Ele é um comerciante jovem de Riachuelo. Já foi professor da Rede Municipal de Ensino da nossa cidade. É desportista, também já foi Secretário de Esportes por mais de seis anos. Fazia parte da Cúpula do Poder da situação, mas rompeu drasticamente, por não concordar com certas coisa. Saiu decepcionado com o que sonhava ser uma excelente administração.
O modelo de administração atual na verdade tornou-se um pesadelo em sua vida. O entrevistado de hoje é o empresário IVAN FERNANDES. atendeu a blogueira em seu comércio, falando sobre Riachuelo, sucessos e fracassos de uma cidade, eleições 2012 e seu incondicional apoio ao pré-candidato Micarlos Medeiros. Confira, na íntegra, a entrevista.
Blog: Você será o candidato a vice-prefeito na chapa de Micarlos?
Ivan: Não! Eu vou apoiar Micarlos com todas as minhas forças, com todo o meu empenho e já contactei vários amigos empresários que irão nessa luta, em prol da campanha de Micarlos. E não serei seu candidato a vice porque não me vejo disputando nenhum cargo político. Não é minha praia.
Blog: Se o candidato a prefeito fosse seu cunhado Caetano Sena, filho do vereador Serivan, de Cachoeira do Sapo, você votaria nele?
Ivan: Não, Não! Se minha mãe se candidatasse a prefeita, eu não deixaria de votar em Micarlos não. Porque, mesmo sendo minha mãe, ela não teria a capacidade, a preparação que Micarlos tem hoje para administrar Riachuelo.
Blog: Mas por que não votar em Caetano? Ele é cotado pela cúpula do prefeito para ser o candidato a prefeito, por uma chapa alternativa à de Mara, que seria Caetano e o vereador Joca, votaria nessa chapa?
Ivan: Não! Ninguém tira minha convicção de votar em Micarlos. Pois Micarlos hoje é uma pessoa preparada, formado em marketing, está cursando gestão pública, ora, é uma pessoa que está se preparando para realmente administrar uma cidade e colocá-la nos eixos, sair desse atraso que Riachuelo vive há anos, com pessoas simplesmente administrando para as próprias famílias.
Blog: Em sua opinião, se é que você já não sabe, quem seria o candidato a vice na chapa de Micarlos, já tem nome?
Ivan: Ainda não. O nome, segundo o próprio Micarlos, surgirá naturalmente. Ainda falta mais de um ano para as eleições municipais, e muitas águas ainda vão rolar.
Blog: Você não acha que Micarlos está muito distante de Riachuelo, literalmente, pois hoje se encontra no Rio de Janeiro?
Ivan: Não, Micarlos até que tem vindo aqui com frequencia, inclusive estará na cidade já neste feriado. Somente que, faltando mais de um ano e quatro meses para as eleições, não há muita coisa a ser feita. Micarlos está se preparando para enfrentar os coronéis, ele sabe que não vai ser fácil, mas não pense que ele vai entrar na campanha para ser derrotado não, ele tem propostas sérias de mudança, de rompimento com velhas estruturas do Poder, ele quer o desenvolvimento da cidade, está lutando com unhas e dentes pelos seus propósitos.
Blog: O que você está achando da atual administração, na sua visão de microempresário?
Riachuelo é a única cidade do Mundo que não tem uma Feira Livre, é a única cidade que o Prefeito dá carros, vários carros,
para as pessoas fazer suas compras em outras cidades. Então, veja, que apoio o comércio local tem com esse "prefeito".
Riachuelo é a única cidade, talvez do Brasil, que tinha uma agência bancária, única, e o prefeito mandou fechar. Pense num desenvolvimento (rs). Até transferir a folha de pagamentos dos funcionários da cidade mais próxima, que é São Paulo do Potengi, para uma mais distante e perigosa, pois a vida dos funcionários ficou correndo risco, ele fez, ou seja, piorando mais ainda a situação do comércio local.
Ora, se o prefeito investisse na própria cidade, incentivasse o comércio, se hoje eu emprego dez funcionários, amanhã eu poderia empregar talvez o dobro ou mais, tudo depende do desenvolvimento do comércio. Todo esse atraso quer dizer que as riquezas produzidas no município são exportadas, a circulação da moeda no local é muito diminuta. Logo, desenvolvmimento, sem o incentivo ao comércio, não existe.
Blog: Mudando um pouco de assunto, você foi Secretário de Esportes nessa gestão, como foi essa
experiência?
