Últimas notícias

Agentes Penitenciários emitem nota sobre causas das fugas no RN

O Sindicato dos Agentes Penitenciários (SINDASP-RN) enviou um nota lamentando o episódio negativo das fugas no Presídio Provisório, na zona Norte, e explicando os motivos das causas das fugas. E mais: solicita com urgência uma reunião com governador do estado.
“Infelizmente, fugas como essa representam o mais puro retrato do abandono dos gestores públicos para com o sistema prisional. Os presídios são os tapetes para onde se empurram o lixo para debaixo. Os agentes penitenciários trabalham sem as condições mínimas de estrutura e equipamentos, seja para proteção individual ou proteção da própria unidade.
O que falta é investimento maciço em armamentos, EPIs, viaturas, monitoramento eletrônico nas unidades e estruturas físicas compatíveis com a custódia de presos. São essas e outras medidas que esperávamos do governador e não o discurso de querer fazer co-gestão ou PPP, pois hoje temos policiais bem treinados nas guaritas, Força Nacional no reforço externo e, mesmo assim, fugas ainda acontecem.
Isso prova que não são servidores contratados que irão mudar essa realidade, mas sim investimentos nas condições de trabalho, boas estruturas das cadeias e agentes penitenciários motivados e equipados.
Nós agentes penitenciários estamos fazendo milagres diante das estruturas existentes. Não é justo tanto esforço por parte da categoria e o Governo não nos oferecer condições para resolver esse caos e nem dar a contra resposta a sociedade.
Esse modelo de gestão que o Governo quer implantar no RN é o mesmo modelo falido que outros estados já implantaram e, agora, sofrem com determinação judicial para o término desse retrocesso no sistema penitenciário.
A própria Lei de Execução Penal garante que essas atividades devem ser feitas por servidores públicos com poder de polícia. Esperamos uma reunião com o governador Robinson Faria, pois ele precisa nos ouvir e fazer o que a sociedade espera do falado governo da segurança”.

Vilma Batista
Presidente do Sindasp-RN

Nenhum comentário