Últimas notícias

O BRASIL , A DEMOCRACIA, E A COMPRA DE VOTOS!


Falar de política, não é difícil. Mas difícil é dar uma resposta clara e objetiva, pois, a política é muito abrangente. Na maioria das vezes, acredita-se que tem muito haver com discussão entre as pessoas no intúito de buscar uma solução para “o problema”.
Apesar da importância deste assunto, são poucos os interessados, pois, a maioria da socidade foge do tema política, achando que isso é dever somente de quem está no poder, mas não sabem, que são eles que acabam fortalecendo ainda mais a chance dos desonestos se corromper com facilidade e continuar enganando o povo. Quem não participa da política, será só mais um tendo o trabalho de votar, além disso estará votando em vão. 

Como os eleitores escolhem os seus candidatos em eleições? Esta pergunta intriga cientistas políticos há meio século (Campbell, 1960) e desafia, em tempos de eleição, os consultores das campanhas eleitorais. Os profissionais da área tendem a concordar que o eleitorado segue um conjunto de motivações na escolha da preferência política. Existem diferentes tipos de votos, como o voto ideológico, o voto pessoal ou o voto circunstancial (Grandi, 1992, p.29). Dentro deste raciocínio, somente uma pequena parcela do eleitorado seguiria convicções políticas na escolha do candidato. Uma grande parte dos eleitores apoiaria candidatos que possuem sua confiança pessoal, principalmente em eleições locais. Ao contrário destes compromissos de longo prazo, denominados votos ideológicos e votos pessoais, um terceiro grupo estaria disposto a decidir seu voto espontaneamente, em função de diversos motivos ligados à forma como candidatos e programas são apresentados. Sobre esta parcela do eleitorado, indeciso e volátil, a arte de apresentar conteúdos e pessoas na mídia, o marketing político, teria um grande impacto.


É interessante notar que aqui, como em outros modelos similares, não consta o voto comprado, uma modalidade do comportamento eleitoral presente em vários países. No caso do Brasil, denúncias veiculadas pela imprensa, casos investigados pela Justiça Eleitoral e iniciativas da sociedade civil para combater o fenômeno da compra de votos são testemunhos de que esta prática é um fator relevante para uma parte do eleitorado na definição do seu candidato. É compreensível que os consultores não incorporem esta modalidade nos seus manuais, no entanto, surpreende que as ciências sociais tenham dedicado pouca atenção ao fenômeno. As referências internacionais predominam sobre as análises brasileiras desta prática1. O presente texto aborda este segmento das construções teóricas sobre o clientelismo eleitoral de forma sucinta. Estas considerações conceituais e uma retrospectiva histórica destinam-se ao preparo do terreno para a análise e a interpretação dos dados empíricos.


A manipulação das eleições populares foi uma prática comum na transição para os regimes de democracia representantiva. Com a conquista dos princípios da soberania popular e do sufrágio universal, o processo eleitoral ganhou um peso sensível na evolução política. Afinal, seria este mecanismo que definiria a distribuição do poder político em regimes representativos, substituindo princípios como a hereditariedade ou a usurpação do poder. 

Mas, via de regra, as noções da liberdade de escolha, da competição eleitoral e da administração isenta, associadas à noção de eleições, ainda estavam longe de descrever o contexto social e político no qual os processos eleitorais se realizavam. Nas democracias emergentes, as possibilidades de manipulação das eleições populares são múltiplas. A competição política muitas vezes restringe-se a uma disputa entre elites concorrentes, que possuem um controle amplo sobre segmentos inteiros do eleitorado. Mas ao mesmo tempo, os atores políticos desenvolvem um senso crítico aguçado para detectar as deficiências do processo eleitoral em todas as suas variações. Estas incluem o uso da máquina governamental para favorecer candidatos, a influência ilícita do poder econômico sobre as eleições ou manipulações referente à administração das eleições. A garantia da lisura do processo eleitoral é um desafio universal para a consolidação dos regimes democráticos. Mas a fraude, a manipulação e a corrupção eleitoral têm uma coloração específica, dependendo do contexto político e histórico.

Para fins de análise, trato separadamente questões específicas como a imparcialidade da administração das eleições, o papel do poder econômico no financiamento das campanhas e a independência do eleitor na manifestação do seu voto. 





Independência do eleitor: Um terceiro assunto relacionado à integridade das eleições é a prática da compra de votos. A compra de votos obviamente não consta de nenhum dos manuais de campanha eleitoral. Para alguns, a troca do voto por materiais de construção, por remédios ou mesmo por dinheiro é um fenômeno em extinção, sem relevância prática ou peso numérico. Para outros, ela é um dos grandes fatores para a distorção do processo eleitoral. Mas a questão não era debatida com base em levantamentos empíricos quantitativos, comparáveis ao aqui apresentado. Antes de comentar os números da pesquisa projetada pela Transparência Brasil e realizada pelo IBOPE - Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, faz-se necessária uma avaliação do significado da compra do voto, bem como uma pequena retrospectiva histórica do fenômeno no Brasil.





