Últimas notícias

RIACHUELO: ENTREVISTA DA PREFEITA MARA CAVALCANTI

Mais uma vez, o blog Riachuelo em ação entrevista a prefeita de Riachuelo, Mara Lourdes Cavalcanti, que,  neste final de ano nos concedeu mais uma entrevista, onde irá falar do seu governo nesses três anos de administração:

Prefeita, a senhora recentemente se filiou ao  PMDB, esteve há poucos dias em sua residência o ministro Henrique Alves, onde teve sua ficha de filiada abonada pelo presidente do PMDB estadual, como está se sentindo agora Bacural legítima?
 Adriana, vou ser muito sincera essa história de amor entre PMDB e Riachuelo vem de muito tempo, desde os tempos de vovô Cândido, dos tempos de meu saudoso Pai Gonzaga, que foi prefeito do PMDB por 10 anos, é uma amizade de família antiga, aprendi com meu pai a respeitar o PMDB. Então, essa simpatia é herança de família. Meus tios, primos são filiados ao partido há muitos anos. Também não poderia deixar de mencionar o nome do ex-prefeito Marcilio Pessoa, ele que também governou nossa cidade por 08 anos, também tem sua referência com a classe politica, com Garibaldi, com Henrique, com Walter Alves. Estou muito feliz em fazer parte do maior partido do Brasil, estou muito feliz. É uma Herança deixada ao longo de mais três décadas.

Sobre suas viagens a capital do Brasil, o que a prefeita Mara Cavalcanti conseguiu para o município?
Adriana,as  minhas viagens foram muito positivas. Sempre recebida carinhosamente pelo nosso senador Garibaldi Filho, ele que foi o grande responsável pela liberação dos recursos para duas unidades Básicas de Saúde, sendo  inaugurada neste sábado, 19. E a de Cachoeira do Sapo que muito em breve iremos inaugurar. Foi mérito do Senador Garibaldi essas conquistas para nossa cidade, como também a liberação da reforma do Posto de Saúde/Centro, que tem o nome de Sandra Pereira. Eu sou uma prefeita muito abençoada, tudo que consegui em obras e emendas na minha gestão foi através do PMDB.

No último sábado foram inauguradas em Riachuelo uma Unidade Básica de Saúde e a reforma do Posto de Saúde do centro. Também está em construção o mercado do produtor às margens da Br. 304, e também dois Pórticos na entrada de nossa cidade, são muitas obras em pouco tempo de administração, como conseguiu mais essas obras para nossa cidade?
Bom, antes que tudo, quero dizer que sou muito grata a Henrique. Ele é hoje uma espécie de governo para nós, prefeitos. Estive com Henrique no ministério do Turismo,em setembro de 2015, onde conseguimos a liberação de 100% do que já está sendo construindo  às margens da BR 304.  O projeto desse mercado é coisa de primeiro mundo, nosso município vai crescer muito, em virtude da duplicação da BR, que já está sendo projetada, a cidade vai crescer bastante com essa grande obra.Os dois Pórticos o dinheiro já se encontra na conta da prefeitura e muito estaremos inaugurando.

Prefeita, o Brasil está enfrentando uma das piores crises econômicas, a taxa de desemprego no pais é exorbitante
  hoje é um dos maiores problemas sociais no Brasil  e em Riachuelo, com certeza, não é diferente. O que a senhora acha dessa crise, como as prefeituras do RN estão vendo essa questão?

Olhe, desde que nasci, nunca contemplei uma crise dessas, está um caos, está muito difícil, tanto para mim como para meus colegas gestores. Imagine uma cidade como Riachuelo, que hoje temos uma estimativa de mais de oito mil habitantes, com um FPM 0.6, é muito difícil. A gente precisa estar em alerta todos os dias. Graças a Deus, estamos mantendo a folha de pagamento em dia. É com muito trabalho que estamos conseguindo administrar. A situação em outras cidades é pior, conheço prefeitos amigos que estão atrasando pagamentos, tá complicado, um governo federal que, a cada mês, só baixa os recursos.
O que o município está fazendo em favor das comunidades rurais, com relação ao corte de terra, seguro-safra, transporte escolar, poços tubulares e vacinação de animais de grande porte? A senhora, como profissional formada na área, o que pode esclarecer para o homem do campo, para que as famílias durmam mais tranqüilas?
Sou filha do Homem do Campo, da Zona Rural, e conheço muito bem as necessidades desse público. Tem sido e é uma das prioridades da nossa Administração estar diariamente ao lado do Homem do Campo, do Agricultor. Já conseguimos muitos benefícios para as famílias rurais. No assentamento Patativa do Assaré foi contemplado com um Dessalinizador, onde o sistema de dessalinização permite a produção de água potável. Assim que assumi meu mandato, procurei buscar parceiros para que pudessem amenizar o sofrimento do homem do campo com a falta d'água. Hoje, infelizmente, nosso município está sofrendo com a  problemática da falta de abastecimento de água, onde tivemos que usar medidas urgentes, carros pipas vieram  abastecer o município, com água  de Macaíba.  Também contamos com Carros-pipa do Exército, para abastecimento da Zona Rural; garantir o transporte de milho para alimentação dos animais; dez poços tubulares para o distrito de Bandeira, Arisco dos Ernestos, Umbu do Paulo, Melozinha, Assentamento Arisco, Assentamento Furnas, Carnaúbas, Jardim I e Jardim II, lembrando que os cinco últimos estão para ser perfurados muito em breve; atingimos cem por cento do corte de terra. Vale lembrar também que  através do Deputado Hermano Morais, trouxemos  a adutora até a Serra da Melosa.
Também informamos que as equipes do PSF (Programa Saúde da Família) fazem visitas, semanalmente, a todas as comunidades rurais. Eliminamos o transporte chamado Pau-de-Arara, pois agora os alunos da zona rural podem vir à escola com segurança.

