Últimas notícias

VIVA AOS 48 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE RIACHUELO!



""Foi nos idos de 1866, com o início 


de um povoamento, numa rica 
fazenda de criação de gado e com 
muitas lavouras, de propriedade de Manuel Severiano de Macedo, que nasceu um povoado, no município de São Gonçalo do Amarante com o nome de Riachuelo, em homenagem à famosa batalha naval   (Batalha de Riachuelo) a qual o fundador do povoado havia participado como combatente e voluntário da pátria.

"Em 1898, o povoado começava a se consolidar, mais precisamente, com a construção da capela em homenagem ao Sagrado Coração de Jesus, por iniciativa de Manuel Severiano de Macedo. Como tantos outros municípios, fundados em torno de uma Capela da Religião predominante na época.” Hoje, vivemos outros tempos, onde a fé não se resume a uma só crença.

"Foi através da produção do algodão, da criação de gado e da fabricação de queijo que Riachuelo começou a progredir. No ano de 1943, passou a pertencer a São Paulo do Potengi, desmembrando-se no dia 20 de dezembro de 1963, pela Lei n° 3.018. Com a conquista de sua emancipação política, Riachuelo passou a ser um novo município potiguar."
 Logo, 20 de dezembro de 1963 é para Riachuelo uma data histórica, que deveria ser muito bem comemorada. A administração atual, no entanto, faz essa data passar desapercebida.
Ora, ao viajarmos pelo tempo, descobrimos que Riachuelo tem um passado, que começou em 1898, tendo o seu ponto culminante, de emancipação política, em 1963.
 Então, Hoje 20 de dezembro de 2011, Riachuelo está comemorando 48 anos de Emancipação Política. Em outros tempos, em outra Administração havia festa nessa data. Um bolo quilométrico, desfiles, apresentações culturais, sorteio de brindes, mas agora não existe nada disso. Muitos dos jovens da cidade parecem não saber dessa importante data, já que há sete anos não há comemoração alguma.


 A Cidade tem ainda potencial para ser muito atrativa, mas não tem alguém, que esteja no poder público, com a mínima criatividade e inteligência para aproveitar o seu potencial.
Nossa cidade já foi uma grande produtora de algodão. Foi conhecida, em nível nacional, como a Terra do Queijo. Hoje, a fama do melhor queijo limita-se ao comércio local.
Trata-se de uma cidade muito bem localizada, por onde passa uma Rodovia Federal, a 304, que dá acesso a Mossoró e Fortaleza e, desse modo, poderia ser muito bem divulgada e conter atrativos turísticos.




21 comentários

Anônimo disse...

Realmente lembramos muito bem daquela grande festa que existia em Riachuelo através do bolo comemorado a emancipação política de Riachuelo, o ex-prefeito Marcílio pessoa, que para o gestor atual ele acha que não fez nada, não lembra que ele esqueceu de comemorar esta data, aliás ele esqueceu até da prefeitura a única data que lembra é 10, 20 e 30 é o dia do dinheiro do FPM que entra para ir para o bolso dele, então prefeito será que vc tem a coragem de pedir voto para a sua candidata que se eleita fosse iria fazer a mesma coisa do senhor porta de emprego não vai ter pois os que estão lá vão contnuar a única esperança de emprego é vc Marcílio e ter um Riachuelo melhor.

Anônimo disse...

Adri, eu lembro bem dessa festa. E sei que, apesar de ter sido promovida pelo gestão marcilio pessoa, foi idealizada e organizada pelo pré-candidato a prefeito que vai mudar esse municipio: micarlos de cachoeira.

Anônimo disse...

COM CERTEZA A IDEIA FOI DE MICARLOS NA GESTÃO DE MARCILIO, OLHE DEPOIS QUE JB ASSUMIU TODO ANO PASSA SEM COMEMORAÇAO, QUE COISA FEIA. MICARLOS VAMOS VOTAR EM VC !!!!!!!!

Anônimo disse...

10,20,30 o povo de riach. nunca esquece que un tempo atras o gestor marcilio nao págav ao povo

Anônimo disse...

BOLO PRA QUE, PRA DAR UM BOLO NOS FUNCIONARIOS. FAÇA NAO JUNIOR BERNARDO CONTINUE FASENDO O QUE VOCE FAZ.

Anônimo disse...

