Últimas notícias

Hoje, Riachuelo faz 55 anos de emancipação política, uma data que será comemorada com festas e muitas homenagens

RIACHUELO é e continua sendo sinônimo de Batalha. Tem a luta no sangue e nas origens. É uma cidade simples e complexa, se é que se pode ser, ao mesmo tempo, simples e complexa. É calor humano, acalento de mãe com filho no regaço em cadeira de balanço na calçada.
É retina cansada de velhos agricultores, brasileiros natos que não desistem nunca, mesmo em meio ao sertão de sol causticante. Riachuelo de Seu Amélio Azevedo, primeiro prefeito eleito da cidade.

Riachuelo terra de Dona Maria Pura, hoje de saudosa memória, uma mulher mais que mãe, mais que avó de muitos netos. Antiga parteira da cidade. Fiel partidária dos bacuraus, que tem muito a ensinar aos políticos o que é fidelidade. 

Riachuelo da também saudosa Dona Dorinha, que viveu seus mais de oitenta anos, antiga militante do Trem da Esperança.
Riachuelo de Dona Maria de Pedro Bento. De Dona Severina Firmino, vó do ex-vereador Camaleão, que aos 98 anos prefere viver sozinha e por conta própria.


Riachuelo do seu Zé Lourenço, o qual sabiamente aconselha pessoas que lhe pedem uma orientação.
Terra do saudoso Antonio Paulo, autor e coordenador de um dos mais famosos Arraiás, pai do talentoso e multicultural Aldair, que do seu genitor herdou a mesma vocação, multiplicada pela mesma simpatia, o mesmo amor à terra-mãe.
Riachuelo de Zumba, Francisco Firmino, cabra macho e brabo, meu pai (que nunca levou desaforo pra casa), e da professora Graça e suas preciosas lições, minha mãe, de quem herdei a ousadia de tumultuar a política.

Riachuelo de tantas Marias, Terezas e Franciscas. Sóbrias, simples e felizes, na medida do possível. Mesmo em meio às enchentes de um riacho imaginário, o sorriso sempre presente. O otimismo sempre atuante.
Riachuelo do saudoso Gonzaga, prefeito de uma década  inesquecível. Austero, sincero, prático, nunca deixava seus interlocutores sem solução.
Riachuelo da primeira mulher prefeita, Mara Cavalcanti, herdeira da vocação política do seu pai, que mesmo sem apoio de governos estaduais, obteve e tem obtido os melhores resultados de uma gestão brilhante, com ajuda de renomados nomes de Brasília.
Riachuelo de Joões, Josés e Belezas. Este último, um ébrio que se foi há alguns anos, passava pelas ruas gritando silabicamente o nome da cidade que sempre amava: RI-A-CHU-E-LO! RI-A-CHU-ELO! BE-LE-ZA!


Riachuelo, que agora como um veia, uma artéria, passeia pelo coração dos que não são seus filhos. Riachuelo é mais que uma canção imortalizada na voz dos mais talentosos poetas.


Que atrativos tem, afinal, Riachuelo? Serras e vegetação? Praças e pés no chão? Tem sim, mas não é só isso.

O que mais atrai é a simpatia do Riachuelense e o extremo senso de Justiça, a não dispensar a presença de um advogado para resolver suas querelas. Como a personalidade de cada um, Riachuelo é única. 


Código genético ímpar. Cidade sui generis. Se estivessem vivos Darcy Ribeiro, Câmara Cascudo e Carlos Drummond de Andrade, todos se admirariam de Riachuelo. Darcy ficaria observando a cidade por uma janela. Drummond se sentaria na praça para ouvir estórias. Câmara Cascudo correria atrás das manifestações culturais folclóricas. Todos teriam o que dizer, sob várias perspectivas.

Hoje, Riachuelo faz 55 anos de emancipação política, uma data que será comemorada com festas e muitas homenagens.

Nenhum texto alternativo automático disponível.
A imagem pode conter: céu, montanha, atividades ao ar livre e natureza
A imagem pode conter: 3 pessoas
A imagem pode conter: Lino Sapo, em pé
A imagem pode conter: nuvem, céu, casa, atividades ao ar livre e natureza
A imagem pode conter: nuvem, céu, atividades ao ar livre e natureza
Nenhum texto alternativo automático disponível.
A imagem pode conter: 2 pessoas
Nenhum texto alternativo automático disponível.
A imagem pode conter: 10 pessoas
A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo
A imagem pode conter: Aldair Paulo, sorrindo, céu e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo
A imagem pode conter: 1 pessoa
Nenhum texto alternativo automático disponível.



Nenhum comentário