas respectivas caixas.

Procuradores Eleitorais fiscalizam preparação dos equipamentos

Os procedimentos são realizados pelos servidores em cada uma das 60 Zonas Eleitorais do estado. As ZEs de Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Macaíba realizam os procedimentos no Centro de Operações da Justiça Eleitoral (COJE), na capital potiguar, enquanto as outras Zonas fazem o processo em suas respectivas sedes.

Na tarde da última quinta-feira (29), procuradores federais do Ministério Público Eleitoral compareceram ao COJE para fiscalizar a geração de mídia e a preparação das urnas que serão utilizadas no pleito deste ano. Estiveram presentes o promotor da 1° Zona Eleitoral, Augusto Flávio de Araujo Azevedo; a promotora da 2°Zona Eleitoral, Iara Maria Pinheiro de Albuquerque e o promotor da 4°Zona Eleitoral, Afonso de Ligorio Bezerra Junior.

Brasil registra 4.972.898 pacientes curados da Covid-19

 

O Brasil registrou neste sábado (31) mais 6.634 pacientes recuperados do coronavírus, totalizando 4.972.898 pessoas curadas da doença.

A quantidade de pessoas curadas no Brasil já é doze vezes superior ao número de casos ativos (402.823), que são os pacientes em acompanhamento médico.

O registro de pessoas curadas já representa 89,8% do total de casos acumulados.

Prefeito afastado de Extremoz (RN) desafia justiça

 


O prefeito afastado de Extremoz (RN) Joaz Oliveira realizou uma caminhada nesta na noite desta sexta-feira (30), mesmo dia em que foi afastado do cargo após uma Força-tarefa formada pelo MP Eleitoral, Receita Federal, Controladoria Geral da União (CGU) e Polícia Federal desbaratar um esquema criminoso de lavagem de dinheiro público desviado para a campanha a deputada estadual (em 2018) de Elaine Neves, esposa do prefeito.

O Ministério Público Eleitoral obteve junto ao corregedor regional Eleitoral do TRE/RN, desembargador Claudio Santos, o afastamento do prefeito e outros quatro servidores públicos do município.

503 ANOS DA REFORMA PROTESTANTE! UMA DATA QUE JAMAIS DEVE SER ESQUECIDA PELOS CRISTÃOS!

 31 DE OUTUBRO DE 1517, UM DIA GLORIOSO PARA A CRISTANDADE!


O 31 DE OUTUBRO é o segundo evento mais memorável para os cristãos. Deveria haver cultos festivos em todas as Igrejas Evangélicas. Comemorações, louvores, adoração ao Senhor, dedicando-lhe toda honra, glória e louvor. 

É o dia da REFORMA PROTESTANTE, a data em que, na Capela de Wintenberg, na Alemanha, Martinho Lutero fixou as 95 TESES contra as INDULGÊNCIAS da Igreja Católica Romana, um império então dominante na época. 

Diversos historiadores são unânimes em dizer que, no tempo em que estourou a reforma, a Igreja Católica vivia imersa no luxo e na corrupção: "A corrupção dos padres, o comércio de indulgências (perdão dos pecados concedido pela igreja mediante pagamento, com a garantia de entrada do pecador no céu), a falsidade moral do clero, tudo isso contribuiu para que os protestos contra a igreja, já no século XIV, ganhasse mais espaço." 

"


As palavras acima foram proferidas por um pré-reformador, JOHN HUSS, quando foi queimado vivo na fogueira. 

Precursores da Reforma foram também Savonarola, que também morreu queimado, e o inglês John Wicliff, professor de Oxford, "atacou a autoridade da igreja ao afirmar que qualquer pessoa poderia conseguir a salvação eterna. Considerava a igreja perdida no meio da corrupção e da riqueza" (REZENDE: 2008).

"Huss era da Boêmia mas nasceu em Praga, atual capital da República Tcheca. Morreu condenado à fogueira em 1415 (...)". Sua famosa oração foi uma profecia do que aconteceria no dia 31 de outubro de 1517: O protesto de Martinho Lutero contra os abusos da igreja Católica romana. Depois dessa data, o mundo nunca mais foi o mesmo.

