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quarta-feira, 14 de setembro de 2011

O BRASIL, A DEMOCRACIA, E A COMPRA DE VOTOS

Falar de política, não é difícil. Mas difícil é dar uma resposta clara e objetiva, pois, a política é muito abrangente. Na maioria das vezes, acredita-se que tem muito haver com discussão entre as pessoas no intúito de buscar uma solução para “o problema”.
Apesar da importância deste assunto, são poucos os interessados, pois, a maioria da socidade foge do tema política, achando que isso é dever somente de quem está no poder, mas não sabem, que são eles que acabam fortalecendo ainda mais a chance dos desonestos se corromper com facilidade e continuar enganando o povo. Quem não participa da política, será só mais um tendo o trabalho de votar, além disso estará votando em vão. 

Como os eleitores escolhem os seus candidatos em eleições? Esta pergunta intriga cientistas políticos há meio século (Campbell, 1960) e desafia, em tempos de eleição, os consultores das campanhas eleitorais. Os profissionais da área tendem a concordar que o eleitorado segue um conjunto de motivações na escolha da preferência política. Existem diferentes tipos de votos, como o voto ideológico, o voto pessoal ou o voto circunstancial (Grandi, 1992, p.29). Dentro deste raciocínio, somente uma pequena parcela do eleitorado seguiria convicções políticas na escolha do candidato. Uma grande parte dos eleitores apoiaria candidatos que possuem sua confiança pessoal, principalmente em eleições locais. Ao contrário destes compromissos de longo prazo, denominados votos ideológicos e votos pessoais, um terceiro grupo estaria disposto a decidir seu voto espontaneamente, em função de diversos motivos ligados à forma como candidatos e programas são apresentados. Sobre esta parcela do eleitorado, indeciso e volátil, a arte de apresentar conteúdos e pessoas na mídia, o marketing político, teria um grande impacto.

É interessante notar que aqui, como em outros modelos similares, não consta o voto comprado, uma modalidade do comportamento eleitoral presente em vários países. No caso do Brasil, denúncias veiculadas pela imprensa, casos investigados pela Justiça Eleitoral e iniciativas da sociedade civil para combater o fenômeno da compra de votos são testemunhos de que esta prática é um fator relevante para uma parte do eleitorado na definição do seu candidato. É compreensível que os consultores não incorporem esta modalidade nos seus manuais, no entanto, surpreende que as ciências sociais tenham dedicado pouca atenção ao fenômeno. As referências internacionais predominam sobre as análises brasileiras desta prática1. O presente texto aborda este segmento das construções teóricas sobre o clientelismo eleitoral de forma sucinta. Estas considerações conceituais e uma retrospectiva histórica destinam-se ao preparo do terreno para a análise e a interpretação dos dados empíricos.


A manipulação das eleições populares foi uma prática comum na transição para os regimes de democracia representantiva. Com a conquista dos princípios da soberania popular e do sufrágio universal, o processo eleitoral ganhou um peso sensível na evolução política. Afinal, seria este mecanismo que definiria a distribuição do poder político em regimes representativos, substituindo princípios como a hereditariedade ou a usurpação do poder. 

Mas, via de regra, as noções da liberdade de escolha, da competição eleitoral e da administração isenta, associadas à noção de eleições, ainda estavam longe de descrever o contexto social e político no qual os processos eleitorais se realizavam. Nas democracias emergentes, as possibilidades de manipulação das eleições populares são múltiplas. A competição política muitas vezes restringe-se a uma disputa entre elites concorrentes, que possuem um controle amplo sobre segmentos inteiros do eleitorado. Mas ao mesmo tempo, os atores políticos desenvolvem um senso crítico aguçado para detectar as deficiências do processo eleitoral em todas as suas variações. Estas incluem o uso da máquina governamental para favorecer candidatos, a influência ilícita do poder econômico sobre as eleições ou manipulações referente à administração das eleições. A garantia da lisura do processo eleitoral é um desafio universal para a consolidação dos regimes democráticos. Mas a fraude, a manipulação e a corrupção eleitoral têm uma coloração específica, dependendo do contexto político e histórico.

Para fins de análise, trato separadamente questões específicas como a imparcialidade da administração das eleições, o papel do poder econômico no financiamento das campanhas e a independência do eleitor na manifestação do seu voto. 

Independência do eleitor: Um terceiro assunto relacionado à integridade das eleições é a prática da compra de votos. A compra de votos obviamente não consta de nenhum dos manuais de campanha eleitoral. Para alguns, a troca do voto por materiais de construção, por remédios ou mesmo por dinheiro é um fenômeno em extinção, sem relevância prática ou peso numérico. Para outros, ela é um dos grandes fatores para a distorção do processo eleitoral. Mas a questão não era debatida com base em levantamentos empíricos quantitativos, comparáveis ao aqui apresentado. Antes de comentar os números da pesquisa projetada pela Transparência Brasil e realizada pelo IBOPE - Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, faz-se necessária uma avaliação do significado da compra do voto, bem como uma pequena retrospectiva histórica do fenômeno no Brasil.


