Últimas notícias

Dilma escolhe ministros em meio a pressão e especulação

Agência Estado
PEsplanada dos Ministérios, em Brasília, espinha dorsal da administração pública brasileira


PRESSÃO E ESPECULAÇÃO, Essas duas palavras poderiam resumir o mundo dos bastidores da política em Brasília na semana que passou e nas que estão por vir. Embora relutem em assumir publicamente a disputa por cargos, partidos da base aliada da presidente eleita, Dilma Rousseff (PT), esforçam-se ao máximo para garantir seu espaço no futuro governo.
 e nas .Com a vice-Presidência e apoiando formalmente o candidato do PT pela primeira vez na história da redemocratização brasileira, o PMDB quer manter sua influência. Diz que não pretende ter mais ministérios, mas afirma também que não aceitará ver seu espaço reduzido. Segundo o líder do partido na Câmara, Henrique Eduardo Alves, “o PMDB não terá a ousadia de avançar um milímetro em seus direitos, mas também não vai recuar um milímetro em seus deveres”.


O PSB, por sua vez, partido que cresceu bastante nos Estados após eleger seis governadores (ficou atrás apenas do PSDB, que elegeu oito), diz em público que ainda é muito cedo para discutir cargos. No momento, a tarefa da legenda, segundo o seu presidente, o governador reeleito de Pernambuco, Eduardo Campos, é “ajudar” Dilma. Em privado, entretanto, a cúpula da sigla não esconde o desejo por um ministério de mais influência, como Integração Nacional ou Cidades. Hoje, o PSB tem nas mãos duas pastas consideradas pequenas: Ciência e Tecnologia e a Secretaria de Portos, que têm status ministerial.

Menos cauteloso e mais explícito em suas reivindicações, o PDT manifestou, por meio do deputado federal Paulinho da Força (SP), a intenção de conquistar mais um ministério. De acordo com Paulinho, graças à sua bancada, a legenda - que já ocupa o Ministério do Trabalho com Carlos Lupi - tem o direito a mais uma pasta, “talvez na área social”.

Além desses três partidos e do próprio PT, fazem parte da coligação Para o Brasil Seguir Mudando, que elegeu Dilma, o PCdoB, o PR, o PRB, o PSC, o PTC e o PTN. Ainda que nem todas essas legendas consigam indicar um ministro, é certo que vão querer, pelo menos, outros cargos e espaço.

Contemplar todos esses aliados e ainda, nas palavras do presidente Lula, fazer um ministério “com a sua cara”, é a missão que Dilma terá pela frente nas próximas semanas. Na viagem que fará com Lula à Coreia do Sul, na semana que vem, a presidente eleita deverá adiantar bastante a questão. Veja, no infográfico abaixo, os mais cotados para assumir as pastas do novo governo.
 Embora relutem em assumir publicamente a disputa por cargos, partidos da base aliada do presidente LULA, fazer um ministério com a sua cara, é a missão que Dilma terá pela frente a próxima Semana.

15 comentários

Anônimo disse...

ficou muito ruim assim agente nao sabe nem mas fazer nossos comentarios

Anônimo disse...

Os comentários podem ser feitos livremente. Não aceitamos esculhambações, palavras de baixo calão, opiniões de pessoas de moral duvidosa, em flagrante desrespeito às mínimas regras de civilidade. Comentários assim serão sumariamente DELETADOS. (Adriana Nascimento).

JUNIOR CAMALEAO PR 22 disse...

CONFESSO ESTA MUITO CONTENTE EM SER LENBRANDO NESSA ENQUETE NA PESQUISA MAS MEU VOTO PARA PREFEITO EM 2012 E JOSE MARCILIO PESSOA EU E O PR PARTIDO QUE EU ESTOU NO COMANDO AQUI EM RIACHUELO VAI ESTA NA OPOSIÇAO DESDE JA NAO E MAS NEM UMA SURPRESA ESTAREI AO LADO DE MARCILIO PESSOA VAMOS MUDAR ESSE QUADRO EM RIACHUELO DO JEITO QUE ESTA NAO PODE CONTINUAR OK MEU POVO VAMOS JUNTOS A VITORIA EM 2012.

