Últimas notícias

Prefeitos do Piauí têm prisão decretada por desvio de R$ 3,7 milhões



Uma operação deflagrada no Piauí na manhã de hoje (19) resultou em 30 mandados de prisão temporária, nove deles contra prefeitos e ex-prefeitos acusados de diversos crimes envolvendo a gestão pública.
Os prejuízos são estimados em R$ 3,7 milhões. A chamada Operação Geleira é uma ação conjunta da Polícia Federal, Controladoria-Geral da União (CGU) e o Ministério Público Federal.
Além dos prefeitos e ex-prefeitos, a rede criminosa era formada por assessores, servidores públicos, empresários e lobistas. Foram cumpridos 84 mandados de busca e apreensão, que resultaram no recolhimento de veículos, computadores, valores e documentação que comprova as fraudes. Segundo a CGU, 33 empresas estavam envolvidas no esquema.
Os grupos agiam em pelo menos 21 municípios do Piauí desviando recursos federais destinados aos municípios por meio de transferências previstas na Constituição Federal ou voluntárias. A principal destinação dos recursos era em programas nas áreas de educação e saúde.

Entre os indícios de crimes praticados estão falsificação de documentos; criação de empresas fantasmas; desvio de recursos públicos federais e municipais; sonegação fiscal; lavagem de dinheiro e emissão e comercialização de notas fiscais frias com prefeituras.
Segundo a CGU os gestores públicos e servidores tinham a ajuda de escritórios de contabilidade e lobistas para encomendar e fornecer documentos forjados para a montagem de licitações e notas frias para justificar despesas. Também usavam o esquema para superfaturar compras de itens como medicamentos, que muitas vezes não eram entregues ou eram fornecidos em quantidades menores do que as efetivamente pagas.
Os grupos identificados atuavam, principalmente, nos municípios de Uruçuí, Elizeu Martins, Landri Sales, São Raimundo Nonato, Ribeira do Piauí, Dirceu Arco Verde, Várzea Branca, Assunção do Piauí, Caracol, Oeiras, Coivaras, Palmeirais, Porto, Santa Luz, Alto Longa, Castelo, Fronteiras, Matias Olimpio, Nossa Senhora dos Remédios, São Lourenço e Curral Novo

6 comentários

Anônimo disse...

ha uma dessa em riachuelo pelo menos 02 ex prefeitos eram enquadrados quem sabe ate o atual ou cidadezinha sem futuro e esse riachuelo so elegem politicos que gostao do dinheiro publico.

Anônimo disse...

é verdade!
aqui em riachuelo so tem ladrão
devia ser preso os daqui
pense numa quadrilha

Anônimo disse...

Ao invés de ficar aqui batendo boca, é melhor procurar saber mais sobre as propostas dos candidatos. Eu já fiz isso, já ouvi conversa de todos e acho q micarlo é o único capaz p RIACHUELO. Marcilio, a família não tem quem agüente, alem de Mara com apoio do lobisomem, coitada, só resta os currais e suas vaquinhas. Em 2012 é MICArlos para renovar!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Esse prefeito de Riachuelo se segura aonde? na grana mesmo...so assim....ah se isso vem pra riachuelo, visse?

Anônimo disse...

Pois é né! E como será q Marcílio entrou na Prefeitura, ele só tinha uma bicicleta monark preta e hoje todo mundo q ele tem um patrimônio milionário. Porq será q ele ainda não foi preso eim?!

Anônimo disse...

Marcilio entrou na prefeitura porque foi o candidato apoiado por gonzaga.Como gonzaga nao o apoia mais ele nao se elege nem a veriador ok.