Últimas notícias

FELIZ ANIVERSÁRIO, RIACHUELO!


RIACHUELO é sinônimo de Batalha. Tem a luta no sangue e nas origens. É uma cidade simples e complexa, se é que se pode ser, ao mesmo tempo, simples e complexa. É calor humano, acalento de mãe com filho no regaço em cadeira de balanço na calçada.
É retina cansada de velhos agricultores, brasileiros natos que não desistem nunca, mesmo em meio ao sertão de sol causticante. Riachuelo de Seu Amélio Azevedo primeiro prefeito eleito da cidade.

 Riachuelo  terra de Dona Maria Pura, mais que mãe, mais que avó de muitos netos. Antiga parteira da cidade. Fiel partidária do verde, que tem muito a ensinar aos políticos o que é fidelidade. Riachuelo de Dona Dorinha, já hoje com seus mais de oitenta anos, antiga militante do Trem da Esperança.
Riachuelo de Dona Maria de Pedro Bento. De Dona Severina Firmino, vó do vereador Camaleão, que aos 92 anos prefere viver sozinha e por conta própria.
Riachuelo do seu Zé Lourenço, o qual sabiamente aconselha pessoas que lhe pedem uma orientação.
Riachuelo de tantas Marias, Terezas e Franciscas. Sóbrias, simples e felizes, na medida do possível. Mesmo em meio às enchentes de um riacho imaginário, o sorriso sempre presente. O otimismo sempre atuante.
Riachuelo de Joões, Josés e Belezas.  Um ébrio que se foi nesse ano, passava pelas ruas gritando silabicamente o nome da cidade que sempre amava: RI-A-CHU-E-LO! RI-A-CHU-ELO! BE-LE-ZA!
Riachuelo, que agora como um veia, uma artéria, passeia pelo coração dos que não são seus filhos. Riachuelo é mais que uma canção imortalizada na voz dos mais talentosos poetas.
Que atrativos tem, afinal, Riachuelo? Serras e vegetação? Praças e pés no chão? Tem sim, mas não é só isso.
O que mais atrai é a simpatia do Riachuelense e o extremo senso de Justiça, a não dispensar a presença de um advogado para resolver suas querelas. Como a personalidade de cada um, Riachuelo é única. Código genético ímpar. Cidade sui generis. Se estivessem vivos Darcy Ribeiro, Câmara Cascudo e Carlos Drummond de Andrade, todos se admirariam de Riachuelo. Darcy ficaria observando  a cidade por uma janela. Drummond se sentaria na praça para ouvir estórias. Câmara Cascudo correria atrás das manifestações culturais folclóricas. Todos teriam o que dizer, sob várias perspectivas.
Hoje, Riachuelo faz 49 anos de emancipação política. Não há bolos nem festas, mas há esperança.


Mas atenção, Riachuelenses do futuro, a Wikipedia diz e mostra muito pouco sobre a cidade.
(texto de Antonio Carlos do Nascimento).

Riachuelo é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Norte, localizado na mesorregião do Agreste Potiguar. De acordo com o censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2010, sua população é de 7 067 habitantes.[4] Área territorial de 262 km².[3] (wikipedia.com.br, acessado em 20 de dezembro de 2012).

18 comentários

Anônimo disse...

essa foto antiga é do cortiço adri?

Anônimo disse...

gostei demis ver minha riachuelo
que saudades
adorei adriana
Maria de fatima

Anônimo disse...

SAUDADES MESMO ETERNAS LEMBRANÇAS DO TEMPOS DO SAUDOSO AMELIO AZEVEDO, NESSE TEMPO RIACUELO TINHA PROGRESSO
FAMILIA ABEMÇOADA POR DEUS
É ESSE POVO DE AMELIO
JOÃO MARIA

cicinho disse...

ESSA MATÉRIA QUE VC FEZ É MUITO IMPORTANTE PARA A VELHA HISTÓRIA DE RIACHUELO PRINCIPALMENTE PARA A NOVA GERAÇÃO TER CONHECIMENTOS DE QUE RIACHUELO TEM NOMES DE PESSOAS MAIS IDOSAS QUE CONTRIBUIRAM MUITO PARA RIACHUELO, MUIO OBRIGADO ADRIANA DE TER LEMBRADO DA MINHA MÃE JÁ QUE OS VELHOS POLITICOS NUNCA TIVERAM A CONSIDERAÇÃO POR ELA MESMO SABENDO QUE ELA AJUDOU A COLOCAR TANTAS PESSOAS NESTE MUNDO E NÃO REMUNERADA MAIS PELO SIMPLES FAVOR QUE ELA SEMPRE FEZ E CONTINUA FAZENDO POR QUEM PROCURA OU PRECISA RETRIBUE TODAS ESSAS MATÉRIAS A VC E SUA MÃE QUE FOI UMA GRANDE EDUCADORA NO NOSSO MUNICÍPIO.

