Últimas notícias

“Somos uma nação temente a Deus”, destaca Bolsonaro em pronunciamento

 

Caixa credita hoje saque emEm discurso, presidente relembrou luta contra o nazismo, fascismo e também ao comunismo, e reafirmou compromisso com a preservação da soberania e democracia

Na noite desta segunda-feira (7), o presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento ao povo brasileiro. O discurso foi transmitido em cadeia nacional de televisão e rádio.

Bolsonaro falou sobre a declaração da independência do país e disse que os brasileiros não abrem mão da liberdade.

– Naquele histórico 7 de setembro de 1822, às margens do Ipiranga, o Brasil dizia ao mundo que nunca mais aceitaria ser submisso a qualquer outra nação e que os brasileiros jamais abririam mão da sua liberdade – disse.

O discurso dele abordou ainda a mistura de povos.

– A identidade nacional começou a ser desenhada com a miscigenação entre índios, brancos e negros. Posteriormente, de imigrantes se sucederam, trazendo esperanças que em suas terras haviam perdido. Religiões, crenças, comportamentos e visões eram assimilados e respeitados. O Brasil desenvolveu o senso de tolerância, os diferentes tornavam-se iguais. O legado dessa mistura é um conjunto de preciosidades culturais étnicas e religiosas, que foram integradas aos costumes nacionais e orgulhosamente assumidas como brasileiras.

O presidente relembrou momentos de luta e de glória, destacando o combate ao nazismo, fascismo e também ao comunismo.

– Passados quase dois séculos da independência, nos quais enfrentou e superou inúmeros desafios, o Brasil consolidou sua posição no concerto das nações. Ainda no século 19, durante o período do Império, fomos invadidos e agredidos, derrotando a todos. Já no século 20, durante a II Guerra Mundial, a Força Expedicionária Brasileira foi à Europa para ajudar o mundo a derrotar o nazismo e o fascismo. Nos anos 60, quando a sombra do comunismo nos ameaçou, milhões de brasileiros identificados com os anseios nacionais de preservação das instituições democráticas, foram às ruas contra um país tomado pela radicalização ideológica, greves, desordem social e corrupção generalizada – declarou.

Ele ressaltou ainda o compromisso com a preservação da soberania e democracia.

– O sangue dos brasileiros sempre foi derramado por liberdade. Vencemos ontem, estamos vencendo hoje e venceremos sempre. No momento em que celebramos esta data tão especial, reitero, como presidente da República, meu amor à Pátria, e meu compromisso com a Constituição e com a preservação da soberania, democracia e liberdade, valores dos quais nosso país jamais abrirá mão. A independência do Brasil merece ser comemorada hoje nos nossos lares e em nossos corações. A independência nos deu a liberdade para decidir nossos destinos e a usamos para escolher a democracia. Formamos um povo que acredita poder fazer melhor. Somos uma nação temente a Deus, que respeita a família e que ama a sua pátria – concluiu.

ergencial do FGTS para nascidos em outubro; veja calendário

Nenhum comentário