Força-tarefa do Governo chega a Brasília para cobrar ações emergenciais sobre a seca
Uma força-tarefa do Governo do Estado formada pelo secretário de de Recursos Hídricos, Maírton França, pela chefe da Casa Civil Tatiana Mendes Cunha, pelo chefe da Defesa Civil, Coronel Dantas e pelo diretor geral do DER, General Fraxe, desembarcou hoje em Brasília.
Objetivo: apresentar o Plano Emergencial de Segurança Hídrica pedido pela presidente Dilma Rousseff na reunião com governadores do Nordeste, em torno da urgência de cada estado que, assim como o Rio Grande do Norte, vive o drama da falta d’água.
Só no RN são 153 municípios em estado de emergência e os mananciais com capacidade acima de 5 milhões de metros cúbicos, hoje tem volume de apenas 20% da capacidade total.
O Plano Emergencial do RN contempla cinco ações:
1-Poços
O projeto destina-se a perfuração de poços profundos em aquíferos com garantia de água com quantidade e qualidade. Foram definidas 6 baterias de poços, cada uma com média de 06 poços, destinados ao abastecimento de adutoras novas e existentes e caminhões pipa. O objetivo é eliminar a dependência de mananciais de superfície, garantir suprimento constante de água de qualidade, possibilitar o abastecimento de caminhões-pipa em pontos de captação mais próximos e redução drástica de custos de carros pipas e de tratamento de água.
2-Adutoras
O projeto destina-se à implantação de emergenciais com a finalidade suprimento de sistemas de abastecimento de água existentes e caminhões pipa nas regiões do sertão central e alto oeste. Foram definidas 06 adutoras, sendo: Adutora Baía Formosa; Adutora Afonso Bezerra, Angicos e Pendências; Adutora Açu; Adutora Sítio Carrasco/Apodi; Adutora Pau dos Ferros e Adutora Serra de Santana/Caicó. O objetivo é transportar a água captada nos poços previstos, garantir suprimento constante de água de qualidade e eliminar de forma gradual do abastecimento através de carros pipa, com significativa redução de custo.
3-Carros-pipa
Assistência humanitária através da contratação de serviço no fornecimento de água tratada transportada em caminhão-pipa geomonitorado, para 34 municípios, em reconhecida Situação de Emergência, que se encontram na iminência de colapso de água potável em área urbana, para um horizonte de 180 dias, decorrente do quadro de seca severa no Estado do Rio Grande do Norte. A meta é suprir a necessidade de abastecimento da população em curto prazo, enquanto não são concretizadas outras alternativas para abastecimento e resolver problema dos municípios com abastecimento em eminência de colapso, distantes geograficamente dos sistemas existentes e localizados na região do rochosa.
4-Dessalinizadores
Dos poços perfurados no cristalino, 80% apresentam água pesada com excesso de sais, imprópria para o consumo humano, assim, para obter água potável na região do cristalino (rochosa) com qualidade é necessário a instalação do Sistema Simplificado de Abastecimento de Água com dessalinizadores. A finalidade do Plano é a obtenção de água potável provenientes de poços existentes na região do cristalino para abastecimento de caminhões-pipa e disponibilização para as comunidades difusas. O rejeito do tratamento será destinado a lagoa de criação de peixes para consumo humano de forma sustentável para o homem do campo.
Nenhum comentário
Postar um comentário