A igreja que vivia no luxo, com a nobreza e seu clero corrupto, viu-se desafiada por um Monge Agostiniano, pertencente aos quadros do seu próprio sacerdócio, mas que se deparou com a leitura da Bíblia, especialmente Romanos 1.17, segundo o qual percebeu que o justo viveria da fé.

OS CINCO PILARES

Sabemos que a igreja Católica é essencialmente dogmática, ou seja, o Papa é considerado infalível (a infalibilidade papal) e os dogmas (como a adoração aos santos, sua intermediação para chegar aos céus, dentre outros) são ainda pilares da igreja Católica. 

Para Lutero, porém, o cristão deveria se apoiar nesses cinco pilares:

Sola Fide (Somente a Fé)

Desse princípio, subtrai-se a afirmação de que o homem é justificado, do início ao fim, única e exclusivamente, pela fé, sem qualquer acréscimo das obras (mérito humano) – já que é um dom (presente) de Deus.

Solus Christus (Somente Cristo)

Essa proposição foi uma reação contra a igreja secularizada e contra os sacerdotes que se colocavam numa posição especial para mediar a graça e o perdão de Deus (através dos sacramentos e das indulgências).

A Reforma defendeu que a mediação entre o homem e Deus é feita somente por Jesus Cristo, já que a salvação do pecador é uma obra exclusiva dEle.

Sola Scriptura (Somente a Escritura)

A cosmovisão reformada se funda no fato de que não há verdades concorrentes, mas que existe uma verdade absoluta fundada na Bíblia Sagrada.

Diferente da posição de que tudo é relativo, que cada um tem a sua verdade, que o padrão de conhecimento é a razão, a lógica, as experiências ou o senso subjetivo, o cristão afirma que há apenas uma coisa que pode legitimamente funcionar como padrão supremo: a Palavra de Deus. Não há, portanto, nenhuma autoridade maior que o próprio Deus.

Sola Gratia (Somente a Graça)

Assim como a Igreja Protestante, a Igreja Católica também acredita que os cristãos são salvos pela graça (favor imerecido) de Deus. Mas apenas os reformados, os protestantes, acreditam que o pecador é salvo somente pela graça de Deus.

Sola Gratia afirma que não há nada que possamos fazer para obtermos o favor de Deus, já que somos pecadores indignos e não merecedores da bondade do Pai. Nós não temos mérito na nossa salvação, não cooperamos com Deus.

A salvação é um dom, um presente, um favor que não merecemos do Deus Criador. Paulo elucida bem esse fato em Efésios 2:1-9, “Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência. Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira. Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos. Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus, para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus. Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie”.

Soli Deo Gloria (Somente a Deus a Glória)

A Igreja Católica Romana ensinava e exigia a devoção ao clero, já que estes poderiam supostamente “mediar o perdão de pecados e a obtenção de benção aos homens”. Ainda hoje podemos notar a reverência e adoração ao Papa (sem entrar no mérito da idolatria aos santos!).

A Reforma surge centralizando a glória, o louvor, somente a Deus. Todos, absolutamente todos os seres criados, são míseros pecadores carecedoras da graça e misericórdia de Deus.

A CONTRA-REFORMA: 

Ciente dos seus problemas internos e da abrangência da Reforma de Lutero, a reação da Igreja Católica foi a contra reforma. "Concretizou-se pela mobilização de alguns papas. Paulo III, Paulo IV, Pio V e Xisto V procuraram afastar a igreja dos antigos caminhos da corrupção e do despreparo. Com a finalidade básica de responder aos avanços do protestantismo, Paulo III convocou, em 1545, o Concílio de Trento." (Rezende: 2008).

VÊ-SE, então, que o 31 DE OUTUBRO é um dia para comemorar A CHEGADA DA LUZ SOBRE AS TREVAS; O RENASCIMENTO DA DOUTRINA DA REDENÇÃO HUMANA, A VERDADEIRA LIBERTAÇÃO.


