Últimas notícias

Eleições provocam mudança no cenário político do RN

As eleições de Dilma Rousseff (PT) como presidenta eleita da República, e Rosalba Ciarlini (DEM), na condição de governadora do Rio Grande do Norte devem refletir substancialmente no novo cenário político do Rio Grande do Norte. A presidenta é adversária da governadora e ambas são, até que se prove o contrário, aliadas da prefeita da capital, Micarla de Sousa (PV).

 Há, portanto, uma reversão de alianças e parcerias. Enquanto o Estado sairá da condição de parceiro político da presidência da República – tanto Iberê Ferreira como Wilma de Faria são de um partido considerado aliado de primeira hora do PT, o PSB – o Executivo Municipal, tratado na condição de adversário após a eleição de 2008, nutre agora de uma nova expectativa frente ao repasse de dividendos oriundos da União.
Presidente Dilma Rousseff é alidada da prefeita de Natal e adversária da goverandora eleitaDILMA ROUSSEF, PRESIDENTE 
O senador Garibaldi Alves (PMDB), observou que não acredita em represálias do governo Dilma Rousseff ao Rio Grande do Norte em face da governadora eleita, Rosalba Ciarlini, ser de uma ala oponente ao governo federal. Ele disse que está disposto a apoiá-la nas principais reivindicações e encaminhar assuntos de interesse do estado. Garibaldi é do partido do vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB). “Essa disposição existe da minha parte e da bancada federal. Não acredito que haja algum problema neste sentido”, ressaltou o peemedebista.

A deputada federal Fátima Bezerra, do PT, reconheceu que um governo com alinhamento político ao grupo que comanda o Planalto se beneficia mais substancialmente em virtude da proximidade programática, no entanto, assegurou que não haverá discriminação. “Naturalmente [com o alinhamento político e programático] isso flui com mais efetividade. A capacidade de articulação se torna  mais potencializadora, mas nem por isso nós podemos destacar que o governo vai deixar de se relacionar institucionalmente. O governo Lula deu demonstração disso e você tire como exemplo Mossoró”. A parlamentar petista assinalou que a prefeita de Mossoró, Fafá Rosado, mesmo estando na condição de oposição ao governo Lula foi muito beneficiada, tendo recebido investimento das áreas mais importantes.

Ainda segundo a petista, a  Prefeitura de Natal também deverá ter o tratamento de uma parceria institucional. “Cabe a ela [Micarla de Sousa] apresentar capacidade de gestão, ter bons projetos para que possa ter uma boa parceria com o governo federal. Ela vai ser tratada do mesmo jeito, a partir de janeiro do ano que vem”, atestou Fátima Bezerra.



A governadora eleita tem afirmado, sempre que é questionada sobre o assunto, que vai bater a porta do governo federal para obter as parcerias necessárias  aos investimentos e às ações que pretende implementar no Estado. Ela quer ampliar o número de convênios, os financiamentos e repasses do governo federal. Rosalba, inclusive, fez uma campanha discreta para o candidato José Serra (PSDB), sobretudo no seu principal reduto eleitoral, Mossoró. 

Partidos vão definir posicionamento

Enquanto as parcerias administrativas dos partidos com o governo federal já estão definidas – com DEM e PSDB capitaneando a oposição – nas esferas estadual e municipal ainda há indefinições e, neste caso, de legendas consideradas potenciais para a governabilidade, como o PMDB. Dividido no período eleitoral, a legenda comandada pelo deputado federal Henrique Alves e pelo senador Garibaldi Alves, ainda não fechou questão sobre o posicionamento governo/oposição na Assembleia Legislativa. O senador Garibaldi opina que “o melhor seria todos caminharem unidos”, no entanto, tal tese está cada vez mais difícil de prosperar, uma vez que pelo menos dois parlamentares já se disseram situação e outros dois oposição. “Vamos ouvir a todos e eu tenho certeza que o presidente estadual Henrique Alves vai, após isso, encontrar uma solução”, destacou o peemedebista.


agripino-mulheres1.jpg
No caso da gestão municipal, a prefeita de Natal, Micarla de Sousa, deverá ter o DEM como um aliado distante nos próximos meses. Uma prova disso foram as declarações do senador José Agripino Maia, presidente estadual da legenda, que externou o descontentamento com o apoio da pevista à candidatura de Dilma Rousseff. Micarla de Sousa também deve ter o PT como partido adversário, mesmo com a aproximação da sigla no plano nacional. “Faremos uma oposição com firmeza e com responsabilidade. Claro que se nós tivéssemos um partido aliado no governo do estado seria melhor no nosso ponto de vista, até para dar continuidade. A partir de janeiro nós somente seremos situação no plano nacional”, declarou Fátima Bezerra.

20 comentários

Anônimo disse...

QUE eu saíba a populaçao de riachuelo nao prcisa de esmola de ninguem e sim de açaõ e candidato que trabalhe por toda a populaçao é isto que Mara vai fazer quando chegar a prefeitura, vai fazer por todos, trabalhar honestamente, respeitando a todos e usando a sua inteligencia, juventude, capacidade, vontade de trabalhar por seu munucipio e fazer de Riachuelo uma cidade progressiva, desnvolvida,a juventude com expectativa de dias melhores. é assim e que Mara vai governar Riachuelo.

