Exposição com Virgem Maria nua e órgão masculino revolta deputados que pedem remoção de peça
O deputado estadual Capitão Paulo Teixeira (Republicanos) pediu à prefeitura que ordene a retirada de uma peça da exposição da residência artística Lavra, no Centro Cultural Hélio Oiticica, que ilustra a Virgem Maria com um seio nu e um órgão masculino, com a inscrição “Deus acima de tudo, gozando acima de todos”. Nesta quarta-feira, o também parlamentar Márcio Gualberto (PSL), ligado à igreja católica, já havia se posicionado sobre o quadro, pedindo, nas redes sociais e em plenário, explicações à casa cultural e ao município. Os parlamentares, bem como páginas de extrema-direita, também fizeram campanha contra outras obras no centro: a exposição Cine Desejo, e a obra “Trabalho Doméstico”.
“O espaço, da Secretaria Municipal de Cultura do Município, dedicado à diversidade da produção artística contemporânea, exibe um absurdo escárnio da fé cristã. Um ultraje aos símbolos religiosos e até mesmo a valores caros ao Presidente da República. Isso é liberdade de expressão? Vou pedir explicações aos responsáveis pelo espaço e à Prefeitura do Rio de Janeiro”, afirmou Gualberto em sua rede social, em texto acompanhado de um vídeo onde ele visita a peça na exposição.
— Não se trata de censura. A lei não permite censura. Mas também não permite que se cometa vilipêndio ao sentimento religioso, seja qual for a crença: católico, espírita, evangélico… — disse Paulo Teixeira, que encaminhou um pedido a Crivella para que ordene a retirada do quadro.
Fonte: O Globo
Nenhum comentário
Postar um comentário