"Se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres!" (Evangelho segundo João, cap. 8, verso 36)

Por Antonio Carlos 



REFERÊNCIAS:

REZENDE, Antonio et al. Rumos da História, Atual Editora, 2008.

https://gracaemflor.com/os-cinco-solas-os-pilares-da-reforma-protestante/, acesso em 30 de outubro de 2020.

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Mulher é estuprada enquanto estava internada em UTI: 'ligada em respirador'

 


Uma jovem de 21 anos, que não teve o nome divulgado, foi vítima de estupro enquanto estava internada em uma  unidade de terapia intensiva (UTI). O caso aconteceu Hospital Fortis, localizado no norte da Índia. De acordo com o jornal Daily Mail, ela estava fazendo tratamento para tuberculose, semiconsciente e em suporte ventilatório. 

Após recuperar a consciência, a vítima contou ao pai sobre o abuso que sofreu por parte de um funcionário do hospital. O caso foi denunciado para polícia, mas o suspeito ainda não foi preso. 

Em entrevista ao Hindustan Times, o pai da vítima contou que o abuso deve ter acontecido entre a data que ela foi internada em 21 de outubro e o dia que ela recuperou a consciência em 27 de outubro. "Minha filha foi estuprada enquanto estava no hospital. Isso é uma violação da segurança do paciente", disse o pai aos repórteres.

Após a denúncia de abuso, o hospital fez uma investigação interna para identificar o suspeito. A polícia teve acesso aos dados e também as imagens de segurança. Funcionários do hospital foram ouvidos. O suspeito trabalhava como terceirizado no hospital. 

A vítima não pode prestar depoimento para polícia, pois precisou voltar para o respirador.

Em comunicado à imprensa, o hospital explicou que a vítima deu entrada na unidade com sintomas respiratórios graves e tuberculose pulmonar. Ela foi colocada na UTI e está em suporte ventilatório desde o segundo dia de internação. "Pós reclamação, a polícia foi informada imediatamente. O hospital está cooperando totalmente com as autoridades e fornecendo todas as informações / detalhes", diz o comunicado. 

Os benefícios do ovo para a saúde e beleza: ajuda a prevenir o envelhecimento precoce e combate cabelos quebradiços e unhas fracas.

 

De tempos para cá o ovo se tornou um grande aliado da alimentação saudável. Além disso, é um ingrediente versátil: pode ser usado em receitas, preparado de diferentes formas e é uma boa opção para consumir em qualquer refeição. Sandra Wages, nutricionista da Granja Mantiqueira - que agora comercializa ovos produzidos por galinhas livre de gaiolas -, fala sobre os benefícios do ovo para a saúde e beleza.

.

A gema do ovo é supernutritiva (Foto: Thinkstock)

1. O ovo previne o envelhecimento precoce
O alimento possui nutrientes com ação antioxidante, como carotenóides, vitaminas A e E, ácido fólico, zinco, magnésio e selênio, que ajudam a proteger as células da ação danosa dos radicais livres, retardando seu envelhecimento.

2. A gema é supernutritiva
A gema do ovo contém ômega 3, colina, ácido fólico, minerais, além de ser uma excelente fonte de vitaminas lipossolúveis. Uma gema fornece entre 10 a 20% da dose diária recomendada de vitaminas A, D, E e K. Seu elevado teor de vitamina D atua no desenvolvimento de ossos e dentes, e nos sistemas imunológico, cardiovascular e cerebral. Na gema estão 40% de proteínas, antioxidantes e a maioria de vitaminais e minerais. Além disso, a gordura da gema é monoinsaturada, o mesmo tipo de gordura presente no azeite de oliva.

3. A clara é fonte de proteína pura
Segundo a nutricionista, a clara do ovo é fonte de proteína pura e não apresenta nenhuma quantidade de gordura. Tem poucas calorias e é muito rica em vitaminas do complexo B, fundamentais para evitar e tratar casos de depressão e ansiedade.

4. O ovo é aliado da pele, unhas e cabelo
O ovo deixa a pele mais bonita e combate a flacidez,  pois é rico em proteínas de alta qualidade, favorecendo, então, a produção de colágeno. Além disso, pode ajudar quem tem cabelo quabradiço e unhas fracas, já que tem vitaminas do complexo B e biotina, um nutriente que promove o crescimento do cabelo saudável e combate a fragilidade das unhas.

