Últimas notícias

Publicada lei que declara Paulo Freire patrono da educação brasileira

O Diário Oficial da União publica hoje (16) a lei que declara o educador Paulo Freire patrono da educação brasileira. O projeto de lei foi aprovado no início de março pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, em decisão terminativa, por unanimidade.

Paulo Reglus Neves Freire (1921-1997) foi educador e filósofo. Considerado um dos principais pensadores da história da pedagogia mundial, influenciou o movimento chamado pedagogia crítica. Sua prática didática fundamentava-se na crença de que o estudante assimilaria o objeto de análise fazendo ele próprio o caminho, e não seguindo um já previamente construído.

Freire ganhou 41 títulos de doutor honoris causa de universidades como Harvard, Cambridge e Oxford. Foi preso em 1964, exilou-se depois no Chile e percorreu diversos países, sempre levando seu modelo de alfabetização, antes de retornar ao Brasil em 1979, após a publicação da Lei da Anistia.

3 comentários

CACHOEIRA disse...

MUITOS PROFESSOREM AINDA TEM MEDO DE SEGUIR OU TRABALHAR A PEDAGOGIA FREIRIANA. UNS, PORQUE NÃO SABEM INTERPRETAR ESTA PEDAGOGIA, E OUTROS POR NÃO ACEITAREM, SÃO VICIADOS PELO PUDER E NÃO QUEREM SE CONTRADIZEREM. PROFESSOR JAILSON

Adriana Nascimento disse...

MAIS QUE MERECIDO
NÓS PEDAGOGOS SABEMOS DA IMPORTÂNCIA
DESSE HOMEM NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA.
PAULO FREIRE UM DOS NOMES MAIS IMPORTANTES NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE NOSSO PAÍS OU PORQUE NÃO DIZER DO MUNDO!

Anônimo disse...

marcilio esta doido para ser prefeito para emricar a familia so quem e secretario e os irmâos dele e as conhadas fique sabendo so a familia pessoa e quem vai reinar! neste lugar como sempre!