O voto negociado: Não é o caso aqui de analisar as práticas do mandonismo local, o coronelismo e outras modalidades deste fenômeno na literatura. Mas há uma transição decisiva de voto alienado para o voto negociado. Na medida em que as relações de dependência socioeconômica entre eleitor e patrão enfraquecem e com a garantia do segredo eleitoral, a posição do eleitor no processo político passa por uma transformação. A instrumentalização do eleitor no processo eleitoral, tanto pela elite local como pelos candidatos, passa de uma fase de imposição e coerção social para outra fase da sedução material. E no horizonte surge um papel completamente novo para o eleitor na medida em que ele se torna mais informado e emancipado através dos meios de comunicação de massa.




110 comentários

Dr. Antônio Carlos disse...

O blog continuará, quem escreve todas as postagens sou eu, vejo o quanto essa cidade vem sendo oprimida, não nos intimidamos com ameaças e calunias, esse blog é visto pelo nosso promotor de justiça dessa comarca, ele vem acompanhado passo a passo, e em caso de ameaças e represárias iremos apurar de onde saem tais comentários, já temos pistas de quem estão mandando, se continuar iremos rastrear computadores com ajuda do Ministério Público.

jackson disse...

ADRIANA, NÃO LIGUE COM ESSA CAMBADINHA QUE NÃO TEM OCUPAÇÃO, E ELES QUEREM Q VC NÃO PUBLIQUE MAIS NADA NO SEU BLOG, FICAM CALUNIANDO VC, NÃO SE IMPORTE NÃO, SEU BLOG É UM XOU, VC MEXE COM ELES E ELES NÃO TEM ARGUMENTOS, E PARTE PARA O PESSOAL, NÃO LIGUE PARA O QUE ELES FALAM, É SÓ VC DELETAR, ME DÊ SUA SENHA, EU FICO O DIA TODO NA INTERNET, E SEU BLOG EU VEJO TODA HORA, MANDE POR MEU ORKUT POR DEPOIMENTO.
VC VAI TOCAR FOGO NESSA CIDADE, É ASSIM MESMO, DEMOCRACIA É ISSO, NÃO DEIXE DE PUBLICAR VIU?

Anônimo disse...

adriana o que vc escreveu é muito importante, aqui em riachuelo o povo n pode ver 10 reais, se vende por besteira, e um prefeito coronel q tem aqui, foi perfeit essa materia, o retrato de riachuelo.

Anônimo disse...

EI AQUELE DESENHO DO HOMEM COM CABRESTO É A CRA DOS BABAO DE RIACHUELO.
VIVE TUDO EMCABRESTADO, VENDENDO SUA CONSCIENCIA POR 10 REAIS.

Anônimo disse...

Essa postagem foi a melhor que vc publicou até agora, uma aula de conscientização, o voto vendido, o voto de cabresto, o coronelismo.
Excelente, Parabéns
Vc é uma danada mesmo

cicero disse...

GOSTEI DESSA MATÉRIA, RIACHUELO SE ENCAIXA DIREITINHO AI.
AQUI EM RIACHUELO É UM CURRAL DE ELEITORES AS PESSOAS, NÃO TEM CONSCIENTIZAÇÃO DO QUE É O VOTO.
A COMPRA DE VOTO AQUI É VISTA AOS OLHOS NUS, TODO MUNDO SABE QUE JB COMPRA VOTO, E AGORA Q TÁ CHEGANDO A ELEIÇÃO ELE VAI COMTINUAR NAS COMPRAS DE VOTOS, COMO É DE SEU COSTUME, COMPRAR A CONSCIENCIA DAS PESSOAS.
PARABÉNS
HÁ QUE BOM QUE DOUTOR FONTES TÁ ACOMPANHANDO, TEM MUITA COISA AQUI Q ELE TEM Q APURAR, RIACHUELO TÁ UM CASO SÉRIO, FALTA DE TUDO NESTA CIDADE,SE FOR RELATAR NÃO CABERÁ AQUI.

Anônimo disse...

O POVO TEM QUE DEIXAR DE VENDER SEU VOTO. VOTO N É VEDIDO

Anônimo disse...

O POVO TEM QUE DEIXAR DE VENDER SEU VOTO. VOTO N É VEDIDO

Anônimo disse...

todo mundo sabe que Jb so ganhou aqui pq comprou o voto do povo, comprou por 10 reais, o povo daqui é um bando de safados.

farias disse...

só sei que em Riachuelo, o povo tem que querer a mudança, se vender o voto de novo vai cntinuar do mesmo jeito.
o prefeito não da expediente na prefeitura, não vem nem aqui.
uma cidade entregue as baratas, que nem o prefeito vem aqui.
muito fraco esse prefeito, so vive em natal.

Anônimo disse...

AQUI EM RIACHUELO O VOTO É VENDIDO, POR ISSO O PREFEITO FOI CASSADO.
ELE TA PRA SAIR A QULQUER MOMENTO.
COMPRA DE VOTO É CRIME PESSOAL.
VENDER O NOSSO VOTO, TRAS PREJUIZO P CIDADE, VEJA SE AQUI TEM EMPREGO?AQUI N TEM NADA, O POVO VIVE TUDO SEM TER O QUE FAZER, E O PREFEITO SE ESCONDE SO VEM AQUI ESCONDIDO, N VAI NA PREFEITURA.

