Últimas notícias

EUFORIA DA VITÓRIA E O ENFRENTAMENTO DA REALIDADE.



É a coisa mais natural e acontece em qualquer lugar quando entra um novo prefeito: a exoneração de todos os comissionados, conforme preconiza a lei, para uma posterior nomeação de novos ocupantes de cargos de confiança, por parte do Chefe do Executivo.
A euforia da vitória é grande, mesmo entre aliados demitidos. Justificam suas demissões assim: “É transição de governo da mesma bandeira, apenas burocracia, depois a gente volta!” E continua as comemorações pela festa da “vitória”, que a essa altura já vai ganhando aspas.

Comissionado é um servidor público que entra para a administração sem concurso, por isso não possui estabilidade e seu contrato de trabalho é por tempo limitado, normalmente vinculado a quem o indicou, portanto, quando o mandato chega ao fim... Este também é o momento da saída do servidor comissionado.
 

Legalmente, esse tipo de servidor só poderia ser nomeado em casos específicos e somente para cargos de direção, chefia ou assessoramento, e somente em atividades nas quais a prefeitura não tenha servidores efetivos atuando, mas o que normalmente se vê passa longe disso. 

Em algumas cidades do potengi a realidade não é diferente. Com a saída dos Ex-prefeitos,  muitos funcionários  foram demitidos, em virtude da obrigatoriedade constitucional e agora, esperam (ansiosamente) por uma convocação oficial do novo Prefeito para voltarem às suas atividades profissionais (se o funcionário  tiver votado, gritado, pregado bandeiras, participado de todas as carreatas do candidato vencedo enfim vestiu a camisa de verdade, na maioria dos casos talvez tenha chance de voltar) .
Contudo, a demora dos novos prefeitos em nomear esse pessoal  novamente; aqueles que deixaram o quadro de servidores do município têm gerado incertezas e questionamentos até mesmo dentro do grupo governista. Enquanto alguns temem serem substituídos,
 em virtude das conveniências políticas, outros levantam dúvidas sobre a real situação financeira encontrada pelo novo gestor. 

Este momento de indefinições também tem causado um certo desconforto nas bases política de algumas gestões que, mesmo timidamente, começa a apresentar os primeiros sinais de insatisfações. 
Afinal, do jeito que a situação está sendo conduzida pelos novos prefeitos,  o que nota-se é que os ex-prefeitos deixaram  um belo "abacaxi financeiro" para ser descascado e isso, com certeza, não agradaria muito aos atuais gestores que passaram  oito anos afirmando que o dinheiro público "dava cria" em suas mãos.

Pelo visto, ou  os prefeitos nomeiam logo os neo-desempregados para trabalharem ou terá que preparar-se para enfrentar a revolta da "turma do contracheque" que, diga-se de passagem, ainda não está preparada (psicologicamente) para deixar de usufruir dos benefícios de ser aliado de quem está no centro do poder.
O grande problema é que, certos prefeitos “vencedores” fizeram em torno de si um bloco muito grande de aliados e, quando se deparam com a realidade de um orçamento municipal apertado, para tantas despesas e poucas receitas, percebem que fatalmente, muita gente pode ficar insatisfeita. É justamente nessa hora que a onça começa a beber água.

Continua no próximo Capítulo

9 comentários

Anônimo disse...

è minha amiga blogueira
a cobra vai fumar mesmo em riachuelo
a maroca ja colocou as unhas de fora
e despediu nada mais nada menos do que welington de marina primo do vereador angelo moura e cunhado do vereador janio azevedo
Nossssssssssa
pense numa consideração

Anônimo disse...


Boa noite
Menina novidades
FOI Despedidos e Chico de cachoeira e welington de marina
Achei ótimo pra eles verem quem é a verdade família dos Cavalcantes

Anônimo disse...

A CONVERSA AQUI ADRIANA NÃO É OUTRA
MARA CAVALCANTI COLOCOU NA RUA WELINGTON E CHICO DE CACHOEIRA
FALAM Q WELINGTON FALOU COM SEUS VEREADORES E ESTÁ Aguardando
O Posicionamento de Angelo e o Janio

será que ela não ouvi esses dois vereadores
ja sei q ela não ouvi-los é o cão chupando manga
que mulher perseguidora?
uma mulher q ganhou com uma maioria daquelas
,e ainda contou com os votos de toda sua familia do rapaz votaram nela de cabo a rabo
e ela tomar uma atitude dessa
pense numa consideração

vamos ver se angelo e janio vai ter moral agora com essa mulher
será???