BRANCO DO TERÇO disse...


ANIVERSÁRIO
SÃO PAULO DO POTENGI

Foi com a capacidade empreendedora e o estilo animador de Bento Urbano que a população se desenvolveu. Em janeiro de 1912, a tão sonhada e anunciada feira e missa foram realizadas, o sucesso foi tanto que os estoques no comércio local quase se acabaram. No mesmo ano de 1912, a intendência de Macaíba reconheceu o núcleo populacional como povoado de São Paulo. O Decreto 603 de 31 de dezembro de 1938 elevou o povoado à condição de distrito com o nome de São Paulo do Potengi, unindo a religiosidade do povo ao rio que banhava o território.

No dia 30 de dezembro de 1943, através da Lei N° 268; São Paulo do Potengi foi desmembrado de Macaíba, tendo incorporado aos seus domínios parte das terras do município de São Gonçalo do Amarante que, pela mesma Lei, foi extinto.Hoje é conhecida como a maior e detentora da melhor infraestrutura da região potengi,conhecida daí como ´A Capital do Potengi´.

Dia 30 de Dezembro SÃO PAULO DO POTENGI vai completar 69 anos de fundação.
Desejo para a nossa cidade muita paz e amor ao próximo e que,la do alto NOSSO SENHOR JESUS CRISTO e pela imtercessão do MONSENHOR EXPEDITO,DEUS CONTINUE ABENÇOANDO está cidade,que não o RIO DE JANEIRO mas,é MARAVILHOSA.

Anônimo disse...

Que texto surreal e partidarista foi esse? Darcy Ribeiro, Câmara Cascudo e Carlos Drummond de Andrade? Cascudo poderia, talvez, estudar e admirar Riachuelo.
Esqueceram os filhos ilustres da terra, como o historiador e estudioso Andrelino Sapo, como o escritor Deda Cavalcante. Como falar em Riachuelo e não citar Cândido Batista Cavalcanti? Maria Luca?
Esqueceram o triunfo de Manoel Severiano de Macedo? Manoel Gurgel? Pedro Leite? Esqueceram que essa cidade foi explorada pela cultura algodoeira dos Rocha?
Esse texto ao invés de "Feliz Aniversário, Riachuelo!" deveria ser "Os Parabéns de vistante à Riachuelo".

DR. ANTONIO CARLOS disse...

E a ideia foi essa mesma. Parabenizar a cidade do ponto de vista de um visitante, focando a homenagem nas pessoas simples, que deixaram marcas de cidadania. Partidário? Talvez. Meu convívio social na cidade se dá com pessoas mais tendentes a outras bandeiras, do que os da situação, por exemplo, embora saiba que tudo isso é passageiro. E saiba também que na cidade a cor partidária, no inconsciente coletivo, é muito forte.
Em todo caso, estamos pesquisando a fundo a história da cidade para que, nos cinquenta anos possamos fazer um texto mais completo. Aceito contribuições e identificações. Um abraço.

Anônimo disse...

adora danou-se adriana
o blog é dela e ela fala de quem quer
ela fala de pessoas simples que de uma forma ou outra contribuiu e ainda contribui com nossa cidade
seu zé lourenço uma figura Inata, pessoa simples, mas merecida lembrança blogueira, falar em maria bendo porque não? dona maria pura uma idosa com quase 80 anos ela faz parte de nossa historia, entre outras pessoas aqui citadas, sei não viu
Adorei a homenagem coisa q o prefeito nesse 08 anos nunca lembrou
Maria Dolores

Anônimo disse...

ADRIANA VC DEVERIA TER FALADO DA FAMILIA TRADICIONAL DE RIACHUELO MULHER
ENTENDA

Anônimo disse...

parabéns riacuelo
ainda lembrando de pessoas simples como: BELEZA(ORLANDO HOJE JÁ FALECIDA QUE SAIA GRITANDO TODAS AS MANHÃS RIACHUELOOOOOO)
lEMBRANDO TAMBÉM DAS FAMILIAS FERNANDES, PEREIRA, BEVENUTOS, CATÃO, FAMÍLIA ALVES, FAMILIA DE DO FINADO CHICÓ PRETO FIGURA MARCANTE EM NOSSA CIDADE, POR SER UM AGRICULTOR E QUE ANDAVA SEM CHINELAS MAS CONTRIBUIU MUITO MESMO NÃO SENDO DE FAMILIA "TRADICIONAL" QUEM NÃO LEMBRA DO FINADO NECO GATO PRIMEIRO SINDICALISTA EM NOSSA CIDADE? TAMBÉM CONTRIBUIU MUITO, SEU RAIMUNDO GOMES VENDEDOR DE CARNE UMA FIGURA ALEGRE E MERECE SER LEMBRADO , DA FAMÍLIA LEITE, FAMÍLIA JERONIMO, ENTRE OUTRAS FAMILIAS QUE FAZEM PARTE DE NOSSA CIDADE.
GOSTEI BASTANTE DA MATERIA

Anônimo disse...

