Últimas notícias

Partido de Bolsonaro bate 80.000 assinaturas; deve atingir meta em 18.janeiro


O Aliança pelo Brasil, partido que o presidente Jair Bolsonaro quer criar, conseguiu coletar 82.839 assinaturas em período de 5 dias. Os números correspondem a fichas assinadas e já entregues a cartórios eleitorais.
A meta para a sigla em formação é alcançar 492.015 inscrições, quantidade necessária para criação de 1 partido, até o final de janeiro de 2020, quando o judiciário retorna de recesso. A partir daí, o o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) poderia se debruçar sobre o processo de criação da legenda. Para que o partido possa concorrer nas eleições de 2020, o processo deve ser aprovado até o início de abril, 6 meses antes do pleito de outubro.
De 20 de dezembro até 4ª feira (25.dez), o grupo conseguiu recolher, em média, 16,6 mil assinaturas por dia. Se continuarem nesse ritmo, chegarão à meta em 18 de janeiro.
O próximo passo, depois de conseguirem todas as inscrições necessárias, é cadastrar as fichas no sistema do TSE. O prazo para análise é incerto.
A expectativa do Aliança é que as assinaturas estejam prontas para entrega até, no máximo, em 7 de março. O publicitário responsável pela campanha e captação de inscrições da sigla, Sergio Lima, afirmou que, caso o prazo se cumpra, a Justiça Eleitoral teria 15 dias para conferência dos nomes e “sobraria uma folga” para que o partido em formação participe das eleições municipais de 2020.
Segundo o Aliança, as fichas já tem firma reconhecida em cartório. Por isso, o TSE só precisaria verificar se os nomes são filiados ou não a algum partido político, o que iria agilizar o processo.
Para que uma nova sigla participe de uma eleição, é necessário que todas as assinaturas estejam coletadas e validadas pela Justiça Eleitoral até 6 meses antes do pleito. Isso significa que, para o Aliança pelo Brasil estar nas urnas já nas eleições municipais de 2020, tudo tem que está finalizado até 4 de abril.

MUTIRÃO DE ASSINATURAS

O partido em formação realizou uma mobilização nacional entre seus apoiadores na última 6ª feira (20.dez). Convocou pessoas de todo o Brasil para a coleta de assinaturas em cartórios.
A deputada Alê Silva (PSL-MG) informou que, apenas neste dia, foram recolhidas cerca de 40.000 inscrições.
Ao longo da 6ª, vários deputados bolsonaristas divulgaram mensagens e vídeos nas redes sociais para mobilizar apoiadores. Pediam o preenchimento do formulário disponibilizado no site do Aliança pelo Brasil e que cada apoiador valide o documento em 1 cartório eleitoral. De acordo com dados enviados pelo partido, 150 mil fichas para serem assinadas já foram baixadas da internet.
poder 360

Nenhum comentário