Últimas notícias

Por que médicos cubanos assustam o conselho federal de medicina?

cuba2

Por que é bom importar médicos cubanos?

Acima de tudo, porque a medicina cubana é muito mais avançada que a brasileira.

A virulenta reação do CFM contra a vinda de seis mil médicos cubanos para trabalhar em áreas absolutamente carentes do país é muito mais do que uma atitude corporativista: expõe o pavor que uma certa elite da classe médica tem diante dos êxitos inevitáveis do modelo adotado na ilha, que prioriza a prevenção e a educação para a saúde, reduzindo não apenas os índices de enfermidades, mas sobretudo a necessidade de atendimento e os custos com a saúde.

Essa não é a primeira investida radical do CFM e da Associação Médica Brasileira contra a prática vitoriosa dos médicos cubanos entre nós. Em 2005, quando o governador de Tocantins não conseguia médicos para a maioria dos seus pequenos e afastados municípios, recorreu a um convênio com Cuba e viu o quadro de saúde mudar rapidamente com a presença de apenas uma centena de profissionais daquele país.

A reação das entidades médicas de Tocantins, comprometidas com a baixa qualidade da medicina pública que favorece o atendimento privado, foi quase de desespero. Elas só descansaram quando obtiveram uma liminar de um juiz de primeira instância determinando em 2007 a imediata “expulsão” dos médicos cubanos.


O Ministério da Saúde informou ainda que esses médicos cubanos já participaram de outras missões internacionais. Todos são especializados em medicina da família e a maioria (84%) tem mais de 16 anos de experiência em medicina.

3 comentários

Anônimo disse...

Elena Osawa ·

Li no site 247 a respeito de uma reportagem da revista (in)Veja, de 20 de outubro de 1999, enaltecendo, de certa forma, a vinda de médicos cubanos para Tocantins. Ela enalteceu só porque foi o governo FHC que os trouxe para cá. Agora como é o governo PT, através de Dilma e Padilha, que promove a vinda desses profissionais, a Veja esculacha e fala mal. É muita hipocrisia dessa revista de quinta categoria. Abaixo a Veja, a Eliane Catanhede, Reinaldo Azevedo! Sejam novamente bem vindos médicos cubanos!

Anônimo disse...

NÃO TENHO NADA CONTRA OS MEDICOS CUBANOS PORÉM O CAOS DA SAUDE PUBLICA NÃO É APENAS A FALTA DE PROFISSIONAIS, MAS... também falta gaze, falta hospital, falta posto de saúde, falta reboco na parede, falta asfaltamento, falta transporte público, falta moradia, falta investimentos nos cursos superiores de medicina (assim como no ensino básico), falta vergonha na cara da presidanta, dos deputados, dos governadores, seja de qualquer partido q seja. Falta vergonha na cara do POVO

cidadão brasileiro disse...

Procure um cubano quando vc ou familiar estiver na enfermaria de um hospital ou uti. vc aindanão percebeiu que estes medicos vem como semi escravos, que deixam filhos e esposas p fugir de cuba a troca de ajuda de custo, já q a maior parte do valor vai p cuba q voltara por caixa 2 p a campanha de dilma prox ano. Reflita. fora que nem 10% passaram no Revelida. um medico brasileiro não pode chegar e trabalhar nos eua, canada, europa. mas um cubano é so chyegar aqui e trabalhar, isso não existe em nemhuma parte do mundo. cada um tem os politicos q merecem