Últimas notícias

O Blog parabeniza, nessa data histórica de hoje, 53 anos da emancipação política do Município

O Blog parabeniza, nessa data histórica de hoje, 20 de dezembro, data do aniversário da emancipação política do Município, parabeniza a competente Administração Municipal de Riachuelo, representada pela Prefeita Mara Cavalcanti.

HISTÓRICO:


Foi o Ex-Ministro Aluízio Alves, nos idos de julho de 1960, quando era candidato a governador, segundo nos conta o livro “Sabença do Povo”, do escritor José Cândido Cavalcante (edição do Autor, Natal/RN: 2008), “em frente à casa de João Basílio, no final da manhã do segundo domingo de Julho de 1960, prometendo ao povo que, se eleito fosse, daria fórum de cidade ao povoado de Riachuelo.”

A promessa foi cumprida, Riachuelo alcançou o nome de cidade e, portanto, emancipação política, em razão da Lei nº 3.116, de 20 de dezembro de 1963, há 53 anos.
Sobre os participantes dessa história, o livro conta: “Em dezembro de 1963, em um domingo antes do Natal, na residência de Cândido Batista Cavalcante, na Fazenda Divisão, Manoel Gurgel se reuniu com alguns amigos, entre eles José Bento da Silva, Otílio Quirino de Araújo, Francisco José da Silva (Chico da Fazenda), Jovelino Costa, Manoel Nilo Batista, Cândido Batista Cavalcante, Francisco Caetano da Silva, conhecido por Sílvio Caetano – todos já falecidos; ainda: Francisco Basílio, Severino Aciole e Paulo Batista Cavalcante – que [alguns desses] estão vivos, com a finalidade de relembrar que a promessa do governador havia sido cumprida, e que por isso estava ali; para expor como seriam os limites do novo município e comunicar que o prefeito nomeado seria Cândido Batista Cavalcante e o candidato a futuro prefeito, Francisco das Chagas Basílio, pelo PDS.”

E nasceu Riachuelo, cidade emancipada, com seu povo simples, hospitaleiro, curioso, e a maioria dos cidadãos com a política correndo nas veias. Riachuelo dá passagem por onde passa a BR que vai para Mossoró; por onde passa o mundo.
Riachuelo da primeira mulher prefeita, filha de um dos protagonistas que marcou seu tempo, deixando saudades expressivas.

Riachuelo de ontem e de hoje, com suas crianças apontando para o futuro, renovando esperanças e sinalizando paz e prosperidade. Parabéns, Riachuelo 53 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA!

Nunca é demais repetir um jargão que virou clichê na mídia: Para a nossa cidade "o Futuro já começou!"
Parabéns competente Administração do Município de Riachuelo, capitaneada pela Prefeita Mara, seus secretários, assessores e vereadores, que, todos juntos, constroem uma nova história!
Resultado de imagem para prefeita mara cavalcanti riachuelo

Resultado de imagem para cidade riachuelo rn
A imagem pode conter: 1 pessoa, montanha, céu, nuvem, atividades ao ar livre e natureza
Resultado de imagem para cidade riachuelo rn
A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, sentado, comendo, tabela, comida e área interna

Nenhum comentário