Últimas notícias

500 ANOS DA REFORMA QUE MUDOU O MUNDO! Por Antonio Carlos do Nascimento

Resultado de imagem para 500 ANOS DA REFORMA QUE MUDOU O MUNDO!

Hoje é dia de celebrar a Graça e a Misericórdia de Deus sobre a humanidade. 500 anos da Reforma Protestante. Quando Martinho Lutero, ex-monge católico romano, afixou, na porta da Catedral de Wintemberg, na Alemanha, 95 Teses de protestos contra as indulgências. Era o 31 de outubro de 1517. Depois desse dia, o mundo nunca mais foi o mesmo.

Não é dia para disseminar o ódio, mas a reflexão.

Os cinco pilares da Reforma são a base doutrinária do pensamento cristão evangélico.

1) A salvação somente pela fé (Sola Fide); 2) Autoridade para viver uma vida obediente a Deus somente pela Escritura (Sola Escriptura); 3) O Único Caminho que restaura a comunhão com Deus é Somente Jesus Cristo (Solus Christus); 4) A Salvação é pela graça, favor imerecido (Sola Gratia) e 5) A glória deve ser somente tributada a Deus (Soli Deo Gloria).

Cristãos católicos, debatendo harmoniosamente com cristãos evangélicos, perguntam por que o Protestantismo permitiu tantas ramificações, alegando que se trata de divergentes interpretações da Bíblia.
Resultado de imagem para 500 ANOS DA REFORMA QUE MUDOU O MUNDO!
Estudiosos cristãos evangélicos rebatem que, de fato, da reforma surgiram divergentes ramificações, mas que isso não afeta a unidade de pensamento sobre a salvação, obtida sem os méritos próprios, pela graça de Deus e por intermédio unicamente do sacrifício vicário do Senhor Jesus Cristo (Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados, 2ª Coríntios 5.19).

Outras pergunta que fazem aos evangélicos é se nós adoramos Martinho Lutero. A resposta é eminentemente negativa. Não adoramos nem Lutero, nem Calvino, nem qualquer outro santo do Antigo ou do Novo Testamento da Bíblia. Simplesmente porque a Bíblia diz que somente Deus é digno de Adoração. SolI Deo Glória.

Contudo, reconhecemos o legado de Lutero, pela ousadia, em plena Idade Média, ter enfrentado um Império Religioso, que dominou durante séculos o mundo. Lutero foi um instrumento nas mãos de Deus, assim como foram outros reformadores que viveram antes dele. Savonarola foi queimado vivo numa fogueira, por pregar contra a idolatria. João Huss também foi condenado e morto, e antes de morrer disse o seguinte: "Podem matar o ganso [Huss em inglês significa ganso], mas daqui a cem anos, Deus levantará um cisne."

O Cisne vaticinado por João Huss afixou as 95 teses na porta da Catedral de Wintemberg em 31 de outubro de 1517. Era Lutero.

(Por Antonio Carlos do Nascimento, Presbítero da Assembleia de Deus em Riachuelo/RN).

Nenhum comentário