Pages

sexta-feira, 2 de abril de 2010

VEJAM DIFERENTES VISÕES DO CRISTIANISMO SOBRE A PÁSCOA!

A Páscoa , significando passagem através do grego  é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa da Cristandade. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação (ver Sexta-Feira Santa) que teria ocorrido nesta época do ano em 30 ou 33 da Era Comum. O termo pode referir-se também ao período do ano canônico que dura cerca de dois meses, desde o domingo de Páscoa até ao Pentecostes.
Os eventos da Páscoa teriam ocorrido durante o Pessach, data em que os judeus comemoram a libertação e fuga de seu povo escravizado no Egito.
A Páscoa é um dia importante no calendário litúrgico das religiões cristãs, porque celebra-se a ressurreição de Jesus Cristo. Mas, há algumas diferenças entre algumas delas como a católica, protestante metodista e espírita kardecista.
A kardecista, por exemplo, não comemora a páscoa. Para os protestantes metodista, não é necessário deixar de comer carne vermelha. Já entre os católicos há o costume de se fazer procissões. Em comum em todos os segmentos cristãos é o exemplo de vida que Jesus deixou.


                                                                  CATÓLICOS
O padre católico e professor do curso de Teologia, João Justino (foto ao lado), diz que para liturgia católica, a Páscoa é a festa mais importante que celebra o ponto central de crença e verdade, através da ressurreição de Cristo. "É uma festa de ensinamento, vinculante à fé. Na igreja católica, envolve todo o período da Quaresma, de penitência até o Trido Pascal", explica.
O Trido Pascal começa na quinta-feira, com a Santa Ceia, depois a sexta-feira, que relembra a Paixão de Cristo e o sábado, em que acontece a Vigília Pascal. Nestes três dias, que precedem a Páscoa, o que predomina são as celebrações na igreja. "Mas há comunidades que fazem teatro e outros tipos de celebrações para integrar a comunidade".
Em família, na quinta-feira, a indicação é fazer uma ceia que recorde a ceia de Jesus com os apóstolos e "eleger algum gesto que expresse o cuidado com a vida em sintonia como o lava pés, como incluir os deficientes e os enfermos". Na sexta, o jejum, a abstinência da carne e o recolhimento. O sábado é o dia de silêncio. No domingo, dia festivo, da vitória da vida sobre a morte.
Na tradição católica, a Páscoa se prolonga por cinqüenta dias, na Festa de Pentecostes com a descida do Divino Espírito Santo. "Um período para revitalizar a própria fé, dando testemunho", comenta o padre.

                                                 ESPÍRITAS
Na doutrina espírita, não há comemoração da Páscoa. Para os adeptos da religião, não existiu ressurreição. "Cientificamente, é impossível. O que houve foi uma aparição do corpo espiritual, que é algo natural. A vida de Jesus é cheia de exemplos. Não há motivo para se fixar em sua morte", dizem as espíritas, Denise Ribas Ribeiro e Alcimara Miana Machado.
Pessoas de outras religiões que buscam o espiritismo acreditam que vão encontrar alguma comemoração na Páscoa. "Esclarecemos o porquê de não comemorarmos. Inclusive nas aulas não há o que falar sobre o assunto, só se perguntarem e novamente dizemos o motivo. O que explicamos nos cursos são o mundo espiritual, a imortalidade da alma, a comunicabilidade, a reencarnação, a pluralidade dos mundos habitados e a lei de causa e efeito".
                   

                                                   PARA OS PROTESTANTES:

Para os protestantes, o dia mais rico é domingo de Páscoa. Eles não dão tanta ênfase ao julgamento de Cristo. "O significado da Páscoa é de renovação e pacto com Deus. O eixo teológico comum no segmento cristão é a ressurreição, mas há formas diferentes de ênfase", diz o pastor metodista e professor do curso de Teologia, Messias Valverde (foto ao lado).
A instituição da Ceia (João 13:1-15) é lembrada na quinta-feira, mas não existe culto na igreja. Na sexta, há encontros, mas o enfoque é para dimensão do perdão de Cristo crucificado para com o ladrão (Lucas 23:33-43). O jejum é recomendado, mas não há obrigatoriedade.
"É mais uma reflexão durante as orações". O sábado é um tempo mais reflexivo, de tristeza pela morte de Cristo. "A recomendação oficial é de reunião no templo de 22h de sábado à meia-noite, porque ainda não se tem a notícia da ressurreição", explica.
O domingo é festivo. "Destacamos a notícia de Cristo ressurreto trazido pelas mulheres (Lucas 24:1-12) durante a madrugada e à tardinha, o encontro de Jesus com os "Caminheiros de Emaús" (Lucas 24:13-25)".


