Últimas notícias

RIACHUELO: ANTIGO PROBLEMA DO LIXO AINDA PADECE DE SOLUÇÃO!


 O nosso município enfrenta, por muitos anos, uma grave problemática que 
vem sendo há muito tempo criticada por todos os habitantes de Riachuelo: o problema do lixo urbano, onde os mesmos reivindicam a implantação de aterro sanitário e eliminação do lixão existente em nossa cidade.  Há muito tempo, ainda na Câmara Municipal, houve uma  solicitação, onde se constatou que o município vinha depositando os resíduos produzidos pela população do município em local inadequado, a céu aberto, sem nenhum critério técnico, causando poluição e danos à saúde humana, além de ser empreendimento executado sem a devida licença ambiental. Segundo os moradores, além de não haver no local da lixeira sistema de isolamento da área, permitindo o livre acesso de pessoas e animais, há no lixão a emissão de odores e a presença de vetores causadores de doenças infecto-contagiosas, bem como de catadores.      

Há descontrole geral dos tipos de resíduos (domésticos, hospitalares e industriais) depositados na área do lixão. Constatou-se que no “lixão” os resíduos são dispostos sobre o solo, não se procedendo à cobertura dos mesmos, não existindo destinação diferenciada para os diversos tipos de resíduos.
   Para agravar a situação, o lixão,  que está situado à margem da Br 304, ocorre a queimada  do lixo duas vezes por semana, onde os moradores respiram fumaças tóxicas, pois o lixo é queimado  fazendo com que toda poluição alcance a moradia dos habitantes, causando graves conseqüências de saúde aos riachuelenses.

VEJAM ALGUMAS IMAGENS:
Um vez no lixo, sempre no lixo. Crianças catando lixo, sem qualquer sentimento de culpa por parte dos pais (que até incentivam como complemento da renda familiar), nem há qualquer tipo de fiscalização por parte das autoridades municipais de Riachuelo-RN - além de uma placa com mensagem boba.


FOTOS EXTRAÍDAS:http://dsoriedem.blogspot.com.br

Bem próximo ao lixão há um acampamento de "sem terra" 

O BLOG COMENTA:
O blog conversou, hoje à tarde, com o secretário de meio ambiente Rêmulo Basílio. O mesmo relatou que irá ter uma uma reunião, ainda essa semana, com a Prefeita Mara Cavalcanti, e que irá nos conceder  uma entrevista. Enfatizou também que ele é primeiro Secretário de Meio Ambiente da história do município e que tem muitos projetos a ser executados em Riachuelo e, com certeza, sobre a questão do LIXÂO, irá tomar todas as providências  possíveis para solucionar de vez essa problemática que há anos nossa cidade vem sofrendo; pois nunca houve políticas públicas sobre essa gravidade que nos assola, prejudicando a nossa saúde, por anos e anos.

17 comentários

MORADOR DE RIACHUELO disse...

lá,ADRIANA SOU LEITOR ASSIDUO DO SEU BLOG
AS POSTAGENS de seu blog SÃO MUITO INTERESSANTES
Sou um grande fã de sua iniciativa.

Gostaria de começar falando sobre o lixo, moro com minha familia na Rua Manoel Felipe, conhecida como a rua dos CHIQUEIROS DOS PORCOS.
O caminhão de lixo SEMPRE , PORÉM TEMOS UM LIXÃO AS MARGENS DO RIACHO BEM PRÓXIMO AO CHIQUEIROS DE PORCOS, JÁ fiz bastante reclamações na prefeitura e a justificativa deles é que não tem como resolver essa situação.
Em minha rua proliferação de pragas como ratos e baratas, fezes de animais como de porcos, burros cachorros aqui é constante e ainda muito fedor que vem do chiqueiro de porcos!
A quantidade de lixo depositada em nossa rua é é muito .
Agora uma pergunta?
O IPTU que pagamos está sendo usado em que?
Cobrar eles nunca esquecem mas fazer retornar o pagamento em benfeitorias é outra historia.
Agradeço por nossa rua ser de pessoas trabalhadoras e honestas o que a torna segura apesar dos problemas que aqui existem.

Continue na luta.
Estamos juntos.
Abraços e força.

Anônimo disse...

É UMA FALTA DE VERGONHA
UMA CIDADE Q TEM O LIXO AS MARGENS DE UMA BR.
É O PONTO TURISTICO DE RIACHUELO?
E A FUMAÇA? QUANDO QUEIMA O LIXO?
UMA FALTA DE COMPROMISSO C O POVO
QUE COISA FEIA!

Anônimo disse...

os governantes do nosso estado e as autoridades responsáveis deviam fazer algo a respeito, pois isso é uma vergonha para o nosso município.

Anônimo disse...

UMA TRISTEZA UMA COISA DESSA EM NOSSA CIDADE EM PLENO SECULO 21.
Alias Triste é uma palavra muito pequena a frente desse problema tão grande,acho que a palavra certa séria vergonha,essa sim define todo esse problema em uma só palavra!Vergonha,pois uma cidade de médio porte como Riachuelo ja deveria ter um lixão a muito tempo!