Anônimo disse...

ESSE CORONEL AI COM UM CABRESTO NO PESCOÇO DO OUTRO HOMEM, É JUNIOR BERNARDO, QUE VIVE COM O POVO EMCABRESTADO. O POVO NAO TEM SUA LIBERDADE, AQUI NAO TEM UM CONCURSO PUBLICO, QUANDO TEM UMA VAGA É P GANHAR 100 REAIS, UMA VERGONHA!

Anônimo disse...

essa materia so parece com riachuelo nos tempos das eleiçao
o povo se vende n pode v 10 reais
e esse povo devia criar vergonha na cara.

Anônimo disse...

aqui no tempo da campanha o povo nem dormi pode mais, os politicos fica de dia a noite querendo ta na casas comprando os votos do povo.
diz q vao da emprego, que vai ter saude, no outro dia da um sacolão,
um bujão, e pronto, o povo se vende
e acaba desse jeito, uma cidde sem prefeito, ele nem aqui vem, nem na prefeitura ele vai,uma cidade abandonada.
sabe quando o prefeito vai vim aqui de novo, em julho, q vai ser a eleição e quer comprar o voto de novo.
uma vergonha para riachuelo.

Anônimo disse...

eu so votei em JB pq ele disse q ia da reforma na casa de minha mãe.
enganou agente lá de casa, disse q dava um emprego e nada
meu voto eu não vendo mais
aprendi

Anônimo disse...

SE NÃO FOSSE ESSA COMPRA DE VOTO HOJE DOUTOR PEDRO ERA NOSSO PREFEITO E TENHO CERTEZA AS COISAS AQUI ESTAVAM DIFERENTES. BEM MELHOR

Anônimo disse...

aqui em riachuelo o povo precisa aprender. nao se deve confiar em promessas.
o povo so é lembrado no tempo de campanha, isso é vergonhoso

Anônimo disse...

é verdade!
aqui em riachuelo o povo sempre é enganado.
a compra de voto aqui é explicita
todo mundo sabe q é verdade.
eu mesmo me vendi, cai numa furada, me promeeram os ceus e as estrelas
dizendo q ia me ajudar no meu comercio, me enganaram.
eu não voto nunca mais!

Anônimo disse...

aqui todos os politicos compram voto
amelio comprou, gonzaga comprou, marcilio tambem e Junior .
quem deve criar vergonha na cara é o povo, que n sabe votar.

Anônimo disse...

esse povo de riachuelo n aprende nunca!
nao pode ver 10 real, e se vende
povo fraco!

Anônimo disse...

SO SEI QUE AQUI TEM UNS QUATRO BLOG
E TODOS FALAM MAL DA ADMINISTRAÇÃO
CERTAMENTE, A ADMINISTRAÇÃO ESTÁ DEIXANDO MUITO A DESEJAR
VAMOS TRABALHAR PREFEITO, O POVO TA SOFRENDO, A CHUVA NÃO VEIO, A SECA TA GRANDE, O GADO TA MORRENDO, NAO TEM O QUE FAZER O POBRE.
PELO MENOS VOLTE A DA O POVO AQUELE SACOLÃO Q ERA MUITO BOM PARA A POBREZA.
O SENHOR CORTOU PQ?
OS POBRES PRECISA SE ALIMENTAR, O SENHOR SABE Q O POVO DA SOFRENDO, JA Q NÃO GOSTA DE RIACHUELO, NEM VEM NA PREFEITURA DA SEU EXPEDIENTE, DE PELO MENOS O SACOLÃO, TA FAZENDO MUITA FALTA, AQUI TEM GENTE PASSANDO FOME PREFEITO, SE NA SUA CASA TEM DE TUDO PARA COMER, TEM MUITA GENTE Q N TEM NADA.
PELO AMOR DE DEUS, OLHE P O POVO QUE LHE DEU MAIS DE 1000 MIL VOTO DE MAIORIA.

Anônimo disse...

so sei que o doutor antonio carlos dessa vez foi no fundo do bau
compra de voto aqui em riachuelo é cultural, o povo daqui so vota por dinheiro.
so se eles criarem vergonha na cara
nao falo mal de JB não o povo foi quen quis ele, se vendeam o voto e tão sofrendo problema de quem vendeu.
se JB se candidatar eu voto nele so de ruim, so pq ele é assim, e povo no tempo da eleição vive corendo atras dele por 10 real, entao Jb nao é culpado, se o povo q vender o voto fazer o que né?
o meu voto eu vendo quem quizer comprar, é 500 reais eu tou precisando de dinheiro p pagar umas contas ai. me ajude ai adriana, seu marido q é advogado deve t dinheiro ele vai se candidatar, dia a ele q voto por 100 nele, nos outros por 500, mais em marcilio, nao voto nem pelo dinheiro da prefeitura todo.

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
que coisa feia!
esse anomino nao leu o texto e nem entendeu nada.
diz vai vai vender o voto
kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

eu so voto por dinheiro nao sou besta nao. tenha medo nao q voto de graça

Anônimo disse...

meu voto nao vendo, nao troco, so voto em quem tem compromisso com o povo e que pelo menos more na cidade.

