Últimas notícias

VOLTA ÁS AULAS: EDUCAÇÃO INFANTIL!

A adaptação das crianças bem pequenas é um desafio para elas, para a família e para os professores
Na Educação Infantil, seja creche ou pré-escola, a adaptação das crianças de 2 e 3 anos é a mais desafiadora. Nessa faixa etária, elas até querem estar com outras crianças, mas querem ir para o colo dos pais a todo momento ou, pelo menos, quando estão cansados. Porém, na escola não é bem assim, porque eles têm de dividir o colo do professor com os colegas. Aí mora o desafio do professor, que terá que conquistar cada uma das crianças e todas ao mesmo tempo.
Essa tarefa não é nada fácil. Por isso, o professor precisa de muita ajuda no início do ano e cabe ao coordenador pedagógico lhe dar suporte para planejar e antecipar boas atividades e intervenções para esse momento delicado.
São muitas as expectativas e as dúvidas das famílias, que sentem insegurança e se perguntam se está certo deixar seu filho tão pequeno na escola, se o professor será atencioso, se compreenderá as necessidades físicas e afetivas dele… Como vocês podem ver, são muitos “se”, que refletem até um possível desconhecimento do real papel da escola de Educação Infantil.
Por outro lado, as crianças também passam por muitos desafios no início da vida escolar, porque não é nada fácil sair de sua rotina familiar, ter que dividir o professor com tantas outras crianças e não ter seus desejos atendidos imediatamente como ocorria em sua casa.
E o professor nessa história? Sem dúvidas, é um período difícil para ele também, caso sua turma de 2 ou 3 anos esteja vindo pela primeira vez à escola. Será preciso bastante tempo e intervenções dele para que os pequenos se apropriem da rotina. Ele há de olhá-los individualmente e em grupo compreender os hábitos de cada um (uso de fraldas, chupeta, como se alimenta, etc.) até que todos estejam adaptados e que ele conquiste a confiança das famílias.
VEJA A POSTAGEM COMPLETA AQUI:
http://gestaoescolar.abril.com.br/blogs/coordenadoras/2014/01/21/como-ajudar-no-acolhimento-e-na-adaptacao-de-criancas-bem-pequenas/

Um comentário

Anônimo disse...

muito bonito sua forma teórica de explanar o cotiniano pedagógico do docente e clientela educacional, porém, é ´preciso estar na pratica do dia a dia para ter toda essa vivência com o alunado e familiares!!!!!!!! pois sendo assim a blogueira como por profissão de professora , mas não atuante esta deixando por desejar!!!!!!!!!!!!!!!!!!é muita mídia e pouco compromisso!