Nossa visão sobre a páscoa começa no Judaísmo. O Livro de Êxodo, segundo da Bíblia Sagrada dos cristãos, relata a história de LIBERTAÇÃO do povo judeu da escravidão do Egito. No capítulo 12 há o seguinte relato: "O Senhor disse a Moisés e a Arão, no Egito: 'Este deverá ser o primeiro mês do ano para vocês. Digam a toda a comunidade de Israel que no décimo dia deste mês todo homem deverá separar um cordeiro ou um cabrito, para sua família, um para cada casa. Se uma família for pequena demais para um animal inteiro, deve dividi-lo com seu vizinho mais próximo, conforme o número de pessoas e conforme o que cada um puder comer. O animal escolhido será macho de um ano, sem defeito, e pode ser cordeiro ou cabrito. guardem-no até o décimo quarto dia do mês, quando toda a comunidade de Israel irá sacrificá-lo, ao pôr do sol. Passem, então, um pouco do sangue nas laterais e nas vigas superiores das portas das casas nas quais vocês comerão o animal. Naquela mesma noite comerão a carne assada no fogo, com ervas amargas e pão sem fermento. Não comam a carne crua, nem cozida em água, mas assada no fogo: cabeça, pernas e vísceras. Não deixem sobrar nada até pela manhã; caso isso aconteça, queimem o que restar. Ao comerem, estejam protnos para sair: cinto no lugar, sandálias nos pés e cajado na mão. Comam apressadamente. Esta é a Páscoa do Senhor. Naquela mesma noite passarei pelo Egito e matarei todos os primogênitos, tanto dos homens como dos animais, e executarei juízo sobre todos os deuses do Egito. Eu sou o SENHOR. O sangue será um sinal para indicar as casas em que vocês estiverem; quando eu vir o sangue, passarei adiante. A praga da destruição não os atingirá quando eu ferir o Egito." (Êx 12: 1-12, Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional, SBI, editora Vida, 1ª edição, 2000, p. 50).
Logo, páscoa significa redenção (libertação, livramento), Deus livrando da morte os primogênitos dos judeus, cujas portas de suas casas havia o sinal do sangue do cordeiro. Libertação porque a palavra, do hebraico pessach (literalmente, passagem), fez Deus passar o povo, a pés enchutos, pelo Mar Vermelho.
 Aquele cordeiro que foi morto, sacrificado, e o seu sangue posto sobre as vigas das portas, simbolizava Cristo, O Messias, o Rei de Israel, o Salvador, "O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo", segundo João Batista (Evangelho de João, cap. 1, versículo 29). O cordeiro representava um sacrifício transitório, passageiro, vicário (substitutivo), pois o cordeiro morria em lugar do pecador. Jesus Cristo, ao contrário, fez um único Sacrifício, substituindo toda humanidade, recebendo em si a ira da condenação do pecado, libertando o pecador. Este é o verdadeiro sentido da páscoa. "Lançai fora o fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como sois sem fermento. Pois Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós." Portanto, é com razão que anunciamos: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu Seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16). Entender isso é ser liberto da condenação eterna. O cordeiro ressuscitou ao terceiro dia e, em breve, voltará: "Eis que cedo venho!" (Apocalipse 22:7a). Maranata! Ora, vem, Senhor Jesus!

Hoje Cristo é a nossa páscoa (I Co 5.7) 
E hoje Cristo é a nossa páscoa, Ele deu seu sangue, Ele é o cordeiro macho e sem defeito. Ele cumpriu as Escrituras. Ele é nosso Amado Libertador e quer que alcancemos as promessas que abriu para nós, quando o véu se rasgou. "Buscai e achareis".


34 comentários:

  1. NESTA PÁSCOA PARABENIZO O VEREADOR JORLAN KARDEC, ELE FEZ UM ATO DE CARIDADE NESTA SEXTA FEIRA DA PAIXÃO
    DISTRIBUIU 4000 MIL PÃES A POPULAÇÃO CARENTE DE NOSSO MUNICIPIO.
    QUE ESSE EXEMPLO SEJA SEGUIDO POR OUTROS POLITICOS.
    JÁ O NOSSO PREFEITO COMO SEMPRE NÃO DEU NEUNHMA BOLACHA, ELE NÃO SABE O QUE É CARIDADE.

    ResponderExcluir
  2. O VEREADOR E PRESIDENTE DA CÂMARA NEGUINHO DEU PEIXE NESTA SEMANA SANTA
    MUITO LOVAVEL DA PARTE DELE.
    PARABÉMS VEREADOR!

