Últimas notícias

...E A CIDADE NÃO RESPIRA MAIS LIXO!


RIACHUELO SOFREU COM ESSA PROBLEMÁTICA POR QUASE 20 ANOS

Em Riachuelo havia um problema ambiental, de graves proporções, que precisava, há muito tempo ser resolvido. O problema do Lixão, localizado a poucos metros da cidade, num terreno  até mesmo com relevo acima do município.
Não sou especialista em meio-ambiente, mas facilmente se percebe, qualquer pessoa leiga, que o lixão naquele local trazia inúmeros problemas para a cidade.
O mais grave era a poluição do ar, pois segundo  ambientalistas renomados, o lixo produz Poluição do Ar, posto que queimado ou não, produz gases que fazem mal à saúde dos seres vivos e do planeta, como o gás metano e o gás sulfídrico. Esses gases poluem o ar e podem causar doenças respiratórias. O lixo queimado produz gás carbônico, um gás que é tóxico se estiver em grandes  quantidades. Se a gente se lembrar que o ar do planeta já está cheio de gás carbônico por causa dos carros e das fábricas… o lixo queimado é mais um incremento. Depois, nós nos perguntamos: por que tantas crianças e adultos com problemas de saúde respiratória, lotando hospitais e postos de saúde? A resposta é gases poluentes provenientes do lixo.

Pois Riachuelo, agora, não tem mais esse grande gargalo, que é o problema do lixão nas suas imediações. Era de cortar o coração e se preocupar com a saúde nossa e dos nossos entes queridos e amigos ver aquele lixão ali, perto da cidade, na direção do vento. E o pior, pessoas morando em condições subumanas perto, bem perto mesmo, literalmente, daquele lixão imundo.

O povo de Riachuelo pode agora comemorar, pois foi na gestão da jovem prefeita, graduada em medicina veterinária, portanto uma pessoa consciente dos males do lixão que a cidade respirava dia a dia, dos males terríveis à saúde, que o Lixão foi embora da cidade. O blog foi conferir in loco a saída do mais grave problema de Riachuelo dos últimos tempos e constatou aquilo que parecia um milagre: a remoção do lixão. Parabéns, prefeita Mara, a SAÚDE de uma cidade inteira agradece. Confira as fotos.

COMO  VEMOS  NA FOTO, ACIMA PRÓXIMO AO ANTIGO LIXÃO MORAM CERCA DE 20 FAMÍLIAS, ASSENTADAS PELO MOVIMENTO MST.
HOJE, O ANTIGO LIXÃO ENCONTRA-SE ASSIM....




... E MUITO EM BREVE SE TORNARÁ UM CONJUNTO 100 CASAS HABITACIONAIS NUMA PARCERIA COM A CAIXA ECONÔMICA FEDERAL E O PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA!

O BLOG COMENTA: O NOSSO BLOG, NO DECORRER DO TEMPO, FEZ MAIS DE DEZ POSTAGENS RELATANDO O GRAVE PROBLEMA DO LIXÃO EM RIACHUELO E AGORA, GRAÇAS A DEUS, O PROBLEMA FOI SANADO, PARABÉNS À PREFEITA MARA, POR ESTAR FAZENDO A DIFERENÇA NA POLÍTICA E GESTÃO PÚBLICA DE RIACHUELO!

30 comentários

Anônimo disse...

riachuelo agora está sem poluição nós riachuelense agradecemos o esforço da prefeita mara cavalcanti que através de sua dedicação baniu de vez os gases toxicos q a população respirava diarimente

Anônimo disse...

parabéns prefeita mara

Anônimo disse...

ESSA FOI UMA HERANÇA MALDITA DEIXADA POR MARCILIO PESSOA , DEIXOUA CIDADE POLUIDA, PARABÉNS MARA Q AGORA AGENTE VAI PODER RESPIRAR

Anônimo disse...

na verdade acho que esse local nao é apropriado para construi conjunto habitacional
cuidado prefeita pra nao matar o povo

Anônimo disse...

ADRIANA, GRAÇAS A DEUS QUE MARA RESOLVEU ISSO, MULHER NA MINHA CASA TODOS OS MEUS FILHOS SOFREM COM PROBLEMAS RESPIRATORIOS, SO PODIA POR CAUSA DO LIXO
MAS AGORA NAO TEM MAIS

Anônimo disse...

Um vez no lixo, sempre no lixo. ERA ASSIM ... AS Crianças catando lixo, sem qualquer sentimento de culpa por parte dos pais (que até incentivam como complemento da renda familiar), NUNCA TEVE qualquer tipo de fiscalização por parte das autoridades municipais de Riachuelo-RN -
MAS HOJE GRAÇAS A DEUS ESSE PROBLEMA ACABOU, RIACHUELO HOJE RESPIRA ALIVIADA!

observador disse...

