Últimas notícias

VIVA! 68 ANOS DA EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE SÃO PAULO DO POTENGI!

O município de São Paulo do Potengi completa hoje, dia 30 de dezembro, 68 anos de  emancipação política.
    
A HISTÓRIA DE SÃO PAULO DO POTENGI

Na primeira metade do século passado, na margem esquerda do Rio Potengi, em território pertencente a São Gonçalo do Amarante, existia um povoado por nome “Juremal” que se destacava devido ao seu acentuado comércio, inclusive com feira dominical.
 
O pequeno lugarejo localizava-se bem próximo da margem do Rio Potengi, correndo sempre o risco de enchentes em épocas de inverno, como a que ocorreu em 1909, quando o povoado foi inundado. Temendo a ameaça das águas, Bento Urbano de Araújo, morador e comerciante daquela localidade, resolveu pedir ao chefe do Juremal o Sr. Avelino Pinheiro, para mudar-se para um local mais afastado do rio. Tendo seu pedido negado, o mesmo foi falar com o Cel. Manoel Maurício Freire, chefe político de Macaíba. Devido a problemas políticos e pessoais entre o chefe político macaibense e Estevam Moura, chefe político de São Gonçalo do Amarante, a resposta foi imediata: “Vamos formar um povoado do lado de Macaíba próximo ao Juremal”.
Apesar da empolgação do Cel. Maurício Freire, Bento Urbano de Araújo não quis tomar uma decisão precipitada, fez uma consulta através de carta ao padre “Cícero do Juazeiro”, de quem era devoto. A carta relatava o acontecimento e sugeria o nome “Liberdade” para o novo povoado. A resposta chegou dias depois aprovando o projeto e sugerindo outro nome. O nome sugerido pelo padre foi “São Paulo”, por ser um cidadão romano de grande bravura e virtudes, iria combinar muito bem com o povoado. Com o consentimento do padre Cícero, Bento Urbano de Araújo resolveu aceitar a decisão do Cel. Maurício Freire.
Decidido, em agosto do ano de 1911, deu início aos trabalhos de edificação do novo povoado de São Paulo, situado à margem direita do Rio Potengi, pertencente ao município de Macaíba.
Ao chegar ao novo povoamento, Bento Urbano de Araújo instalou residência, construiu vários armazéns e começou a participar efetivamente do desenvolvimento da localidade, trabalhando na implantação da feira e incentivando seus amigos e antigos vizinhos a também se mudarem para São Paulo.
Foi com a capacidade empreendedora e o estilo animador de Bento Urbano que a população se desenvolveu. Em janeiro de 1912, a tão sonhada e anunciada feira e missa foram realizadas, o sucesso foi tanto que os estoques no comércio local quase se acabaram. No mesmo ano de 1912, a intendência de Macaíba reconheceu o núcleo populacional como povoado de São Paulo. O Decreto 603 de 31 de dezembro de 1938 elevou o povoado à condição de distrito com o nome de São Paulo do Potengi, unindo a religiosidade do povo ao rio que banhava o território.
No dia 30 de dezembro de 1943, através da Lei N° 268; São Paulo do Potengi foi desmembrado de Macaíba, tendo incorporado aos seus domínios parte das terras do município de São Gonçalo do Amarante que, pela mesma Lei, foi extinto.
SÃO PAULO DO POTENGI, ONTEM E HOJE.
A cidade foi administrada por verdadeiros desbravadores, homens que deixaram suas marcas de reconhecimento e Amor pela cidade. O que uma cidade precisa para se desenvolver é, principalmente, de Administradores que tenham amor pela mesma. Que digam e provem que amam essa Terra, essa Gente, que queiram o melhor para o Município. O atual prefeito, Azevedo, já está no quarto mandato à frente do Município. O ex-prefeito Naldinho também fez um excelente trabalho. Em passado recente, o cidadão Geraldo Macedo, também despontou como renomado administrador. A cidade também já foi pioneira em ter uma mulher como prefeita, a Dona Nini, primeira mulher prefeita da Região do Potengi, a qual exerceu excelente administração. Obtivemos tais informações dos próprios moradores do município.
Enfim, percebe-se, hoje, uma cidade evoluída e organizada. Tem seus problemas, claro,como o da falta d’água, mas o que se vê é que, aquele que está à frente da Sede da Prefeitura, sempre procura resolver as enormes dificuldades que aparecem.