 Prefeita, sua administração hoje na região Potengi é um grande referencial. Todos estão elogiando sua gestão, mesmo com a crise que está assolando todos os municípios, fator que causa surpresa a quem não esconde admiração e elogios. Na sua opinião, qual sua principal obra ou o principal feito à população .
  Citar apenas uma uma fica difícil, mas existem algumas as quais não poderia deixar de mencionar. A retirada do Lixão foi para mim uma questão de honra, pois a cidade estava respirando lixo tóxico há duas décadas. 
Outro ponto, ainda na saúde, foi recentemente as inaugurações da Unidade Básica do bairro N.S.Conceição "Maria Luíza da Conceição", uma justa homenagem a uma mulher que se destacou no seu ativismo pró-saúde na história do Município.   e também a reforma e inauguração da UNIDADE DE BÁSICA DE SAÚDE Sandra Lúcia Pereira, do Centro, mais uma justa homenagem. Destaco também a ambulância, que foi adquirida para o município com recursos próprios, pois encontramos os veículos da administração passada somente transformados em sucatas, infelizmente. O transporte 100% gratuito para classe de estudantes universitários à capital do estado, durante todo semana. Como costumo dizer, em educação a gente não gasta e sim faz investimentos. A realização do concurso Público, entre outras.
E vem aí mais inaugurações, o mercado do produtor e dois  Pórtico na  entrada do bairro N.S. da Conceição, e o outro na entrada da Avenida Luiz Gonzaga Cavalcanti.
- PREFEITA, ESSA PERGUNTA É A QUE EU COSTUMO SEMPRE REPRISAR,  A PREFEITA ESTÁ CONFIANTE NO SEU PROJETO  DE REELEIÇÃO PARA O PRÓXIMO ANO?


(RISOS). Vou repetir a mesma resposta Adriana, e agora mais confiante do que nunca! Eu Estou firme e forte no meu projeto para reeleição no próximo ano, tenho me esforçado muito para trabalhar em prol do meu povo. E vou me candidatar sim  à reeleição em 2016, Seja lá quem for. Eu não estou preocupada sobre quem será meu adversário. Estou pronta e tenho discurso para prestar contas à população. 

Prefeita deixe sua mensagem de final de ano para o povo de Riachuelo. 
Agradeço, mais uma vez, o espaço neste conceituado blog, que é recorde em acesso e credibilidade em Riachuelo e em todo RN, e que tem muita utilidade para o município, já que aqui as pessoas ficam sabendo do que se passa na política e na vida social do município.
Quero dizer ao meu querido povo de Riachuelo que estou me doando todos os dias, vinte quatro horas por dia, buscando sempre os melhores recursos, os melhores projetos e programas, conversando com autoridades executivas e empresários; procurando parcerias com empresas e empreendedores para investir no Município; estamos capacitando nossos jovens para o mercado de trabalho, através dos cursos profissionalizantes Pronatec, dentre outros trabalhos inúmeros que o povo já está vendo e reconhecendo o nosso esforço, irmanado e conjunto. Desde já, agradeço aos vereadores que estão, de forma sensata, apoiando essa Administração; aos meus secretários, de todas as secretarias, que estão também se doando para que possamos fazer de Riachuelo um dos melhores lugares do mundo para se viver. 

Que este Natal seja uma data para reflexão e despertamento de amor ao próximo, de amor à cidade, de união, pois a união faz a força. Que nosso país consiga sair dessa crise, para que toda a sociedade, e especialmente nossa cidade, continue a ser beneficiada com o progresso e o desenvolvimento.Que nosso Senhor nos mande chuva, que é a maior benção para todos nós! 
 Um grande abraço a todos. Fiquem com Deus!


6 comentários

Anônimo disse...

A secretaria paulinha sim merece

Anônimo disse...

ADRIANA PEÇA PARA A PREFEITA FAZER O NOSSO PAGAMENTO ANTES DO NATAL JA QUE ELA E A SUA FAMILIA GOSTA MUITO DO POVO TENHA PENA DOS FUCIONARIOS DA PREFEITURA ESSE JA E O TERCEIRO ANO QUE MARA SO PAGA DEZEMBRO EM 03 OU 04 DE JANEIRO JA O OUTRO FAZIA O PAGAMENTO DA GENTES ANTES DO NATAL.

Anônimo disse...

gostei da entrevista
feliz natal mara cavalcanti

Anônimo disse...

nunca ouvi falar que jb pagasse antes do natal
nuncaaaaaaaaaaaa

Anônimo disse...

parabens mara
riachuelo cada vez melhor

Anônimo disse...

08 anos de junior bernardo sempre pagou o mes de dezembro antes do natal e nos outros meses sempre pagou dia 28 e 29 nunca pagou dia 01 do outro mes qualquer duvida pergunte aos fucionarios e hoje ate oa garis mara esta atrazada 2 quizena coitados dos garis de riachuelo.