Anônimo disse...

aqui em riachuelo o povo nao pode ver 10 real q ja vai caindo e depois se lasca, por isso riachuelo ta assim, uma cidade feia que nao tem emprego aqui nao term é nada nesse inferno

Anônimo disse...

eu nao voto em nenhum merda desse
sao uma cambada de ladrao, nao voto em marclio, nem em doutor pedro, muito menos em JB nem voto em mara, nem em ninguem, vao enricar as custas de ourtro pocado de safado.

Anônimo disse...

eu tenho nojo de politica
pra mim era melhor a ditadura mesmo

Anônimo disse...

meu voto ´é comprado, eu nao tou nem

ai, pode ser quem for eu voto.


é so me pagar. voto na hora, eu

gosto de desgraça mesmo!

Anônimo disse...

ESSE MONTE DE SAFADOS SO QUEREM SER BONZINHO NO TEMPO DE ELIÇÃO.

PRA MIM JUNIOR BERNARDO E MARCILIO, É FARINHA DO MESMO PRATO.

NÃO VOTO EM NENHUM INFELIZ DESE

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Vou me condidatar....
Comprarei os votos à R$ 50,00...
Pra isso só preciso de R$ 300.000,00...
Que pra mim não é NADA!!
JB só gastou R$ 26.590,00 comprando o voto a R$ 10,00...
mas isso é uma brincadeira...
Precisamos usar a consciencia e votar no candidato mais preparado e que venha realmente trabalhar pelo povo. DEVEREMO COMEÇAR DE AGORA, VOTANDO CERTO PARA DEPUTADOS, SENADORES, GOVERNADOR E PRESIDENTE...

Anônimo disse...

o promotor tem em q se ocupe ou vc acha q ele nao tem o q fazer, vai ficar se ocupando de rastrear blogs, era o q faltava.

Anônimo disse...

eu tava numa lan em natal e postei um comentario, sofalta vc dizer q ele vai la e vai rastear e descobri q foi eu, vão procurar o q fazer....

jacson disse...

Adriana, ta excelente essa postagem, eu estou deolho em certos comentarios, ja tenho sua senha, não se preocupe que vou deletar, a democracia existe, agora usar um meio de difamar caluniar a imagem de alguem, no meu entendimento é crime.
O que vc faz não é crime, falar de mal administração, não é crime.
È isso ai seu blog é muito bom, por isso alguma manifestação tão pequena fica assim.
deveria não acessar, so ver quem quer, se não tem argumentos e nem sabe questionar, partem para o pessoal, não ligue isso é coisa de babão, todo mundo sabe quem é vc!
uma mulher brilhante, que causa muita inveja em muita gente, outra não se joga pedras em árvores que não dá frutos.
DEIXE ELES FALAREM, CADA UM MOSTRA O QUE TEM! QUALQUER COISA EU DELETO SE ULTRAPASSAR OS LIMITES.

jacson disse...

Adriana, ta excelente essa postagem, eu estou deolho em certos comentarios, ja tenho sua senha, não se preocupe que vou deletar, a democracia existe, agora usar um meio de difamar caluniar a imagem de alguem, no meu entendimento é crime.
O que vc faz não é crime, falar de mal administração, não é crime.
È isso ai seu blog é muito bom, por isso alguma manifestação tão pequena fica assim.
deveria não acessar, so ver quem quer, se não tem argumentos e nem sabe questionar, partem para o pessoal, não ligue isso é coisa de babão, todo mundo sabe quem é vc!
uma mulher brilhante, que causa muita inveja em muita gente, outra não se joga pedras em árvores que não dá frutos.
DEIXE ELES FALAREM, CADA UM MOSTRA O QUE TEM! QUALQUER COISA EU DELETO SE ULTRAPASSAR OS LIMITES.

Anônimo disse...

ESSE BLOG É 10
POR ISSO FICA GENTE DO LADO DO PREFEITO FALANDO MAL, SABE PQ ELES FAZEM ISSO?
PARA AGRADAR O PREFEITO, SE NÃO
PERDE O MENSALÃO!
EM RIACHUELO TEM DE TUDO

Adriana Nascimento disse...

Contra fatos não existem argumentos. Os bajuladores de plantão não sabem o que afirmar, não têm opinião própria, parece que opinam somente para agradar o patrão. São umas marionetes, estão desesperados. Diante de tais indignações, sem fundamento, a autora do blog mantém o que foi publicado.

Anônimo disse...

aqui em riachuelo, esse povo so

sabe o que é 10 reais, não pode

ver jb que ja vem correndo atras dele.


o culpado não é junuio não


é o povo que tão tudo acostumado a

não querer tranbalha

Anônimo disse...

esse povo que fala de vc adriana é pq tão morrendo de inveja de tu
sõ uns despeitados, eles nao se conforma q vc tenha se casado
e seu esposo da de 10 a 0 no outro
vc fez certo demais
agora aqui tem umas q nem do marido gosta, e morre de vontade de deixar e nao tem coragem.
vc é quem fez certo, ningeu tem obrigação de viver com quem n quer
há e uma mulher como tu q ganha quase 2 mil por mes, quem n quer
vc nao precisa de homem p viver, os

Anônimo disse...

caros amigos de riachuelo , adriana estar de parabens em se preocupar com os problemas da sociedade de riachuelo, sou um operador do direio , e venho acompanhado as postagens do seu blog, em nenhum momento adriana se referiu ao lado pessoal da atual administraçao e sim a questao da administraçao publica, quando ela falou que o ministerio publico estar fiscalizando as ameacas contra toda e qualquer pessoa,

Anônimo disse...