Anônimo disse...

Presente de Marcílio Pessoa, que JB não resolveu pq não quiz e que querem que a prefeita resolva em quatro meses de mandato.

Anônimo disse...

E RIACHUELO COBRA IPTU? ESSA EU NÃO SABIA.

Anônimo disse...

Mostre o carne do IPTU EU NÃO CONHESO AQUI EM RIACHUELO SE PAGA ME APRESENTE, MAIS SOU A FAVOR DE SE PAGAR IPTU SO ASSIM PODEMOS COBRAR MUITO MAIS.

Anônimo disse...

Tenho certeza que a nossa Prefeita Mara vai resolver este problema do lixo pelo que a conheço não vai demorar muito.se Deus quiser.

Anônimo disse...

amigos isso e so o começo assentamaentos arisco e furnas la queimam o licho naturalmente porque nao passa um trator fazendo a coleta no bairro esta do mesmo jeito lixo e esgoto a ceu aberto aguardem tem alguem ja entrano na promotoria publica ok

Anônimo disse...

Engraçado sempre hove promotor publico, nos governos anteriores e você
nunca fez uma denuncia, porque so agora?Fazem apenas 90 dias que Mara assumio tInha muita coisa pendente no municipio para ser resolvido inclusive o problema do INSS NÃO SE PREOCUPE QUE O PROBLEMA DO LIXO VAI SER RESOLVIDO, MAS, SERIA OTIMO QUE VOCÊ FIZESSE UMA DENUNCIA PARA QUE O PROMOTOR ESTIPULASE UMA MULTA BEM ALTA PARA AQUELES QUE JOGAM LIXO NAS RUAS Isto é questão de conciencia se cada um fizer a sua parte as coisas andam. Lembre- se que toda critica e construtiva e voce so ajuda a nossa querida prefeita fiscalizando e mostrando as coisas que não estão bem, ela da espediente todos os dias vá ate a prefeitura e converse com ela com certeza ela muito lhe agradece.

Anônimo disse...

Vocês vem aqui reclamar do lixo que a 16 anos ninguém resolveu. Tenho certeza que Mara irá arranjar uma solução para esse problema eté porque foi promessa de campanha dela e tudo que ela prometeu em palanque vem sendo cumprido, agora querer ajeitar a bagunça dos antecessores em 3 meses já é demais, vamos ter paciência meu povo. Agora por que vocês não denunciaram as gestões passada ao promotor em relação ao INSS, os ex-prefeitos recolhiam nosso dinheiro e não repassava para previdência deixando o município inadimplente. Onde foi parar nosso dinheiro? Essa conta Mara vai ter que arcar na sua gestão e ninguém fala nada.

Anônimo disse...

Vamos la secretario do mei hambiente, vocês colocaram a faca no pescoso de Mara para que ela criasse esta secretaria. Agora ajuda a prefeita a dar uma solução na questão do lixo você nñao se acha, pesquise, procure, leia, estude e leve para a nossa prefeita que juntos acharão uma solução. NÃO QUEIRA GANHAR O DINHEIRO DE SECRETARIO COM A CARA MOSTRE SERVIÇO VAMOS LÁ.

Anônimo disse...

Atenção secretario do Meio Hambiente! procure um geito de ajudar a tirar o lixo,voces que colocaram Mara no pé da parede para ela criar esta secretaria se dizendo o bambambam vamos lá pesquise, procure, estude, copie de outros municipios faça um projeto e leve para a Prefeita estudar. Não queira ganhar dinheiro com a cara mostre serviço esta é a função do secretario, você não se acha vamos lá trabalhar e mostrar a que veio ou caso contrario se nã tem competencia para fazer um projeto desoculpa o cargo . Mara precisa de secretarios competentes e não babão Este tempo ja passou mostre seviço.

Anônimo disse...

home do jeito vai o dinheiro do FPM so vai da pra pagar os secretários e os adjuntos pense numa cidade pra ter secretarias
de onde mulestia vem tanto dinheiro ???
Misericordia

Anônimo disse...

a prefeita mara so deu emprego afamilia e o povo q votou ela so paga 300 contos
pelo maor deus mara vc chegou na minha casa prometeu os ceus e as estrelas me enganou e hj passa por mim finge q esqueceu so q eu nao esqci nao
2016 chegara logo logo e vou aguardar vc em minha casa

Anônimo disse...

A vergonha alheia
Que vergonha!
És tola, burra
Em desprezo padece

A vergonha tua
Que vergonha!
Mente ardilosa
Em mentira apodrece

A vergonha minha
Que vergonha!
Amealho sabedoria
Enquanto o mundo enlouquece

Anônimo disse...

cadê o secretário do meio ambiente, o faz nada da prefeitura. Que por acaso foi espuço da sede da prefeitura, faz alguma coisa REMULO BASILIO.