    ResponderExcluir
  3. é verdade, nesta data que é santa a caridad é tudo, parabens neguinho e jorlan , foram os únicos politicos que lembraram do povo.
    e com certeza o povo vai lembrar de vcs.

    ResponderExcluir
  4. é uma vergonha uma coisa dessa
    em todas as cidades os prefeitos fou distribuiram na semana santa peixe, so aqui não teve nada!
    Ô prefeito miserável esse!

    ResponderExcluir
  5. Em são paulo do potengi, santa

    maria, rui barbosa, são pedro, bento

    fernandes, caiçara, barcelona, bom

    jesus, em todo canto deram peixe, so

    aqui não deu nadinha, é uma vergonha

    se não fosse neguinho teria passado

    em branco.

    ResponderExcluir
  6. É UMA VERGONHA UMA COISA DESSA!

    ESSE PREFEITO NÃO SABE O QUE É SEMANA SANTA.

    MAIS MESMO ASIM COMPREI MEU PEIXE FIADO

    E VOU PAGAR NO FINAL DO MÊS.

    ResponderExcluir
  7. Essa comemoração de semana santa só é bom para o comercio, a semana santa não é ovo, nem coelho, nem muito menos peixe, a semana santa é a pascoa, A MORTE E RESSURREIÇÃO DE JESUS.

    ResponderExcluir
  8. Gostei nuito da postagem
    foi bom para entermos um pouco mais de Cristo.
    Uma excelente esplanação, no ponto de vista de todas as religioes
    Gostei Adri
    Parabéns

    ResponderExcluir
  9. parabés Jorlan excelente seu trabalho, que vc já faz desde o ano passado.

    ResponderExcluir
  10. parabés Jorlan excelente seu trabalho, que vc já faz desde o ano passado.

    ResponderExcluir
  11. parabés Jorlan excelente seu trabalho, que vc já faz desde o ano passado.

    ResponderExcluir
  12. concordo com esses anonimo realmente nossos politicos eleitos nao se prelcupar com o nosso povo quero
    parabenizar os dois vereadores
    que isso sirva de exsemplo para
    os outros politicos da nossa cidade.
    parabens vereador jorlam e vereador
    neguinho gabi. jr. camaleao

    ResponderExcluir
  13. EU LI OS COMENTARIOS AI
    SO TEM AI DOIS VEREADORES
    FOI QUEM SE LEMBROU DO POVO
    UM DEU PÃO
    O OUTRO DEU PEIXE
    E O PREFEITO QUE É O DONO DO DINHEIRO DA PREFEITURA, NÃO DEU NADINHA, É UMA VERGONHA UMA COISA DESSA, Ô PREFETINHO FRACO ESSE?
    DEUS ME LIVRE DA UM VOTO A UM HOMEM DESSE, NÃO TER CORAGEM DE AJUDAR O POVO NEM NA SEMANA SANTA?
    VAI SER RUIM ASSIM NO INFERNO

    ResponderExcluir
  14. E daqui a pouco vai aparecer um monte de babão defendendo o prefeito
    vão dizer que ele é santinho, que o prefeito não tem condições, etc etc
    ô cambada de babão viu????
    cri vergonha vcs pelo menos na semana santa.

    ResponderExcluir
  15. esse prefeito ai tá muito fraco
    em todo canto deram peixe, pelo menos desse um pão com fez jorlan
    mas ele não deu foi nada!
    MORTE DE FOME!
    RENUNCIE, SE VC NÃO PODE FAZER NADA POR NINGEUM, VC JA VAI SAIR MESMO?
    E OS BABÃO EU NÃO TOU NEM AI PRA VCS
    VIVO DO MEU EMPREGO
    NÃO COMO DE BABAR NÃO!

    ResponderExcluir
  16. Minha gente o foco desta matéria não é politica, sei que o prefeito não deu nadinha nesta semana, mais vamo perdoa ele
    hoje é sexta feira da paixão vamos se lembra de deus, é melhor
    Adriana nem falou em politica
    falou da pascoa eu gostei muito pq fala de dos catolico dos cretes do espirita ta boa a matera
    agora se o prefeito n deu nada na semana santa perdoe ele, hoje e dia de perdao de amor

    ResponderExcluir
  17. concordo com Simone
    Cada um dá o que tem
    se ele não quis fazer nada na cidade
    Maior é Deus por Nós.