O voto negociado: Não é o caso aqui de analisar as práticas do mandonismo local, o coronelismo e outras modalidades deste fenômeno na literatura. Mas há uma transição decisiva de voto alienado para o voto negociado. Na medida em que as relações de dependência socioeconômica entre eleitor e patrão enfraquecem e com a garantia do segredo eleitoral, a posição do eleitor no processo político passa por uma transformação. A instrumentalização do eleitor no processo eleitoral, tanto pela elite local como pelos candidatos, passa de uma fase de imposição e coerção social para outra fase da sedução material. E no horizonte surge um papel completamente novo para o eleitor na medida em que ele se torna mais informado e emancipado através dos meios de comunicação de massa.


10 comentários:

  1. CONSELHO TUTELAR DO MUNICÍPIO DE RIACHUELO ESTA FECHADO

    HÁ ALGUM TEMPO, O CONSELHO TUTELAR DO MUNICÍPIO DE RIACHUELO VEM ENFRENTANDO UMA SÉRIE DE DIFICULDADES PARA MANTER SEU FUNCIONAMENTO DESDE SEGUNDA ESTA COM AS PORTAS FECHADO EM NOSSA CIDADE POR FALTA DE ESTRUTURA, FALTA DE TUDO DESDE AGUA ATE PAPEL HIGIÊNICO. VEM USA O SEU BLOG ADRIANA PARA RECLAMA SITUAÇÃO PRECÁRIA DE SUA ESTRUTURA. OS PROBLEMAS SÃO DIVERSOS, A COMEÇAR PELO PISO SALARIAL; COMPUTADOR DEFEITUOSO E, PELA FALTA DE MAIS VEÍCULOS PARA ATENDER OS CHAMADOS DA POPULAÇÃO. EU AGORA VOU DESABAFA CHEGAMOS ÀS VEZES A SER APONTADAS NA RUA E RECEBER AGRESSÕES VERBAIS EM CONSEQUÊNCIA DO DESCASO DE NOSSA ENTIDADE. O CONSELHO TUTELAR AFIRMA JÁ TER OFICIADO A PREFEITURA DE RIACHUELO SOBRE SEUS GRAVES PROBLEMAS, MAS SOLUÇÕES NÃO FORAM TOMADAS. A POPULAÇÃO É A PRIMEIRA A SENTIR OS EFEITOS DE UMA CRISE.

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  2. O DE RIACHUELO AINDA E UM DOS MENOS RIM DO ESTADIO

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  3. cara adriana, nós que residi-nos aqui em são paulo do potengi ficamos indignados com um abuso desse que o prefeito Azevedo fez, super-faturou a licitação da limpeza , em comparação a cidade de Santa Cruz que é tres vezes maior do que a nossa é um absurdo, veja ai em baixo:
    PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PAULO DO POTENGI COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO
    RESULTADO DE LICITAÇÃO
    MODALIDADE – CONCORÊNCIA PÚBLICA N.º 001/2011- A comissão de licitação nomeada através da portaria 001/2011 GP, torna público o resultado da licitação acima epigrafada após a abertura das Propostas - OBJETO: Contratação de empresa especializada na execução dos serviços de limpeza pública, coleta domiciliar, coleta de volumosos, metralha/entulhos, podação e coleta, varrição manual de vias, capinação, catação e pintura de meio fio, destinado a sede do Município de São Paulo do Potengi/RN, distritos e assentamentos (Assentamento Cachoeirinha e Pedra Branca, Comunidades de Lagoa do Canto, Cabaço, Pitombeira e Curicaca): Empresa Vencedora do Certame: ENCO ENG. CONSTRUÇÃO E COMERCIO LTDA CNPJ 40.988.727/0001-43, VALOR DA PROPOSTA R$ 1.254.240,00 (um milhão duzentos e cinqüenta e quatro mil duzentos e quarenta reais). maiores informações na sala da CPL – sede da Prefeitura – Rua Bento Urbano, 04 – Centro – São Paulo do Potengi - RN. fone (0xx84) 3251-4919 no horário de 08:00 as 12:00 - São Paulo do Potengi/RN, 26 de Agosto de 2011 – Eder Guilherme Dantas Lopes – Presidente da Comissão.
    PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA CRUZ
    AVISO DE HOMOLOGAÇÃO E ADJUDICAÇÃO
    Aviso de Homologação e Adjudicação. Modalidade: TOMADA DE PREÇO nº 3/2011-00003. Objeto: Execução dos serviços de engenharia e de serviços diversos de apoio a administração municipal, incluindo serviços essenciais de limpeza pública, manutenção urbano-paisagistica e manutenção de rede elétrica de baixa e alta tensão. Vencedor(es): EMPROTEC-EMP.DE PROJ.TEC.CONS.CIVIL LTDA, com o valor total de R$ 755.510,00(Setecentos e Cinquenta e Cinco Mil, Quinhentos e Dez Reais). Conforme mapa comparativo anexado aos autos. Homologo a Licitação na forma da Lei nº 8.666/93 - JOSE PERICLES FARIAS DA ROCHA. 29 de Agosto de 2011. SANTA CRUZ - RN, 29 de Agosto de 2011. JOSE MEDEIROS HENRIQUE – Presidente da CPL.