No antigo lixão dona blogueira havia um descontrole geral dos tipos de resíduos (domésticos, hospitalares e industriais) depositados na área do lixão. Constatou-se que no “lixão” os resíduos eram depositado sobre o solo, não se procedendo à cobertura dos mesmos, não existindo destinação diferenciada para os diversos tipos de resíduos.
Para agravar a situação, o lixão, era o cartão postal de nossa cidade era situado à margem da Br 304, onde as queimadas do lixo eram duas vezes por semana, onde os moradores respiravam fumaças tóxicas, pois o lixo era queimado fazendo com que toda poluição alcance a moradia dos habitantes, causando graves conseqüências de saúde aos riachuelenses.
,Parabéns prefeita Mara, graças a Deus e a sua pessoa você sanou com que esse grande mal, a poluição do solo e do meio ambiente.
Riachuelo te agradece

RIACHUELENSE REVOLTADO disse...

Gostaria de começar falando sobre o lixo, moro com minha familia na Rua Manoel Felipe, conhecida como a rua dos CHIQUEIROS DOS PORCOS.
O caminhão de lixo SEMPRE PASSA , PORÉM TEMOS UM LIXÃO AS MARGENS DO RIACHO BEM PRÓXIMO AO CHIQUEIROS DE PORCOS, JÁ fiz bastante reclamações na prefeitura e a justificativa deles é que não tem como resolver essa situação.
Em minha rua proliferação de pragas como ratos e baratas, fezes de animais como de porcos, burros cachorros aqui é constante e ainda muito fedor que vem do chiqueiro de porcos!
A quantidade de lixo depositada em nossa rua é é muito .
Agora uma pergunta?

Agradeço por nossa rua ser de pessoas trabalhadoras e honestas o que a torna segura apesar dos problemas que aqui existem.

Anônimo disse...

ADRIANA ERA UMA COISA MUITO FEIA EM RIACHUELO UMA FALTA DE VERGONHA
UMA CIDADE Q TINHA O LIXO AS MARGENS DE UMA BR.
ERA O PONTO TURISTICO DE RIACHUELO? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
E A FUMAÇA? QUANDO QUEIMAVA O LIXO?
ERA UAM FALTA DE COMPROMISSO C O POVO
PARABÉNS MARA, POR ISSO NAO QUE NAO ARREMPEDI POR TER VOTADO EM VC!

Anônimo disse...

AGORA TA NA HORA DE RESOLVER O PROBLEMA DA ENTRADA DE RIACHUELO.POIS JA FOI MUITO BONITA ABRILHANTADA POR UMA PRAÇA QUE FOI CONSEGUIDA POR GONZAGA ATRAVES DO DEP HENRIQUE ALVES E QUE HOJE A MESMA ENCONTRA-SE ESCONDIDA POR BARRACOS QUE MAIS PARECE UMA FAVELA.COMPAREM COM SANTA MARIA .UM CARTAO POSTAL VERDE E BONITO ENQUANTO RIACHUELO UMA FAVELA.

Anônimo disse...

Acho que a jovem prefeita deveria encontrar um lugar que seja mais adequado para ser construído essa conjunto habitacional uma vez que é do conhecimento de todos até da própria que locais onde já foram utilizados como "lixões" não podem ser utilizados para construção principalmente de casa..

Anônimo disse...

Acho que a jovem prefeita deveria encontrar um lugar que seja mais adequado para ser construído essa conjunto habitacional uma vez que é do conhecimento de todos até da própria que locais onde já foram utilizados como "lixões" não podem ser utilizados para construção principalmente de casa..

Secretário disse...

adriana sobre a questão desse aterro virar um conjunto habitacional primeiro do que tudo esse terreno será avaliado por engenheiros da caixa economica federal, eles é quem irão avaliar e fazer todos os estudos necessários, então a população pode ficar despreocupada que nossa gestora sabe trabalhar, agora ficam ai um grupo de imbecis falando o que não entende, jamais nossa prefeita irá fazer algo que venha prejudicar a população, pra quem não sabe denada a caixa economica é um dos maiores investidores em moradia no Brasil e tem uma excelente equipe de engenheiros e com certeza eles já estão organizando o que precisar para a realização desse conjunto habitacional que irá beneficiar 100 família de nossa cidade.

Anônimo disse...

Fiquei muito feliz em saber que em Riachuelo nao terá mais aquele monte de lixo na pista, gente quando eu chegava em Riachueloe via aquela paisagem horrivel na entrada da cidade, ou coisa feia era aquela
Não moro em Riachuelo , mas meus parentes sim e sempre vou a minha terra nos feriados, e agora Riachuelo pode dizer que não haverá mais poluição, era horrivel aquela fumaça tomando conta da cidade.