10, 20, 30 era assim no tempo do gestor Marcílio e o povo voltava sem saber ao certo o dia do pagamento. Quem trablha quer receber.
Festa pra que? Atrasar o funcionário?
Pagamento atrasado o povo não tem com se planejar e tudo regride era assim no tempo do EX Marcílio.
Voce tá certo Júnior o funcionário em dias é fundamental!!!

Anônimo disse...

independente se marcilio ou micarlos iniciaram essa festa nao se questiona o descaso com a cultura local, pois como a própria matéria ja disse riachuelo mostra -se um lugar de grande valor, com suas paisagens e povo acolhedor, ao mesmo tempo uma economia falida onde nao sei se a culpa seria totalmente do poder publico,pois bem espero que sejamos capazes de enxergar um candidato que tenha ideias renovadoras, que nao esqueça de seu povo e que honre seu mandato como se fosse o ultimo.... esses sao os votos de quem gosta muito de sua linda cidade.... PARABÉNS RIACHUELO.

CACHOEIRA COM AMOR disse...

O ANÔNIMO QUE ENDEUSA MICARLOS RESPONDA.PORQUE QUE O MICARLOS NÃO ORGANIZOU A FESTA DE EMANCIPAÇÃO QUANDO ELE ESTAVA COM O PREFEITO JUNIOR BERNADO? ELE DESAPRENDEU OU NÃO TEVE COMPETÊNCIA? OU SÓ TINHA COMPETÊNCIA QUANDO TRABALHOU COM O MARCÍLIO? DIZER BABOSEIRA MUITA GENTE DIZ, MAS PARA FALAR A VERDADE SÃO POUCOS QUE FALAM. MUITOS ESTÃO ACOSTUMADOS A MENTIREM E SEREM FALSOS, QUE NA MAIORIA DAS VEZES QUE É PRECISO FALAR A VERDADE TÊM VERGONHA. POR ISSO QUE A VERDADE SÃO POUCOS QUE USAM.

Anônimo disse...

"Nossa cidade já foi uma grande produtora de algodão. Foi conhecida, em nível nacional, como a Terra do Queijo. Hoje, a fama do melhor queijo limita-se ao comércio local.
Trata-se de uma cidade muito bem localizada, por onde passa uma Rodovia Federal, a 304, que dá acesso a Mossoró e Fortaleza e, desse modo, poderia ser muito bem divulgada e conter atrativos turísticos".

REALMENTE ADRIANA NOSSA CIDADE ANDA HÁ MUITO TEMPO ESQUECIDA POR NOSSA CLASSE POLITICA, MARCILIO, ANCHIETA, GONZAGA E AGORA JUNIOR BERNARDO. NENHUM PREFEITO CONSEGUIU TIRAR RIACHUELO DO ATRASO.

Cachoeira com amor (de verdade) disse...

Cachoeira com amor, ou sei lá o quê.... para tu que não sabe - ou faz questão de esconder, por que deve ser da familia dos "sancaeguesaetaganos", esqueceu que foi micarlos quem fez o plano de governo dos primeiro 4 anos de junior...e o tal falado calendario de pagamento foi projeto de micarlos como vereador, seu desinformado!!!! é micarlos para prefeito, perdendo ou ganhando. o importante é nao se deixar manobrar!!!!!!

Anônimo disse...

Candidato ele pode ser agora ganhar é outra história.
2012 é MARA a guerreira!!!

Anônimo disse...

a ideia do Bolo na Verdade foi do Ex-prefeito Marcilio, juntamente com a sua esposa que na epoca era amiga de Nevinha Catão que ajudou a organizar este evento, eu trabalhava na prefeitura e sei o correto foi esse, Nataly e Marcilio quem idealizou juntamente com os amigos que na epoca ajudou muito.

amigo da prefeitura disse...

sobre a festa de emancipação eu sei que micarlos foi quem deu a ideia a marcilio, eu tava na hora la quando mecarlos disse:
Marcilio agente precisa fazer uma comemoração para festejarmos o aniversario de nossa cidade, vamos organizar uma linda festa nas ruas de riachuelo com apresentaçoes culturais e religiosas, ai foi um sucesso
Micarlos do finado geraldo é um rapaz muito inteligente, não é pq ele hj ta rio q ele é inteligente, Nao ele sempre foi um jovem muito inteligente, criativo, ousado, e com certeza riachuelo ele tem o melhor pra gente aqui

Anônimo disse...

