Últimas notícias

Aluízio Alves – 90 anos


Hoje é dia de lembrar o ex-ministro Aluízio Alves, que se vivo fosse estaria completando 90 anos.
Às 19 horas será celebrada missa em ação de graças na paróquia da Cidade da Esperança.
E nos jornais Tribuna do Norte, Novo Jornal e Jornal de Hoje circulam como encarte, a revista "Reencontro com Aluízio Alves – Sua Vida, Sua Luta e Suas Esperanças", organizada pelo filho Aluízio Alves Filho, com depoimentos de políticos e amigos.
Na foto abaixo, Aluízio autografava seu livro, lançado pouco antes de sua morte. Com o neto Pedro Henrique (filho do deputado Henrique Alves e Priscila Gimenez) e a a filha da blogueira Thaisa Galvão Maria Fernanda. 
POR:THAISA GALVÃO

22 comentários

Gilberto Nascimento disse...

Nunca fui ALUIZISTA, embora na minha família houvesse vários, verdadeiros apaixonados pela figura do maior líder político da história potiguar. Aluízio Alves, foi um grande líder, sem dúvida, mas para a época em que viveu. Nos dias de hoje, certamente teria altas restrições ao seu comportamento demagogo. Em 1978, quando aderiu à candidatura da ARENA ao Senado da República (apoiou o então candidato Gessé Freire), mostrou a sua verdadeira face oportunista. Aqueles que o haviam cassado em 1969, receberam o seu apoio, como se nada tivesse acontecido. O grande líder oposicionista potiguar de então, Dr. Aluízio Alves, a pretexto de ter a possibilidade de voltar à vida política antes do previsto, (havia sido cassado por dez anos) esqueceu os seus companheiros de luta democrática e entregou-se de corpo e alma na campanha dos seus algozes. Gessé ganhou a eleição para o Senado e a família Alves ficou mais rica e poderosa no Rio Grande do Norte. Dr. Aluízio, quatro anos depois - em 1982 - teve a resposta do povo do RN: perdeu a eleição que todos achavam estar ganha, para o então ex-prefeito biônico de Natal, Sr. José Agripino Maia, que se tornou o primeiro Governador eleito pelo povo após o golpe de estado de 1964. Aluízio foi derrotado mas, 4 anos depois, foi escolhido Ministro de Tancredo Neves. Perdeu uma parte do apoio do povo norteriograndense,todavia, o poder continuou em suas mãos. O mesmo poder que até hoje é fascinante para os seus herdeiros políticos. Esteja quem estiver no comando dos destinos do Brasil. Não há ideologia respeitável aí. Só interesse pessoal.

JOVEM ADMIRADOR disse...

EU NÃO SABIA GILBERTO DESSA HISTÓRIA MAS, EU LHE AGRADEÇO POR ESSA AULA TÃO BEM EXPLICADA, AQUI NÓS NÃO ENTENDEMOS MUITO DE POLÍTICA NÃO, AQUI NÓS VOTAMOS SEGUNDO NOSSOS PAIS NO ENSINOU, QUE DEVERIAMOS SEGUIR SUAS IDEOLOGIAS, INFELIZMENTE ESSE É O GRANDE MAL QUE NÓS NORDESTINOS TEMOS É SEGUIR A IGNORACIA.
SÓ PARA O SENHOR ENTENDER BEM BEM, NA MINHA CIDADE RIACHUELO HOJE TEMOS 03 PRÉ CANDIDATOS A PREFEITOS, UM QUE JÁ FOI PREFEITO 08 ANOS, OUTRA QUE FOI FILHA DE PREFEITO POR 10 ANOS E OUTRO QUE NUNCA FOI PREFEITO, OS DOIS PRIMEIROS JÁ ESTIVERAM NO PODER DE CERTA FORMA A PRÉ CANDIDATA MARA JÁ PARTICIPOU POIS SEU PAI JÁ TIVERA SIDO PREFEITO, ENTÃO ESSE ÚLTIMO QUE NUNCA DISPUTOU CARGO AO EXECUTIVO TEM UMA TESE DIFERENTE, O MESMO SONHA QUE NOSSA CIDADE VENHA MUDAR, O MESMO ALMEJA MUDANÇA, MAS, INFELIZMENTE AQUI NESSE SERTÃO SECO E SOFRIDO A POLÍTICA DE CURRAL PREDOMINA, INFELIZMENTE NÓS NÃO SABEMOS PROCURAR O MELHOR, EU MESMO TENHO MINHA IDEOLOGIA, MAS SOU CRITICADO DENTRO DE MINHA PRÓPRIA FAMÍLIA, QUE TENHO QUE PRESERVA AS RAÍZES DE MEU AVÔ, MINHA AVÓ, EU JÁ ANDEI LENDO SEUS COMENTÁRIOS SENHOR GILBERTO, ESTOU CURSANDO UNIVERSIDADE E MINHA MENTE ESTÁ ABRINDO PARA A REALIDADE, EU GOSTO MUITO DE SUAS PALAVRAS, E SEMPRE QUE PODER NOS AJUDE COM SUAS IDÉIAS PORQUE É MUITO IMPÓRTANTE PARA NÓS JOVENS, PELO QUE NOTO VEJO QUE O SENHOR TEM ESTUDO E MUITO CONHECIMENTO, ENTÃO COMPARTILHE CONOSCO.
UM ABRAÇO, A ADRIANA ESSA MULHER CORAGEM QUE SEMPRE NOS DÁ A HONRA DE CONHECERMOS VIRTUALMENTE PESSOAS ASSIM COMO GILBERTO NASCIMENTO

