Últimas notícias

O que é ser professor hoje?

O que é ser professor hoje? Ser professor hoje é viver intensamente o seu tempo com consciência e sensibilidade.





 Não se pode imaginar um futuro para a humanidade sem educadores. Os educadores, numa visão emancipadora, não só transformam a informção em conhecimento e em consciência crí­tica, mas também formam pessoas. Diante dos falsos pregadores da palavra, dos marqueteiros, eles são os verdadeiros "amantes da sabedoria", os filósofos de que nos falava Sócrates. Eles fazem fluir o saber – não o dado, a informação, o puro conhecimento – porque constróem sentido para a vida das pessoas e para a humanidade e buscam, juntos, um mundo mais justo, mais produtivo e mais saudável para todos. Por isso eles são imprescindí­veis."

11 comentários

Luiz Augusto disse...

Luiz Augusto Gomes

Ser professor é se dispir de todo e qualquer preconceito,é se libertar de valores demodê, é aceitar a educaçao como um sacerdocio, é nao discrinar os educandos, é uma ato de amar e ser amado.

Suely/Passagem?RN disse...

SUELI MARIA BOEING

Ser professor é ser um enunciador do saber,é ser um escultor de cidadãos. Ser professor é é buscar o conhecimento para poder repassar para os outros. Enfim ser professor é construir um mundo melhor, mais justo e com mais dignidade.

Juliano disse...

Ser professor é, acima de tudo, buscar despertar no aluno o desejo pelo aprendizado geral, preparando-o para a sociedade através das diversas formas de conhecimento na escola; é desenvolver no mesmo s capacidade de ler e entender o mundo que o cerca e ajudá-lo a desenvolver todo seu potencial como cidadão.

Luana disse...

Bom,estou no terceiro ano do magistério e para mim ser professor é ter nas mãos o futuro da humanidade,é lapidar um ser para o convivio em sociedade e para “pensar”,é ser aquele que desperta a curiosidade,que estimula a busca pelo conhecimento e acima de tudo aquele que tem certeza do que faz e dá o melhor de si para isso…

Professor Dècio/ Bom Jesus disse...

Ser professor é fazer isso que você faz. Disseminar coisas belas da vida e das pessoas.
Ser professor é fazer os educandos sonhar e sorrir. É alimentar sonhos. É provocar, estimular. É congratular-se com as conquistas. É ter um ideal. É devotar-se integralmente por ele.
Ser professor é fazer desabrochar a sensibilidade, o afeto e o intelecto, a religiosidade e a maturidade cidadã. Ser professor é crer e ter paixão pelo que faz.
Décio

Adriana Nascimento disse...

Professor, letras que carregam a difícil tarefa de formar indivíduos…. Responsabilidade esta que esta desacreditada por governos…Mas não nos deixemos abater, não tem nada mais recompensador que numa tarde qualquer, andando na rua, um transeunte te aborda e com um beijo ou abraço diz pra criança que o acompanha…
_ Filho este senhor(a) foi meu professor quando eu tinha sua idade….
Sentimento de dever cumprido, mesmo que seja 1 em 1 milhão, você conseguiu…..
Feliz dia do PROFESSOR….

João Batista/ Natal disse...

Fica realmente difícil quando o sonho acaba… pois é ele que nos mantém vivos. Mas vou deixar uma historinha pra você:

“Certa lenda conta que duas crianças estavam patinando em um lago congelado.
Era uma tarde nublada, fria, e as crianças brincavam sem preocupação.
De repente o gelo se quebrou e um das crianças caiu na água.
A outra criança vendo que a outra se afogava debaixo do gelo, pegou uma pedra e começou a golpear o gelo.
Quando os bombeiros chegaram e viram o que havia acontecido, perguntaram ao menino:
-Como você fez isso? É impossível que você tenha quebrado o gelo com essa pedra e com essas mãos tão pequenas!
Nesse instante, apareceu um ancião e disse:
-Eu sei como ele conseguiu.
Todos perguntaram:
-Como?!
O ancião respondeu:
-Não havia ninguém ao seu redor pra lhe dizer que não poderia fazer…”

“Nunca diga a uma criança que sonhos são bobagens, poucas coisas no mundo são tão humilhantes…” (Willian Shakespeare)

“Nada mais hipócrita que a eliminação da hipocrisia.” (Friedrich Nietzsche)

Um grande abraço a todos.

Letícia Ferreira/ PB disse...

Ser professor hoje é….

* ser agredido por alunos quando diz que não é hora de conversas paralelas.
* ser agredido por seus pais (pais????kkkkk) quando chama a atenção do jovenzinho que bateu no colega a quem ele apelidou de NERD.
* ter o carro riscado porque o rapaz não alcançou a nota desejada (já que ele estava ocupado em inventar apelidos maldosos, ouvir funk ou atrapalhar a aula com gracinhas nada graciosas).
* ter que ouvir o garoto gritar na sala de aula que não vai fazer a tarefa apresentada (como se isso fosse um favor para o professor) porque o pai dela paga o seu salário (AFFFF!).
* é não ter o mínimo de recursos físicos para tentar trabalhar com nossos queridos e estudiosos jovenzinhos.
* é ouvir de uma mãe que a professora está errada porque o plural de “chapéu” é chapeis e não chapeus.
* ser cobrado (inclusive pela mãe do aluno) pela (in)disciplina do aluno, mesmo que vc não tenha qualquer ligação extra escola com a bela criaturinha.
*entre inúmeras outras situações.

Enfim…ser professor no Brasil é pura perda de tempo.

A quem interessar, procurem na net o trabalho realizado pou uma doutora em educação, chamada Tania Scuro, intitulada A Vitimização de Professores e a “Alunocracia” na Educação Básica.
Verão que essa conversinha sobre uma profissão linda e abençoada é pura hipocrisia.

Há de chegar o dia em que não haverá mais professores nesse país.

Anônimo disse...

Professor, uma profissão honrosa! Posso está errado, mas escolhi a profissão para fazer a diferença. Muitos me criticam por ter escolhido o magistério, mas sei que apesar dos problemas que existem hoje na sala de aula, esses podem sim ser combatidos, oferecendo uma educação de qualidade, não se acomodar com o desinteresse de alguns alunos, e lutar contra isso, enfrentar desafio e mostrar para todos, sem distinção de classe ou raça, que a educação é o único meio de igualar a todos! Sei o desafio que é ensinar em algumas escolas públicas, e principalmente como os alunos saem prejudicados com isso, quero mostrar isso a eles, e incentivá-los a estudar, para que possam se equipararem a alunos de escolas particulares. Sei que isso é difícil, mas isso já se tornou meu objetivo! sozinho não conseguirei, por isso escolhi essa profissão, para mostrar a outros, futuros colegas de profissão, que sim! É possível mudar o que hoje está ruim.

TEM NOJO DE VOCÊ disse...

E O QUE É DIRETOR DE ESCOLA QUE NÃO FAZ NADA? MORRA DE RAIVA BETÂNIO BUFE. A GORA E SEMPRE JOANA D,ARC

Anônimo disse...

QUEM AMA diz não,portanto para se educar é prciso dizer não. Qualquer educador que diz para os seus alunos que todo pode,não estar educando. polza de bonzinho para os alunos não o educa.Voce caro colega que sempre passa por bozinho, estar contribuindo para que os nossos jovens fiquem a cada dia mais analfabetos. DIRIGIR UM COLEGIO É SABER DIZER SIM NA HORA CERTA.