Coronavírus: Secretaria de Saúde do RN confirma suspeita da doença em 5 pacientes
Em nota, a pasta informou que, dos três casos notificados na quarta-feira (26), dois evoluíram para 'suspeitos', um segue em investigação, e três novos casos apareceram no Estado nesta quinta
A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) confirmou nesta quinta-feira (27) suspeita de coronavírus em cinco pacientes do Rio Grande do Norte. Todos relatam sintomas gripais e passagem pela Itália, que vive um surto da doença nos últimos dias.
Em nota, a Sesap informou que, dos três casos notificados na quarta-feira (26), dois evoluíram para “suspeitos”, um segue em investigação e outros três novos casos apareceram no Estado nesta quinta – esses já com suspeitas confirmadas.
O médico infectologista Alexandre Motta, integrante do corpo clínico do Hospital Giselda Trigueiro, unidade de referência em doenças infectologistas no Rio Grande do Norte, avalia que a população não precisa entrar em pânico.
De acordo com a Sesap, um caso deixa a condição de “notificado” e se torna “suspeito” quando exames preliminares descartam infecção por doenças comuns, como a gripe. A próxima etapa é o encaminhamento de amostras de sangue para a Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, que vai determinar se os pacientes têm mesmo coronavírus ou não.
Na quarta-feira, a Secretaria de Saúde Pública informou que investigava três possíveis casos suspeitos em uma menina de 10 anos que esteve na China e em duas mulheres (uma de 28 e outra de 45 anos) que passaram pela Itália. Os três novos casos serão detalhados em entrevista coletiva às 15h.
Ainda segundo a Sesap, todos os pacientes estão em “isolamento domiciliar”. Isso significa que os pacientes estão em casa, mas com recomendação para procedimentos especiais. Eles usam máscaras e têm de adotar uma série de precauções para evitar o possível contágio para outras pessoas, como lavar as mãos com mais frequência.
A Secretaria de Saúde recomenda que pacientes que apresentarem sintomas gripais e que têm histórico de passagem por um de 16 países (China, Japão, Irã, Vietnã, Camboja, Tailândia, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Singapura, Alemanha, Austrália, Emirado
Nenhum comentário
Postar um comentário