ALUIZÍSTA disse...

Se a História consagrou Alberto Maranhão como o governador que colocou Natal no século XX, abrindo os caminhos do Rio Grande do Norte no rumo da Modernidade, certamente se dirá o mesmo com relação a Aluízio Alves que anteviu o futuro de sua terra implantando no seu governo o conceito moderno do planejamento que levaria o Estado ao patamar do verdadeiro desenvolvimento - o que produz riqueza e bem estar. Ele sabia que para desenvolver é preciso planejar. Cinquenta anos separam os dois governos: Alberto Maranhão, 1908-1912 (segundo mandato); Aluízio Alves, 1961-1965.

Itamar de Souza, no seu livro A República Velha no Rio Grande do Norte (1889-1930) afirma que Alberto Maranhão realizou no setor educacional uma verdadeira revolução. Tinha consciência que a educação deve ser a primeira preocupação de um governante. Aluízio seguiria o exemplo. Investiu na Educação e na Cultura, ao mesmo tempo em que cuidou de trazer para o Estado a energia de Paulo Afonso. Sem as três não haveria desenvolvimento. E fez tudo isso com muito arrojo, muita convicção e idealismo. Muita obstinação.

Quando hoje celebramos os 90 anos do nascimento de Aluízio Alves, recomendo a leitura do livro 40 Horas de Esperança - O método Paulo Freire: política e pedagogia na experiência de Angicos, de Calazans Fernandes e da pedagoga Antonia Terra, publicado pela Editora Ática, São Paulo, 1994. É um livro fundamental sobre educação e a política no Rio Grande do Norte. Diria mais: sobre o próprio desenvolvimento da educação no país, pois cuida da aplicação do método de ensino Paulo Freire no Brasil, projeto que começou na cidade de Angicos, durante o governo Aluízio Alves.

ESCRITOR DO RN disse...

Tenho pra mim que minha mãe gostaria muito que eu fosse padre. Aos domingos, todos os irmãos ficavam dormindo até a gata miar, enquanto eu era arrastado para a missa das seis horas da madrugada. Ah, o santo sacrifício! Era um senta, levanta e ajoelha, o padre celebrando a missa em latim, os beatos e beatas fazendo fila para receber a hóstia. E eu caindo de sono, sem poder cochilar porque minha mãe estava sempre atenta - um olho na missa, outro no filho dorminhoco. Depois fui matriculado no Colégio São Luís, do Padre Eimard. A voz do padre era efeminada, ele era rigoroso e chatíssimo, exigia de todos os alunos leitura de livros religiosos. Certa tarde, ao voltar do quartel, meu pai me viu com um livro nas mãos e muito triste. Perguntou o que estava acontecendo e eu lhe falei da obrigação de ler aquele livro e comentar em classe. Meu pai se afastou e pouco depois voltava com um livro nas mãos. Disse: "Todos os livros não são chatos. Leia este que você vai gostar." E me passou "Capitães da Areia", de Jorge Amado. Comecei a ler e não consegui mais parar. Aquela linguagem, os personagens moleques, o enredo saboroso, tudo me encantou. Foi um alumbramento, à maneira do poeta Manuel Bandeira, que teve o seu alumbramento quando viu pela primeira vez uma mulher nua. Eu tinha onze anos e a partir dali, graças à sensibilidade do meu pai, adquiri o mais belo vício do mundo: o da leitura.

Tive a sorte de ter dois padrinhos maravilhosos. Dinarte Mariz era de uma generosidade sem par dessas matas. O meu padrinho José Lobo, um caicoense brabo, também me traz belas recordações. Certo dia, ele foi à nossa casa, na Rua Professor Zuza, ficou conversando com o meu pai e eu me aproximei para pedir a bênção. Ele me abençoou e, em seguida, disse: "Meu afilhado, quando você se batizou, eu lhe prometi um garrote de presente. O garrote cresceu, virou vaca, eu vendi a vaca e aqui está o dinheiro da venda." Meteu a mão do bolso e me estendeu um "mazaroio" de dinheiro. Eu quase desmaio de susto, de alegria.