    DE GASTOS E "TRANSPARÊNCIA"
    O Diário Oficial dos últimos dias tem mostrado números elevados quando o assunto é manutenção de diversas áreas da administração municipal de São Paulo do Potengí/RN.
    A Enco Engenharia em contrato com a Prefeitura de São Paulo do Potengi realizará os“serviços de limpeza pública, coleta domiciliar, coleta de volumosos, metralha/entulhos, podação e coleta, varrição manual de vias, capinação, catação e pintura de meio fio”, em um super-hiper-mega-contrato de R$ 1.254.240,00.
    Valores elevados, vamos esperar ao menos serviços bem prestados. Sim, tudo com total "transparência", viu!
    SANTA CRUZ RN
    De acordo com o censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano 2010, sua população é de 35.759 habitantes. Área territorial de 624,390 km².
    SÃO PAULO DO POTENGI RN
    De acordo com o censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano 2010, sua população é de 15.866 habitantes. Área territorial de 221 km².
    sera que enganar o povo legalmente pode ou só roubar é quando se tira do bolso do comtribuinte, pode um negocio desse, isso é transparencia.

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  4. adriana ja que vc ta fazendo uma lavagem eu quero que vc tire esses comentario que tao acusando um monte de gente. pode ate algumas dessas pessoas ta fazendo isso com ele, mas eu nao to nao. apesar de nao gostar dele e nem da familia dele eu num fiquei aqui botando comentario sobre ele nao. mas se chiarem muito me acusando sem eu ter culpa eu vou meter o pau a falar mal dele. porque me dissero que esse negocio de ele bota na justiça num e tao facil, entao se num pararem de me acusar e vc num apagar esses comentario eu vou falar muito mal dele. ele tambem num e santo nao

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  5. SE IDENTIFIQUE
    EU NÃO SEI QUEM É VOCE
    ENTÃO NÃO POSSO DELETAR NENHUM COMENTARIO

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  7. LISTA ATUALIZADA DE QUEM POSTA COMENTÁRIOS CONTRA O VEREADOR JOCA BASÍLIO

    1 – BALINHA DE ITAMAR
    2 – MIQUÉIAS
    3 – RICARDO DE ARARA
    4 – ANIETE ESPOSA DE CAETANO
    5 – ZÉ CARLOS
    6 – WENDEL DE GONÉ
    7 – ANDERSON DA PREFEITURA
    8 – A IRMA DE MICARLOS
    9 – ELOÁ FILHA DE JANIO DE SON
    10 – DAMIÃO NETO
    11 – ÂNGELO DE CHICO MOURA
    12 – EDSON IRMÃO DE JANIO DE SOM
    13 – FATINHA CAVALCANTE
    14 – WELLINGTON DE MARINA
    15 – RODRIGO DE CACHOEIRA
    16 – VIRGINIA ESPOSA DE JOABINHO
    17 – FERNANDA CAVALCANTE
    18 – VÂNIA DE MARCONDES
    18 – PATRÍCIA AMANTE DE MARCILIO
    19 – VEREADOR JORLAN
    20 – CLEITON VICE DE MARCILIO
    21 – ZÉ IVAN DO SINDICATO
    22 - JUNIOR CAMALEÃO
    23 – JOELDE

    O VEREADOR JOCA BASÍLIO JÁ SABE QUE A MAIORIA DOS COMENTÁRIOS CONTRA ELE VEM DA PREFEITURA DE RIACHUELO POR ISSO O VEREADOR JOCA VAI FAZER UMA REUNIÃO COM JUNIOR BERNARDO PARA DENUNCIA TUDO ISSO E DENUNCIA O PALOCCI COMO MANDANTE DOS COMENTÁRIOS.

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  8. A PROXIMA PREFEITA DE CAIÇARA PELA PRIMEIRA VEZ E MULHER. (DR SEIÇA) A PROXIMA DE RIACHUELO E MULHER TAMBEM PELA PRIMEIRA VEZ (DR MARA)A PROXIMA DE SANTA MARIA E MULHER TAMBEM PELA PRIMEIRA VEZ. E RUY BARBOSA E MAIS UMA VEZ UMA MULHER QUER DISER QUE AS QUATROS CIDADES VISINHAS VAO SER GOVERNADAS POR MULHERES VAO PASSAR PARA A HISTORIA. QUATRO MULHERES DE QUATRO MUNICIPIOS VISINHOS. VALEU MULHERES VAMOS A LUTA E VAMOS COMFERIR NO DIA SETE DE OUTUBRO DE 2012 ATE LA????????????????????????????????

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  9. ei tu que falase em chifre tu tem cuidado visse
    ou tu tás botando ou tá elevando
    se oriente ai
    sua cara nao nega

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  10. hhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh

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