Últimas notícias

QUEM É MOREIRA FRANCO NO JOGO DO BICHO? Apelidado de gato angorá e anjo e anjo mau, político esteve próximos de todos os presidentes desde José Sarney e articulou impeachment de Dima

Resultado de imagem para QUEM É MOREIRA FRANCO NO JOGO DO BICHO?
Chamado por Leonel Brizola de gato angorá por causa cabelos brancos e sempre aderir ao poder, como o “bichano” que passa de colo em colo, Moreira Franco também recebeu o apelido de anjo mau, mas na verdade foi sempre um camaleão na vida política.
Teve status de ministro no governo de Michel Temer depois de ser um dos articuladores do impeachment de Dilma Rousseff. E também foi ministro de petista, que ajudou a derrubar do poder, além de ter assessorado Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva.
Resultado de imagem para QUEM É MOREIRA FRANCO NO JOGO DO BICHO?
Foi casado com a neta de Getúlio Vargas, Celina Vargas do Amaral Peixoto, e por isso na década de 1980 também ficou conhecido como o “genro do genro”. A união durou com Celina durou até 1989.
Hoje, Moreira Franco é casado com a sogra do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.
Foi governador do Rio de Janeiro, prefeito de Niterói, três vezes deputado federal, vice-presidente da Caixa Econômica Federal e ocupou secretarias importantes.
Moreira Franco nasceu em 19 de outubro em Teresina (PI) e mudou-se ainda criança com a família para o Rio de Janeiro.
Começou na política estudantil aos 15 anos, quando o presidente era Juscelino Kubitschek.
Depois do golpe militar de 1964, o estudante de sociologia da PUC integrou a Ação Popular, grupo de resistência ao regime.
Foi preso em 1967, acusado de subversão política. Entrou no MDB em 1972 e eleito deputado em 1974. Em 1979 foi para a Arena, partido que apoiava a ditadura.
Com o fim da ditadura e a ida do PMDB ao poder com José Sarney assumindo a presidência da República após a morte de Tancredo Neves, decidiu mudar de lado e voltou a ser peemedebista, legenda em que permanece até hoje e que voltou a ser MDB.
Moreira Franco foi eleito governador do Rio de Janeiro em 1986, no embalo do plano Cruzado e a curta popularidade de Sarney, com quem viria a romper logo depois. Como governador, enfrentou acusações de desvios e concorrências irregulares.

Nenhum comentário