    ResponderExcluir
  18. POR ISSO QUE VOTO NO MEU VEREADOR JORLAN DEU FOI PÃO PARA A POBREZA
    VALEW BROTHER
    É ASSIM MESMO!

    ResponderExcluir
  19. POR ISSO QUE VOTO NO MEU VEREADOR JORLAN DEU FOI PÃO PARA A POBREZA
    VALEW BROTHER
    É ASSIM MESMO!

    ResponderExcluir
  20. Mudando de assunto a pascoa representa a morte e ressureição de nosso Senhor Jesus Cristo
    quem crer nele será salvo
    gostei da materia adriana
    tava so falando de politica ja ta abusando já!
    A pascoa é a maior festa do mundo
    Pq Jesus ressussitou

    ResponderExcluir
  21. sei que os vereadores Neguinho e Jorlan vai ser abençoado por Deus
    Quem da os pobres deus abençoa

    ResponderExcluir
  22. Pessoal...
    Não faço a menor ideia de onde saiu o pão, mas o peixe foi do governo do estado. O municipio recebeu 1.500Kg de peixe para ser distribuído para a população carente, os vereadores aqui citados ficaram na incumbência de ir pegar o peixe na cidade de Touros e distribuir com a população.

    ResponderExcluir
  23. Parabenizo Adriana por sua coragem e autenticidade, porque só ela tem tido a coragem de se expor, de dar seu grito de liberdade, dar a "cara a tapa"! Comentários de anonimos não fazem tanta diferença, enquanto as pessoas continuam omissas naquilo que defende, quem quiser ver as coisas mudarem em Riachuelo deve demonstrar isso com suas atitudes. Acho que esse Blog é um show de cidadania e democracia. Riachuelo mostra a tua cara!

    ResponderExcluir
  24. so sei que eles estão de parabens
    quem deu n interessa, o que interessa q eles se lembraram do povo.
    parabens jorlan, e neguinho
    com certeza riachuelo agradece

    ResponderExcluir
  25. neguinho de nazareno é o vereador q mais trabalha aqui.

    ResponderExcluir
  26. concordo, so da ele, no bairro ajuda o povo 24 hs

    ResponderExcluir
  27. pra mim so tem ele, se lembra do povo, voto nele de novo
    neguinho gaby, é o melhor

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  29. Adriana cade, marcilio q vc baba....que nao deu nem um peixe so da com dinheiro da prefeitura assim e muito facil.
    ajude os pobres agora

    ResponderExcluir
  30. Lhe recomendo, urgentemente, uma internação no Hospital João Machado. Boa Sorte!
    FAÇA O SEGUINTE:
    VÁ NA OAB, LÁ VC FAZ SUA RECLAMAÇÃO, ATÉ PQ ISSO NÃO É DO NOSSO CONHECIMENTO.
    Há e vá ao psiquiatra, acho que vc não tá nada bem!

    ResponderExcluir
  31. Pois eu fui lá em na casa de adriana, e paguei foi 2000 mil para ele resolver um problema meu.
    30 reais? só se for um preço de uma consulta, Adriana não é besta não, ela cobra caro, e o marido dela é pior ainda. ele me mostrou uma tabela que ele tinha

    ResponderExcluir
  32. Dr. Antônio Carlos08 abril, 2010 10:27

    O blog continuará, quem escreve todas as postagens sou eu, vejo o quanto essa cidade vem sendo oprimida, não nos intimidamos com ameaças e calunias, esse blog é visto pelo nosso promotor de justiça dessa comarca, ele vem acompanhado passo a passo, e em caso de ameaças e represárias iremos apurar de onde saem tais comentários, já temos pistas de quem estão mandando, se continuar iremos rastrear computadores com ajuda do Ministério Público.

    ResponderExcluir
  33. Adriana deixe a politicagem, va dar aula se é que voce sabe dar, tenho lar minhas duvidas, mais qualquer dia deste vou observar uma aula so para ver quanta indiotisse voce fala coitados das crianças, em vez de estar falando mal das pessoas va da aula e sua obrigaçao voce é paga por JB. PARA DAR AULA e nao fazer politicagem bararta se manca.

    ResponderExcluir
  34. Lhe recomendo, urgentemente, uma internação no Hospital João Machado. Boa Sorte!
    Diante te tamanha indignação, a autora do blog, permanece com o que foi publicado.
    QUANDO QUIZER COMENTAR, PELO MENOS TENHA ARGUMENTOS, POIE ESSE É SEM NENHUM FUNDAMENTO.
    PROCURE UM PSIQUIÁTRA!

    ResponderExcluir

O blog exclui comentário que difamam, caluniam ou com linguagem chula.