ADRIANA, NÃO LIGUE COM ESSES BABAO DAQUI NÃO!
ELES TEM É INVEJA DE TU
NÃO SABE TER CRIATIVIDADE, E QUANDO VER SEU MENSALÃO AMEAÇADO, SE COMPORTAM ASSIM!
SEU BLOG É EXCELENTE

Anônimo disse...

eu acho que esse povo se doi com adriana pq ela fala a verdade
aqui todo mundo que o prefeito faz uma péssima administração
ele colocou uma pesoas ai so pra comer e dizer que ele é bonzinho
uma cidade dessa que o prefeito nao vem nem na prefeitura assinar o ponto, nao oferece uma opotunidade de um concurso a cidade, o povo que trabalha ganha 100 reais, isso é uma vergonha.
comop uma professora que ensina na creche cuidando de crianças so gaanha 100 reais?
isso ta errrado, é fora da lei
esse prefeito ainda acha que adriana ta mentindo?
adriana ta mostrando o errado e na o é crime não.
me dizeram que promotor ver esse blog todo dia.

Anônimo disse...

adriana, seu blog é excelente
olhe tem gente que fala de mal de vc pq vc so fala da administração de JB e não fala de Marcilio.
Marcilio não é mais nada aqui
ele ninguem nem ver
quem ta tomando de conta da prefeitura é JB
e ele ta fazendo muita coisa errada
u8ma delas é deixar Juliete e Henrique ganhando sem trabalhar
pq os babao nao fala sobre isso?
JULIETE E HENRIQUE NÃO DÁ EXPEDIENTE
GANHA SALARIOS SEM TRABALHAR
SÃO ACOBERTADO POR JUNIOR BERNARDO
O PREFEITO DESSA CIDADE
E agora? isso é mentira?

Anônimo disse...

adriana, seu blog é excelente
olhe tem gente que fala de mal de vc pq vc so fala da administração de JB e não fala de Marcilio.
Marcilio não é mais nada aqui
ele ninguem nem ver
quem ta tomando de conta da prefeitura é JB
e ele ta fazendo muita coisa errada
u8ma delas é deixar Juliete e Henrique ganhando sem trabalhar
pq os babao nao fala sobre isso?
JULIETE E HENRIQUE NÃO DÁ EXPEDIENTE
GANHA SALARIOS SEM TRABALHAR
SÃO ACOBERTADO POR JUNIOR BERNARDO
O PREFEITO DESSA CIDADE
E agora? isso é mentira?

Anônimo disse...

esse povo do lado de jb, se ele dizer que merda é bom eles comem e não dizem nada.
são ums vagabunda que vive comendo do dinheiro da prefeitura sem trabalhar.
eles dizem q juliete agora é 40
e fica calado

Anônimo disse...

A família de marcilio come de JB (Mara, Juliete, Henrique etc....)e dizem que Adriana come de Marcilio.
Se isso é veradade e o sujo falando do mau lavado.

Anônimo disse...

Caros comentaristas
esse blog é de muita importancia para essa cidade, os fstos que acontece no dia a dia, agente ver tudo nesse blog.
Fala das coisas erradas que o municipio faz, e não é errado, nem é crime falar de coisas publica, pq pertecem ao povo.
Adriana ela ta de parabéns!
Muito bom este blog, que mostra a verdade de nosssa cidade.

Anônimo disse...

O probelema é que ela so fal mal de Júnior Bernardo, dos outros ela não fala nada!
Tanta coisa errada que fez Marcilio aqui, e Juliete que maltratou o povo

Anônimo disse...

MARCILIO NÃO É O PREFEITO DAQUI
QUEM É O PREFEITO É JUNIOR BERNARDO
ENTAO NÃO TEM MOTIVO P FALAR MAL DELE
E MARCILIO FOI UM DOS MELHORES PREFEITOS Q RIACHUELO JA TEVE
PELO MENOS VEZ 02 CONCURSOS

Anônimo disse...

só sei de uma coisa
marcilio, gonzaga, e JB são tudo farinha do mesmo prato
praa mim tudo é uma coisa só

Anônimo disse...

TODA RIACHUELO SABE QUEM FOI MACILIO

E TODA RIACHUELO SABE QUEM É JUNIOR

ENTÃO OS DOIS TEM ERROS

MAS MARCILIO MORA AQUI

E IA NA PREFEITURA

JÁ JUNIOR NEM AQUI PISA

MARCILIO FEZ 02 CONCURSOS

E EMPREGOU QUASE 200 PESSOAS PELO

CONCURSO,

JÁ JUNIOR DISSE QUE SE DEPENDER DELE NÃO FAZ NENHUM.