Anônimo disse...

PRA MIM ISSO NAO VALEU DE NADA, TIRAR O LIXO DE LA E COLOCAR EM OUTRO LOCAL NADA FEITO PREFEITINHA DE 04 ANOS
APRENDA A TRABALHAR PORQUE A SENHORA NAO SABE O QUE É POLUIÇÃO

Anônimo disse...

SEJA LÁ QUEM FOR ESSE SECRETÁRIO QUE CHAMOU O POVO DE IMBECIL, IMBECIL É VC.O POVO DEVE TER SIDO MUITO IMBECIL MESMO PRA CAIR NA LÁBIA DE UMA RAPOSA ESPERTA, QUE SÓ QUERIA AS UVAS OU SEJA O VOTO DO POVO PRA ALCANÇAR SEU SONHO E DEPOIS DEU O BOTE NO POVO,AGORA VC GOZA DO EMPREGO DADO PELO VOTO DOS IMBECIS ASSIM COMO VC E VEM CONVERSAR MERDA. VAI BABAR BABAO PRA VER SE MAMA UM POUCO NO PEITO DA VIÚVA. SE ESSA PREFEITINHA DE 4 ANOS TIVESSE TIRADO SEU EMPREGO E LHE DEIXADO NA RUA DA AMARGURA VC COM CERTEZA NÃO ESTAVA AQUI DEFENDENDO BABAO ASSIM TEM MUITOS VIU DA ATÉ NOJO.PRA MIM BABAO É QUEM NÃO TEM CAPACIDADE DE SER ALGUEM PRECISA BABAR PRA TER.DESOCUPADO.

Anônimo disse...

Adriana em riachuelo onde a gente chega tem gente magoado com mara,até os que vivem dentro da prefeitura falam mal dela.isso ela só verá quando tiver perto de sair.aí sim ela vai se arrepender mas será tarde ela prejudicou o povo de riachuelo e diz que trabalha por todos? quem danado vai querer saber de trabalho coletivo entre aspas kkk quando nada se tem pra pagar as contas ? se eu pudesse vc seria prefeita de 1 ano só e nada mais ta bom de mudar a lei adeus viu.

Anônimo disse...

gente os basilio esta voltando ao velho tempo atras de se escorar perto de jorlam e marcilio cuidado marcilio o pulapula estao ai.kkkkkkkk

Anônimo disse...

Ei ne por nada não, mais esse comentario de chamar as pessoas de imbecis é a cara de (...)etc.Mas é amigo da prefeita e com isso ele foi logo agraciado com um cargo de secretario.Somos imbecis mesmo viu colocar esse povo no poder pra sofrer humilhaçoes,(...)u mais ele manda agradecer a prefeita kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk agradeça vc que nada tinha e o povo lhe deu esse lugar seu (...)Agradeça vc que chegou puxando uma cachorra que emprego vc tinha sinão esses de contrato, ou outro que nunca foi seu agora vivi maltratando o povo.se arrependimento matasse os riachuelenses já teriam morrido.Nesse reino de sucupira ver de tudo. em ...

Anônimo disse...

adriana vc que nao sabe ainda os engenheiros da caixa virão a riachuelo a proxima semana pra avaliar e estudar o terreno onde serão construidas as 100 casas
vamos aguarda porqque o conjunto será constreuido em dezembro
serão 100 casas e a prestação é de 50 reais por mes
parabéns minha prefeita

Anônimo disse...

O lixo que vai para lixões a céu aberto ou terrenos baldios produz bactérias e fungos. Também atrai baratas, ratos, moscas, mosquitos etc. Esses animais podem transmitir doenças sérias, como dengue, febre tifóide, cólera, disenteria, peste bubônica e leishmaniose.
graças a Deus que mara retirou aquele dextrosos na entrada de nossa cidade.

Sociólogo disse...

O lixo que era queimado na cidade de Riachuelo , produzia gases que fazem mal à saúde dos seres vivos e do planeta, como o gás metano e o gás sulfídrico. Esses gases poluem o ar e podem causar doenças respiratórias. O lixo que era queimado duas vezes por semana estava levando para cidade diversas tipos de problemas:
Vejam so: Queimado ao queimar o lixo produzia gás carbônico, um gás que é tóxico se estiver em grandes quantidades. Se a gente se lembrar que o ar do planeta já está cheio de gás carbônico por causa dos carros e das fábricas… imagine respirando diariamente lixo tóxico!
A prefeitura fez bem em retirar daquele local o lixão, e parabenizo a gestora por tão valorosa retirada deixando a cidade respirar aliviada!

Anônimo disse...

