Usuários das redes sociais se mobilizaram na manhã desta terça-feira (3) para pedir que o veto do presidente Jair Bolsonaro sobre o orçamento impositivo da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2020 seja mantido. Uma sessão conjunta realizada entre Senado e Câmara nesta terça definirá o futuro do dispositivo.
Na prática, o chamado “Veto 52” diz respeito ao controle de cerca de R$ 30 bilhões por parte do Congresso. A proposta previa regras para pagamentos de emendas parlamentares, prazos e até punições ao governo, em caso de descumprimento, que foram retiradas do texto.
Na Câmara, serão necessários 257 votos para manter o veto do presidente, enquanto no Senado, serão precisos 53. Caso o veto seja derrubado, o Congresso passará a ter o controle de R$ 30 bilhões de recursos em emendas parlamentares, que poderão ser distribuídas para Estados e municípios.
Na internet, o tópico #Veto52VotoSimAberto foi um dos assuntos mais comentados do Twitter. Além de pedir aos parlamentares que votem pela manutenção do veto, os usuários também cobraram que a votação seja aberta, para que o voto de cada deputado e senador seja de conhecimento público.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O blog exclui comentário que difamam, caluniam ou com linguagem chula.