PRA MIM MARCILIO TÁ GANHANDO

E NO TEMPO DE MARCILIO, SE TINHA MENSALÃO ERA MUITO ESCONDIDO

JA JUNIOR DA MENSALÃO A TODO MUNDO

BAU QUE VENDE BAURU, DISSE QUE A MULHER DELE GANHA 200 REAIS DE MENSALÃO, E ELA NÃO TRABALHA EM NADA, VEM NO CONTRA CHEQUE DELE.

ISSO É UMA VERGONHA!!!!

E AINDA TEM MAIS MENSALEIRO, É TANTA GENTE POR ISSO NÃO FAZ CONCUSO.

Anônimo disse...

aqui em riachuelo tem mais de 300 pessoas que recebe sem trabalhar, e ganha mensalão.

Ja que disseram que o promotor ver esse blog vou da essa lista de gente que ganha da prefeitura sem trabalhar
JULIETE
HENRIQUE
ZÉ NILO
JOANA DARK PONTES
PRETO DE ZE DE COSTINHA
A MULHER DE BAU
JUNIOR CAMALEAO RECEBEU ATE JANEIRO MENSALÃO.
ATÉ ADRIANA DE BAICA RECEBEU MENSALÃO QUANDO ERA DO LADO DE jB.
NETO DE SEU ADAUTO
BAECO
CAETANO
LUIS DE ZÉ DANIEL
ITAMAR DE SEU MINONA
NEVINHA DE GLAUDIR
FORA UM MONTE QUE TEM AI QUE MORA EM CACHUEIRA,
ESSA LISTA É TÃO GRANDE QUE SO O PROMOTOR QUE DEVER APURAR PARA ACABAR COM ESSA POUCA VERGONHA!

Anônimo disse...

Juliete e henrique?
não acredito
eles trabalha aqui aonde?
eu não sabia que eles era empregado aqui
e agora ela é do 40 mesmo?
já se passou?
e pq Junior aceitou uma coisa dessa

não acredito nisso

Anônimo disse...

bau que so vive esculhanbando com o prefeito ainda ganha mensalão
vai entender um absurdo desse

Anônimo disse...

junior não ta sabendo nem disso
ele nao da mensalão a ninguem
esse povo ai são concusado
e Juliete trabalha em Natal p junior
ela da expediente la em Natal
e ela é do 40 sim, pq não
todo mundo pode escolher quem vai votar, e juliete é do 40 agora, do lado da gente minha filha.

Anônimo disse...

so sei que ainda falta muita gente na lista do mensalão, se fosse so esse povo ai ta bom demais, é tanta gente q se for dizer

Anônimo disse...

la vai JB nao saber que juliete não trabalha
ele deixou ela em natal pq ela so vivia colocando processo contra ele na promotoria e na justiça, ai eles fizeram um acordo para ela e henrique ficar em casa ganhando sem trabalhar, e ainda ganha mensalão, eu escutei o irmão dela falando na rádio disse que ela ganha mensalão, dizem que ela e o marido ganha mais de 54 mil so de mensalão.

Anônimo disse...

eu tou com nojo desse bloco
aquele bau que so vive metendo o pau em junio ganha mensalão, juliete tambem, junio ta louco
eu sou do 40 e nunca ganhei nada
e esse povo que vive falando mal ele apoia. isso é triste

Anônimo disse...

aquele bau é um safado
junio comprou foi 02 carro e deu a ele, o carro que carrega os medicos é dele, foi junior q comprou e da o dinheiro a ele todo mes.
safado esse bau de mauro
e ainda mete o cacete no prefeito

Anônimo disse...

eu sou do 40, mais o que foi dito aqui é pura verdade.
Adriana não ta mentindo em nada
agora deixar juliete em casa ganhando um salario desse tamanho sem vim nem aqui.

Anônimo disse...

MINHA GENTE JUNIOR BERNARDO É ASSIM
ELE SO GOSTA DOS BACURAL
PRIMEIRO ELE COLOCOU O POVO DE FERNANDO BASILIO NO PODER,
ERA O POVO QUE MAIS FALAVA MAL DELE
ATE IMPUGNAR A CAMPANHA ELE QUIS.
DEPOIS FOI JULIETE QUE É UMA SAFADA QUE COMEU TUDO DA PREFEITURA.
É DESSE TIPO DE GENTE QUE ELE GOSTA

Anônimo disse...

A cada dia crio mais nojo de politica

gustavo disse...

Adriana, é possivel que esse povo ainda diga que vc ta mentindo
uma vergonha dessa
ate bau que vive 24 hs descendo o pau em junior recebe mensalão
eu sei que junio paga o carro q é de gilmar, é no nome dele.

Anônimo disse...

aqui em riachuelo tem de tudo
Adriana fica inventando hostoria
isso é uma mentira grande
nunca que junio ia deixar juliete
ganhar sem trabalhar.
ela ta de licença

Anônimo disse...

Promotor (Dr. Fontes)já que vc é leitor deste Bolg, vê se pede a Adriana para ela dar seu expediente. Ela é a funcionária mais trabalhosa, exemplo disso é ela deixa de trabalhar, arranja atestados médicos, só pra viver publicando estas besteiras.

Anônimo disse...

