Últimas notícias

SOBRINHO DE LULA É CONVOCADO NA CPI DO BNDS


O deputado federal Sanderson (PSL/RS) protocolou, nesta terça-feira (13), requerimento de convocação de Taiguara Rodrigues dos Santos, sobrinho do ex-presidente Lula, para prestar depoimento aos membros da CPI do BNDES.

Em sua justificativa, o parlamentar cita a delação do ex-diretor da Odebrecht na África, Ernesto Baiardi, que afirma que Taiguara teria sido favorecido com pagamento de propinas referentes à obra hidrelétrica de Cambabe, em Angola.

Sanderson lembra que Lula e Taiguara já são réus no processo que apura fraudes em contratos do BNDES, banco público que emprestou dinheiro para financiar projetos de infraestrutura da Odebrecht em Angola.

Integra do Requerimento

COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO DESTINADA A INVESTIGAR A PRÁTICA DE ATOS ILÍCITOS E IRREGULARES NO BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL (BNDES) OCORRIDOS ENTRE 2003 E 2015
REQUERIMENTO Nº 208, DE 2019

(Do Deputado Sanderson)

Requer a convocação do Sr. TAIGUARA
RODRIGUES DOS SANTOS, para prestar
depoimento nesta Comissão.

Sr. Presidente,

Requeiro a V. Exª, nos termos do art. 58, §3º, da Constituição Federal, combinado com o art. 2º da Lei nº 1.579, de 1952, e com o art. 36, II, do Regimento Interno da Câmara dos Deputados, do Sr. TAIGUARA RODRIGUES DOS SANTOS.
JUSTIFICATIVA

A construtora Odebrecht concentrou quase que integralmente os empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para obras de infraestrutura feitas por empreiteiras brasileiras fora do país.

Nos últimos dez anos, a construtora, que está no centro das investigações de corrupção da Operação Lava Jato, recebeu U$$ 31,702 bilhões de dólares, cerca 81,8% de todo o volume desembolsado pelo BNDES a projetos no exterior.

Em recente reportagem publicada pela revista VEJA foi divulgado que o ex-diretor da Odebrecht na África, Sr. Ernesto Sá Vieira Baiardi, confirmou que o Sr. TAIGUARA RODRIGUES DOS SANTOS, sobrinho do ex-presidente Lula, teria sido favorecido com pagamento de propinas referentes à obra hidrelétrica de Cambembe.

Conforme consta na reportagem, TAIGUARA RODRIGUES DOS SANTOS, “ex-vidraceiro, o jovem se tornou um empresário bem-sucedido ao assinar contratos milionários com a Odebrecht sem precisar bater um prego — uma mãozinha financeira que a empreiteira deu ao rapaz atendendo a pedido do tio famoso. O expresidente e seu sobrinho são réus no processo que apura fraudes em contratos do BNDES, banco público que emprestou dinheiro para financiar os projetos de infraestrutura da Odebrecht em Angola. Em última instância, era de lá que saía a propina para Lula, José Eduardo, Taiguara e outros”.

Nesta denúncia Lula é acusado, ainda, de fazer lobby para a Odebrecht conseguir empréstimos no BNDES para realizar obras em Angola. Segundo investigadores, uma empresa aberta por Taiguara Rodrigues, a Exergia Brasil, ganhou mais de R$ 30 milhões em contratos com a Odebrecht.

Por tais razões, faz-se a convocação do Sr. TAIGUARA RODRIGUES DOS SANTOS, cuja qualificação e dados serão informados em momento oportuno, após a realização de diligências complementares, a fim de se prestar esclarecimentos perante esta Comissão.

Sala da Comissão, 13 de agosto de 2019.

Nenhum comentário