Por ser afilhado de Dinarte Mariz, eu sempre votei contra Aluízio Alves. Mas, em determinado momento, precisei de um favor dele. Ticiano Duarte, sempre solícito, proporcionou o encontro. Fui ao escritório do ex-governador, expus o problema: Jaime Mariz estava movendo uma campanha de ódio contra mim, um ódio gratuito, pois ele nem me conhecia. Como secretário de Administração, Jaime não admitia a minha reintegração como funcionário estadual, demitido em 1964, durante o governo de Aluízio Alves. Aluízio me ouviu, em seguida ligou para Jaime Mariz e disse: "Jaime, eu sei que você não gosta de livros, nunca leu um livro em sua vida, mas não precisa ter ódio a escritores. Pare com essa perseguição e com essas intrigas contra Nei Leandro, que está aqui comigo." Desse dia em diante, o furibundo secretário abrandou sua ira.

Certa vez, a pedido de Rubem Lemos Filho, fiz um pequeno favor à governadora Wilma de Faria. Morando no Rio, recebi um telefonema de Wilma, que me agradeceu e acrescentou: "No meu governo, pode contar comigo para qualquer coisa." Nunca pedi nada. Mas, com a morte de Danilo Bessa, fiz um pedido à governadora, em benefício de Lenira, a viúva. Wilma atendeu com total presteza. Admiro muito pessoas assim.

Anônimo disse...

Jovem adimirador se informe melhor sobre a politica de Riachelo quando voce fala que Mara ja esteve no poder como, se qundo o Sr. seu pai foi prefeito pala primeira vez ela nao era nem nascida , JA DA SEGUNDA VEZ A SUA MAE ESTAVA GESTANTE POR TANTO UMA CRIANÇA COM 04 ANOS NAO TEM A SABEDORIA PARA PARTICIPAR DE UMA ADMINISTAÇAO. BEM CERTO QUE NA INOCENCIA DOS SEUS 04 ANOS FAZIA A ABERTURA DOS GRANDES COMICIOS DA CAMPNHA DO SEU PAI, mais nao com desisao de politico. MAIS COM A VONTADE DE DEUS O DO POVO DE RIACHUELO ELA VAI GOVERNAR PARA TODOS OS RIACHUELESES.

jovem admirador disse...

em nenhum momento denegri a imagem da pré- candidata mara, apenas disse que a mesma é filha de politico, que seu pai foi prefeito por 10 anos, não mentir toda riachuelo sabe disso, acho que o que vc não entendeu foi que o pai de mara senhor gonzaga como também marcilio ambos não foi um bom gestor em nossa cidade, nunca que mara irá tirar essa ideia que todos os riachuelenses afirma que " FILHO DE PEIXE É PEIXINHO TAMBÉM"

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

correção: onde se lê, Câmara de Vereadores, leia-se Câmara de Deputados.

Anônimo disse...

correção 2: o deputado não é ex, permanece com mandado há mais de dez anos.

Anônimo disse...

A Verdade sobre Aluízio Alves é a seguinte: foi um grande líder populista, como poucos, mas amealhou grandiosa fortuna, sua família até hoje está entre as grandes fortunas do país.
Recentemente, uma ex-mulher de um deputado federal, herdeiro de Aluízio, foi assaltada em sua casa. Os ladrões levaram apenas TREZENTOS MIL REAIS que ela guardava em Casa,mais um carro de luxo MERCEDES BENZ, cujo valor, à vista, informam as mais sofisticadas concessionárias, de apenas CENTO E NOVENTA E CINCO MIL REAIS.
DETALHE: essa mulher é apenas, agora, ex-mulher do famoso deputado, que já tem mais de dez mandatos na Câmara de deputados, graças ao apoio incondicional dos ALUIZISTAS. Ela, provavelmente, recebe apenas uma pensão milionária do deputado.

Anônimo disse...

Povo de Riachuelo, não esqueçam, façam a lista de FUNCIONÁRIOS DE CARTEIRA ASSINADA Que Gonzaga quando ganhou colocou-os pra fora, por não ser de seu partido ou a pedido de aliados seu. Quem perdeu o emprego naquela época jamais esquecerá. EU FUI UMA DAS POSTA PRA FORA POR ELE, (professora de carteira assinada)era o ditador da época.

REVOLTADO disse...

