Últimas notícias

Servidores do Estado cobram calendário de pagamentos e reunião com secretária

Servidores do Estado na Governadoria (50)
Servidores públicos das áreas da saúde e da educação, além de policiais civis e funcionários de órgãos da administração indireta do Governo do Estado esperam ser recebidos ainda na tarde desta quinta-feira, 28, pela chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha. Segundo os servidores, que estão concentrados em frente à Governadoria, a secretária se comprometeu a recebê-los por volta das 13h, mas até o momento não compareceu à reunião.
Pela manhã, cerca de 300 pessoas estavam no local. De acordo com Rosália Fernandes, diretora do Sindicato dos Servidores da Saúde (Sinsaúde/RN), os funcionários querem que o Governo esclareça se o calendário de pagamento dos salários atrasados divulgado na semana passada está mantido, depois que a ajuda emergencial de R$ 600 milhões que o Estado articulava junto à União foi vetada.
“Já viemos aqui duas vezes na tentativa de saber uma posição do governo. O que sabemos até agora é pela imprensa. Em função disso, mobilizamos os servidores e estamos aqui”, relata a sindicalista.
Servidores da saúde e da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) estão em greve desde o dia 13. Os policiais civis mantinham até esta quarta-feira, 28, a operação “Segurança com Segurança”, uma espécie de greve branca, que previa que os agentes só sairiam às ruas quando houvesse condições adequadas de trabalho e salários pagos em dia. A paralisação dos agentes, contudo, foi suspensa após decisão judicial.
Agora RN procurou o Gabinete Civil para comentar a mobilização dos servidores. A assessoria não confirmou se Tatiana Mendes Cunhar receberá os funcionários ainda nesta quinta-feira.
SALÁRIOS
Até o momento, apenas os servidores estaduais que recebem até R$ 3 mil receberam os salários referentes ao mês de novembro. Segundo o calendário divulgado pelo Governo no último dia 21, a folha deverá ser quitada totalmente nesta sexta-feira, 29.
A folha de dezembro, por sua vez, só foi paga até agora aos servidores da ativa de órgãos da administração indireta e da educação, que têm recursos próprios. Os aposentados e pensionistas, contudo, continuam sem receber. O Governo anunciou que vai concluir esta folha, sem distinção entre ativos e inativos, apenas no dia 30 de janeiro.
Quanto ao décimo terceiro salário, a previsão do governo estadual na semana passada era concluir o pagamento no dia 10.

Nenhum comentário