Anônimo disse...

Esse coitado desse anonimo pensa q aqui em riachuelo o povo é besta é?
pra vc que não sabe as eleições daqui sempre teve q ter investimneto, Gonzaga só ganhou pq gastou muito, marcilio empenhorou até as cuecas pra se eleger 02 vezes, e junio bernardo, esse não precisa nem de comentário, da primeira vez gastou mais de 700 mil pra ganhar a primeira, e na segunda foi mais de 600 mil isso fora o que tirou da prefeitura, porisso ta ai cassado com o processo nas costas.
Então Mara vc cuide em vender as cabeças de boi de seu pai, vender carros, fazendas, pq lisa vc não ta com nada mimnha filha, aqui agente so vota por dinheiro de graça nekm pensar

Anônimo disse...

eu ja tou com nojo dessa pesquisa
pq todo mundo sabe q a candidata é mara e agora esse povo todo, blogueira sua pesquisa ta fajuta, nao voto mais.

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkk
minha querida, pois eu tou adorando essa pesquisa, pq aqui nao é uma so pessoa q pode ser candidatar nao, e ainda faltou gente pra colocar ai, o resultado é esse mesmo, cada um vote no seu e respeite o resultado

Anônimo disse...

Porque voce que declarou, que so vota por dinheiro nao se identifica;ou voce naõ sabe que veder o seu voto é crime, e falta de cararter de quem vende e de quem compra, conciencia nao se vende , dignidade tambem, vender voto da cadeia, cuidado para voce não cair em uma emboscada, alguem qurer fazer que vai comprar o seu voto e voce cair em uma armadilha tem muitas armadilhas por ai cuidado para voce não cair em uma dessas, ja que voce é do tipo de eleitor que so voto por dinheiro a justiça eleitoral tambem puni quem vende o seu voto.Nem Mara nem seu pai precisa de vender fazendas e boiadas para se eleger prefeita, tudo que ela precisa e de confiança do povo de RiACULELO PARA LEVALA A PREFEITURA e para que isto aconteça nem passa pela cabeça dela comprar a conciencia do povo taõ amado e querido por ela desde a sua infancia aprendeu a respeitar o seu povo

Anônimo disse...

DE ONDE MARA GANHA PESQUISA
EU NEM ME PREOCUPO, ACHO ESSA MENINA MUITO INFANTIL, DESPREPARADA, NAO FAZ NADA PELA POPULAÇÃO, NAO TEM IDEIA NAO SABE NEM CAPAR UM CAVALO, O POVO DAQUI NÃO TA DOIDO NÃO.
ELA É APENAS UMA SONHADORA, JUNIO NAO GASTA UM CENTAVO COM ELA, ISSO TA NA CARA,PODE TER CERTEZA QUE A SITUAÇÃO VAI SE DIVIDIR, PQ QUEM É DO VERMELHO DE AMELIO NAO VOTA NUNCA NUMA FILHA DE GONZAGA, ALIAS ESSE POVO JA SEW BENEFICIOU MUITO NO PODER, ISSO NAO DA MAIS CERTO, A MUDANÇA NAO É COM MARA, PENSAVA QUE ERA COM JUNIO, MAS ELE DECEPCIONOU SO AJUDOU A BACURAL, E OS POVO DO VERMELHO TÃO TUDO SOFRENDO, NÃO VOTO NA FILHA DE GONZAGA, SEI QUE TEREMOS SURPRESA PRA 2012 E COM CERTEZA A SITUAÇÃO VAI TER OUTRA CHAPA PRA SER LANÇADA.

Anônimo disse...

mara nao ganha de jeito nenhum, ela agora so dois vereador com ela, Sadora, e Neguinho, o resto nao é com ela não, isso ta na cara, o Dem tem lurdes,deve acompanhar o vice prefeito, SErivan nao vota em mara, vota no filho, joca esse é q nao vota mesmo, e baica acompanha caetano, então mara sofre na camara e nao tem apoio do seu lado.

Anônimo disse...

Mara é uma jovem bem preparada intelectualmente, proficionalmente ja mostrou que é inteligente desenpenha muito bem a sua funçao de coordenadora é responsavel tem corage de trabalhar. Naõ vejo nem um motivo de incapacidade dela. Tenho certeza que quando ela chegar a Prefeitura vai dar chou de administarçao com renovaçao , dinamismo, capacidade, responsabilidade e segurança. nao adinta voce querer colocar faltas em uma moça que tem muita responsabilidade e respeito pelo povo.

Anônimo disse...

ALO ALO TODOS DE RIACHUELO SABE QUE A FAMILIA DE TIO AMELIO VOTA EM MARA ATE PORQUE ELA E TODA A SUA FAMILIA TRABALHO E VOTO EM SOM PARA PREFEITO E A DIFENÇA FOI MUITO POUCA SE MACILIO NAO TIVESSE EMPENHADO A PREFEITURA QUEM TINHA GANHO ERA SOM. MARA FIQUE TRANQUILA QUE NA HORA CERTA ESTAMOS TODOS COM VOCE.