5. O ovo dá saciedade
A nutricionista explica que o ovo contribui para a sensação de saciedade, reduzindo o apetite e, consequentemente, ajudando na perda de peso.

.


VOCÊ SABIA? Caminhar pode emagrecer mais do que fazer exercícios em academia

  Quer emagrecer, mas não gosta de frequentar academia? Então caminhe! Um estudo da Escola de Economia de Londres, no Reino Unido, apontou que caminhar de forma acelerada pelo menos 30 minutos por dia é mais eficaz na perda de peso do que malhar ou praticar outros esportes.

.

Crédito: Getty ImagesAlém de fazer bem para a saúde, caminhar pode ser mais eficaz na perda de peso do que malhar

Os pesquisadores britânicos analisaram os relatórios da Pesquisa Anual de Saúde da Inglaterra dos últimos quatro anos e identificaram um padrão entre as pessoas que praticavam caminhada rápida todos os dias: elas tinham o IMC (Índice de Massa Corporal) menor e a cintura mais fina, sem gorduras localizadas, especialmente entre as mulheres e pessoas acima de 50 anos em geral.

Confira abaixo quatro razões para incluir a caminhada na sua vida:

1 – Melhora a circulação

Um estudo feito pela USP, de Ribeirão Preto, provou que caminhar durante aproximadamente 40 minutos é capaz de reduzir a pressão arterial durante 24 horas após o término do exercício. Isso acontece porque durante a prática do exercício, o fluxo de sangue aumenta, levando os vasos sanguíneos a se expandirem, diminuindo a pressão.

2 – Diminui a sonolência

A caminhada durante o dia faz com que o nosso corpo tenha um pico na produção de substâncias estimulantes, como a adrenalina. Essa substância deixa o corpo mais disposto durante as horas subsequentes ao exercício. Somado a isso, a caminhada melhora a qualidade do sono de noite.

Controla a vontade de comer

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Exeter, na Inglaterra, sugere que fazer caminhadas pode conter o vício pelo chocolate. Os pesquisadores perceberam que não comer o chocolate, juntamente com o estresse provocado pelo dia a dia, aumentava a vontade de consumir o doce. Mas, uma caminhada de 15 minutos em uma esteira proporciona uma redução significativa da vontade pela guloseima.


DE OLHO NO GOLPE! CoronaVac será quatro vezes mais cara que vacina contra gripe


A CoronaVac, vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac Life Sciences em parceria com o Instituto Butantan, em São Paulo (SP), pode ser até quatro vezes mais cara do que a vacina contra gripe, também produzida pelo Butantan.

A dose da CoronaVac custaria ao Ministério da Saúde 10,3 dólares (cerca de 59 reais, na cotação do dólar desta quinta-feira, 29). Para fator de comparação, a dose do imunizante contra a gripe é fornecida por 15,14 reais.

O valor da CoronaVac constava em um ofício enviado pelo ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, ao diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, na semana passada, oficializando a intenção do governo de adquirir 46 milhões de doses da vacina. Entretanto, a possível compra logo foi desautorizada pelo presidente Jair Bolsonaro.

Da Veja

Operação da PF e MPF combate fraudes em licitação, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro no RN

 

A Polícia Federal e o Ministério Público Federal, com apoio da Receita Federal e da Controladoria Geral da União, deflagraram na manhã desta sexta-feira, 30/10, a Operação Vale Tudo visandodesarticular uma organização criminosa acusada de fraudes em licitação, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro no município de Extremoz, Região Metropolitana de Natal. 

Mais de 70 policiais estão cumprindo 23 mandados de busca e apreensão por determinação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) em desfavor de servidores da prefeitura daquela cidade e de empresários do Rio Grande do Norte e Pernambuco. Também serão cumpridos 5 mandados de suspensão da função públicae dos pagamentos referentes aos contratos da prefeitura com as empresas investigadas. 

