A portaria foi publicada na edição desta quarta-feira (26), do Diário da Justiça. Segundo o juiz, caso a determinação seja descumprida, será fixada uma multa de R$ 1 mil por cada preso.
Nos últimos dias, o presídio passou por diversos motins, que deixaram um detento morto e outros feridos, além da depredação física da penitenciária. A disputa pelo controle interno dos presídios entre facções criminosas teria motivado a Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania (Sejuc) a iniciar as transferências de presos entre as principais unidades do sistema prisional do Rio Grande do Norte, que atualmente possuem 7.735 apenados.
A medida começou pela realocação de 71 presos do presídio estadual Desembargador Francisco Pereira da Nóbrega, o “Pereirão”, em Caicó, na região do Seridó, onde foram registrados dois motins entre a segunda-feira (24) e a madrugada da terça-feira (25). No presídio, a guerra entre o Primeiro Comando da Capital (PCC), grupo originário do sul do país, e o Sindicato do Crime do RN, levou ao assassinato do presidiário Fábio Júnior da Silva Patrício, o “Bolinha”, na madrugada de segunda-feira (24). Três outros presos ficaram feridos. Com informações da Tribuna do Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O blog exclui comentário que difamam, caluniam ou com linguagem chula.