Últimas notícias

Chuvas poderão voltar a acontecer, aponta EMPARN

Resultado de imagem para chuvas no rn
A previsão climática é realizada pelos núcleos de meteorologia do Nordeste com o apoio de Instituições Federais como o INMET e o CPTEC/INPE, que utilizam ferramentas como modelos de previsão climática e conhecimentos específicos. Para essas análises são utilizadas informações referentes aos oceanos Pacífico e Atlântico.
Para 2018, observou-se a presença do Fenômeno La Niña no Oceano Pacífico, situação que é favorável a ocorrência de chuva na região Nordeste. Para o caso do oceano Atlântico Norte foi observado uma evolução favorável entre os meses de dezembro/17 a fevereiro/18 no que diz respeito as temperaturas do Atlântico Norte e Atlântico Sul. Essas condições descritas continuam presentes e o fato de março de 2018 ainda não ter chovido de forma normal está relacionado com a variação intrasazonal, que pode ser traduzida como a presença de subsidência (alta pressão), causada por uma onda planetária na sua fase positiva sobre o Nordeste Brasileiro. Essa onda planetária , figura acima- é uma oscilação que circula o planeta, apresentado fases positivas e negativas, quando positiva (cor amarelada na figura), o ar desce sobre uma determinada região dificultando a formação de chuvas, quando a fase é negativa (cor azul na figura), o ar é forçado a subir e facilita a formação de chuvas. Existe boa correlação estatística com o que ocorre na região da Oceania, de que 30 a 60 dias viria a ocorrer sobre a região Nordeste do Brasil. Como a figura acima mostra, estamos ainda sob a influência da fase positiva e nos próximos dias essa fase deverá mudar, entrando numa fase mais favorável para a ocorrência de chuvas sobre a região Nordeste.
Esse mesmo sistema causou boas chuvas durante o mês de fevereiro/18, quando estava na fase negativa. Essa situação causada por essa onda planetária deverá permanecer por mais alguns dias (dias 19 a 20 de março de 2018), quando, então as condições para ocorrência de chuvas deverão voltar a acontecer sobre a região.

5 comentários

Anônimo disse...

Tá difícil a situação da oposição de Riachuelo agora até Nazaré Gerônimo conhecida carinhosamente por coruja bode vai apoiar um candidato a deputado estadual em Riachuelo o candidato da coruja bode é Luiz Almir esse também não vê nem o azul da campanha de deputado estadual.

Anônimo disse...

Tá difícil a situação da oposição de Riachuelo agora até Nazaré Gerônimo conhecida carinhosamente por coruja bode vai apoiar um candidato a deputado estadual em Riachuelo o candidato da coruja bode é Luiz Almir esse também não vê nem o azul da campanha de deputado estadual.

Anônimo disse...

Hoje em Riachuelo o vereador neguinho gabi quê é o presidênte do PCdoB está montando um grupo forte para apoiar a prefeita na pré candidatura de precila mile para deputada estadual daqui para frente todos vão querer mostrar seus votos apoiando candidatos a deputado estadual e federal

Anônimo disse...

Ou time forte esse ano do deputado estadual Gustavo Carvalho Joca Basílio e o irmão Caetano Júnior Bernardo já disse que vem só votar Hudson de Cachoeira com a mãe karla intrigada com 90% dos moradores de Cachoeira eu acredito que da trabalho o deputado estadual Gustavo Carvalho ter 300 votos em Riachuelo.

Anônimo disse...

Adriana mas essa agora até o quebra urna de Nivaldo vai apoiar dois candidatos a deputado estadual e federal agora lascou até o blogueiro Nivaldo quê ser liderança política em Riachuelo vamos lá para as articulações Nazaré Gerônimo vulgo coruja bode vai apoiar um candidato Nivaldo vai apoiar um candidato neguinho gabi vem air com uma articulação política para montar um time bom para dar votos a filha de Felipão Dênis e Baica segue juntos Cristiane Dantas ainda tem mas liderança política em Riachuelo que vão apoiar candidato a deputado estadual e federal