Ivan: Horrível, a pior de todas que tive em toda a minha vida. Não tive apoio nenhum, incentivo nenhum,
gastei do meu próprio bolso mais de R$ 20.000,00 (vinte mil reais). Simplesmente não tinha estrutura, apoio logístico, NADA DE NADA MIL VEZES NADA. Nem sequer salário de Secretário, que pra mim é o mínimo que se deveria exigir, não existia. Tive que comprar, do próprio bolso, bolas de futebol, de futvôlei, de baskete, uniformes para os jogadores, redes de vôlei, troféus para premiação, até um cortador de grama tive que comprar, fora outras coisas que agora não me lembro. Essa foi a pior experiência que tive em minha vida, em trabalhar com gente mesquinha, que não sabe dar valor ao esporte, que não entende que o esporte é saúde. Eu sabia que vinha, e ainda vem, recursos para o esporte, e não é pouco, mas a prefeitura não me ajudou em absolutamente nada. Nada de Nada mil vezes Nada.
Blog: E quanto à candidatura de Mara Cavalcante e a provável disputa entre Marcílio e Mara, o que você tem a dizer?
Pra mim tudo é farinha do mesmo saco. Eu não voto em Mara porque ela é filha de Gonzaga, que foi prefeito durante dez anos e nada fez pela cidade. Além disso, ela com o apoio de Junior Bernardo vai ser pior ainda, se bem que é difícil ter uma administração pior do que a de Junior Bernardo, que somente trouxe total atraso para a cidade, a cidade ao invés de crescer, regrediu, como falei agora há pouco.
Quanto à Marcílio, há, esse povo é a mesma família, é tudo o mesmo sangue, eles fingem que são intrigados, na política, mas nos bastidores são todos unidos. È uma família grande que não quer largar o poder de jeito nenhum, e somente beneficia eles mesmos. Então, votar em Mara ou Marcílio é trocar seis por meia dúzia, não tem diferença nenhuma. Em todas as campanhas daqui em Riachuelo eles inventam essas intrigas pra se darem bem depois, ou você não acha que se Mara ganhar ela não irá dar a mão a sua irmã? Claro que uma mão vai lavar a outra.
Outra coisa, não vejo preparação para Mara ser prefeita dessa cidade, pois o que ela aprendeu foi com o pai dela, que não foi bom prefeito. O outro professor dela é o atual prefeito, imagine aí, que desastre. Se ela for prefeita, vai acontecer com Riachuelo pior do que houve no Japão, só que no Japão a catástrofe foi natural, da natureza, aqui a destruição será humana. Por isso vejo que Micarlos é a melhor opção para realmente mudar Riachuelo. É a última chance desse povo, sofrido, humilhado, passado pra trás, tratado como cachorros, com votos de cabresto, se livrar de uma ditadura que aflige nossa cidade desde o começo.
Blog: Insisto na pergunta seguinte: Por que Micarlos teve que sair de Riachuelo para um estado tão longe do nosso?
Ivan: Olha, Micarlos votou em Junior Bernardo na primeira campanha. O prefeito não cumpriu com a promessa de que iria contar com a ajuda de Micarlos para administrar
Riachuelo, ele como jovem, tinha muitas ideias, boas para o Município, não se tratava de ambição pessoal de ter um cargo público e receber mensalão, ele queria fazer alguma coisa que destacasse Riachuelo e tirasse a cidade do atraso. O prefeito, como sempre, escanteou o rapaz. E ele é um profissional competente, de mão cheia, está trabalhanho no Rio de Janeiro, prestando serviço público na Prefeitura de Macaé, e, estando lá, lugar mais desenvolvido, está adquirindo experiências excelentes de administração e está se preparando para governar a pobre Riachuelo. O curso que ele está fazendo, de gestão pública, ensina como um administrador deve realmente pensar numa cidade com os olhos voltados para o futuro, para trazer progresso e desenvolvimento. Se a gente vive numa cidade desenvolvida, todo mundo sai ganhando, todo mundo tem emprego, a educação é de qualidade, as pessoas ficam mais esclarecidas, inclusive podem escolher seus candidatos sem nenhum medo de qualquer coronel de plantão que ainda tem por aqui.
Blog: E os candidatos a vereador de Micarlos, ele já tem nomes, de pessoas que estejam comprometidas com essa nova proposta de desenvolvimento?
Ivan: Muita gente boa. Com certeza não vai faltar. Agora, não posso adiantar nomes porque ainda vão ter reuniões e, tempos depois, convenções. Tem muita gente para apoiar Micarlos, só que por enquanto o povo tá calado, na hora certa muita gente boa vai aparecer.
Blog: Deixe uma mensagem para os leitores do blog.
Ivan: Quero parabenizar a dona desse blog, pois eu vejo todos os dias, inclusive, estou de olho nas pesquisas e Micarlos tá ganhando franco, não vai perder de jeito nenhum. Nem vai perder na enquete nem vai perder nas urnas. É muito bom o seu blog, muito útil, pois traz informação para Riachuelo, sempre mantendo a imparcialidade. Parabéns! Quero dizer aos seus leitores que ainda há esperança para essa cidade sair do atraso, da vergonha, dos desmandos dos coronéis. E desejar a todos uma Feliz Páscoa.