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A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL


O mundo todo desperta-se para a importância da educação infantil. Até pouco tempo atrás esse ensino era tido como de menor importância.
Hoje, sabemos que a estimulação precoce das crianças contribui e muito para o seu aprendizado futuro. Desenvolve suas capacidades motoras, afetivas e de relacionamento social. O contato das crianças com os educadores transforma-se em relações de aprendizado.
Uma outra concepção é o desenvolvimento da autonomia, considerando, no processo de aprendizagem, que a criança tem interesses e desejos próprios e que é um ser capaz de interferir no meio em que vive. Entender a função de brincar no processo educativo é conduzir a criança, ludicamente, para suas descobertas cognitivas, afetivas, de relação interpessoal, de inserção social. A brincadeira leva a criança ao conhecimento da língua oral, escrita, e da matemática.
Acompanhando a implantação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de assessorar as escolas, elaborou referenciais para um ensino de qualidade da educação básica, os chamados Parâmetros Curriculares Nacionais.
Os Parâmetros não têm caráter obrigatório e servem de orientação às escolas públicas e particulares. Os Parâmetros, assessorando a competência profissional, contribuem para a elaboração de currículos de melhor nível, mais ajustados à realidade do ensino.
Os “Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Infantil” propõem critérios curriculares para o aprendizado em creche e pré-escola. Buscam a uniformização da qualidade desse atendimento. Os Parâmetros indicam as capacidades a serem desenvolvidas pelas crianças: de ordem física, cognitiva, ética, estética, afetiva, de relação interpessoal, de inserção social e fornecem os campos de ação. Nesses campos são especificados o conhecimento de si e do outro, o brincar, o movimento, a língua oral e escrita, a matemática, as artes visuais, a música e o conhecimento do mundo, ressaltando a construção da cidadania.
Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, cabe aos sistemas municipais a responsabilidade maior por esses atendimento. A Constituição da República diz que “A educação é direito de todos e dever do Estado”. A emenda constitucional n.º 14/96 alterou dispositivos relativos à educação e estabeleceu que a educação infantil é atribuição prioritária dos municípios.
A educação infantil tem-se revelado primordial para uma aprendizagem efetiva. Ela socializa, desenvolve habilidades, melhora o desempenho escolar futuro, propiciando à criança resultados superiores ao chegar ao ensino fundamental.
A educação infantil é o verdadeiro alicerce da aprendizagem,  aquela  que deixa a criança pronta para aprender.

2 comentários

Anônimo disse...

SERÁ Q A CRECHE ESSE ANO VAI FUNCIONAR DE VERDADE???
PORQUE ANOS ANTERIORES AS AULAS DAS CRIANÇAS QUASE NÃO HAVIA
UMA HORA ERA REUNIÃO DE NÃO SEI QUE
OUTRA HORA ERA FALTA DÁGUA
OUTRA HORA O ONIBUS ESTAVA NO PREGO
OUTRA HORA NAO TINHA MERENDA
E ASSIM IA
A CRECHE NAO FUNCIONAVA, E OUTRA COISA A MERENDA ERA DE PÉSSIMA QUALIDADE
UM RECADO PRA NOVA DIREÇÃO
VAI CONTINUAR COM AQUELE DESMANTELO??? ONDE AS CRIANÇAS ERAM OBRIGADAS A RESPIRAR FUMANTES O TEMPO INTEIRO NAS SALAS E DENTRO DA COZINHA???

Anônimo disse...

Pelo que sei Idamazia é uma excelente profissional, todos q trabalham com ela gostam de seu trabalho, uma excelente profissional.
Ao contrário de certos ex coordenadores q nao fazia nada com nada, parabéns prefeita mara pq vc está realizando um excelente administração
Torço por vc Mara e toda sua equipe
Outra coisa Marineves está fazendo um excelente trabalho no social, muito educada, prestativa, e fala com todo mundo
agora riachuelo anda