COM CERTEZA! ESSE GONZAGA FOI UMA PESTE NEGRA QUE AGENTE EM RIACHUELO SO FAZIA PERSEGUIR O POVO, O PROPRIO SAUL DE CACHUEIRA E A MÃE DA PRIMEIRA DAMA CLEBIA ELE PERSEGUIU, EU NAO VOTO NA FILHA DELE NEM AMARRADO PQ NAO SOU IDIOTA NEM BURRO PARA VOLTAR AO PASSADO NOVAMENTE, GONZAGA ERA UM DITADOR!
FORA GONZAGA!
FORA MARA
DEUS ME LIVRE VOTAR EM VOCES NUNCA MAIS!

Anônimo disse...

A mae de adriana coitada, quem nao lembra o que gracinha santos passou na administração de gonzaga?
coitada, ficou tão desesperada que foi embora daqui com medo da perseguição que sofria no colegio com a finada maria do carmo e no prefeitura com gonzaga, e ainda tem a coitada da raimunda de bena que pisada por eles, Telma de dona lurdes foi outra que foi perseguida lucia de adauto entre milhares e milhares de riachuelense, o comercio dos farias foi a falencia pq gonzaga construiu uma floresta na beira da BR para os viajantes que trafegava na Br não parasse para comprar queijom riachuelo ACORDEM! VCS ESQUECERAM DE TUDO QUE PASSSARAM NESSA ADMINISTRAÇÃO CAVALCANTES NÃO FOI?
VAMOS MUDAR VAMOS VOTAR DIFERENTE EM 2012 TEMOS UMA CARA NOVA NA POLITICA É UM JOVEM QUE TEM VONTADE DE MUDAR NOSSA CIDADE, ENTÃO VAMOS VOTAR EM MICARLOS

Anônimo disse...

IVAN LEVOU FOI UM CHUTE NA BUNDA QUANDO GONZAGA ASSUMIU ELE FOI PROFESSOR TAMBÉM E FOI COLOCADO PRA FORA NAO RECEWBEU UM CENTAVO DE NINGUEM GENTE VCS TEM MEMÓRIA CURTA MESMO É?

Anônimo disse...

BANDIDO(A) RESPEITE QUEM JA MORREU D. maria do Carmo jamais peseguio alguem, ela foi a maior educadora que ruachuelo teve ensentivou as professoras d asua epoca a fazerem o LOGOS, FACULDADE, ESPECIOLIZAÇAO ISSO SIM FOI O QUE ELA FEZ.

Anônimo disse...

ALUIZIO MESMO MORTO AINDA CONTINAU A SUA EMMAGEM COMO UM GRANDE HOMEM . MORRA DE INVEJA DESPEITADO VOCE E UM GRANDE ABESTALHADO SE MANCA ZE NINGUEM.

Adriana Nascimento disse...

Gente! pelo amor de Deus, essa postagem não tem nada ver com a Riachuelo, eu apenas publiquei uma postagem fazendo uma homenagem ao saudoso Aluizo Alves.
Vamos moderar esses comentários aí pessoal, vamos ser civilizados, vamos respeitar as pessoas que não estão mais aqui conosco.

Anônimo disse...

respeitar quem já morreu só se tivesse feito somente coisas boas mais feiz mais rim do bas1 façam uma pesquiza e veja as qualidades e defeitos e mais rindade do que bondade façam pra ve!

Anônimo disse...

respeitar quem já morreu só se tivesse feito somente coisas boas mais feiz mais rim do bas1 façam uma pesquiza e veja as qualidades e defeitos e mais rindade do que bondade façam pra ve!

Anônimo disse...

TAdinha de voce escreve rindade o nome burra e ruindade aprenda jumento ou jumenta.

Anônimo disse...

ei cale suas bocas porque vocês são quem não respeitam porque estavam ce fuxico em um velório em Cachueira do sapo

Anônimo disse...

É VERDADE!
TIVE ÓDIO DAQUELE INTERRO DO FINADO GERALDO VIANA, MENINA ERA UMA CACHORRADA TÃO GRANDE ERA UMA CARGALHADA SÓ, FORAM SÓ PRA MANGAR DO POVO, QUE COISA HORRIVEL RIACHUELO E AINDA TEVE UMA CANDIDATA QUE TVA LA SE AGARRANDO COM O POVO A FORÇA ATRAS DE VOTO GENTE FOI UMA CACHORRADA Q ESSE POVO FIZERAM LA OLHE AT´WE PERGUNTAREM QUANTO CUSTOU O CAIXÃO FORAM PERGUNTAR ACREDITAM NISSO?
E AINDA VEM COM ESSA HISTORIA DE RESOEITAR DEFUNTO VCS SÃO O PIORES SÃO AQUELES QUE VÃO DE PRETO PRA OS INTERROS PRA FICAR FAZENDO PIADAS E MANGANDO DO POVO .