Os benefícios do feijão para a saúde
O feijão pertence ao grupo das leguminosas, a melhor fonte de proteínas vegetais.É rico em fibras, as quais são responsáveis pela sensação de saciedade, reduzindo o consumo alimentar durante a refeição. “Essas fibras são responsáveis por regular o trânsito intestinal, reduzindo o colesterol, os triglicerídeos, a glicose, além de auxiliar no tratamento do diabetes e da constipação intestinal”, explica a nutricionista consultora da marca Namorado, Verônica Rosa. Também é rico em potássio, vitaminas do complexo B, zinco, ferro e magnésio. Esses nutrientes são importantes para regulagem da pressão arterial, construção e reparação muscular, reforço do sistema imunológico e prevenção da anemia, entre outras funções.
O consumo do feijão Branco ocorre em todo o território nacional, porém cerca 80% deste produto é consumido em São Paulo. Ele tem uma proteína chamada faseolamina,inibidora do processo de digestão dos carboidratos, retardando a absorção de açúcares no sangue. Os pratos típicos para esta variedade são saladas, ensopados e dobradinha.
O feijão Carioca é o mais consumido no País. Sua marca registrada é o tamanho médio e as listras de um marrom mais forte. O cozimento é mais rápido e rende um bom caldo. Já o Preto é a variedade preferida no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro. É bastante valorizado quando apresenta grãos macios e caldo encorpado. Ele tem a casca delicada e é a variedade ideal para o preparo da feijoada ou mesmo para complemento do arroz acrescido de carnes. Estes grãos são redutores de colesterol natural e além de uma boa opção para pacientes diabéticos
Nenhum comentário
Postar um comentário