Com 98,89% das urnas apuradas, Jair Bolsonaro é eleito o novo presidente do Brasil. O político do PSL recebeu mais de 57,3 milhões de votos, o que equivale a 55,29% dos votos válidos. Ele é o 42º a ocupar a posição de chefe do Executivo.
Fernando Haddad (PT) teve 46,4 milhões de votos, o que equivale a 44,71% dos válidos. Brancos e nulos foram 9,59%.
Promessas de Jair Bolsonaro
Saúde
Prevê criar prontuário eletrônico, a partir da informatização das unidades de saúde, e o credenciamento universal para que os médicos possam atender pacientes de qualquer plano de saúde. Promete que os profissionais cubanos do Mais Médicos receberão valor integral, sem o desconto que vai para o governo de Cuba.
Educação
Fala em extinguir a doutrinação e a sexualização precoce que diz existir nas escolas. Promete ampliar o ensino à distância e incentivar parcerias entre universidades e a iniciativa privada para pesquisas e produtos. Também planeja integrar as políticas educacionais entre União, estados e municípios.
Segurança
Promete investir em equipamentos para as polícias, acabar com progressões de penas e saídas temporárias e reduzir a maioridade penal para 16 anos. Fala em usar as Forças Armadas, tipificar invasão de propriedade como terrorismo, redirecionar as políticas de direitos humanos com foco nas vítimas e dar proteção jurídica para policiais.
Emprego
Projeta reduzir os custos da máquina pública para aumentar a capacidade de investimentos e gerar empregos, que também serão facilitados com o corte de juros e a desburocratização para o setor privado, criando o que chamou de ambiente favorável ao empreendedorismo.
Transporte
Prevê incentivar parcerias com a iniciativa privada para expandir e modernizar os aeroportos, para que sejam mais eficientes e cortem gastos públicos. Também projeta melhor integrar as malhas rodoviária e ferroviária aos portos, para reduzir custos e prazos.
Programas sociais
Propõe a modernização e o aprimoramento do Bolsa Família, com vantagens para os beneficiários, e promete de que o pagamento será igual ou superior ao valor atual.
Governo
Diz que vai reduzir o número de ministérios e dará metas para os órgãos federais, que terão que justificar os recursos necessários a partir dessas demandas. Promete liberar verbas para prefeitos e governadores sem o que chamou de atravessadores.
Relações exteriores
Propõe privilegiar relações e acordos bilaterais e diz que não fará negócios com países governados por ditadores internacionais.
Fonte: programa de governo registrado no TSE-SP (Tribunal Superior Eleitoral)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O blog exclui comentário que difamam, caluniam ou com linguagem chula.