A investigação teve início a partir de indícios de falsidade na prestação de contas da campanha política de uma candidata a deputada estadual nas Eleições de 2018, cuja pessoa, à época, era ligada aos gestores municipais de Extremoz.

Durante a análise das contas da referida candidata verificou-se a existência de muitas doações oriundas de servidores municipais em valores que chegavam a quase totalidade dos seus vencimentos mensais. Chamados a prestar esclarecimentos, alguns delesconfessaram que, após terem feito a transferência para a conta da campanha, receberam os valores em espécie por orientação dos gestores do município.

Com o avanço das investigações e, através da quebrade sigilo bancário, verificou-se que a organização criminosa teria desviado mais de R$ 2 milhões de reais entre os anos de 2017 e 2020, por meio de fraudes em licitações que visavam à aquisição de medicamentos, produtos odontológicos e hospitalares destinados ao município de Extremoz/RN. 

Rio adia Carnaval de rua até que vacina contra Covid-19 seja disponibilizada

 


Os organizadores do tradicional Carnaval de rua do Rio de Janeiro (RJ) decidiram adiar por tempo indeterminado suspender a realização do evento pela falta de uma vacina contra a Covid-19. A decisão foi tomada por representantes de blocos que se reuniram essa semana de forma virtual.

Os blocos desfilam pelas ruas da cidade sempre entre os meses de janeiro e fevereiro, atraindo milhões de foliões. Por causa da pandemia do novo Coronavírus, já tinha ocorrido o adiamento também do desfile das escolas de samba na Marquês de Sapucaí.

Não há data prevista, em 2021, para a realização desses dois eventos carnavalescos. Cerca de 500 blocos e milhões de pessoas participam, toidos os anos, do carnaval de rua do Rio, ocupando ruas e avenidas da cidade.

“Como os representantes de blocos de rua já anunciaram que não haverá desfiles sem vacina, nosso posicionamento permanece: sem a vacina, não é possível termos o Carnaval de rua”, disse o presidente da empresa de turismo do município, a Riotur, Fabrício Villa Flor.

“Essa é uma posição muito responsável dos blocos, e eu os parabenizo por isso. Agora, resta esperarmos pela vacina para sabermos se teremos o Carnaval de rua em 2021 ou se só teremos condições de fazer para 2022”, acrescentou.

Prefeito de Patu (RN) e candidato à reeleição testa positivo para Covid-19. Está com 50% dos pulmões comprometidos

 O prefeito de Patu (RN) e candidato à reeleição Rivelino Câmara (MDB) testou positivo para o Covid-19. Encontra-se com 50% dos pulmões comprometidos.

Ele soltou o seguinte comunicado nas Redes Sociais:


quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Bananas: 11 benefícios incríveis: Os benefícios que a banana pode proporcionar à saúde são embasados em análises científicas

 


As bananas são extremamente deliciosas. E a boa notícia é que essa não é sua única qualidade. A banana também é muito rica em nutrientes essenciais e ainda proporciona benefícios para a digestão, saúde do coração, níveis de açúcar no sangue, entre outros.

Confira onze benefícios das bananas para a saúde

1. São fonte de nutrientes

As bananas estão entre as frutas mais populares. Apesar de serem nativas do sudeste da Ásia, elas são cultivadas no mundo inteiro, e podem ser encontradas em diversos tamanhos, cores e formas, sendo a mais comum a banana amarela, que é verde antes de amadurecer.


2. Ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue

As bananas são ricas em dois tipos de fibra: a pectina e o amido resistente. Essas duas substâncias ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue (confira aqui estudos a respeito: 456).

Além disso, as bananas têm um baixo índice glicêmico (medida de 0 a 100 que quantifica a rapidez com que os alimentos aumentam os níveis de açúcar no sangue). Enquanto o valor glicêmico das bananas verdes é de cerca de 30, as bananas maduras apresentam um índice glicêmico em torno de 60. 

Isso significa que o consumo de bananas não causa grandes picos nos níveis de açúcar no sangue em indivíduos saudáveis. No entanto, isso pode não se aplicar aos diabéticos, que deverão evitar comer bananas muito maduras (por causa do açúcar) e monitorar cuidadosamente o nível de açúcar no sangue.

