O prefeito tucano de Serra do Mel (RN), Josivan Bibiano, foi indiciado como mandante do assassinato de Ednaldo Filgueira, blogueiro e presidente do PT no município, localizado a 240 Km de Natal. O crime ocorreu na noite do dia 15 de junho e o indiciamento do prefeito foi divulgado na semana passada.
Ednaldo Filgueira tinha 36 anos e era colaborador do Jornal Serrano, que circulava em Serra do Mel e localidades próximas, e era um dos responsáveis pelo blog do periódico. O blogueiro era um dos principais opositores à gestão do PSDB na cidade, situada numa região com forte incidência do crime organizado.
Na véspera do crime, Ednaldo havia publicado no blog uma enquete perguntando à população se era possível acreditar na prestação de contas da prefeitura. No dia seguinte, o blogueiro recebeu ligações anônimas com ameaças e cobranças de retirada da enquete do site, o que ocorreu em seguida. Poucas horas depois, enquanto fechava o seu local de trabalho, dois homens o abordaram e dispararam seis tiros.
A deputada Fátima Bezerra (PT-RN) e a direção estadual do PT acompanham o caso, que já teve oito suspeitos presos. A parlamentar considera o crime um atentado à liberdade de expressão e de atuação política. “A Polícia Civil e o Ministério Público trabalharam com agilidade. O inquérito está muito bem instruído e indica que o assassinato teve motivação política, o que é um absurdo. O crime foi uma covardia contra Ednaldo e os seus executores e mandantes precisam ser punidos exemplarmente, inclusive para que episódios como esse não se repitam. A liberdade de expressão e a liberdade de atuação política foram violadas e esperamos que este crime não fique impune”, afirmou Fátima.
Eu Honorato, conheço Josivan Bibiano, praticamente nos criamos juntos. Mesmo morando em São Paulo, venho acompanhando sua vida pública, não só como prefeito reeleito, mas também como agente de saúde que cuidou tão bem das pessoas em sua função exercida.
ResponderExcluirNão tenho nenhuma paixão política e muito menos ideológica, portanto, eu como pai de família e barmen em SP, posso e tenho índole para falar de grande homem público e pai de família exemplar. Josivan Bibiano é filho de um colono honesto e trabalhador que soube educar seus filhos sempre para a prática do bem, jamais para um desvio de conduta que o acusam.
Pois bem, Bibiano, você jamais mereceria esta acusação infundada e descabida, pois é um homem tão bem avaliado pelos eleitores de Serra do Mel, se houvesse a terceira eleição seria eleito novamente com tranquilidade.
Eu e todos seus amigos aqui em SP estão todos indignados com esse ato vergonhoso desse delegado. Esse delegado possivelmente, ou com certeza está agindo com a emoção, e não com a razão, porque o que ele fez é um ato insano e inescrupuloso, pois ele esquece que para ser um delegado tem que ser um bom bacharel em direito, digo isto porque, como um lacaio desse, envolve uma pessoa de bem e de uma boa índole sem ter culpa nesse caso, e o mais grave, envolvendo uma pessoa inocente, após ter já entregue o inquérito concluído.
Parece-me que esse delegado precisa voltar para a faculdade ou no mínimo merece uma medida de segurança, porque ele está agindo de má fé ou por conveniência, ou seja, com interesse próprio ou de seus amigos.
Companheiro Bibiano, estamos todos torcendo por você aqui em São Paulo e com certeza terá a vitória justa e silenciosa, digo isso, porque conheço você e sua família todos humildes e honestos. Acredite em Deus Bibiano e na justiça do nosso querido estado do Rio Grande do Norte e do Brasil. Tenha certeza que a justiça será feita, até porque, agora a denúncia esta nas mãos de pessoas sábias e inteligentes que julgaram com isenção e imparcialidade, pois não esta mais na mão de um imbecil.
Que Deus lhe dê muita calma e tranquilidade que a vitória será nossa e do povo da Serra do Mel.
Abraço do seu amigo, Honorato. Até Breve!
SP 27/11/2011