Últimas notícias

Escritora riachuelense Kinha Costa estreia na literatura infantil com livro “Duas Corujas e um Gato”

Resultado de imagem para KINHA COSTA EM RIACHUELO RN
A escritora potiguar Kinha Costa lança, no próximo dia 30 de outubro, na Cidade da Criança, o livro infantil “Duas Corujas e um Gato”. Lançado pela CJA Edições, o livro marca a estreia da autora potiguar na literatura infantil. Antes, dia 27 de outubro, o novo trabalho será apresentado à cidade de Riachuelo e à Serra da Formiga, onde nasceu autora.

Sobre a publicação
A ideia de escrever para crianças existe desde a década de 1980, quando Kinha Costa trabalhou na Rádio MEC-Rio, mas tomou forma somente em 2015, quando o editor da CJA, Cleudivan Jânio Araújo, que publicou o livro “Copa do Mundo: De Riachuelo a Joanesburgo”, de sua autoria, perguntou se ela tinha algo para crianças. Em poucas semanas, o projeto estava pronto para ser apresentado ao público.
Capa do livro
Com textos de Kinha Costa, “Duas Corujas e um Gato” conta com a parceria da premiada ilustradora sul-africana Nicci Nathanson*.
O livro narra a história de uma família que possui uma relação um tanto quanto especial com duas corujas e um gato que habitam o quintal de casa.
Sobre a inspiração para a escrever, Kinha revela: “tenho duas filhas jovens, mas, quando pequeninas, inventávamos muitas histórias, que desejo dividir com vocês”.
A publicação é escrita em português e inglês, porque a autora mora em Joanesburgo, África do Sul, onde a obra também será lançada.

Sobre a autora

Kinha Costa é potiguar, nascida em Riachuelo/RN, município do interior distante 70 Km de Natal. Atualmente reside em Joanesburgo/África do Sul. Antes, passou por Natal/RN, Rio de Janeiro/RJ e Amsterdã/Holanda.
Além de escritora (cronista), autora de três livros, Kinha é atriz, arte-educadora e repórter. Duas Corujas e um Gato é seu primeiro livro destinado ao público infantil, mas o trabalho dedicado às crianças não é novidade na sua trajetória.
No início de sua carreira, na TV Universitária, em Natal, na década de 1970, Kinha fez parte do grupo de atores da série educacional SITERN – Sistema de Tele-Educação do Rio Grande do Norte e, durante quatro anos, deu vida ao personagem Rosinha no projeto dedicado às escolas rurais, através da televisão.
No Rio de Janeiro, na década de 1980, a autora trabalhou em escolas, creches e centros culturais, além de ter participado de espetáculos de teatro e shows dedicados às crianças, além de ter atuado durante três anos da equipe do programa Radioteca, veiculado pela Rádio MEC-Rio, escrevendo, produzindo e participando como atriz.
Já na década de 1990, na Holanda, em parceria com outros artistas, criou o Zabelê Groep, grupo de teatro e música para crianças. O Zabelê viajou pela Holanda e Bélgica apresentando-se em escolas, bibliotecas, teatros e praças.
Ainda na Holanda, Kinha organizou, anualmente, carnavais e festas juninas para crianças brasileiras e holandesas e fez parte da Escola de Samba Infantil Unidos de Amsterdã. Durantes três meses, sessenta crianças entre 4 a 12 anos, receberam aulas de dança, música e confecção de adereços e figurinos.

Serviço
Lançamento do livro “Duas Corujas e um Gato”, de Kinha Costa, com ilustrações de Nicci Nathanson;
Datas: 27 de outubro de 2016 (quinta-feira) em Riachuelo/RN, onde também serão doados livros infantis à duas escolas; e 30 de outubro de 2016 (domingo), às 15h, na Cidade da Criança, em Natal/RN, juntamente com os livros “Ai, que medo de hospital” (Simone Rocha) e “Guerreiros do Planeta – Os Elementos” (Drika Duarte).

*Perfil de Nicci Nathanson:
Nasceu em uma pequena cidade industrial de minérios na África do Sul, onde aprendeu a se manter ocupada dando asas à sua imaginação. Seu pai era português de Madeira e a mãe, metade escocesa e a outra metade africâner.
Formada em Information Design, passou cinco anos dirigindo sua empresa French Décor e agora trabalha somente como ilustradora. Ilustrou cinco livros para crianças. Em 2012, ganhou o Prêmio de Melhor Ilustração Infantil, AKTV, na África do Sul.

Nenhum comentário