O engenheiro civil geotécnico da Escola Politécnica da USP, Fernando Antonio Medeiros Marinho, concorda. O terreno do aterro sanitário é mais estável que o do lixão. No entanto, o aterro é construído para sustentar a si próprio, explica. Além disso, por causa da emissão de metano, que é inflamável, é arriscado construir sobre eles. Suponhamos que uma residência ou um centro comercial fosse construído em cima de um aterro e que este emanasse o gás. Se o metano se concentrasse em um cômodo, ao acender a luz, o local poderia explodir, explica.

Uma alternativa de uso para os aterros sanitários seria, após 30 anos de sua desativação, construir parques, campos de futebol ou de golfe sobre eles.

Anônimo disse...

Estrada recém aberta que dá acesso à área Rural aonde a gestão municipal de Riachuelo-RN pretende "enterrar" seu lixo; a Prefeitura não tem condições nem para fazer um cercado em torno da área do lixão, e basta ver a CERCA que separa a área do lixão do cercado aonde o gado está pastando; neste município existem áreas totalmente desabitadas, onde não se planta e não se cria, que poderiam ser usadas para depósitos de lixo; a área arbitrariamente escolhida são de pequenos proprietários e criadores de gado bovino; seriam cavados buracos no chão para "enterrar" cerca de 300.000 m³ do lixão da BR 304 que já tem 22 anos de idade, e mais recebendo diariamente lixo de uma população urbana de 4.000 pessoas, o verdadeiro inferno de Dante. Só para enterrar os 300.000m³ do lixo existente, e considerando que não se pode cavar mais que 3 metros nesse terreno forrado de lajedos, seriam 300.000:3=100.0000m³ de buracos, ou 10 hectares.
Postado por Damião Medeiros

Anônimo disse...

LIXO ÀS MARGENS DA CIDADE, NA BEIRA DA BR, EM DIREÇÃO À RIACHUELO
CARTÃO POSTAL DA CIDADE ANOS A FIO
QUE VERGONHA! QUE VERGONHA!
PLENO SÉCULO 21 E A FALTA DE RESPEITO PARA OS SER HUMANO QUE MORA NA CIDADE
SÉCULO 21 E O MUNDO INTEIRO FALANDO EM MEIO AMBIENTE, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, RECICLAGEM E UMA CIDADE INTEIRA RESPIRANDO GASES TÓXICOS DO LIXÃO
QUE VERGONHA, QUE VERGONHA,
QUEM FOI O AUTOR DE TAMANHA MALDADE
OU SERIA QUEM FOI O AUTOR DE TAMANHA IGNORÂNCIA?
SELA LÁ QUEM TENHA SIDO,
O POVO PEDIU
O POVO ESPEROU
A HORA CHEGOU
O LIXÃO SAIU DA CIDADE
E CRIANÇAS PODEM BRINCAR TRANQUILAS
PENSANDO NO NOVO AMANHÃ.

Anônimo disse...

Viva a nossa querida Prefeita que com menos de um ano, deu este BRILHANTE presente aos Riachuelenses . Mara que deus lhe abençoe, obrigado de coração não votei em você mas na proxima pode contar com o meu voto.

Anônimo disse...

LIXO ÀS MARGENS DA CIDADE, NA BEIRA DA BR, EM DIREÇÃO À RIACHUELO
CARTÃO POSTAL DA CIDADE ANOS A FIO
QUE VERGONHA! QUE VERGONHA!
PLENO SÉCULO 21 E A FALTA DE RESPEITO PARA OS SERES HUMANOS QUE MORAM NA CIDADE
SÉCULO 21 E O MUNDO INTEIRO FALANDO EM MEIO AMBIENTE, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, RECICLAGEM E UMA CIDADE INTEIRA RESPIRANDO GASES TÓXICOS DO LIXÃO
QUE VERGONHA, QUE VERGONHA,
QUEM FOI O AUTOR DE TAMANHA MALDADE?
OU SERIA QUEM FOI O AUTOR DE TAMANHA IGNORÂNCIA?
SEJA LÁ QUEM TENHA SIDO,
O POVO PEDIU
O POVO ESPEROU
A HORA CHEGOU
O LIXÃO SAIU DA CIDADE
E CRIANÇAS PODEM BRINCAR TRANQUILAS
PENSANDO NO NOVO AMANHÃ.

Anônimo disse...

Esse governo é TUDO DE BOM,
Esse governo é MARA

Anônimo disse...

valeu por mudar o lixao de lugar,pois o mesmo nao vai mais me prejudicar.agora falta a prefeita criar vergonha na cara e colocar depositos de lixi nas ruas,e uma vergonha a populaçao tem que jogar o lixo no meio fio por falta de depositos.sera que um balde de lixo e caro assim que a prefeitura nao possa comprar?

Anônimo disse...

Damião como você é sabido, está se perdendo em RIACHUELO!!!!!!!!!!!!!!!!