Últimas notícias

ALUNOS DO MAURÍCIO FREIRE COLAM GRAU, RESTA AGORA O SONHO DA GRADUAÇÃO.

   "Este é um pequeno passo para um homem, um grande passo para a humanidade." Palavras de Louis Armstrong, um dos primeiros astronautas a pisar na Lua. Uma grande conquista. Recentemente, alunos do ensino médio, da Escola Maurício Freire, deram o seu pequeno passo para a vida, e o grande passo de suas conquistas. Colaram grau pela conclusão do Ensino Médio na renomada Escola Estadual.
   O evento lembra outra frase lapidar da literatura brasileira: "'Vais encontrar o mundo', disse-me meu pai na porta do Atheneu, 'Coragem para a luta!", palavras do personagem Sérgio do escritor impressionista Raul  Pompeia. 
Aqui, os alunos do Maurício Freire começam a encontrar e conquistar o mundo. Os passos seguintes dependem da coragem de cada um.
   Com esse clima de nostalgia, cerca de 50 alunos concluintes da 3ª Série do Ensino Médio da Escola Estadual Maurício Freire colaram Grau em Solenidade de Formatura, quarta-feira à noite, dia 21 de dezembro de 2011, no Espaço de Festas Algo Mais. 
   Estiveram presentes nessa confraternização, o Esxcelentíssimo Senhor Prefeito da cidade, Azevedo Lopes, acompanhado de sua dignissima primeira-dama, Fàtima; a não menos Excelentíssima Senhora Presidente da Câmara Municipal de vereadores, Neri; o Secretario de Educação Chiquinho; o homenageado pela turma de concluintes Clívio Dias, dentre outras autoridades.


   Noite de alegria e de reflexão. Alunas do Primeiro A homenagearam colegas, falando das características peculiares de cada um, as quais conquistaram a simpatia uns dos outros. Educação não é somente olhar fixamente para lousas e quadros negros, mas interagir com o outro, refletindo sobre as diferenças. Convívio social é conquista. 
   Resta, agora, o desafio dos vestibulares, a expectativa; o ingresso em cursos técnicos profissionalizantes ou a graduação de uma área específica. Certamente, alguns outros alçarão voos mais altos: pós-graduação, pós-doutorado, livre docência.
   Os alunos concluintes têm o desafio de mostrar que podem, a partir de agora, lutar por títulos de licenciatura ou bacharelado, ou muito mais. Sair de uma Escola Pública para graduar-se em Universidade Federal, para muitos, ainda parece utopia. Cabe a cada um a superação das aparentes dificuldades. O MEC está aí, gratuitamente, fornecendo milhões de livros didáticos (muitos desses alunos tem desses livros em casa). Precisa que os jovens abandonem o ócio e a preguiça; as horas inúteis de internet, e partam para a realização de sonhos concretos. Felicidades aos formandos, especialmente ao meu filho Neto Catão. E coragem para a Luta!


Um comentário

Paulo Tarcisio Cavalcanti disse...

Adriana: Por seu intermédio, transmito minhas felicitações aos concluídos da Escola Estadual Maurício Freire. Estudei nela na minha infância, vivida em São Paulo do Potengi. Pra você e todos os seus leitores, um Feliz Natal e um Ano Novo de muitas bênçãos e realizações.