Anônimo disse...

Adriana, quando vc vai colocar uma enquete pra gente votar pra vereador? É porq eu tô doida pra votar no gostozo do professor JOELDER.

Anônimo disse...

ainda bem que esse anonimo ja respondeu, ele mesmo admitiu q so ganha aqui quem gastar, pq de graça o povo não vota, son quase ganhou, perdeu pq nao tinha dinheiro,então?
Então significa q mara tem que gastar, tem que ter dinheiro, de graç o povo não vota. se son tivesse dinheiro ele ainda tava no poder até hoje, como nao tem um tostão o povo se vendeu tudinho pra marcilio, depois o povo se vendeu pra junio, e agora? agora quem tiver dinheiro leva, de graça vai so bater esteira, que conversa que o povo vai se enganar com promessas, de onde gonzaga tem moral pra o povo acreditar nele? nunca no brasil, MARA É PRIMA DE MARCILIO, OU SEJA FARINHA DO MESMO PRATO.É A MESMA COISA SEIS POR MEIA DÚZIA, SANGUE DO MESMO SANGUE, ISSO NÃO É MUDANÇA.

Anônimo disse...

Será mesmo manipulação ou aceitação politica? reflitam quem foi o vereador mais votado em Riachuelo e ganhando em todas as urnas(SEDE) por duas vezes consecutivas..... Quem trabalha dia-a-dia ao lado do povo..... Que não passa no rosto nada que faz em prol de alguém...... Que vive em função do povo que lhe elegeu...... Que conseguiu muitos poços tubulares...... Que perdeu as contas de quantas identidades, CPF e carteira de trabalho já fez.....De quantas pessoas ele já levou pra aposentar.... Se eu fosse dizer o que vejo ele fazendo eu ia passar o dia aqui e não me cansava de escrever. Então, reflitam isso é TRABALHO. E o nome dele tenho certeza que vc sabe quem é!

Anônimo disse...

é muita mentira,a familia de amelio azevedo tem vergonha, não precisam ta simulando qrendo se passar por familiares, pois nossa familia tem principios, e ja temos nosso candidato a prefeito que com certeza nao será a neta de candido batista.

Anônimo disse...

ja sei a resposta:

VEREADOR NEGUINHO GABY

Anônimo disse...

MINHA GENTE SE FOSSE COLOCAR AQUI O QUE NEGUINHO FAZ POR RIACHUELO, NAO CABERIA , ELE TRABALHA MAIS QUE O PREFEITO, FOI O MELHOR PRESIDENTE DA CAMARA DE NOSSA CIDADE, TRABALHA EM FAVOR DE TODA RIACHUELO, NÃO É SO A SERRA, MUITO MENOS SO CACHUEIRA, ELE TRABALHA POR TODA POPUALAÇÃO, ELE É O VEREADOR MAIS ATUANTE.

Anônimo disse...

me diga se NEGUINHO GABY fez pelo menos um quadro na câmara. Ele só visa o bolso dele e nada mais. Fez até as pazes com JB porque não aguentou o açucar do prefeito.

Anônimo disse...

NEGUINHO GABI O VEREADOR QUE EMPENHORA OS CARTOES DO BOLSA FAMILIA DO POVO ISSO AGORA E ATUAÇAO VOU DENUNCIAR ELE AO PROMOTOR SEM FALAR NAS BRIGA DE GOLO E NAO TEM CONFIANÇA SO VIVEM CANTANDO AS MULHERES CASADAS DE RIACHUELO. MARA PRIMEIRO TEM QUE APRENDER CAPAR CAVALO POIS ELA CAPOU 03 CAVALOS E TODOS OS 03 MORRERAM ISSO E SO O COMEÇO .

Anônimo disse...

Morra de inveja de Mara, ela é doutora e voce com certeza um fofoqueiro das calçadas, desocupado, sem emprego e despeitado com quem trabalha e quer o melhor para riachuelo se manque.

Anônimo disse...

pois, eu acho q mara não entende nada de cavalo, ela capou 03 e morreu todos, e ainda quer ser prefeita, não da certo ela é despreparada, e ainda vai colocar sua irmazinha natali no poder outra vez, é sangue de juliete, e prima cunhada de marclio, assim ninguem merece. NÃO VOTO

Anônimo disse...

Politia é coisa seria, voce desoculpado(a)que usa os meios de comuniçaçao para so escrever besteira ,abrobinha, falar imbecilidade tenha mais respeito pelo povo de Riachielo eles merecem, não entendo como voce que manipula as pesquisas e diz que o seu candidato ja estar eleito compota -se desta maneira, sem nenhuma responsabilidade, sem conteudo, sem proposta so mentido e fazendo do povo besta, nao trabalha vive puchando o saco de politicos para poder manter o estatos, porque com o dinheiro que voce ganha nao dar para a pose que voce tem.