É uma bagunça...se eu estou do lado A este lado é bom, se eu estou no lado B este lado é bom....
Só voto nas pessoas q nunca trocaram de Lado e em Riachuelo que eu saiba q nunca trocaram de lado conto nós dedos só sei de Junior e Dr. pedro e este segundo já vi aqui no Blog que Junior quer levar ele para o 40....... Se isso for verdade só me resta Votar em Junior mesmo.....
Sou contra esse troca, troca vergonhoso.

Anônimo disse...

sou obrigado a concorda como esse prefeito e imbessil pois nao vai entregar de mao beijada a prefeitura a gonzaga ainda bem que o povo nao quer a mara perde feio juntando a rejeiçao de mara com ademistraçao de junior bernardo ate marcilio ganha mais o povo que dr petronio e jorge vcs duvida entao espere kakakaakak

Anônimo disse...

adriana ta aprendendo com juliete
ela so faz isso pqer exemplo.
pq não fala em juliete
pq ela não da expediente

Anônimo disse...

pq junior bernardo não coloca juliete para trabalhar?
será porque ela so vivia colocando processo nas costas dele?
deveria chamar ela a da seu expediente, ganhar sem trabalhar não da, ainda bem que o promotor ta vendo esse blog.

Anônimo disse...

se for ver os erros que essa prefeitura tem
junior bernardo perde o mandado imediamente.
tanta coisa errada
gente que ganha por mes 100 reais
gente que ganha sem trabalhar
gente que recebe mensalão altissimo
gente sendo laranja de outro
o nepotismo aqui é a olho nu
tanta coisa queria mesmo que o promotor apurasse isso, é uma vergonha riachuelo.

Anônimo disse...

riachuelo ta no atraso faz 06 anos
aqui não temos prefeito
não temos vereadores
aqui tem a lei do dinheiro
quem tiver mais leva

Anônimo disse...

ATE AGORA NENHUM BABÃO DISSE NADA

SOBRE A SITUAÇÃO DE JULIETE E HENRIQUE, COMO É ELES VÃO

FICAR EM CASA RECEBENDO SEM TRABALHAR MESMO?

ERA PARA ALGÉM RESPONDER, MAS FICA TUDO CALADINHO.

JA DIZERAM QUE AGORA ELA É DO 40

É QUEM DIZ QUE JULIETE É BOA

NÃO PODE FALAR MAL DO IRMÃO DELA

OU PORQUE TEM MEDO DE JULIETE BOTAR MAIS PROCESSSOS?

RESPONDAM

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

juliete tem sorte
não da expediente e recebe seu altissimo salario todo mes
ninguem diz nada ninguem comenta
sei não

Anônimo disse...

aqui é como junior bernardo quizer
não falam nada pq juliete é protegida de jb.
se não!!!!
eles ja dizem que ela é do 40 agora
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

ja sei que juliete vai vim para pedi voto para jb
pq ta perto da cassação dele
vi hoje na internet
jb ta perto de ser cassdo
ainda vai ter resultado essa semana
e agora?
é so o que faltava, juliete mesmo pra ser sua cabo eleitoral, para sair de casa em casa com jb para pedi voto
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

mas esse povo do 40 não tem odio de juliete?
pq junior não chama ela pra da expediente?
sera que ele ta com medo dela colocar mais processos contra ele?

Anônimo disse...

EU OUVI UMAS CONVERSA AI
QUE NEGUINHO GABI DISSE QUE QUANDO ELE ASSUMISSE A PREFEITURA IA CHAMAR JULIETE PARA DA O EXPEDIENTE DELA, E HENRIQUE TAMBEM, SE FOR VERDADE QUE NEGUINO VA FAZER ISSO, ELE TA DE PARABENS.
PQ JB SO DEU VALOR AQUI A BACURAL
NÓS QUE VOTEMOS NÃO GANHAMOS NADA
NEGUINHO SE VC FIZER VC TA DE PARABENS! E VOTO EM VC TORANDO

Anônimo disse...

ADRIANA PERGUNTE A SEU MARIDO QUE FOI VERDADE QUE JB VAI PERDER O MANDATO?
TÁ O MAIOR COMENTARIO NA RUA
É VERDADE MESMO?
DIZERAM QUE SEU MARIDO JA SABE QUAL É O DIA DO JULGAMENTO.
AGUARDO

Anônimo disse...

Eita a justiça tarda mais não falha!! O prefeito do dinheiro foi derrotado pelo o dinheiro mesmo!! Compra de votos é crime!! Agora sim!!! E quem assume é o meu Doutor Pedro!!!!!
Viva a Democracia!!!!!!!!

Anônimo disse...

ADRIANA PARABÉNS PELO BLOG, VOU REZAR PARA DOUTOR PEDRO ASSUMIR LOGO E FINALMENTE RIACHUELO TER UM PREFEITO DE VERGONHA

Anônimo disse...

A maldade em forma de gente vai sumir de Riachuelo!! Fora amaldiçoado!! JB sua hora de ir embora chegou!!

Anônimo disse...

ADRIANA, SEI QUE ASSIM Q SAIR A NOTICIA VC VAI COLOCAR NO BLOG
DEUS É FIEL
AGORA É DOUTOR PEDRO

Anônimo disse...