EU DISCORDO DESSE ANONIMO
QUEM AJUDOU A NATALY EM TUDO FOI A CHICLETE PLOC
SEMPRE CHICLETE É QUE TAVA NA ORGANIZAÇÃO DE TUDO
A CHICLETE PLOC PODE HJ NAO TA NO LADO DE MARCILIO MAS ELE VAI CONTAR A VERDADE SOBRE QUEM FAZIA O BOLO

Anônimo disse...

Menina no blog do vereador josivan tem tanta foto dos 40 la, eu vi os irmão metralhas ainda muleques, tem a chiclete e a filha, tem o ricardo de arara, menina arrombou, tem finado fernardo arrombando apertando a mao de geraldo melo, é tanto dos 40 q viviam babando o marcilio naquela epoca
da até nojo

Anônimo disse...

QUEM É CHICLETE PLOC????

CACHOEIRA COM AMOR disse...

POR MAIS INTELIGENTE QUE VOCÊ SEJA E TENHA MILHARES DE IDEIAS, É PRECISO QUE EXISTA PESSOAS COM CAPACIDADE PARA VER ESSAS QUALIDADES E TAMBÉM ABSORVER AS IDEIAS VINDAS DE MENTES BRILHANTE PARA COLOCÁ-LAS EM PRÁTICAS.DO CONTRÁRIO, NADA ADIANTA.MARCÍLIO COLHEU AS IDEIAS DE MICARLOS PARA COMEMORAR O ANIVERSÁRIO DA CIDADE, NESSE CASO A VIRTUDE ESTÁ NO GESTOU QUE BRILHANTEMENTE FEZ GRANDES FESTAS QUE O POVO ATÉ HOJE TEM SAUDADES.

Wallacu Robson disse...

Adriana minha querida,deixando um pouco a política de lado, sempre tive muito interesse pelos fatos histórico que ajudaram a cronstruir o nosso cotidiano, e quando atentei para data de emancipação do nosso município e me recordei de uma frase que gosto muito que diz assim: "o povo que não cohece o seu passado está fadado a cometer os mesmo erros" por isso gostaria de sugerir que a Sra. fizesse uma publicação mencionando fatos relevantes como por exemplo a implantação do 2° grau na Manoel Severiano, ou a inauguração da Caixa d'águada, se possivel, postando fotografias antigas de quando a nossa cidade tinha um posto avança da antiga Caixa Econômica Federal, desfiles do dia 07 de setembro, inauguração da ligação a adutoras, comicios ou seja, fatos que marcaram a historicidade do nosso povo.

Me recordo que o jovem Adrelino ja escreveu algo sobre Cachoeira, e lembro da minha querida Prof. Fátima Bevenuto expondo informativos sobre Riachuelo nas aulas de História, mas fora isso, numca encontrei nada escrito sobre nossa cidade e estou falando isso aqui pois acredtido que, como a Sra. é uma Prof e não deixe de ser uma Ecritora/Blogeira, teria plenas condições fazer essa pesquisa e nos presentear com esse levante no qual pudessemos recordar a história do nosso povo.

Anônimo disse...

VOTO EM MICARLOS, MARCÍLIO E MARA È FARINHA DO MESMO SACO.

Anônimo disse...

Vou lhes dizer uma coisa nem o JB gosta de festa de eventos que alegre a população nem tão pou co a tal de Mara essa já fez reunião na casa de palossi essa reunião que foi domingo passado regada com wisks importados, ele pode tem todo dinheiro em mãos a reunião foi para estabelecer os cargos de confiança que seram todos para a familia cavalcante ou seja os de confiança e os não de confiança esses babões que pensam que vão ter vez estão muito enganados e eu acho é pouco a filha de itamar só falta morrer por maravilha talvez voce seja baba dos filhos da mara. kkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

tem uns babões ai falando besteira nos comentários pensando que o povo já esqueceu que o pai de mara a quele mafioso deixou 4 meses de pagamento atrasado. mara siliga alem do povo não ir com sua lata e com a de seu pai o prefeito vem fazendo uma pessima administraçao O prefeitinho fraco ele é conhecido como o prefeito fantasma. por isso é que eu voto em marcilio pessoa. mara kkkkkk coitadinha tenho pena dela.