Gostei mesmo, mas vc deveria ter falado em seu pedro leite , um marco em nossa historia, mas mesmo assim merece nota 10

Anônimo disse...

ei adri essas fotos feias assim é de riachuelo???
vixe

Anônimo disse...

cicinho deixe de ser babão puxando o saco para sua mae, eu nao sei nao viu so podia ser vc comentando isso seu bacural de meia tigela , se liga vc esta derrotada e nunca mara vai dar a mão vc entendeum poruqe vc é um eterno babão de marcilio so vive lambendo os pratos da casa dele, se liga porque vc é um eterno e nunca seu partido derrotado vai ser nada aqui entendeu
vc nunca comentou no blog agora ta se amostrando so pq esa louca falou de sua mae, grande coisa!!!!!!!!!!!!!!
Riachuelo tem gente com mais valores que vcs

Anônimo disse...

Gostei muito da homenagem adrianan

Anônimo disse...

Parabens, Adriana!
Realmente foi um gesto bonito e simples esse seu, de citar pessoas SIMPLES que fizeram a historia de riachuelo, nao so no sentido pratico da coisa, como tambem pelo fato dessa pessoas serem pessoas viviadas que viram esta cidade crescer... Acho justo reconhecer pessoas simples.. vi que algumas pessoas estao indignadas pelo fato de vc nao ter citado nomes como severiano, familia catao, cavalcante, candido, mas acho que essas pessoas ja sao lembradas e ate reconhecidas pelos politicos de se empossas nessa prefeitura... acho que pessoas simples , batalhadores devem ser sim reconhecidas... mas sabem pq nao as sao? nao é so culpa dos politicos, mas tambem de nos mesmo, pois vc ja viu um pobre valorizar um outro pobre: NAO! é por isso que o Brasil nao vai para frente. O pobre so apoia o rico, so vota no rico, ou seja, contribui para que este cada vez mais cresca e sabe oq acontece com o pobre? FICA CADA VEZ MAIS POBRE.. Acorda minha gente e aprendamos a reconhecer as pessoas simples e honestas.. parabens mais uma vez blogueira, pela generosa atituide!

Anônimo disse...

Antonio Carlos ja existem um livro escrito pelo Professor Jose Candido Cavalcanti que fez um trabalho muito porofudo de pesquisa sobre a historia de Riachuelo voce ja leu o livro? leia que voce vai aprender bastante e saber a historia de Riachuelo.

Anônimo disse...

LEIA TAMBÉM ANTONIO CARLOS O LIVRO DE QUINHA COSTA :DA SERRA DA FORMIGA PARA O MUNDO.NELE,DO CORONELISMO DAS TERRAS DE DIVISÃO. ELA FALA QUE TOMAVA ATÉ AGUA DUM POÇO VELHO EM DIVISÃO,PELO QUAL TINHAM QUE PAGAR PODE???.JÁ QUE O AMIGO(a) ANONIMO INSISTI QUE VC LEIA O DE DEDA CAVALCANTI. LEIA ESSE A MULHER MORA HJ EM AMISTERDÃM É ÓTIMO ESSE LIVRO .MAIS DEU UMA POLEMICA SÓ POR PARTE DAS CANDINHAS KKKKKKKKKKKKKKK PQ DIZ A VERDADE DE QUEM VIVEU NAQUELAS TERRAS .AQUI TINHA NA BIBLIOTECA NO TEMPO DE LEÔNIA DEPOIS SUMIU DE LÁ. CADE O LIVRO LEONIA??? QUEREMOS LER MULHER FOI DOADO PRA BETÂNIA ELA EMPRESTOU A MULHER DE BAECO VANDELEIA E ELA NÃO DEVOLVEU MAIS,TELMA BEZERRA E BIBLIOTECA DE RIACHUELO ,CADE???? ELE É ÓTIMO ANTONIO CARLOS JÁ LI RIR TANTO .RECOMENDO É MUITO CUTURAL,FALA INCLUSIVE DA VIDA QUE ELA VIVE E DOS COSTUMES DO AMISTERDAM,TELEVISÃO NA PRAÇA PRA O POVO ASSISTIR,TEATRO NA RUA ETC.

Anônimo disse...

Riachuelo da familia de Galdino Leonardo.. Tião de Galdino...