Últimas notícias

Dilma promete ao governador em exercício Ezequiel Ferreira ações ainda este ano para combater efeitos da seca


Terminou agora a reunião dos governadores do RN, PE, CE e PB com a presidente Dilma Rousseff.
Ficou definido que as açoes de combate à seca serão ampliadas no Rio Grande do Norte com apoio do Governo Federal.
A informação foi anunciada pelo governador em exercício Ezequiel Ferreira que participou da reunião com o secretário estadual de Recursos Hídricos, Mairton França.
Ezequiel apresentou o andamento das obras e ações de combate à seca no Rio Grande do Norte e pediu apoio da presidente Dilma para as ações emergenciais como a perfuração de novos poços no Estado e o aumento na quantidade e oferta de água nos carros pipa que abastecem o interior do Estado.
“Precisamos de apoio nas ações emergenciais com celeridade. A boa notícia é que vamos ampliar as acoes no RN”, disse Ezequiel.
Após duas horas de reunião, a presidente Dilma anunciou um pacote de novas ações no planejameto para ser iniciado ainda este ano.
As ações contemplam projetos para adutora de montagem rápida; aquisição de dessalinizadores; perfuração de poços de alta vazão; estações de tratamento de água compactas; carros-pipa para zonas urbanas e obras de adaptação para captação do Rio São Francisco.
Todas as acoes tem financiamento previsto no Orcamento Geral da Uniao (OGU).
Na avaliação do governador em exercício, Ezequiel Ferreira, o plano detalhado de respostas (PDR), apresentado pelo Governo do Estado poderá ser incrementado a partir das novas possibilidades anunciadas pela presidente.
O secretário de Recursos Hídricos, Mairton França reforçou durante a reunião que o RN foi um dos poucos estados que apresentou o PDR no formato exigido pela Secretaria Nacional da Defesa Civil.
“O RN detém um aqíifero de alta produtividade a partir do qual poderão ser projetadas obras para perfuração de poços profundos que servirá nos eventos críticos de seca, como o de hoje, e também terá outras utilidades que beneficiam o abastecimeto humano nos municipios do RN”, disse o governador.
Ezequiel defendeu que o próximo passo seja o agendamento de uma nova reunião – já na próxima semana – com o secretário nacional de Defesa Civil, general Adriano Pereira Júnior para discutir as reformulações do pleito do RN, já que a presidente pediu urgência na apresentação dos novos planos.
A presidente disse que o financiamento dessas ações será executado com o orçamento de 2015 e definiu o prazo de 30 de novembro para entrega dos planos e de suas reformulações.
Durante a reunião que durou mais de duas horas, a presidente Dilma Rousseff reafirmou a intenção em priorizar a continuidade das obras de adutoras e programas que beneficiem a população que sofre com a falta de água no Nordeste.
O Rio Grande do Norte atualmente tem 16 municípios em colapso total de desabastecimento de água e a previsão é que até o fim do ano mais duas regiões sejam classificadas como em estado crítico por falta de água.

Nenhum comentário