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
eu não sei não
camaleão seu lugar sempre foi do bacural, vc vivia no nosso lado so pra se beneficiar, vc chegou aqui com uma na mão frente e outra atrás, e arrumou emprego pra vc sua mulher comprou carro, ganhou casa tudo as custas de bernardo, e hoje vive cuspindo no prato que comeu, fique com marcilio mesmo, pq vcs dois se merece. aqui agente não lhe que mais de geito nenhum, vamos ver se vc tem vai ter coragem de subi no palanque com ele e esculhanbar com nosso prefeito, e quem vai ganhar aqui novamente é quem junio botar pode ser até um cachorro que ganha, vc é derrotado, seus candidinho foi um fracaso.
kkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

NOVIDADE EU NAO SABIA QUE MARA A NOSSA FUTURA PREFEITA OCUPAVA CARGO DE CONFIANÇA NA PREFEITURA TUDO QUE SEIO E QUE ELA OCUPA CARGOS NO ESTADO PORQUE PASSOU NO CONCURSSO E POR SINAL NOS PRIMEIROS LUGARES, MAS NA PREFEITURA E NOVIDADE, PROCURE OUTRA COISA PORQUE MARA QUER APENAS SE PREFEITA DE TODOS OS RIACHUELENSES.

Anônimo disse...

Acredito que nem helder, nem Micarlos nem Joelder. Mais já ouvi falar que eles serão candidatos a vereadores.

Anônimo disse...

VIXE! APOIS JOELDER VAI ATRAPALHAR A CANDIDATURA DE JOSIVAN, UM POVO DA MESMA FAMILIA PODENDO SE JUNTAR PRA VER SE ELEGE PELOS MENOS UM, NÃO GANHA NENHUM, VAI SER DO JEITO DE PRETO E JOSIVAN DE NOVO, JOELDER É FRAQUINHO DEMAIS, NAO SABE NEM O QUE É POLÍTICA COITADO, É SO PRA DERRUBAR JOSIVAN.

Anônimo disse...

homi, esse povo pensa que política é fantasia, política é coisa séria, não é assim, de qualquer jeito, é tanto candidato aqui que faz até nojo, vale lembrar que só da bancada de junior já temos 06 vereadores eleitos e que vão com certeza tentar a reeleição, ficando 03 vagas pra oposição que sempre faz 04, como vai ter vaga pra essa danação de gente, hoje no lado da situação tá dificil ser conquistada outra vaga para vereador, pq o prefeito prefere continuar com esses ai que tão ao seu lado, hoje so entra uma vaga se for da oposição, pq eles tem 1800 votos e pode muito dividir pra 04, já o nosso lado ta complicado.

Anônimo disse...

HÁ COITADO
POIS ESSES VEREADR DAQUI NAO TAO COM NADA, SO FAZE BALANÇAR E CABEÇA, NAO VOTO EM NENHUM SEM FUTURO DESSES, MEU VOTO É O VOTO DA MUDANÇA, VOTO NA JUVENTUDE

Anônimo disse...

o melhor vereador de riachuelo isso ja com resultado nas urnas é joca basilio, so tem ele o resto é um fracasso.

Anônimo disse...

já tão falando nisso 2012 tá tão longe ninguem sabem nem o que vai acontecer...

Anônimo disse...

vc é pensa, o proximo ano ja começa os trabalhos ai agente vai ver quem é quem, riachuelo tem eleição 04 anos e nao para de jeito nenhum, so tou achando junio muito parado aqui, ele até aparecia la joab, mas agora deu chá sumiço mesmo.

Anônimo disse...

Pois eu acho que Joelder é uma ótima opção. E pelo o q eu saiba o acordo q josivan fez com Joelder em 2008 foi q se ele não ganhase ia apoiar Joelder em 2012. Essa Câmara precisa mesmo é de renovação.

Anônimo disse...

nunca que josivan vai desistir pra apoiar joelder, ele não é besta, josivan deu quase 400 votos a jacome, e ele vai contar com esse apoio pra sua eleição em 2012, joelder desista pq vc não ganha mesmo.

Anônimo disse...

Acredito na democracia, ainda que grupos familiares tentem derrubar novas alternativas que possam viabilizar o congrassamnto de boas oportunidades para o povo Riachuelense. A final, a democracia está aí pra isso! Sou uma colega de trabalho de Joelder e percebo neste jovem autêntico e de palavra que ele é a pessoa certa para votar.