Créditos: blog do Adeílton Lyra (sppnews), com adições e adaptações dessa blogueira.

9 comentários

Anônimo disse...

ADRIANA AQUI SO TEM BABADO MULHER AGORA O QUE ESTA SE CONVERSSANDO EM RIACHUELO E QUE O PREFEITO JUNIOR BERNARDO PODERAR SER JULGADO ATE 30 DE ABRIL SO QUE AGORA COM UMA NOVIDADE A PRESIDENTE DA CAMARA DONA LURDES VAI ASSUMIR A PREFEITURA DE RIACHUELO COMO PREFEITA E JA RESOLVEU DISPUTAR O MESMO CARGO DE PREFEITA JA QUE E A CAMARA QUE VAI VOTAR OS 09 VEREADORES VAO ESCOLHER O ATUAL GESTOR ATE 31 DE DEZEMBRO DE 2012 AGORA A BRIGA ESTA SENDO PELO VICE O PREFEITO QUE BOTAR SADORA MAS SERIVAN E NEGUNHO GABI NAO ABREM MAO DE JEITO NENHUM OU RIACHUELO PARA TER NOVIDADE RIACHUELO TEM DE TUDO MESMO E AJA BABADO SO AQUI MESMO EM RIACHUELO PARA ACONTECER DE TUDO E MAS ALGUMA COISA ......

Anônimo disse...

aqui em riachuelo enventaram uma pesquisa falsa so que depois dessa pesqauisa a pre candidata mara e seu pre candidato a vice estao dando de tudo la no deposito de paulinho esta as provas cimento tijolos e madeira e direto distribuindo entao essa pesquisa nao foi tao boa porque nem divulgaram e tao pouco foi comemorado em cachueira so deu micarlos e marcilio disparado oposiçao vamos trabalhar para vencer em 2012 so da marcilio pessoa aguardem a proxima pesquisa

Anônimo disse...

e é? ele vai ser julgado é? e num disse que era intocável que comprava até ministro do tribunal de brasília? o que aconteceu?

Anônimo disse...

e ja sabem até a data?
vixe maria

Anônimo disse...

PRA QUEM NAO SAQBE ESSA POSTAGEM AQUI FALA SOBRE A FESTA DE EMANCIPAÇÃO POLITICA SÃO PAULO DO POTENGI
MEU DEUS ESSE POVO DE RIACHUELO
ADORA CHAFURDAR

Anônimo disse...

vai ser no inicio de de 2012 agora meus amigos de sao paulo do potengi esse blogue riachuelo em açao e nosso de riachuelo ok

Anônimo disse...

VOU MANDAR UM RECADO PARA A FAMILIA MAS BENEFICIADA NA GESTAO DE MARCILIO A FAMILIA BASILIO SE O NOSSO CANDIDATO MARCILIO PESSOA NAO FOR O NOSSO CANDIDATO A NOSSA CHAPA JA ESTA FECHADA MICARLOS E NATALY AIR E QUE VAI SER FACIL DE DERROTAR A CANDIDATA DA SITUAÇAO VCS SABEM QUE JOJE A CHAPA PT E PMDB VENCEM FACIL E AINDA FAZ 05 VEREADORES QUE SAO ELES JORLAM KARDEK MARIZA JUNIOR CAMALEAO JOZANA E AINDA SOBRA UMA VAGA PARA DISPUTAR ERIVAN BERICO E JOSIVAN E NEIDE DE CACHUEIRA EU ACHO QUE POLITICA SE FAZ E SOMANDO SE ESSE GRUPO SE UNIR VAI DA CERTO EM 2012 MICARLOS E NATALY SO PRECISA SENTAR E CONVERSAR ESSA E A CHAPA QUE DA CERTO VAMOS A UNIAO JA JA JA JA....

Anônimo disse...

espero mesmo que a prefeitura spp faça o calçamento de ruas,que nao estao no corredor principal da cidade.nos precisamos tambemmmm

Anônimo disse...

MUITA ÁGUAS vão rolar em 2012. Em Riachuelo vai chegar uma TSUNAMI na POLÍTICA, PREPAREM-SE.