Últimas notícias

VOCÊ DECIDE: FICHA LIMPA? OU FICHA SUJA?



Na segunda rodada des pesquisas para o Sinduscon [Sindicato da Indústria da Construção Civil], em Natal, a Consult perguntou o seguinte:
O(a) sr.(a) deixaria ou não de votar em um candidato a Prefeito(a) ou Vereador(a), pelo fato do(a) mesmo(a) está sendo fichado pela ficha suja?
A resposta dos entrevistados pela Consult foi devastadora: 73,80% disseram que deixaria de votar. Apenas 6,8% afirmaram que não deixaria de votar; 14,8% disseram que iria depender da condenação; 4,6% não tinham opinião formada.
Tem um detalhe na pergunta da Consult: a intolerância do eleitor não leva em conta a exigência de condenação colegiada como determina a Lei da Ficha Limpa. Basta o candidato (a) ter sido condenado em primeira instância, coisa que não está prevista na nova norma.
Portanto, a eleição municipal deste ano será marcada pela Ficha Limpa. Depois que o Supremo Tribunal Federal esclareceu a eficácia da nova lei, o que pode e o que não pode, a Ficha Limpa virou uma espécie de selo de qualidade para os candidatos.
Quem for 'ficha limpa' na eleição deste ano [e nas seguintes] levará vantagem na disputa. Por outro lado, quem tiver problemas na Justiça ou máculas do passado enfrentará dificuldades.
O tema será bastante explorado nas campanhas. Poucos têm condições de bater no peito e dizer: "Eu sou um candidato ficha limpa!". Muitos tentarão dizer, mas não serão convincentes.
Quem passou por governos ou participou de governos geralmente responde a processos de toda ordem. Alguns amargam condenações por improbidade administrativa. Outros estão envolvidos em escândalos de corrupção. 
A eleição não será fácil para o candidato ficha suja. Quem tiver seus esqueletos no armário que guarde-os bem, porque o eleitor, como a gente viu na pesquisa da Consult, está de mau humor com os políticos enrolados na Justiça.
A ficha suja será uma espécie de Cuca, aquela personagem de Monteiro Lobato no Sítio do Pica-pau Amarelo: "Cuidado com a Cuca, que a Cuca te pega, te pega aqui, te pega acolá".
Já o Ficha Limpa vai pegar para o bem. Será o grande diferencial das próximas eleições.

5 comentários

Anônimo disse...

adri coloque estampado no seu blog prefeito de Riachuelo PAULO BERNARDO DE ANDRADE JÚNIOR, Faz invasão a propriedade de MANOEL MARINHO PESSOA, para construir uma quadra de esporte na E.M.M.G do Amaral valente, isso não existe só em Riachuelo, veja se ele faz doação de suas terras para as pessoas carentes kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

junior ta mais do certo
esse terreno sempre foi da prefeitura
marcilio ficou com todos os terrenos
da ruinha pra ele
mandou ser aprovado pela
camara mas mesmo assim nao deu certo
valeu junior vc ta mais q certo

Anônimo disse...

PARABENS JB. VOCE ESTAR CERTICIMO AS PESSOAS NAO PODEM SE APOSSAR DO QUE E PUBLICO

Anônimo disse...

Muito bem JB, assino em baixo, está certíssimo!!!!

Anônimo disse...

ELE ESTAR FAZENDO DO JEITO QUE SEMPRE FEZ. ARRANJA FÁCIL.