Últimas notícias

COMEÇOU O ANO NEGRO DOS PREFEITOS DO RN

A chamada crise do FUNDEB aterroriza principalmente os prefeitos do RN, que deverão devolver de uma só vez, no mês de abril, repasses que por erro de planejamento do Governo Federal foram creditados nas contas municipais.
Preocupados com a situação, representantes do SINTE/RN, FEMURN e AMLAP, apelam para que os membros da Confederação Nacional dos Profissionais em Educação – CNPE, com assento no Conselho Nacional do FUNDEB, em Brasília, durante reunião que acontecerá no dia 17/02, defendam em favor dos municípios a complementação do FUNDEM, repasse federal que garante o pagamento da folha salarial dos educadores.O prefeito de Serrinha e presidente da Associação dos Municípios do Litoral e Agreste Potiguar – AMLAP, Fabiano de Sousa, afirma que a situação é preocupante. “Indiscutivelmente todos os 167 municípios do estado estão com grandes dificuldades para o cumprimento das obrigações com a folha de pagamento de pessoal e o pagamento de fornecedores. “Ultimamente estamos cortando até o que não podemos cortar para honrarmos com os compromissos. Temos que controlar as contas públicas, sabe lá Deus como, diante das constantes quedas nos repasses direcionados aos municípios”, alertou.
Para se ter uma ideia os municípios de Parnamirim e São José de Mipibu, que fazem parte da Grande Natal, juntos vão devolver um valor superior a 10 milhões de reais ao Governo Federal. O Governo do Estado, por sua vez, deverá devolver aproximadamente 80 milhões de reais dos recursos recebidos do FUNDEB em 2015.
Esse é o cenário que se apresenta para o ano de 2016 nos municípios do Rio Grande do Norte, que certamente será marcado por greves e outros agravantes que dificultarão a normalidade na gestão pública.
Com a queda nos repasses do FUNDEB e a condenação aos municípios com a devolução de uma só vez das dez parcelas creditadas nas contas municipais indevidamente, poucos serão os municípios que poderão manter em dia o pagamento dos educadores.
Um risco que assusta muitos prefeitos é o de descumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal, que regula o limite do endividamento municipal, podendo abrir investigações, multas e até a proibição de o gestor disputar novas eleições. Vale salientar que diante desses fatos poucos prefeitos chegarão ao término de seus mandatos ilesos.

10 comentários

Anônimo disse...

Mas a prefeita Mara Cavalcanti disse que mesmo diante da crise vai honra o compromisso com os professores. Vai dar o aumento a todos. E vai também implantar o Plano de Carreira. Quem garante essa afirmação é o vereador Jorlan que disse que a prefeita garantiu a ele. É só aguardar!!!

Anônimo disse...

enquanto riachuelo vive uma oposição dem eira e sem beira, e ficam comemorando qualquer deslizes pra estarem nas redes socias falando mal da gestora, a prefeita mara cavalcanti vem com força e ja entregou o calendario de pagamento dos funcionarios, parabéns mara
essa oposição vai infartar porque vem mais coisa boa pela frente

Anônimo disse...

adriana é verdade que tomaram a casa de joca basilio
e quem tomou a casa foi neguinho o candidato a vice de jb
que situação essa do vereador

Anônimo disse...

parabéns riachuelo, ja aqui em são paulo estamos ha tres meses sem recebeu um centavo

Anônimo disse...

adriana a unica dor dor de cabeça q mara vem tendo é com os vereadors de riachuelo
ta uma cachorrada tao grande tudo brigando por dinheiro

Anônimo disse...

moro em parnamirim e ja ouvi que apartir de fevereiro nao sabe como ia ficar
so falam em crise

Anônimo disse...

A oposição vai pirarrrrrr eu quero ver esses derrotados morrerem de bestas . Vereador de Riachuelo so pensam em dinheiro.

Anônimo disse...

A oposição vai pirarrrrrr eu quero ver esses derrotados morrerem de bestas . Vereador de Riachuelo so pensam em dinheiro.

Anônimo disse...

segure air o vereador angelo esta muito chateado com essa onda 15 a onda verde seus eleitores esta tudo com junior bernardo vereador que danado vc esta fazendo no meio desse bacurral que vc mim dizia que matou seu pai homem fuja enquanto vc pode fugir.

Anônimo disse...

Essds cabo eleitorais de Junior Bernardo são muito fraco quer ganhar um falando do oassado, já foi o presente é outra história quem matou O pai dele morreu de diabete não foi os bacurais não. Ao contrario os bacurais elegeu ele.