3. Melhoram a digestão

O consumo de fibra dietética (carboidrato não digerível presente em alimentos derivados de vegetais) tem sido associado a muitos benefícios para a saúde, incluindo melhora da digestão.

Uma banana de tamanho médio contém cerca de três gramas de fibras, que são compostos por pectina e amido resistente, como já mencionado. Porém, quanto mais madura, menor a quantidade de fibras.

O amido resistente da banana não é digerido; por isso, chega no intestino em sua forma integral, servindo de alimento para os micro-organismos benéficos da flora intestinal, também conhecidos como probióticos. Para saber mais sobre eles, dê uma olhada na matéria: 

Além disso, estudos sugerem que a pectina ajuda a proteger o organismo contra o câncer de cólon (confira aqui estudos a respeito: 910).

  • 4. Ajudam a perder peso

As bananas são aliadas de quem deseja perder peso de modo saudável. Para começar, uma banana média contém apenas 100 calorias e ainda consegue ser nutritiva e forrar o estômago.

5. Melhoram a saúde do coração

O potássio é um mineral essencial para a saúde do coração, especialmente para o controle da pressão arterial. No entanto, apesar de sua importância, a maioria das pessoas não consome a quantidade ideal de potássio (confira estudo a respeito: 14). Mas as nossas aliadas bananas não nos deixam na mão: elas são riquíssimas em potássio e o mineral ajuda a regular a pressão sanguínea, estando seu consumo associado a um risco de doença cardíaca 27% menor 

6. Contêm antioxidantes poderosos

Frutas e vegetais são excelentes fontes de antioxidantes, e com as bananas não é diferente.


Esses antioxidantes têm sido associados a benefícios à saúde, como redução do risco de doenças cardíacas e degenerativas (confira os estudos a respeito: 1920).

No entanto, por causa da dopamina, é comum achar que a banana atua como um produto químico no cérebro, interferindo de modo positivo no humor. Só que isso não é verdade, a dopamina da banana não atravessa a barreira hematoencefálica. Isso significa que ela simplesmente age como um forte antioxidante (confira aqui estudos a respeito: 2021).

7. Aumentam a sensação de saciedade

As bananas verdes são as mais ricas em amido resistente e pectina. Além dos benefícios mencionados nos tópicos acima, essas fibras diminuem o apetite e proporcionam sensação 

8. Melhoram a sensibilidade à insulina

A resistência à insulina é um importante fator de risco para muitas das doenças mais graves do mundo, incluindo a diabetes tipo 2.

As bananas verdes são uma excelente fonte de amido resistente e podem ajudar a melhorar a sensibilidade à insulina.

9. Podem melhorar a saúde renal

O potássio é essencial para o controle da pressão arterial e para a função renal saudável e, como você já sabe, as bananas são muito ricas nesse mineral.

Um estudo feito com mulheres mostrou que, ao longo de 13 anos, aquelas que comiam bananas de duas a três vezes por semana tinham 33% menos probabilidade de desenvolver doença renal.

10. Podem ter benefícios para o exercício

As bananas são muitas vezes referidas como o alimento perfeito para os atletas, principalmente devido ao seu conteúdo mineral e de carboidratos que podem ser facilmente digeridos.

De acordo com um estudo, comer banana pode ajudar a reduzir cãibras e dores musculares relacionadas ao exercício, que afetam até 95% da população geral. A razão para as cãibras é desconhecida, mas uma teoria popular afirma que é uma mistura de desidratação e desequilíbrio eletrolítico

11. São fáceis de adicionar à dieta

As bananas não são apenas incrivelmente saudáveis ​​- elas também são um dos alimentos mais fáceis de adicionar à dieta.

Elas fazem um ótimo complemento ao café da manhã. Você pode até usá-las no lugar do açúcar, quando estão bem maduras. Outro benefício é que as bananas raramente contêm pesticidas devido à sua espessa camada protetora, que também facilita seu transporte para um lanchinho durante o dia.