Eu sou do 40 mas o que Junior fez é vergonhoso para nossa cidade! Agora voto no doutor pedro.

Anônimo disse...

SO QUERO VER A CARA DOS MENSALEIROS
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Anônimo disse...

Acabou a felicidade, neguinho gaby vai botar moral. jb não fez nada p acabar com esse bacural, so sei q com neguinho vai ser diferente!
Ele vai colocar todo mundo no seu lugar, e tem que da expediente, não tem mamamda não

Anônimo disse...

ta pegando fogo!
so quero ver gente chorando
e os carros voltando para o banco
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Todos sabem que um dia iria chegar ese dia, então não precisa ta chorando, vamos para uma nova eleição
Deus é quem sabe de tudo!
Aguardo a justiça divina

Anônimo disse...

douto pedo ven p ca
o seho n ven pa ca maz nao
o pefito vai sai
vai t elezao

Anônimo disse...

Eita que agora o bicho pega....Doutor pedo estava so se preparando JB se queimando...e o povo odiando. agora é o Dr.
Dr. Pedro to com o senhor, estavam falando mau do senhor aqui agora bote moral na nossa cidade confio no senhor.

Anônimo disse...

Essa vez voto no doto, se não for ele e sacanagem, eu anulo e não voto em outro.

Anônimo disse...

AMANHÃ JA SAI UMA NOVA DECISÃO
EU VI NO SITE DO TSE
DIA 15 ABRIL
SO QUERO O POVO CHORANDO
ACABOU O MENSALÃO
KKKKKKKKKKKKKKKK

Anônimo disse...

Eu escutei que neguiho dise que com ia ser diferente, ninguem pensasse que ia fazer com ele , como é com junior,
ele ta decidido em fazer o certo

Anônimo disse...

Não sei se estou feliz ou envergonhado de ter um prefeito compravadamente, safado.
CONFORME A JUSTIÇA.

Anônimo disse...

ADRIANA, MOVIMENTE ESSE BLOG.
DIGA LOGO QUANDO TEREMOS DR. PEDRO NOS PALANQUES NOVAMENTE....E QUE DO LADO DE LÁ TA UMA CONFUSÃO PARA SABER QUEM VAI SER O CANDIDATO.

Anônimo disse...

Até 2012 eu não sei como vai ficar essa cidade, mas a partir dai eu voto em MARA...
Mara vai ser a melhor prefeita....

Anônimo disse...

Sera que neginho vai para de fazer o que ele faz com o povo que tem bolsa familia? Era bom doutor fontes mandar a policia federal invetigar a vida dese safado

Anônimo disse...

EI PSIU!!! AGORA É 15!!!!!!!

CHORA MENSALÃO, CHORA QUEM TEM CARRO PAGO POR PREFEITO, CHORA SON VÁ QUEIMAR CARVAO

UIUIUIU!!!!!!!

Anônimo disse...

Parece que já to vendo Doutor Pedro nos palanques de novo!!!! vai ser bom demais!!!!!!

Anônimo disse...

ADRIANA PARABENS ESSA LUTA É SUA TAMBÉM, SIGA NESSE CAMINHO. VOCE FOI FORTE SOUBE ESPERAR, INFELIZMENTE SEU EX-MARIDO FOI FRACO TROCOU A DIGNIDADE PELO DINHEIRO. VOCE É GUERREIRA QUERO VOCE AO LADO DE DOUTOR PEDRO.

Anônimo disse...

A Justiça tarda mas não falha.
Não há mal que não tenha fim, seu fim chegou junior.O povo esta feliz.

Anônimo disse...

Son será que nesse 5 anos e 4 mes como vice dezaprendeu a queima lenha? pare de baba o ovo de junior e volte a queima lenha e apenda a trabaia pro povo

Anônimo disse...

neguinho so vai ser prefeito so por duas semanas, o nosso prefeito é doutor pedro, venha p ca doutor p gente fazer uma festa
aguardamos sua presença

Anônimo disse...

neguinho so vai ser prefeito so por duas semanas, o nosso prefeito é doutor pedro, venha p ca doutor p gente fazer uma festa
aguardamos sua presença

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

vcs esqueceram que neguinho e agiota igual ao prefeito ele troca dinheiro por cartao do bolsa familia ele tem mas de 80 cartao do povo mais ja tem 3 pessoa pronta para denunciar ele e questao de tempo o dr fontes ja esta sabendo de tudo ele ja comeu da camara das briga de galo ta comendo do bolsa familia e vai comer agora da prefeitura cuidado para nao se engasgar o junior bernardo ja se engasgou espere para ver os acontecimentos

Unknown disse...

vc sabia q o estádio de futebol não ta servindo pra ter torneio mas serve para as ovelhas dos vigias comer o capim de la,e os vestiários ultimamente ta servindo para alguns casais quebrarem a rotina.sera que o secretário de obras públicas não sabe desse movimento?Ei mas isso não é fofoca é fato consumado.

(de)Formador de opinião disse...

Amigo estou copiando algumas imagens para divulgar em meu blog! É pelo bem da democracia, não é plágio.

Anônimo disse...

ODIEIIIII a matéria acheu uma bosta!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Como alguem gosta disso a pessoa tem MERDA na cabeça1!!