Pages

sexta-feira, 16 de março de 2012

TSE proíbe pré-campanha eleitoral pelo Twitter

Sérgio Camargo/ASICS/TSE
Plenário TSE
Brasília – Os candidatos a cargos eletivos não podem usar o microblog Twitter para se autopromover ou pedir votos antes do período de propaganda permitido por lei. É o que definiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por 4 votos a 3, em julgamento na noite de quinta-feira (15).
Os ministros entenderam que o Twitter é um meio de difusão de massa e que, assim como ocorre no rádio e na TV, a propaganda só deve ser autorizada a partir do dia 6 de julho do ano eleitoral.
O TSE analisou recurso do candidato à vice-presidência da República Índio da Costa, que disputou o cargo na chapa de José Serra (PSDB) em 2010. O Ministério Público Eleitoral acionou o TSE para contestar quatro mensagens em que o político pedia votos para Serra.
As mensagens foram postadas no microblog no dia 4 de julho, dois dias antes do período de propaganda permitido por lei. Índio da Costa era seguido por 40 mil pessoas.
O primeiro a analisar a ação foi o ministro Henrique Neves, que em decisão individual, entendeu que houve propaganda ilegal e multou Índio da Costa em R$ 5 mil. Ele entendeu que o acesso às mensagens independe de cadastro prévio e que são replicadas sem nenhum controle, assim como ocorre nos meios de comunicação de massa.

Um comentário:

  1. ADRIANA PELAS RUAS DE RIACHUELO SO SE HOUVE OS COMENTÁRIOS DE QUE MARCILIO SERÁ PREFEITO DE RIACHUELO COM O PT SOUBE QUE ATE HOUVE UM ENCONTRO EM NATAL E JÁ FICOU QUASE TUDO ACERTADO PARA MICARLOS SER O VICE DE MARCILIO E O PT COM METADES DAS SECRETARIAS. ESTA FALTANDO O MICARLOS VOLTA DO RIO DE JANEIRO PARA CONVERSAREM DE NOVO QUE ESTA AJEITANDO TUDO E A JOSANA COM NIVALDO.

    ResponderExcluir

O blog exclui comentário que difamam, caluniam ou com linguagem chula.