Pages

sábado, 26 de dezembro de 2015

Emparn prevê chuvas no litoral e interior até o fim de semana

Via Costeira: fortes ventos derrubaram o pórtico Cidade Viva
As chuvas que caíram na madrugada desta quinta-feira (24) deverão se prolongar até o final da semana, no litoral e interior do Estado. Segundo o chefe do Departamento de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot, as precipitações são causadas pelo fenômeno vórtice ciclônico de ar superior que atuam sobre a região Nordeste e também pelo aquecimento das águas do Atlântico Sul, favorecendo a ocorrência de chuvas.
A previsão é que esse sistema perdure até o final de semana, mas não com chuvas generalizadas, mas pancadas de chuvas e sem previsão de onde vão cair”, avalia Gilmar Bristot.
O meteorologista alerta que embora possam ocorrer chuvas mais volumosas no interior, com o deslocamento para as regiões de João Câmara, Georgino Avelino e Pedro elas não são suficientes para recarregar reservatórios de médio e grandes portes do Estado.
“Alguns pequenos reservatórios poderão ser beneficiados, mas não terão impacto na situação hídrica. O maior impacto é na temperatura que está mais amena”, afirma. A temperatura nesta sexta-feira (25) entre 25ºC e 30,3ºC, com previsão de chuva para todo o feriado natalino na capital potiguar.
Ontem, em diversos pontos da cidade, as chuvas causaram transtorno para a população no início da manhã de ontem. Na Avenida Moema Tinôco, no loteamento Brasil Novo, zona Norte da cidade, a cratera próximo ao cemitério voltou a alagar causando trânsito lento no local. Muitos veículos precisaram desviar por ruas paralelas para evitar o lamaçal. O alagamento no local é recorrente, observa o morador Eduardo Santos. “Qualquer chuva e é o mesmo problema”, afirma.
Os problemas de drenagem no local persistem há mais de uma década. O trecho de 1,1 km está em obras do projeto Pró-Transporte. Parte da avenida também está sendo duplicada, e há a previsão de implantação de faixas exclusivas para ônibus e ciclistas. Com as chuvas, o tráfego de veículos está impossibilitado por praticamente toda a sua extensão.
Na Via Costeira, os fortes ventos derrubaram o pórtico do evento Cidade Viva fixado na rotatória em frente ao Centro de Convenções. A estrutura metálica com banners informativo cederam com a intempérie.
Na Avenida Prudente de Moraes próximo ao cruzamento com a Avenida Alexandrino de Alencar, parte de uma árvore caiu o que causou trânsito lento. O problema foi agravado com a interdição e parte da faixa devido o rompimento de uma tubulação da Caern.
Na Lagoa de captação de Nova Descoberta outro problema é que preocupa os moradores. Pneus, entulhos, poda de árvores e até a carcaça de uma geladeira estão amontoados na Rua Leonardo Drummond, na lateral da lagoa, servindo como criadouro do mosquito da Aedes Aegypt e podendo causar o entupimento do equipamento e de bocas de lobo do entorno.

A TRIBUNA DO NORTE tentou, sem sucesso, contato com o secretário de obras públicas de Natal, durante toda a manhã de ontem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog exclui comentário que difamam, caluniam ou com linguagem chula.