A 17ª Exposição de Caprinos e Ovinos da Região Potengi (Caprifeira), agreste do estado, será aberta sexta-feira (4 de abril), às 19h, dando início ao Calendário de Exposições Agropecuárias do Rio Grande do Norte. A programação será desenvolvida no Centro de Eventos Agropecuários Francisco Bezerra de Brito, no município de São Paulo do Potengi.
A promoção é do Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), Prefeitura Municipal de São Paulo do Potengi, Associação Norte-rio-grandense de Criadores de Caprinos e Ovinos, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, Emater-RN e agentes financeiros.
A troca de experiências e o conhecimento de novas tecnologias voltadas para esse segmento da economia é um dos objetivos da Caprifeira. A programação diversificada consta de palestras, oficinas temáticas, exposição de animais e torneios leiteiros. Os pequenos criadores da região, organizados em caravanas, pelos extensionistas rurais da Emater-RN, participam dessas atividades.
A partir de hoje (2) será desenvolvida uma programação que se inicia com um curso sobre “Derivados do leite caprino”, ministrado pela engenheira agrônoma e culinarista da Emater-RN, Neide Alcântara. Outros extensionistas rurais da instituição participam da Caprifeira com palestras em oficinas temáticas. A engenheira agrônoma, Paloma Damasceno e o técnico agrícola Klediógenes Nóbrega, apresentam o tema “Agroecossistemas”; enquanto o veterinário Alinson Petri versará sobre “Sanidade de caprinos e ovinos”.
Os concursos de torneio leiteiro e a escolha dos melhores animais acontecerão no sábado. Os vencedores serão premiados com troféus e medalhas. A programação sócio-cultural é diversificada, constando de atrações como: os “Forrós do Bode, da Cabra e da Cabrita”; exibição de grupos de projeção folclórica a exemplo de pastoril e Boi de Reis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O blog exclui comentário que difamam, caluniam ou com linguagem chula.