Anônimo disse...

ESSA PREFEITA NÃO VAI SER DIFERENTE MESMO DESSAS AI

ela está igualzinha
micarla?

rosalba?

mara?

alguma semelhança

ei se continuar assim
vai se ferrar

Anônimo disse...

PERSEGUIÇÃO POLÍTICA,...começa assim,depois...vai ficar pedindo perdão igual o outro.

Anônimo disse...

WELITON TBM VIVE FALANDO DE mARA EM TODO LUGAR ONDE CHEGA NA CALÇADA DE DULCE E FAMILIA PERTO DA ACEMBLEIA SE ELA COLOCOU TEM MOTIVOS ELE NUM FAZ NADA MESMO RUAAAAAA FALSO.QUER SER SABIDO NUNCA PASSA NUM CONCURSSO MAIS QUER SABER MAIS QUE TODO MUNDO QUEM QUISER SABER QUEM ELE É COMPITA COM ELE ALGUM DIA.

Anônimo disse...

EM SE FALANDO DE PERSEGUIÇÃO MARA NÃO ESTA FAZENDO MARA NÃO ESTÁ FAZENDO MAIS DO QUE QUALQUER GESTOR RESPONSÁVEL FARIA.POR EXEMPLO: A FILHA DA MARIQUINHA DE CACHOEIRA FEZ CONCURSO PRA QUE? .... ENTÃO MARA APENAS ESTÁ ADEQUANDO CADA FUNCIONARIO NA SUA REAL FUNÇÃO ISSO EU APLAUDO POIS DESVIO DE FUNÇÃO É CRIME E TODOS TEM QUE IR SE ACOSTUMANDO E MOSTRAR SUA COMPETENCIA NO SEU DEVIDO LUGAR. SE MARA DEMITIU ALGUÉM É PORQUE NÃO ESTAVA CORRESPONDENDO COM A FUNÇÃO E COMO MARA É RESPONSAVEL TERA DE DAR LUGAR A QUEM É SIM RESPONSAVEL DE VERDADE. AINDA VIRÃO OUTRAS MUDANÇAS E QUE IRÃO GERAR MUITOS COMENTARIOS E REVOLTAS POREM TUDO É PRA QUE RIACHUELO TENHA DE FATO UMA GESTÃO DE FATO VOLTADO PARA OS MAIS CARENTES E PARA OS QUE NUNCA TIVERAM OPORTUNIDADES. APLAUSOS PRA VC MARA E VAMOS PULAR.PULA,PULA PULA

Anônimo disse...

CONCORDO QUE A MUDANÇA É NECESSÁRIA, E ISSO É UM FATO. MAS EXISTE ALGO ERRADO AÍ, COMO A PRÓPRIA MARA FALAVA AOS QUATRO CANTOS DA CIDADE QUE RIACHUELO É CHEIO DE PESSOAS TALENTOSAS E CAPACITADAS, ENTÃO COMO EXPLICAR O RAZÃO PELA QUAL FOI CONTRATAR PRIORITARIAMENTE TANTA GENTE DE FORA? É GENTE DE LAJES, DE SANTA CRUZ, DE SÃO PAULO DO POTENGI, DE NATAL, SE BRINCAR ATÉ DE MARTE TEM. ESSAS PESSOAS ESTIVERAM TODO O TEMPO DA AMPANHA? SUBIRAM O BAIRRO E LOCALIDADES LEVANTANDO BANDEIRAS E PEDINDO VOTO? COMO VEMOS, A MUDANÇA E A RESPONSABILIDADE NÃO ESTÃO TÃO AVANÇADAS ASSIM. BOA SORTE PRA NÓS OS TALENTOSOS E CAPACITADOS RIACHUELENSES QUE CONTINUARÃO OBSERVANDO OS DE FORA TEREM AS OPORTUNIDADES. É NÓS DE NOVO.

Anônimo disse...

era pra ela ter colocado pra fora sua mãe, irmã e amiga(mulher do ex-prefeito)assim ela estaria trabalhando correto pois todos sabemos que estas pessoas perderam a causa na justiça, e mesmo assim foram chamadas, será que os vereadores não vão denunciar ao ministério público? Acredito que você Adriana não ficará calada diante tanta fraude. Um forte abraço, confio em você.